Buscar

Direito Administrativo II semana 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Administrativo II – CCJ0011
Caso concreto, semana 07 – Respostas
Caso concreto: a) A conduta das empresas é ilícita, pois trata-se de uma concorrência desleal, ferindo com isso o Princípio da Livre Concorrência, conforme expresso no artigo 173, parágrafo 4º da Constituição Federal.
“Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.
§ 4º A lei reprimirá o abuso do poder econômico que vise à dominação dos mercados, à eliminação da concorrência e ao aumento arbitrário dos lucros.” 
b) Sim, uma vez estabelecida pela lei 9.873/99 em seu artigo 1°, parágrafo 1°, o prazo de prescrição de 3 anos. 
“Art. 1o  Prescreve em cinco anos a ação punitiva da Administração Pública Federal, direta e indireta, no exercício do poder de polícia, objetivando apurar infração à legislação em vigor, contados da data da prática do ato ou, no caso de infração permanente ou continuada, do dia em que tiver cessado.
§ 1o  Incide a prescrição no procedimento administrativo paralisado por mais de três anos, pendente de julgamento ou despacho, cujos autos serão arquivados de ofício ou mediante requerimento da parte interessada, sem prejuízo da apuração da responsabilidade funcional decorrente da paralisação, se for o caso.”
Douglas Soares da S. Ferreira - 201307215572

Outros materiais