Buscar

ANATOMOFISIOLOGIA 1 Introdução a fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anatomofisiologia
Professor: Leide De Almeida Praxedes
Curso: Ciências Biológicas - Bacharelado 
Período: 3º Semestre 
1 Aula Teórica: Introdução à Fisiologia Humana.
1.1 Controle do meio interno e homeostase
1.2 Transporte de substâncias através da membrana celular• Controle do meio interno e homeostase:
Os sistemas funcionais de todos os órgãos e tecidos atuam em harmonia. Claude Bernad, definiu a homeostasia como processo contínuo de busca de um estado de equilíbrio dinâmico do meio interno, onde vários parâmetros biológicos seriam regulados ou controlados dentro de limites muito estreitos.
 O corpo de todos os organismos possui um meio interno separado do ambiente externo. O corpo dos seres vivos é basicamente formado de liquido, uma solução em meio aquoso onde há vários solutos (composto de moléculas e íons). O fluido corporal que banha as células apresenta características peculiares que devem ser mantidas bem reguladas. O rim tem a importante missão de regular o teor de água e de sais. 
 A água é o solvente universal. É o elemento mais abundante no corpo e sua quantidade varia de 40 a 75% do peso corporal. A água total do organismo (ATO) está dividida em dois compartimentos: no líquido intracelular (LIC) que corresponde à 2/3 da ATO e o líquido extracelular (LEC), que corresponde aos 1/3 restante.
• Transporte de substâncias através da membrana celular:
A capacidade de uma membrana de ser atravessada por algumas substâncias e não por outras define sua permeabilidade. Em uma solução, encontram-se o solvente e o soluto. Classificam-se as membranas, de acordo com a permeabilidade, em 4 tipos:
- Permeável: permite a passagem do solvente e do soluto;
- Impermeável: não permite a passagem do solvente nem do soluto;
- Semipermeável: permite a passagem do solvente, mas não do soluto;
- Seletivamente permeável: permite a passagem do solvente e de alguns tipos de soluto, caso da membrana plasmática. 
Essa característica permite que a célula troque substâncias como o meio extracelular, como glicose, aminoácido, oxigênio, gás carbônico, amônia, sais minerais, água. Essa troca de substâncias é de fundamental importância para a célula, tendo em vista que ela absorve, produz, consome e elimina inúmeras substâncias em seu metabolismo.
A passagem aleatória de partículas sempre ocorre de um local de maior concentração para outro de concentração menor (a favor do gradiente de concentração). Isso se dá até que a distribuição das partículas seja uniforme. A partir do momento em que o equilíbrio for atingido, as trocas de substâncias entre dois meios tornam-se proporcionais.
O transporte que ocorre através da membrana pode ocorrer de duas formas: transporte passivo e transporte ativo.
I - Transporte Passivo: ocorre sem gasto de energia (ATP). As moléculas são deslocadas sempre à favor do seu gradiente de concentração, podendo ser por difusão simples, difusão facilitada, osmose.
> Osmose: a água se movimenta livremente através da membrana, sempre do local de menor concentração de soluto para o de maior concentração. A pressão com a qual a água é forçada a atravessar a 
membrana é conhecida por pressão osmótica. 
- A osmose é influenciada pelo número de partículas. Quando duas soluções contêm 
a mesma quantidade de partículas por volume, exercem a mesma pressão osmótica e 
são isotônicas. Caso sejam separadas por uma membrana, haverá fluxo de água nos 
dois sentidos de modo proporcional.
- Quando se comparam soluções de concentrações diferentes, a que possui mais 
soluto e, portanto, maior pressão osmótica é chamada hipertônica, e a de menor 
concentração de soluto e menor pressão osmótica é hipotônica. Separadas por uma 
membrana, há maior fluxo de água da solução hipotônica para a hipertônica, até que 
as duas soluções se tornem isotônicas.
> Difusão simples: passagem de moléculas de soluto pequenas (oxigênio, gás carbônico, íons) do meio mais concentrado (hipertônico) para o meio menos concentrado (hipotônico). Caso seja estabelecido a igualdade entre as concentrações, ocorre o equilíbrio dinâmico entre os dois meios, ou seja, para cada molécula que entra, outra sai.  Esse processo recebe o nome de difusão e é responsável pela passagem do gás carbônico e do oxigênio pela membrana. A difusão ajuda as moléculas a ficar espalhadas.
