Buscar

Exercícios aula 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201201849351)
	
	
	Mário, contribuinte individual, após 2 anos de contribuição, interrompeu os pagamentos à Previdência Social em 31/12/2015. Recolheu, então, a última GPS em 15/01/2016, referente ao mês de dezembro de 2015. Quando ele perderá a qualidade de segurado?
		
	
	dezembro de 2016
	
	janeiro de 2017
	
	dezembro de 2015
	
	fevereiro de 2016
	
	março de 2016
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201849340)
	
	
	Sobre a perda ou manutenção da qualidade de segurado analise as opções abaixo e marque a errada: 
		
	
	No caso de aposentadoria por idade, a perda da qualidade de segurado não será considerada desde que o segurado comprove o número mínimo de contribuições exigido para efeito de carência na data do requerimento do benefício.
	
	Não será concedida a pensão por morte aos dependentes do segurado que falecer após a perda dessa qualidade, salvo se já tiverem sido cumpridos os requisitos para concessão de aposentadoria (direito adquirido) ou se comprovarem que, no momento do óbito, o segurado estava incapacitado laboralmente.
	
	Por força da Lei nº 10.666/2003, a perda da qualidade de segurado não será considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
	
	A qualidade de segurado é mantida, em regra, pela continuidade no pagamento das contribuições, uma vez que o subsistema previdenciário fulcra-se na contributividade. 
	
	Por força da Lei nº 10.666/2003, a perda da qualidade de segurado será sempre considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201188286)
	
	
	No que se refere aos beneficiários do Regime de Previdência Social na condição de dependente do segurado, é incorreto afirmar:
		
	
	O cônjuge para ser considerado dependente, deve provar sua dependência econômica em face do segurado junto à Previdência Social.
	
	Inclui-se como dependente o irmão não emancipado de qualquer condição, menor de 21 anos, ou inválido que viva sob dependência econômica comprovada do segurado
	
	A dependência econômica deve ser comprovada em se tratando de dependentes não preferenciais.
	
	O menor sob tutela somente poderá ser equiparado aos filhos do segurado mediante apresentação do termo de tutela.
	
	Perde a condição de dependente o filho que for emancipado, ainda que inválido, exceto, nesse caso, se a emancipação for decorrente de colação de grau científico em curso de ensino superior.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201857349)
	
	
	No que tange ao período de graça, marque a alternativa incorreta:
		
	
	É mantida a qualidade de segurado àquele que deixar de exercer atividade remunerada e deixar de contribuir perante o Regime Geral de Previdência Social, por período de até 12 (doze) meses;
	
	A dona de casa perde a qualidade de segurada se deixar de contribuir para a Previdência Social por período superior a 06 meses;
	
	O segurado facultativo mantem esta qualidade perante a Previdência Social se deixar de contribuir por período de até 12 meses;
	
	É mantida a qualidade de segurado durante todo o tempo que o trabalhador receber benefício previdenciário;
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201849337)
	
	
	Acerca da perda e manutenção da qualidade de segurado marque a opção incorreta: 
		
	
	A continuidade no pagamento das contribuições foi a opção do constituinte buscando manter o equilíbrio financeiro-atuarial.
	
	Como o direito previdenciário trata de uma relação de Direito Social (seguro social), o legislador previu algumas circunstâncias nas quais, sempre que nelas se encontrar, o segurado tem garantida a qualidade de segurado pelo tempo determinado em lei, independentemente do pagamento de contribuições.
	
	A qualidade de segurado é mantida, sempre, pela total ausência no pagamento das contribuições, uma vez que o subsistema previdenciário fulcra-se na contributividade. 
	
	A qualidade de segurado é mantida, em regra, pela continuidade no pagamento das contribuições, uma vez que o subsistema previdenciário fulcra-se na contributividade. 
	
	Para ter acesso às prestações, faz-se necessário verter contribuições para o sistema previdenciário.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201226719)
	
	
	A relação jurídica de dependente e INSS só se instaura quando:
		
	
	deixa de existir relação jurídica entre o segurado, o que ocorre apenas com a morte daquele.
	
	continua a existir relação jurídica entre o segurado, o que ocorre com a morte daquele ou recolhimento à prisão.
	
	deixa de existir dever moral entre o segurado, o que ocorre com a morte daquele ou recolhimento à prisão.
	
	deixa de existir relação jurídica entre o segurado, o que ocorre com a morte daquele ou recolhimento à prisão.
	
	deixa de existir relação jurídica entre o segurado, o que ocorre com o recolhimento à prisão.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201849342)
	
	
	Manoel perdeu seu emprego em 31/12/2009, tendo mantido a qualidade de  segurado até 31/12/11. Em março de 2012, Manoel faleceu devido à metástase de tumor maligno. Sua esposa, Maria, pleiteou o benefício de pensão por morte, tendo juntado atestados e exames que demonstraram que a incapacidade de Manoel teve início ainda no ano de 2010. Analisando o caso concreto marque a opção correta?
		
	
	Maria, desta forma, faz jus ao benefício de salário natalidade, pois Manoel tinha direito adquirido ao benefício por incapacidade laborativa,
	
	Maria, desta forma, faz jus ao benefício de auxílio doença maternidade, pois Manoel tinha direito adquirido ao benefício por incapacidade laborativa,
	
	Maria jamais fará jjus ao benefício de pensão por morte, pois Manoel não tinha direito adquirido ao benefício por incapacidade laborativa. O único benefício que poderá pleitear será aposentadoria do consumidor.
	
	Maria, desta forma, faz jus ao benefício de pensão por morte, pois Manoel tinha direito adquirido ao benefício por incapacidade laborativa.
	
	Maria, jamais fará jus ao benefício de pensão por morte, pois Manoel não tinha direito adquirido ao benefício por incapacidade laborativa,
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201849345)
	
	
	Marque a opção incorreta sobre o período de graça:
		
	
	Durante o período de graça, ou seja, nos prazos concedidos pelo legislador, o segurado conserva todos os seus direitos perante a previdência social, conforme artigo 15, § 3º da Lei nº. 8.213/91, tendo direito de gozos dos beneficio da Previdência Social.
	
	Durante o período de graça, ou seja, nos prazos concedidos pelo legislador, o segurado jamais conserva os seus direitos perante a previdência social, conforme art. 15, § 3º da Lei nº. 8.213/91, tendo direito de gozos dos beneficio da Previdência Social.
	
	A perda da qualidade de segurado não será considerada para concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial.
	
	A caracterização da perda da qualidade de segurado ocorre a partir do 16º dia do segundo mês após o término do período de graça.
	
	Não será concedida a pensão por morte aos dependentes do segurado que falecer após a perda dessa qualidade, salvo se já tiverem sido cumpridos os requisitos para concessão de aposentadoria (direito adquirido) ou se comprovarem que, no momento do óbito, o segurado estava incapacitado laboralmente

Outros materiais