Buscar

Avaliação PPE IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: CEL03» PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO IV
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 
	Professor:
	CHEILA SZUCHMACHER
	Turma: 9005/AC
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 13/11/2015 14:09:15 
	
	 1a Questão (Ref.: 201402232115)
	sem. N/A: Aula 2
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	"Ora, coisa diversa vem ocorrer na época moderna, com a ruptura da produção feudal e a gestação do modo de produção capitalista. Nesse momento, a burguesia, classe em ascensão, vai se manifestar como uma classe revolucionária, e, enquanto classe revolucionária, vai advogar a filosofia da essência como um suporte para a defesa da igualdade dos homens como um todo e é justamente a partir daí que ela aciona as críticas à nobreza e ao clero. Em outros termos: a dominação da nobreza e do clero era uma dominação não natural, não essencial, mas social e acidental, portanto, histórica. Vejam que toda postura revolucionária é uma postura essencialmente histórica, é uma postura que se coloca na direção do desenvolvimento da história. Naquele momento, a burguesia colocava-se na direção do desenvolvimento da história e seus interesses coincidiam com os interesses do novo, com os interesses da transformação. É nesse sentido que a filosofia da essência, que vai ter depois como consequência a pedagogia da essência, vai fazer uma defesa intransigente da igualdade essencial dos homens. Sobre essa base da igualdade dos homens, de todos os homens, é que se funda a liberdade e é sobre, justamente, a liberdade que se vai postular a reforma da sociedade. Lembrem-se, de passagem, de Rousseau. O que defendia Rousseau? Que tudo é bom enquanto sai do autor das coisas. Tudo degenera quando passa às mãos dos homens. Em outros termos, a natureza é justa, é boa e, no âmbito natural, a igualdade está preservada. Assim, as desigualdades são geradas pela sociedade. Esse raciocínio significa outra coisa senão colocar diante da nobreza e do clero a ideia de que as diferenças, os privilégios de que eles usufruíam, não eram naturais e muito menos divinos, mas eram sociais. Enquanto diferenças sociais, configuravam injustiça; enquanto injustiça, não poderiam continuar existindo. Logo, aquela sociedade fundada em senhores e servos não poderia persistir. Ela teria que ser substituída por uma sociedade igualitária. Nesse sentido, então que a burguesia vai reformar a sociedade, substituindo uma sociedade com base num suposto direito natural por uma sociedade contratual" (SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008, p.32). A partir da leitura do texto acima, escreva sobre CONCEITO E CONTEXTO DA FILOSOFIA DA ESSÊNCIA, que desembocou na pedagogia da essência e que foi a base da pedagogia tradicional do séc. XIX, que iniciou com um Sistema Nacional de Ensino, partindo do princípio jurídico de que a "Educação é um direito de todos e dever do Estado". 
		
	
Resposta: A realidade social é outra onde se vê a necessidade de novos métodos para atender as expectavivas sociais e economicas. Dai o slogan "Educaçao diretio de todos e dever do Estado" A necessidade de produzir mao de obra especializada e produtiva.
	
Gabarito: Espera-se que o aluno escreva sobre a luta entre a burguesia e os reis e o clero, em relação aos privilégios obtidos por estes. A burguesia defendia a posição de que os privilégios econômicos, sociais e educacionais não eram naturais como afirmavam os reis e o clero, mas sim, frutos de formas de dominação decorrentes de contextos históricos e sociais. Dessa forma, a burguesia defendia a filosofia da essência, que buscava a defesa da igualdade essencial entre os homens. 
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A burguesia defendia a posição de que os privilégios econômicos, sociais e educacionais não eram naturais como afirmavam os reis e o clero, mas sim, frutos de formas de dominação decorrentes de contextos históricos e sociais. Dessa forma, a burguesia defendia a filosofia da essência, que buscava a defesa da igualdade essencial entre os homens.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402098373)
	8a sem.: Corrente filos´[ofica
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Assume uma posição teórica contrária à explicação das causas dos fenômenos, ou seja, de que as mesmas decorrem de Deus ou da natureza e entende que os fenômenos sociais devem ser compreendidos por suas leis. Para tanto, adota a observação, a experimentação, a comparação e a classificação como métodos para o conhecimento da realidade social. A qual corrente filosófica estamos nos referindo?
		
	
Resposta: Conhecimento Científico. A ciencia lida com fatos observaveis isto é, com seres e acontecimentos que nas condiçoes especiais de laboratorio, sao objetos de experimentaçao. Lida com principios testaveis, vericifaveis e universais.
	
Gabarito: O positivismo de Augusto Conte
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Positivismo de Augusto Comte
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402705960)
	sem. N/A: Conhecimento Científico
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O conhecimento _______ é espontâneo, não passa por critério de análise critica, se faz na prática cotidiana e muitas vezes se expressa através de ditos populares, como, por exemplo: ¿filho de peixe, peixinho é¿; ¿pau que nasce torto morre torto¿.
		
