Buscar

AV Estatística Aplicada

Prévia do material em texto

AV Estatística Aplicada
1 - Considerando o conjunto de dados a seguir (fêmea, macho, macho, fêmea, fêmea) você pode afirmar que a variável é:
qualitativa;
2 - É um exemplo de variável quantitativa:
Saldo bancário
3 - VARIÁVEIS são características de uma população ou amostra que originam valores que tendem a exibir certo grau de variabilidade quando se fazem mensurações sucessivas. Considerando dois grandes tipos de variáveis temos QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS. São exemplos de variáveis QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS, respectivamente:
Número de alunos numa sala de aula e campo de estudo.
4 - Todas as ciências têm suas raízes na história do homem. A Matemática, que é considerada " a ciência que une à clareza do raciocínio a síntese da linguagem", originou-se do convívio social, das trocas, da contagem, com prático, utilitário, empírico. A Estatística, ramo da Matemática Aplicada, teve origem semelhante. Assinale a seguir, a ÚNICA alternativa que melhor define ESTAÍTICA:
ESTATÍSTICA é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para utilização dos mesmos na tomada de decisão.
5 - Em variáveis quantitativas usamos a representação numérica. Elas podem ser classificadas em :
Discretas e contínuas.
6 - Inferência estatística é o processo utilizado para:
tirar conclusões acerca da população usando informação de uma amostra
7 - Segundo estudo feito em uma escola, foram recolhidos os seguintes dados: Idade, sexo, nota em matemática, tempo gasto diariamente aos estudos, distância de casa à escola, local de estudo, número de irmãos. Quais as variáveis classificáveis como qualitativas?
Sexo e Local de estudo
8 - "Uma pesquisadora da Faculdade Estácio resolveu estudar o efeito da nota média de cada aluno na sua média salarial 2 anos após sua formatura. Para tanto, poderiam ser incluídos na pesquisa todos os alunos da Faculdade, porém, destes, somente 100 foram entrevistados." O exemplo acima reflete uma estratégia constantemente adotada em estatística que é:
a coleta de uma amostra da população.
9 - A parcela da população convenientemente escolhida para representá-la é chamada de:
Amostra.
10 - Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para:
Coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados.
11 - VARIÁVEIS são características de uma população ou amostra que originam valores que tendem a exibir certo grau de variabilidade quando se fazem mensurações sucessivas. Considerando dois grandes tipos de variáveis temos QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS. São exemplos de variáveis QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS, respectivamente:
Número de alunos numa sala de aula e campo de estudo.
12 - O Subconjunto representativo e finito da população através da qual se faz um estudo ou inferência sobre as características da população é chamado de:
Amostra
13 - O site http://ultimosegundo.ig.com.br/ na matéria de 22.03.2013 (Estudo mostra que 44% das escolas do País não têm TV ou computador) informa que grande parte das escolas brasileiras possui apenas condições mínimas de funcionamento e não oferece sequer televisores ou computadores a professores e alunos. O resultado faz parte de um estudo inédito realizado por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com base nos dados disponíveis no Censo Escolar 2011 sobre estrutura e equipamentos dos colégios, pesquisadores criaram uma escala de avaliação da infraestrutura escolar das redes pública e privada do País. Os resultados revelam que 44% das 194.932 escolas do País não têm TV ou computador. Quantas escolas brasileiras têm TV ou computador?
109.161
14 - Quando a coleta de dados ocorre de ciclo em ciclo, como exemplo o censo do Brasil é chamada de:
coleta de dados periódica
15 - Segundo estudo feito em uma escola, foram recolhidos os seguintes dados: Idade, sexo, nota em matemática, tempo gasto diariamente aos estudos, distância de casa à escola, local de estudo, número de irmãos. Quais as variáveis classificáveis como qualitativas?
Sexo e Local de estudo
16 - Qual das variáveis abaixo é uma variável qualitativa nominal?
Cor da pele
17 - Para elaboração de uma tabela para dados agrupados com 25 observações, o número de intervalos de classes seria:
5
18 - Se os dados são de natureza quantitativa discreta, as classes são os diferentes valores que surgem no conjunto dos dados. Na tabela de frequências para estes dados a informação é na coluna das frequências absolutas ¿ onde se registra o total de elementos da amostra que pertencem a cada classe. Em uma empresa foi realizada uma pesquisa a fim de saber a quantidade de filhos de cada funcionário com as opções de resposta 0 ¿ 1 ¿ 2 ¿ 3 e 4 filhos. Os dados da pesquisa foram organizados e a frequência absoluta correspondeu à seguinte: 30 - 36- 60 ¿ 24 - 10. Com base nos dados acima, construa a FREQUENCIA RELATIVA:
18,75% - 22,5% - 37,5% - 15% - 6,25%.
19 - São aqueles valores a que se chegou pela simples coleta, sem qualquer Preocupação quanto à sua ordenação.
Dados Brutos
20 - Em uma pesquisa junto à consumidores sobre a marca de automóvel preferida, foram obtidas as seguintes respostas: FORD - 4 (EUA) FIAT - 3 (ITÁLIA) GM - 6 (EUA) NISSAN - 1 (JAPÃO) PEUGEOT - 3 (FRANÇA) RENAULT - 2 (FRANÇA) VOLKS - 5 (ALEMANHA) Podemos então afirmar que a frequência relativa dos entrevistados que preferem os veículos da NISSAN é de:
4,2%
21 - Em uma tabela com dados agrupados, ou uma tabela com intervalos de classes, há limites, ou seja, valores extremos, em cada classe de uma tabela. Logo, podemos classificar estes limites como:
Limite Superior e Limite Inferior
22 - O PONTO MÉDIO DE CLASSE (XI) É O VALOR REPRESENTATIVO DA CLASSE. PARA SE OBTER O PONTO MÉDIO DE UMA CLASSE:
SOMA-SE O LIMITE SUPERIOR E INFERIOR DA CLASSE E DIVIDE-SE POR 2.
23 - Os limites de uma classe são, respetivamente, 3 e 9. Ao calcular o ponto médio da classe, obtém-se:
ponto médio = 6
24 - A tabela abaixo apresenta a opinião dos clientes sobre o produto de uma empresa.
	Respostas
	Frequência (fi)
	Excelente
	75
	Bom 
	230
	Regular
	145
	Ruim
	50
	Total
	500
 Qual o percentual (%) de clientes que consideram o produto Regular?
29%

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes