Buscar

Processo civil 021017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Processo civil: 
1-Jurisdição: é o poder estatal representativo da soberania que por meio de monopólio estatal esta incumbido de resolver demandas conflitos que lhe são apresentados. Meio pelo qual cidadãos resolvem os letigios.
2-características da jurisdição: publicidade, Inércia, substitualidade, imparcialidade e excludente.
3.competência: meio usado pelo estado o qual por meio de normas jurídicas distribui atividade jurisdicional por meio de critérios específicos visando organizar sua atividade a aproximar do cidadão para fazer jus aos direitos e garantias fundamentais do processo. Competencia Interna: Brasil tem interesse, soberania território. Externa: aquela que o brsil não criou monopólio.
4- publicidade: é exercida pelos órgãos públicos ou aqueles que receberam poder para tanto
5-Inercia: jurisdição somente atuara mediante provocação em razão de uma lesão efetiva ou ameaçada.
6-Imparcialidade: atividade jurisdicional não pode er ter vinculações subjetivas sob pena de não produzir efeitos esperados. Não pode ligar ao sujeito não pode ter preferências.
7-Exclusividade: a atividade jurisdicional por ser pública é exclusiva sendo exercida só pelos órgãos autorizados para resolver letigios de forme definitiva.
8-substitualidade: atividade jurisdicional após provocada substitui a vontade dos sujeitos não pode ter preferência.
9- Finalidade da jurisdição: essa organização visa facilitar o acesso a jurisdição pelo cidadão.
10- Competência concorrente: e aquela que permite a jurisdição brasileira julgar letigios. Interesse publico, bem como o faz em relação a jurisdição estrangeira.
11-Competencia exclusiva: só estado brasileiro, interesse publico nas ações materiais relativas imóveis no Brasil. Partilha de bens no Brasil, divorcio, união estável com patrimônio. (patrimônio).
12.Competencia interna absoluta: são aquelas definidas na ordem jurisdicional visando a proteção do interesse publico, não sendo permetido ao particular modificar. Origem será sempre as normas jurídicas ou interpretação jurisprudencial posterior.
13.competencia relativa: fixada em relação ao interesse privado das partes (particular) cabe preliminar de contestação, depende do valor da causa, podendo ser alterada por estes art 63.
14.competência absoluta: em razão da matéria, pessoas, função\hierarquia. Ações reais imobiliaras, competencia do juizado das fazendas públicas, competencia do juizado especial. modificação: não admite modificação deverá ser respeitada obrigatoriamente a competencia fixada em lei. Causas: edição de nova norma alterando ompetencias inclusive no âmbito local, interpretação jurisdicional superviniente. momento da alegação: a qualquer tempo qualquer momento, haja vista a interesse publico art 64. Legitimados: qualquer sujeito da lide, juiz e MP. 
15-Competencia relativa: interesse: fixado em relação do interesse privado das partes podendo ser alterada por estes. (valor da causa define para qual vai para o juizado especial) )Critérios: territorial como regra a competencia fixada com base no foro é relativa. Valor da causa, usada para ritos do juizado especial. Foro = lugar da ação. Modificação: adimite midificação pelo interesse das partes.Causas: vontade das partes prorrogação(estende a outro órgão) e derrogação: qual seja clausula de eleição do foro sendo que deve ser escrita, obriga as herdeiros e o juiz pronunciar de oficio quando abusiva, em regra domicilio do réu. Momento da alegação: somente em preliminar de contestação sob pena de perda de oportunidade. Legitimados: somente o réu, MP, e juiz quando for clausula abusiva na forma do art 63.
16. Litis assintencia social: ocorre quando o assistente tem de forma reflexa o seu direito material atingido razão pela qual após demostra o interesse jurídico material atuará no processo em nome próprio defendendo o seu próprio direito. Ex Evicção.
17- competencia istabiliza perpetuacion jurisdiciones: impossibilidade das partes modificar a competencia .ação sai do foro não modifica. Ao estado não se aplica art 43. Desde que não crie problema territoral para o cidadão. (mesmo município em regra)
18-delegação de competencia: quando órgão recebe competencia que não se aplica(facultativo)transitório envia para outra instancia.
19- capacidade de direito: maio de 18 anos. Capacidade de fato menor de 18 maior de 16 representado. Incapaz será representado. Se houver conflito entre o incapaz e o representadnte MP nomea curador terceiro.
20. capacidade de postular: advogado, DF,MP, cidadão limite de acordo com a lei.
21- espolio: conjunto de bens e direitos deixado pelo orto representado pelo inventariante
22- Massa falida: representada pelo adm.
23- conjugue depende do outro para exercer direito no processo.consentimento conjugal. Aplica-se a mesma regra união estável , homoafetiva.
24-sucessão das partes procuradores: necessário consentimento da parte contraria. Entra um sai o outro. Causa mortis e ato entre vivos.
25- assintente ligis consorcial multitudinario: duas ou mais sujeitos pluralidade podem litigiar no mesmo processo causa em conjunto. Pluralidade de sujeitos, mesma causa, solução rápida, pólo ativo. Art 113. Ss1 e 2.
26.renumeração: partido e cota lidis contrato honorários. Ou honorários sucubencial o juiz definirá o pecentual 10 a 20% a parte vencida que paga.

Outros materiais