	
	Do senso comum 
	
	Mítico 
	
	Mítico 
	
	Científico 
	
	Filosófico 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402617277)
	sem. N/A: Aula 2
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	 Só é possível compreender a ciência moderna a partir das relações sociais concretas, pois o conhecimento produzido pela humanidade decorre de interesses e necessidades geradas por grupos ou classes sociais. Identifique as alternativas que marcam a base teórica da ciência moderna: I - a ciência lida com fatos objetivos, isto é, com fenômenos depois que foram purificados de todos os elementos subjetivos, de todas as opiniões e de todos os sentimentos; II - a ciência lida com fatos observáveis, isto é, com seres e acontecimentos que, nas condições especiais de laboratório, são objetos de experimentação; III - a ciência busca as leis objetivas gerais e universais dos fatos; IV - a ciência opera por análise (decomposição de um fato complexo em elemento simples); V - a ciência lida com princípios testáveis, verificáveis e universais. Marque a resposta CORRETA:
		
	
	As alternativas I; II e IV estão corretas.
	
	As alternativas I; II e V estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	As alternativas I; II e III estão corretas.
	
	As alternativas I e III estão corretas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402707712)
	2a sem.: Técnicas de Estudo
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	É muito importante saber estudar. Para isso, é preciso ter concentração, comprometimento, responsabilidade, ser muito disciplinado e ter foco. Por favor, leia as alternativas e identifique os procedimentos de estudo corretos: I - Ao fazer a leitura dos textos (livro didático da disciplina, textos complementares, aulas on-line) procure registrar as palavras que você não conhece e faça uma pesquisa no dicionário (ele é uma fonte de consulta fundamental em nossa formação). Após compreender o significado da palavra releia o texto. Assim, você estará ampliando o seu entendimento sobre o assunto e se apropriando do conteúdo. II - Procure resumir as principais ideias do autor. Tal prática é fundamental para você compreender o que está e como está sendo dito. III - Anote suas dúvidas e coloque-as para o professor. Assim, o mesmo terá como fazer as devidas orientações para os seus estudos e entendimentos. IV - Sempre que possível, consulte outras fontes de pesquisa, como Internet, jornal, artigos, livros de assuntos que você não domina. A prática da pesquisa é um diferencial na formação de ensino superior. V- Procure elaborar novas questões problematizando o que está sendo estudadoe faça uma relação entre os referenciais teóricos e as práticas sociais. Com o tempo, você perceberá que toda prática social está alicerçada em uma determinada forma de compreensão e que toda teoria é resultado de práticas humanas.
		
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	As alternativas II, IV e V estão corretas
	
	As alternativas I, II, III e IV estão corretas
	
	As alternativas I, II e III estão corretas
	
	As alternativas I e II estão corretas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402094614)
	4a sem.: Referência Bibliográfica
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Veja a forma utilizada pela professora para elaborar a referência bibliográfica: 
DIAS, G. A. Periódicos eletrônicos: considerações relativas à aceitação deste recurso pelos usuários. Ciência da Informação. Brasília, DF, v. 31, n.3, 2002. Disponível em: http://www.ibict.br/. Acesso em: 07.maio.2003. 
Este exemplo é um tipo de referência de: 
		
	
	Evento 
	
	Livro 
	
	Artigo de Periódico publicado na internet e com autoria - CORRETA 
	
	Artigo de Jornal
	
	Texto da Internet sem autoria 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402094593)
	5a sem.: Resumo
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Qual parte do trabalho acadêmico expressa os pontos essenciais ou fundamentais do trabalho desenvolvido, ou seja, informar os resultados e as conclusões mais relevantes? 
		
	
	Epígrafe 
	
	Referência Bibliográfica 
	
	Contracapa 
	
	Resumo
	
	Agradecimentos ou Dedicatória
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402094691)
	6a sem.: Pesquisa Social
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Assinale qual das alternativas abaixo NÃO caracteriza a pesquisa social: 
		
	
	É percebida como neutra e objetiva. Portanto, não pode ter a interferência do pesquisador.
	
	É uma ciência baseada em textos, ou seja, a coleta de dados produz textos que nas diferenças técnicas analíticas são interpretados hermeneuticamente.
	
	A descoberta e a construção de teorias são objetos de estudo desta abordagem.
	
	A primazia da compreensão como princípio do conhecimento, que prefere estudar relações complexas ao invés de explicá-las por meio de isolamento de variáveis. 
	
	É percebida como construção da realidade.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402243932)
	sem. N/A: Aula 8
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Comte (1830) considerou o Estado ________ etapa final e definitiva do desenvolvimento do conhecimento humano e, portanto, superior às anteriores. Nesse estado não se procura mais o "porquê" das coisas, mas sim o "como", através da descoberta e do estudo das leis naturais.
		
	
	Geral
	
	Metafísico
	
	Positivo
	
	Ideológico
	
	Teológico
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402679814)
	sem. N/A: Pesquisa em educação
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo Gil (2009) um relatório científico deve apresentar diversos elementos. Dentre esses elementos a ¿Introdução¿ ganha lugar de destaque, pois é ela que apresenta:
		
	
	a listagem de obras utilizadas no estudo.
	
	o tipo de estudo e as considerações finais acerca do estudo.
	
	os resultados do estudo.
	
	os objetivos e a justificativa do estudo.
	
	a fundamentação teórica do estudo.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 12/11/2015 até 24/11/2015.
Parte inferior do formulário

Outros materiais