Buscar

Contexto empreendedor e instituições e organização do estado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Instituições e Organização do Estado
Você teve a oportunidade de ver que, no âmbito do Direito Ambiental, existe uma titularidade indeterminada no que toca às pessoas interligadas por uma mesma situação de fato. Um dano ambiental não atinge uma única pessoa.
Imagine então uma situação hipotética onde uma refinaria de petróleo está sendo construída em desacordo com a legislação ambiental. Neste sentido, é possível afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	apenas a autoridade pública terá legitimidade para reclamar o cumprimento das normas ambientais.
	
	B
	por não ser possível identificar todos os interessados, apenas as pessoas diretamente afetadas poderão questionar a validade da obra.
	
	C
	em se tratando de direitos difusos, mesmo uma pessoa não afetada pelo projeto terá legitimidade para se opor à sua continuidade.
Você acertou!
A resposta C é a correta. Se uma refinaria está sendo construída em desacordo com a legislação ambiental, não é possível determinar quais e quantas pessoas poderão ser afetadas pelas consequências deste ato. Eventual dano ambiental poderá vir a afetar até mesmo gerações futuras.
	
	D
	nenhuma pessoa física terá legitimidade para se opor ao projeto enquanto este não vier a causar um efetivo dano ambiental.
	
	E
	apenas as pessoas que vivem e trabalham na área de influência, assim definida pela licença ambiental, poderão questionar a validade da obra.
Questão 2/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Analise as asserções a seguir em relação aos tipos de empreendimentos:
 
O empreendedorismo convencional está fundamentado no atendimento das necessidades do mercado, criando produtos e serviços que possam gerar lucros aos seus iniciadores, acionistas ou mesmo empresários. Este tipo de empreendimento prioriza o indivíduo.
 
Enquanto
 
O empreendedorismo social visa apenas o bem comum, não o lucro, busca resultados, os quais podem ser: melhores condições de vida, maiores oportunidades de trabalho e renda, maior e melhor preservação do meio ambiente. Seu foco está no coletivo ou coletivos de pessoas que mantenham suas necessidades alinhadas.
 
 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições falsas;
ERRADA. Pois, ambas as assertivas são verdadeiras
	
	B
	A asserção I é verdadeira e a II falsa;
ERRADA. Pois, ambas as assertivas são verdadeiras
	
	C
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda trata de um tipo diferente de empreendedorismo da primeira;
Você acertou!
CORRETA. Pois, as duas são verdadeiras e a segunda só trata de um tipo de empreendimento diferente da primeira, mas trata de um tipo de empreendimento também.
	
	D
	As asserções I e II são distintas, sendo que uma não trata do mesmo tema que a outra;
ERRADA. Pois, ambas tratam do mesmo tema: tipos de empreendimentos.
	
	E
	A asserção II é verdadeira e a I é falsa.
ERRADA. Pois, ambas são verdadeiras.
Questão 3/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Ser empreendedor é ter projetos e concretizá-los, ser um empreendedor social é? Assinale a alternativa correta em relação ao empreendedor social:
Nota: 20.0
	
	A
	( ) É o empreendedor que desenvolve negócios voltados à sociedade local, onde mora.
ERRADA. Pois, o empreendedor social não desenvolve negócios apenas para a sociedade local, pode sim começar localmente, mas pode chegar a atuar globalmente.
	
	B
	(   ) É o empreendedor que atua visando menos lucro que o empreendedor convencional.
ERRADA. O empreendedor social não busca lucro, mas sim resultados positivos em relação à causa que ele defende.
	
	C
	(   ) O olhar do empreendedor social está voltado para a comunidade, para grupos necessitados, para o meio ambiente, para grupos vulneráveis é empreende a fim de contribuir para uma vida melhor, de mais qualidade, com mais direitos, ou seja, a busca é por um mundo melhor.
Você acertou!
CORRETA. Pois, o olhar do empreendedor social é a comunidade e grupos necessitados, para o meio ambiente, para grupos vulneráveis. Busca atuar para propiciar uma vida melhor às pessoas, quer um mundo melhor.
	
	D
	(   ) O empreendedor social por ter condições financeiras superior aos demais de sua região inicia um negócio com vistas a contribuir com as pessoas, faz isso sem cobrar nada por isso, mas por acreditar que fazendo sua parte estará construindo um mundo melhor e mais justo.
ERRADA. O empreendedor social não precisa ter condições financeiras superiores as das demais pessoas à sua volta para iniciar um negócio que melhore sua comunidade. Mas precisa sim ter iniciativa e disposição para fazer sua visão se tornar concreta e produzir resultados positivos.
	
	E
	(  ) Para empreendedor social seu foco mais importante é o meio ambiente, preocupando-se em realizar atividades que protejam áreas degradadas, mananciais, animais e plantas em extinção e comunidades vulneráveis à poluição e contaminação por agrotóxicos e defensivos agrícolas.
O foco do empreendedor social não tem como foco mais importante o meio ambiente, mas sim sua comunidade, seu entorno, e atua construir um mundo melhor.
Questão 4/5 - Instituições e Organização do Estado
No início da década de 1980 a cidade de Cubatão, no Estado de São Paulo, chegou a ser considerada a mais poluída do planeta, gerando reflexos em outros municípios. A cidade era, então, o maior exemplo do descontrole ambiental no Brasil.
Este panorama levou o Estado brasileiro a reconhecer que:
Nota: 20.0
	
	A
	A industrialização não pode trazer benefícios para um país como o Brasil.
	
	B
	Os Estados, e não os Municípios, deveriam constituir o núcleo principal do nosso sistema de proteção do Meio Ambiente.
	
	C
	O país necessitava de um sistema que fosse capaz de integrar União Federal, Estados e Municípios, erigindo uma estrutura que pudesse defender o meio ambiente até mesmo naqueles municípios que não tivessem órgãos ambientais.
Você acertou!
O problema ambiental brasileiro não pode ser resolvido por ações isoladas de governos. Daí o surgimento do SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente) na década de 1980, para coordenar as ações dos municípios, dos estados, da União e do Distrito Federal.
	
	D
	O sistema repressivo é mais eficiente do que o sistema preventivo, no que toca ao foco de uma moderna legislação ambiental.
	
	E
	Era necessário frear o crescimento econômico e investir em desenvolvimento social.
Questão 5/5 - Instituições e Organização do Estado
O princípio do desenvolvimento sustentável foi delineado no final do século XX e hoje é, provavelmente, o mais citado e influente dentre aqueles adotados pelo Direito Ambiental.
Sobre este princípio é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Aquele que causa um dano ambiental está obrigado a repará-lo.
	
	B
	O atendimento às necessidades do presente não pode comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades.
Você acertou!
Embora todas as respostas tenham relação com princípios ou debates do Direito Ambiental, apenas a resposta b descreve o desenvolvimento sustentável. A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (1991) descreveu o desenvolvimento sustentável como aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades.
	
	C
	Baseia-se em impactos ambientais já conhecidos e dos quais se possa, com segurança, estabelecer um conjunto de nexos de causalidade que seja suficiente para a identificação dos impactos futuros mais prováveis.
	
	D
	A sociedade, têm o direito de conhecer os riscos ambientais que estão em jogo, assim como opinar sobre os meios de minimizá-los.
	
	E
	É preciso abandonar o modelo econômico baseado no crescimento e adotar um modelo baseado no decrescimento econômico planejado.

Outros materiais