> Difusão facilitada: passagem de moléculas de soluto grandes (glicose, sais) do meio hipertônico para o meio hipotônico. Porém ocorre a participação de uma proteína presente na membrana chamada “permease”. A permease tem função de enzima pois acelera o processo de passagem de solutos grandes. 
Exemplo: absorção da glicose pelas células do intestino delgado.
II - Transporte Ativo: ocorre porque algumas substâncias se movimentam de um local com pouca concentração para outro com maior concentração. Esse movimento contrário à difusão e que tem um gasto de energia é denominado transporte ativo. É um transporte que necessita de ajuda de proteínas especiais que realizam um trabalho com grande consumo de energia.
A energia para o transporte ativo vem da hidrólise do ATP.
São diversos tipos de transporte ativo, chamados também de “bombas”. As mais conhecidas são as bombas de sódio e de potássio.
A célula deve apresentar uma concentração de sódio (Na+) baixa dentro da célula, e alta fora. E a concentração do potássio (K+) é alta dentro da célula, e baixa fora.
Naturalmente, por difusão, o sódio (Na+) entra na célula, enquanto o potássio (K+) sai da célula.
Para manter a diferença de concentração, a célula força a entrada do potássio (K+) e a saída do sódio (Na+). Como esses íons são forçados a ir do meio hipotônico para o hipertônico, ocorre gasto de energia.
A proporção: saem 3 moléculas de sódio, entram 2 de potássio.
Essa diferença de concentração de sódio e potássio entre os meios intra e extracelular, permitem que a membrana fique polarizada. Ex: a polarização da membrana é utilizada pelos neurônios para conduzir o impulso nervoso, para controlar as atividades do corpo. A condução do impulso nervoso ocorre por um processo de despolarização de membrana. Em seguida a membrana é repolarizada com a bomba de sódio e potássio.
III - Endocitose e Exocitose: moléculas grandes como os polissacarídeos não passam pela membrana celular. Para isso ocorre um processo de deformação da membrana para que essas substâncias sejam incorporadas ou eliminadas pelas células. Esse processo consome energia, uma vez que envolve a produção de mais membrana plasmática e movimentos do citoesqueleto. A entrada dessas substâncias é feita pela endocitose e a saída é realizada através da exocitose, através de vesículas limitadas por membranas, a que se dá o nome de vesículas de endocitose ou endocíticas. Estas são formadas por invaginação da membrana plasmática, seguida de fusão e separação de um segmento da mesma.
> Endocitose: é dividida em fagocitose (fago, que significa comer) e pinocitose (pino, que significa beber).
- Fagocitose: A célula ingere as substâncias maiores e sólidas como micro-organismos ou resíduos celulares. Posteriormente, o citoplasma cria expansões, denominadas de pseudópodes que envolvem a substância e a colocam em uma cavidade da célula. Nessa cavidade é feita a digestão e a absorção. 
Os glóbulos brancos utilizam este processo para envolver materiais estranhos como bactérias ou até células danificadas. Dentro da célula fagocítica, enzimas citoplasmáticas são secretadas para a vesícula e degradam o material até este ficar com uma forma inofensiva. No interior da célula as partículas ficam envolvidas numa bolsa dita fagossomo.
- Pinocitose: Esse processo é realizado principalmente pelas células eucarióticas. A célula pega líquidos ou pequenos solutos em grande quantidade por meio do processo de invaginação da membrana. Com isso, são formadas pequenas vesículas.com o conteúdo incorporado, chamado pinossomo.
> Exocitose (clasmocitose): expulsão de produtos para fora da célula. A exocitose permite, assim, a excreção e secreçãode substâncias e dá-se em três fases: migração, fusão e lançamento. Na primeira, as vesículas de exocitose deslocam-se através do citoplasma. Na segunda, dá-se a fusão da vesícula com a membrana celular. Por último, lança-se o conteúdo da vesícula no meio extracelular.
Pietra Prado 14/08/17

Outros materiais