Buscar

ANATOMOFISIOLOGIA Sistema Muscular

Prévia do material em texto

Anatomofisiologia
Professor: Leide De Almeida Praxedes
Curso: Ciências Biológicas - Bacharelado 
Período: 3º Semestre 
4 Aula Teórica: Sistema muscular.
4.1- Nomenclatura dos principais músculos do corpo;
4.2- Tipos de músculos;
4.3- Elementos que participam da contração e ausência da contração muscular;
4.4- Mecanismo da contração muscular esquelética;
4.5- Placa motora;
• Propriedades básicas dos tecidos musculares:
> O tecido muscular constitui cerca de 40% da nossa massa corporal.
Suas células podem ser chamadas de células musculares, fibras musculares ou miócitos (mio = músculo). Juntas, elas formam feixes de células que são envolvidas por tecido conjuntivo. O tecido conjuntivo, além de nutrir e oxigenar as células, ainda repassa aos tecidos próximos a força que foi gerada durante a contração muscular.
- Origem mesodérmica 
- Formato alongado 
- Contratilidade: capacidade de se contrair e alongar graças à presença no citoplasma de numerosos filamentos proteicos de actina (miofilamentos finos) e miosina (miofilamentos grossos) ou miofibrilas em resposta a estímulos nervosos, utilizando energia fornecida pela degradação da molécula de ATP.
- Excitabilidade (química ou elétrica)
- Extensibilidade (ex: estômago)
- Elasticidade (volta ao normal) 
- Função: locomoção, força e processo de movimentação de substâncias internas do corpo, como a geração de calor, contribuindo para homeostase da temperatura do corpo
• Nomenclatura dos principais músculos do corpo:
> Há três tipos de tecidos musculares: em dois tipos a organização das proteínas contráteis nas células faz com que elas apresentem bandas (estriações) transversais quando vistas ao microscópio. Por esta razão estes tipos são chamados de tecido muscular estriado. O terceiro tipo não apresenta estriações transversais, é o tecido muscular liso, cada um com suas particularidades.
• Musculatura lisa: de contração involuntária, formada por células mononucleadas, fusiformes e seu núcleo é central. com estrias longitudinais. Presente nos órgãos vicerais internos (esôfago, intestino, vasos sanguíneos e útero), responsável pelo peristaltismo.
• Musculatura estriada esquelética: de contração voluntária, formada por células com a forma de longos cilindros, que podem ter o comprimento do músculo a que pertencem. São multinucleadas e os núcleos se situam na periferia da fibra, junto à membrana celular. Possuem no citoplasma bandas transversais características, e por esta razão é um músculo estriado. Presente na musculatura do corpo ligada aos ossos, permitindo a movimentação do corpo, além de alguns poucos músculos não ligados a ossos, como por exemplo músculos situados na pele (músculos da mímica), orbicular do olho.
• Musculatura estriada cardíaca: de contração involuntária, formada por células com a forma de curtos cilindros, binucleadas do miocárdio (musculatura do coração), e é encontrado também na porção inicial da aorta. Seu citoplasma possui estriação transversal, como a do músculo esquelético. Unidas por discos intercalares que aumentam a adesão entre as células. Fator importante para uma contração rítmica e vigorosa, mantendo a circulação do sangue no corpo.
I - Musculatura estriada esquelética:
- Fibras musculares esqueléticas brancas, vermelhas e mistas: Célula muscular
A massa muscular do corpo humano é composta por dois tipos principais de fibras musculares que são as vermelhas e as brancas. As fibras vermelhas são também chamadas de Tipo I (AERÓBICO) ou de contração lenta; e as brancas de Tipo II (ANAERÓBICO) ou de contração rápida. 
- Sarcômero: também designado miômero, é um dos componentes básicos do músculo estriado que permite a contração muscular. Cada sarcómero é constituído por um complexo de proteínas, actina e miosina, alinhados em série para formar uma estrutura cilíndrica designada miofibrila, no interior das células musculares. As proteínas dos sarcómeros organizam-se em bandas. O músculo liso organiza-se de uma forma diferente, e não possui sarcómeros.
O citoplasma das células musculares se chama sarcoplasma; os r. endoplasmáticos lisos no interior das células se chamam retículo sarcoplasmático; e a membrana plasmática das células musculares é chamada de sarcolema.
- Miofilamentos e miofibrilas: são filamentos proteicos, sendo a actina e a miosina os filamentos encontrados em maior quantidade. Esses filamentos de proteínas se encontram tão bem organizados que podem deslizar uns sobre os outros, encurtando as miofibrilas e, assim, levando à contração das células musculares.
- Epimísio, perimísio e endomísio:
As fibras musculares esqueléticas quase sempre formam feixes ou fascículos que se reúnem a outros feixes e estes conjuntos de feixes constituem os músculos esqueléticos. Há uma pequena quantidade de tecido conjuntivo frouxo entre as fibras musculares. Este tecido conjuntivo é importante pois contém os vasos sanguíneos, vasos linfáticos e os nervos destinados a estas fibras. A denominação deste tecido conjuntivo é endomísio.
Há tecido conjuntivo denso não modelado em quantidade maior que a do tipo anterior, que reúne fibras musculares esqueléticas em grupos denominados fascículos. Sua denominação é perimísio.
O músculo como um todo é envolvido por uma capa de tecido conjuntivo denso modelado denominada epimísio.
- Contração muscular:
A contração muscular refere-se ao deslizamento da actina sobre a miosina.
O grau de contração muscular segue, a princípio, dois fatores: o primeiro relacionado à intensidade do estímulo e o segundo à quantidade de fibras estimuladas.
Dessa forma, somente ocorrerá contração quando o estímulo nervoso tiver intensidade suficiente para desencadear em um número significativo de fibras, uma ação de contração mediada por substâncias neurotransmissoras, emitidas nas sinapses neuromusculares (contato neurônio músculo), sinalizando o deslizamento dos miofilamentos finos sobre os grossos.
- Placa motora e unidade motora:
Placa motora ou junção mioneural é a região da superfície de uma fibra muscular onde um ramo de um axônio forma uma sinapse com a fibra. Neste local um impulso nervoso que chega pelo axônio pode resultar em uma contração muscular.
Na região da célula muscular em que se situa a placa motora há uma pequena depressão na superfície celular e há pequenas pregas da membrana plasmática da fibra muscular, observadas ao microscópio eletrônico de transmissão.
Cada fibra muscular estriada esquelética tem somente uma placa motora, frequentemente situada no meio da fibra.
- Uma delgada fibra nervosa que chega próximo à fibra muscular e se divide em delgados filamentos; os filamentos terminam em um local em que há pequenos botões escuros na superfície da fibra muscular (delimitado por uma elipse). Estes botões representam os locais de sinapse neuromuscular.
- Fusos musculares:
São fibras musculares modificadas, contidas numa cápsula de tecido conjuntivo que as fixam e dispõem paralelamente às fibras extrafusais. Sua porção central é envolta por um neurônio sensitivo, sendo incapaz de se contrair. 
Cada fuso muscular é formado por cerca de 4 à 20 pequenas fibras musculares especializadas, denominadas de fibras intrafusais (dentro do fuso).
O fuso tem, basicamente, a função de informar a alteração na velocidade e na extensão (comprimento) muscular. Nessas condições reage a qualquer quantidade de alongamento.
Anotações Aula:
Pietra Prado 28/08/17

Outros materiais