Buscar

abordagens rubens alves

Prévia do material em texto

Abordagem tradicional
O livro vem com uma crítica absoluta a justamente esse método de sistema pedagógico extremamente rígido e que imperava até a metade do séc XX (e que em muitas escolas se mantem, porém de maneira modificada conforme o tempo) É uma teoria que se desenvolve a partir de influência grande da filosofa de Rousseau sobre a liberdade do homem e os direitos iguais perante a sociedade, aí dialoga com Marx na busca pela igualdade e progresso coletivo, por isso a padronização no modo de ensino. Foi se metamorfoseando ao longo dos anos porem seguindo os mesmos “moldes”, o professor era o Homem já formado e completo e o aluno o adulto em formação, portanto o professor era a voz de comando e o aluno o seu receptor. O professor que agia como o senhor e mestre das ações e pensamentos de seus alunos. A escola padronizava de maneira impecável a sua rotina e grade acadêmica e nada que pudesse se diferenciar desse sistema era aceito ou bem-vindo. A ordem era mantida por meio de castigos e muitas vezes punições físicas previstas pelo próprio código escolar e vistas como corretivo educacional.
Contrasta completamente com a metodologia da Escola da Ponte observada por Rubem Alves, que por sua vez rompe com o tradicionalismo no momento em que admite correntes alternativas ao ensino. 
Abordagem Sistêmica
Fala sobre a coexistência entre aluno, família e escola e a inserção direta da família no processo educacional do aluno. 
Abordagem Cognitiva
-Quase utópica até a metade do séc XX porém a realidade de muitas instituições atuais. A decisão individual no centro, o homem e a sociedade são a análise conjunta do todo já que são eles os produtores de conhecimento. Piaget teorizava a importância da observação para a construção. Sendo assim o indivíduo é estimulado a ação, os obstáculos são colocados para que haja a tentativa e erro para poder arquitetar e desenvolver sua perspectiva. Isso exclui o sistema de memorização didática como forma absoluta de ensino e abre brecha para a multiplicidade de ações em prol do mesmo objetivo, aprender até realmente aprender o conceito e prática. Indo contra qualquer tipo de programa imposto por entidades tradicionais. Sendo assim o sistema de avaliação segue o mesmo conceito e abre um leque de opções em relação ao julgamento da capacidade e produtividade daquele indivíduo, tornando a observação do professor um processo muito mais complexo do que costuma ser. Abrir espaço para o “novo” pode ser construir o futuro e enxergar novíssimas estratégias e técnicas de aprendizado que estão ainda a surgir

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes