Buscar

PROJETO INTERDISCIPLINAR (PROINTER II) APLICADO A TECNOLOGIA DE GESTÃO HOSPITALAR

Prévia do material em texto

FACULDADE PITÁGORAS
POLO DE GOIÂNIA – GO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR EAD
Bruno Junior da Silva – RA: 5052597195
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA DE GESTÃO HOSPITALAR (PROINTER II)
RELATÓRIO PARCIAL 
Professor –Tutor EAD Antônio João Ferreira
GOIÂNIA – GO
19/10/2017
Bruno Junior da Silva – RA: 5052597195
PROJETO INTERDISCIPLINAR (PROINTER II) APLICADO A TECNOLOGIA DE GESTÃO HOSPITALAR
Atividades práticas supervisionadas como requisito de avaliação na disciplina, Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia PROINTER II no Curso de Gestão Hospitalar da Universidade/Faculdade Pitágoras.
Orientador (a) Tutor Antônio João Ferreira.
GOIÂNIA – GO 
19/10/2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................................................4
DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO...........................................................................5
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU SERVIÇO............................................................11
ANÁLISE SWOT.........................................................................................................15
CONSIDERAÇÕES......................................................................................................15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................16
INTRODUÇÃO.
Muitas empesas implantaram e vem implantando sistemas de gestão ambiental para trabalhar no controle e prevenção de danos ambientais e preservação dos recursos naturais, obtendo maiores resultados com eficiência para as atuais demandas do mercado consumista.
Estes sistemas resultaram em uma série de vantagens econômicas como a redução de custos, aumento da competitividade, abertura de novos mercados.
Todos estes argumentos econômicos já servem de base para fundamentar a implantação de sistemas de gestão ambientais em instituições públicas, principalmente nos setores de serviços de saúde que possuem um grande potencial de poluição e causar danos à saúde dos trabalhadores, a população do entorno e possível contaminação do solo, atmosfera, rios e lençóis freáticos.
Toda instituição pública deveria ter como obrigação o compromisso público da conservação de recursos naturais e qualidade do meio ambiente.
As instituições públicas como do setor de saúde andam a passos lentos em implantação de sistemas de gestão ambiental e de políticas ambientais por vários motivos como o descaso do assunto pelas autoridades competentes, pela escassez de recursos financeiros, pela pouca fiscalização dos próprios órgãos competentes.
Com o progresso da Legislação Ambiental Brasileira, a preocupação e conhecimento cada vez mais da sociedade nas questões ambientais crescem as pressões dos organismos governamentais do setor da saúde sobre gestão ambiental.
O grande desafio para o setor hospitalar é manter o comprometimento da manutenção da melhoria da qualidade de vida e de saúde de uma sociedade, associada à gestão ambiental com menos custos econômicos, ambiental e social.
DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO. 
O CRER – Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo é um moderno complexo hospitalar que atende, especialmente, o grande incapacitado, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS. É reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV, pela atuação na reabilitação das pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual. É o primeiro hospital de reabilitação do País e o primeiro hospital público do Centro-Oeste com o certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Iniciou as atividades no dia 25 de setembro de 2002, sob a gestão da AGIR – Associação Goiana de Integralização e Reabilitação, com a proposta de oferecer qualidade e excelência na reabilitação e readaptação do grande incapacitado. O Hospital foi idealizado tendo por base o modelo adotado pelo Instituto de Readaptação Gingras – Lindsay de Montreal (IRGLM), Canadá. Quando inaugurado, o CRER contava com uma estrutura física de 8.823 m².
Reconhecido nacionalmente como um centro de referência em reabilitação das pessoas com deficiência grave, o CRER preocupa-se em oferecer um serviço de alta qualidade, com foco no bem-estar e saúde do paciente, de forma holística e humanizada.
Hoje já são 33.275,56 m².
Tipo societário – Hospital público do Centro Oeste
Razão social – Centro de Reabilitação Henrique Santillo
Nome fantasia – CRER 
Motivo da escolha do nome.
O CRER – Centro de Reabilitação Dr. Henrique Santillo é um moderno complexo hospitalar que atende, especialmente o grande incapacitado, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS, reconhecido pelo Ministério da Saúde como centro especializado em Reabilitação (CER) IV, pela reabilitação das pessoas com deficiências física, auditiva, visual e intelectual.
Com o certificado de Acreditado com Excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a instituição se torna o primeiro hospital público do centro – oeste acreditado com excelência.
Nome e formação acadêmica do (s) proprietário (s).
Diretor Geral – Válney Luís da Rocha
Diretor Técnico – Fabricio Queiroz Corrêa
Diretora Multiprofissional de Reabilitação – Sônia Helena Adorno de Paiva
Diretora Administrativa e Financeira – Viviane Tavares Ferreira
Localização.
 
Endereço: Av. Vereador José Monteiro, 1655 - Setor Negrão de Lima, Goiânia - GO,74653230SAC: (62) 3232-3232 / 3232-3000
Segmento de atuação.
Atua na área da saúde visando o bem-estar do paciente, definir claramente a tarefa a ser enfrentada: identificar as razões primeiras da iniciativa, esclarecer as características das dúvidas surgidas, considerar os métodos alternativos de procurar as respostas, selecionar um método objetivo de avaliação do custo-benefício, listar as informações seguidas para a solução, especificar as ações requeridas para desenvolver informações não disponíveis.
 Desenvolver os mecanismos de alimentação: reunir os fatos, prever as incertezas, desenvolver alternativas a serem consideradas.
Avaliar os cursos alternativos de ação: converter as alternativas em termos que possam ser comparadas; estabelecer critérios para fazer uma seleção; comparar alternativas. Decidir.
Transformar a decisão em definições de: por que a iniciativa é necessária? Quais os recursos envolvidos? Que consequência esperar e quando?
O que se disse a respeito da teoria de sistemas obriga a quem - pessoa ou grupo de pessoas - for encarregado de planejar um hospital a pensar em dois grupos básicos de subsídios a serem procurados: programas e atividades em desenvolvimento por outras instituições de atendimento de saúde; o ambiente em que o hospital opera ou irá operar, o qual deve ser avaliado sob diferentes aspectos: demográfico, social, econômico, político, legal, tecnológico.
Campo de atuação.
É um Centro de Reabilitação e Readaptação com um moderno hospital atendendo pelo SUS, Sistema Único de Saúde, pacientes de toda parte do Brasil, com fundamentos internacionais que atende a nível nacional, pacientes incapacitados, oferecendo um tratamento de alta complexidade, humanizado.
Público alvo.
O CRER atende, especialmente, o grande incapacitado, oferecendo tratamento de alta complexidade, humanizado e holístico. Somos habilitados pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) pela atuação na reabilitação das pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual. 
As principais especialidades médicas são: fisiatria, geriatria, neurocirurgia, neuropediatra, odontologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia e traumatologia, pneumologia e psiquiatria. 
Atendemos os pacientes com Doenças Neuromusculares e Reumatológicas, Deficiência Auditiva, Visão Subnormal, Malformações Congênitas, Mielomeningocele,Lesão Encefálica 
Adquirida, Lesão Medular, Paralisia Cerebral, Patologias na Coluna Vertebral, Amputados e outros.
Podemos dizer que nosso público alvo são todos pacientes seus acompanhantes, toda a clientela envolvida os fornecedores, nossos visitantes, a visão que a comunidade tem sobre nossa organização, os colaboradores do hospital internos e externos também.
Breve histórico.
Cuidar de pessoas portadoras de alguma deficiência, com ética responsabilidade e humanização foi a filosofia com que foi criado o CRER Centro de Reabilitação Henrique Santillo.
Desde sua concepção, o CRER, por meio de ações da AGIR, objetivou traduzir no planejamento sua filosofia de trabalho. Abriu as portas em setembro de 2002 com grande parte das rotinas formatadas, o que possibilitou, quatro anos mais tarde, a obtenção da certificação segundo a Norma ISO 9001:2000. 
Em 2009, obedecendo aos critérios internacionais de certificação, mediante a mudança de versão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008, deflagramos o processo de recertificação. 
Hoje, o CRER é uma Instituição com SGQ - Sistema de Gestão da Qualidade certificado conforme a norma NBR ISO 9001:2008, que garante a padronização dos processos da Instituição e facilita o acesso e controle das informações pelos usuários, colaboradores, clientes e órgãos fiscalizadores. 
Para acompanhar o processo de manutenção do SGQ e garantir o padrão de qualidade do CRER, foi instituída a Comissão de Gestão Interna da Qualidade, em 2007, que reúne representantes de todas as áreas da Instituição. 
Três Representantes da Direção são responsáveis por assegurar que os processos necessários para o SGQ sejam estabelecidos, implementados e mantidos, bem como promover a conscientização sobre os requisitos do cliente em toda a empresa e relatar à direção o desempenho do SGQ e qualquer necessidade de melhoria.
O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), após conquistar o certificado de Hospital Acreditado Pleno em 2014, no mês de novembro de 2016, foi Acreditado com Excelência - títulos concedidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em reconhecimento ao trabalho do hospital, que se preocupa em garantir serviços de excelência em assistência à saúde, com qualidade e segurança. 
A ONA é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que certifica a qualidade do serviço de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Essa entidade tem por objetivo promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde, tendo como foco a melhoria da qualidade da assistência no País. Para a conquista da acreditação com excelência, o CRER, monitorou a eficácia e integração dos serviços, a partir do mapeamento dos processos das áreas assistenciais e afins. Levantou-se os perigos e riscos destes processos, que geraram indicadores para o cumprimento de metas, bem como, demonstraram uma política de melhoria contínua, e consequente maturidade institucional. 
O certificado de Acreditado com Excelência reflete a política de trabalho implantada nos 14 anos de existência do Hospital, que confirma o compromisso dispensado à assistência com qualidade, melhoria contínua e maturidade nos processos. Com esta certificação, a instituição se torna o primeiro hospital público do centro-oeste acreditado com excelência.
Missão.
Oferecer excelência no atendimento à pessoa com deficiência, fundamentando no ensino e pesquisa.
Visão.
Ser referência internacional de instituição, com modelo de gestão sustentável.
Objetivo.
Buscar melhoria continua na assistência à saúde da pessoa com deficiência, valorizando o cliente e promovendo a excelência nos processos.
Valores e Princípios.
Competência: buscar o conhecimento e aprimoramento das habilidades, assegurando que nossas atitudes materializem os objetivos organizacionais. Responsabilidade: adotar postura de responsabilidade social e ambiental, que traduza nossa dedicação e respeito à vida. Ética: respeitar as normas com ações que denotem lealdade e transparência nas práticas cotidianas. Renovação: revigorar continuamente novas forças produtivas, objetivando a excelência.
Infraestrutura e Instalações.
Hoje já são 33.275,56 m², distribuídos em:
50 Consultórios Multiprofissionais - para atendimentos médicos, de enfermagem, serviço social, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, oftalmologia e odontologia.
20 leitos de UTI adulto.
8 salas cirúrgicas.
8 leitos de recuperação pós-anestesia.
136 leitos de internação.
7 ginásios de reabilitação.
4 piscinas de hidroterapia.
Centro de diagnostico.
Laboratório de marcha.
Central de materiais e esterilização.
Oficina ortopédica entro outros.
Quantidades de Funcionários.
São 1.400 funcionários foram o corpo clínico aberto.
Tecnologia de gestão utilizada pela organização.
Hoje, o CRER é uma Instituição com SGQ - Sistema de Gestão da Qualidade certificado conforme a norma NBR ISO 9001:2008, que garante a padronização dos processos da Instituição e facilita o acesso e controle das informações pelos usuários, colaboradores, clientes e órgãos fiscalizadores. 
Para acompanhar o processo de manutenção do SGQ e garantir o padrão de qualidade do CRER, foi instituída a Comissão de Gestão Interna da Qualidade, em 2007, que reúne representantes de todas as áreas da Instituição. 
Três Representantes da Direção são responsáveis por assegurar que os processos necessários para o SGQ sejam estabelecidos, implementados e mantidos, bem como promover a conscientização sobre os requisitos do cliente em toda a empresa e relatar à direção o desempenho do SGQ e qualquer necessidade de melhoria.
Fatores críticos (ou chave) de sucesso (aspectos fundamentais para que a organização seja bem-sucedida nos seus resultados e no seu desempenho).
O setor de saúde tem sido foco de atenção nos últimos tempos, especialmente em função do seu crescimento e desenvolvimento tecnológico. No modelo atual de atenção à saúde, os Hospitais Gerais se posicionariam como os principais prestadores de serviços, funcionando como o centro do sistema de saúde. A complexidade da estrutura hospitalar na atualidade inclui diversas especialidades médicas, elevado desenvolvimento tecnológico, novas formas de cuidado do paciente e mudanças no ambiente externo dessas instituições, que requerem o exercício da gestão estratégica visando a sobrevivência e sustentabilidade dos hospitais. Compreender por que algumas escolhas estratégicas produzem melhores resultados do que outras é uma questão central de pesquisa no campo da gestão estratégica, especialmente no universo das organizações privadas imersas na lógica de geração de receita para assegurar a sobrevivência do negócio. O objetivo principal deste trabalho foi identificar quais condutas estratégicas adotadas pelos dirigentes, considerando conteúdo e processo, que explicam significativamente desempenho superior. A garantia da qualidade hospitalar pode ser nomeada como uma das atividades em que a gestão adequada de processos é de vital importância. Qualidade hospitalar significa, em palavras simples, garantir que a saúde dos pacientes e demais participantes do processo, como acompanhantes e colaboradores, esteja preservada e, na medida do possível, livre de riscos. Procedimentos são testados a exaustão, controles rígidos são empregados, treinamentos contínuos são necessários, logísticas de materiais sensíveis e perecíveis, além de equipamentos de alto valor, devem ser gerenciadas, assim como sua manutenção. E isto é apenas o começo de uma longa lista de atividades chave. A cada vez que detalhamos tudo que é necessário fazer para garantir a qualidade hospitalar, fica mais claro: um sistema BPM só pode trazer benefícios para uma organização deste tipo gerenciar processos tão complexos.
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU SERVIÇO.
Principal produto (s) ou serviço (s) da organização.
A Oficina Ortopédica do CRER produz, sob prescrição médica, aparelhos de aplicação terapêutica que tem por objetivo proporcionar adequado alinhamento biomecânico com maiorindependência e conforto. 
Atestada pela Associação Brasileira de Ortopedia Técnica – ABOTEC, a Oficina Ortopédica do CRER possui profissionais capacitados e utiliza recursos, insumos e equipamentos de tecnologia que permitem a produção de órteses e próteses, além de oferecer outros serviços essenciais no processo de reabilitação. 
Desde sua criação, o CRER passa por significativo crescimento em sua estrutura, seja física, organizacional ou de atendimento e serviços oferecidos. Todo o crescimento da instituição sempre foi pautado no planejamento estratégico com o objetivo principal de melhorar a qualidade no atendimento ao usuário.
Principal marca da organização, designativo que identifica produtos ou serviços.
O centro de reabilitação Henrique Santillo o CRER, procura atender da melhor forma todos seus pacientes, de forma ética humanizada, o cartão de visita é a forma que as pessoas são tratadas a educação paciência com o paciente, isso traz uma tranquilidade maior para aquela pessoa que busca um tratamento mais delicado, demorado, buscando a melhoria contínua na assistência à saúde da pessoa com deficiência, valorizando o cliente e promovendo a excelência nos processos, buscando a satisfação dos clientes, promover a gestão responsável dos recursos institucionais – humanos, financeiros, patrimoniais e ambientais.
Um produto ou serviço contém atributos representados através de imagens tangíveis e intangíveis. Conforme o que conceitua Martins (2006, p. 6) a marca representa a junção desses atributos, "[...] simbolizados num logotipo, gerenciados de forma adequada e que criam influência e geram valor". Sampaio (1997) alerta que o bom gerenciamento das variáveis do marketing faz "[...] parte do trivial necessário para alimentar qualquer marca" (idem, p. 162). Outro ponto indispensável para o sucesso de uma marca é a sua identidade visual. Wheeler (2008, p. 14) caracteriza a identidade visual como um ativo tangível da marca, através dos sentidos. Isso depende de um bom design, que sintetize os valores da marca. "Os melhores sistemas de identidade de marca são memoráveis, autênticos, significativos, diferenciados, sustentáveis, flexíveis e agregam valor. Seu reconhecimento é imediato, sejam quais forem as culturas e os costumes" (idem, p. 14).
Principais características do (s) produto (s) (tamanho, formato, peso, dimensão, cor.)
Com início do funcionamento em julho de 2003, a Oficina do CRER produz mensalmente uma média de 550 produtos, dentre próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção e realiza mais de 500 atendimentos por mês. Com o projeto de expansão, que está em andamento, a área física da Oficina será ampliada de 302 para 1260 metros². Com isso, a capacidade produtiva será consideravelmente aumentada. São produzidas na oficina:
Órtese 
Prótese 
Coletes 
Sapataria ortopédica e;
Adequação Postural em cadeira de rodas
Todas as órteses e próteses passam pelos mesmos processos de confecção: medidas e molde, preparação do molde, modelagem, montagem e acabamento. Por meio de uma equipe qualificada, composta de profissionais técnicos, esses produtos são feitos individualmente de acordo com as características físicas e clínicas de cada paciente. Graças à maleabilidade do plástico, a prótese pode ser moldada seguindo as características do corpo do paciente. O material também agrega leveza e conforto, contribuindo para o ganho de qualidade de vida. Além de produzir órteses e próteses, a oficina faz adaptações para cadeira de rodas.
Matérias-primas necessárias à produção/prestação do serviço.
É necessário os termoplásticos de baixa temperatura são os materiais mais viáveis para essa prática, possibilitando conforto e praticidade, dentre outros benefícios. A utilização de matérias a base de gesso, para tirar medidas moldar a o produto que vai ser fabricado, também tem matérias como tecido, órteses pré-fabricadas e termoplásticos de alta temperatura (PVC e polipropileno), e também o uso do plástico que vem sendo muito utilizado a confecção de prótese.
Principais fornecedores.
A redução de custos com doações de parceiros é fundamental para dar andamento às atividades realizadas na unidade e oficina ortopédica. “Só no último ano o CRER recebeu uma doação equivalente a 18 mil toneladas de polipropileno. Com isso, além da redução significativa dos custos de fabricação, conseguimos confeccionar cerca de 28 mil equipamentos ortopédicos, impactando no atendimento de milhares de pessoas”
Benefícios e facilidades oferecido para o cliente.
Vale lembrar que, além de trabalhar fortemente a reabilitação física, o CRER está voltado a diversas atividades, como projetos de capacitação profissional, programas de sustento para pessoas com deficiência física e seus familiares, a inserção no esporte paraolímpico, sempre empenhado em assegurar a plena integração social aos pacientes.
O CRER possui um forte compromisso com a capacitação profissional, atestado em sua missão de oferecer excelência no atendimento à pessoa com deficiência, fundamentado no ensino e pesquisa.
O ensino e a pesquisa são áreas que contribuem para o avanço da qualidade, da excelência e da capacidade de inovação, com benefícios que se revertem aos pacientes e à sociedade. A importância da Instituição na produção de conhecimento científico e formação de profissionais é reconhecida por especialistas do Brasil e exterior.
Principais clientes do (s) produto (s) ou serviço (s).
Os principais clientes sem dúvidas nenhuma, são os portadores de alguma deficiência física, o grande incapacitado, usando seu diferencial que e o bom atendimento com respeito, atenção humanização e holística. Trazendo um conforto maior não são para o paciente mais também familiares amigos que ali os acompanham diretamente no seu tratamento. Tendo como as principais especialidades médicas a fisiatria, geriatria, neurocirurgia, neuropediatra, odontologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia e traumatologia, pneumologia e psiquiatria.
Diferencial competitivo em relação aos concorrentes.
O diferencial e o bom atendimento com atenção olhando nos olhos dos pacientes, sendo humanizados, mesmo que o paciente tenha razão de alguma demora no seu atendimento o prestador do serviço tenta da melhor forma possível encontrar uma solução que deixe seu cliente calmo e mais satisfeito. Sempre voltados a busca de melhorias continuas na assistência à saúde da pessoa com deficiência, valorizando muito mais o cliente atende – ló de forma correta eficaz e promovendo a excelência nos processos, sempre buscando a satisfação em primeiro lugar, promovendo uma gestão responsável dos recursos institucionais, humanos, financeiros e ambientais.
Ferramentas utilizadas para garantir a qualidade do (s) produto (s) ou serviço (s).
Utilizando certas ferramentas da qualidade auxilia a empresa a ganhar o mercado e ter clientes fiéis, devendo-se pensar nos vários aspectos e não somente no lucro.
Planejamento: consiste na identificação dos padrões de um projeto.
Garantia de qualidade: está relacionado a garantia da qualidade.
Controle de qualidade: está relacionado a fiscalização e supervisão. Dentro do controle de qualidade, há três ramificações do conceito: gerenciamento das diretrizes, por processo e da rotina. A principal ideia desse primeiro gerenciamento, por mais que pareça redundante, é o modelo IDEIA: Incentivar a geração de ideias; desenvolver iniciativas com produtos significativos; estabelecer consenso em relação a melhoria; intensificar contatos; assegurar a coerência entre as normas e ações, com objetivos claros e definidos.
ANÁLISE SWOT 
 Reforça Corrigir 
	Forças
Profissionais especializados e treinados para o atendimento a pacientes críticos.
Referência em Ortopedia e Traumatologia.
Controle de satisfação dos clientes externos (pacientes e acompanhantes) e internos (profissionais).
Educação permanente atuante.
	 Fraquezas
Recursos humanos insuficientes.
Número insuficientede pessoal.
Carga horaria dos médicos não cumpridas na sua totalidade.
Falta de controle adequado de materiais e medicamentos.
Funcionários mal remunerados.
	Oportunidades
Relacionamentos com as Universidades (campo de estágio).
Realizações de atendimentos clínicos e cirúrgicos.
Facilidades de acesso a meios de transporte público.
Grande números de profissionais de saúde disponível no mercado.
Crescente grau de exigência dos clientes.
Inovações tecnológicas.
	Ameaças 
Inauguração de uma unidade ortopédica de outro hospital na mesma região.
Clientes não tem percepção do valor real do atendimento.
Altos investimentos a propaganda e promoção pela concorrência.
Novas regras da Agência Nacional de Saúde (ANS).
Ambiente Interno:
Ambiente Externo:
 CONSIDERAÇÕES.
As ações implementadas numa organização, para que esta obtenha sucesso, são tidas como ferramentas de gestão, e quando utilizadas de forma isolada, podem ser falhas ao propósito empresarial, porém, quando agrupadas de forma sistêmica, tais ferramentas ganham força e propósitos imensuráveis, permitindo que a ferramenta Sistema de Gestão Ambiental possa organizar, fomentar e implementar ações para que a organização cresça e se desenvolva com sustentabilidade.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS.
http://www.agirgo.org.br/crer/
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901976000600003
http://www.venki.com.br/blog/gestao-qualidade-processos/
http://www.fgv.br/rae/artigos/revista-rae-vol-39-num-1-ano-1999-nid-45635/
http://epoca.globo.com/Especial-Publicitario/Braskem/noticia/2016/08/como-funciona-oficina-de-proteses-da-aacd1.html
http://www.saude.go.gov.br/?transparencia=crer-centro-de-reabilitacao-e-readaptacao-dr-henrique-santillo-agir
MARTINS, José. A Natureza Emocional da Marca: como encontrar a imagem que fortalece sua marca. São Paulo: Negócio Editora, 1999.
SAMPAIO, R. Propaganda de A a Z: Como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. Campus, 1997.
WHEELER, Alina. Design de Identidade da Marca. Porto Alegre: Bookman, 2008.

Outros materiais