Buscar

nutricao pele

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nutrição e
Revitalização
Profa. Priscila de Souza
Nutrição cutânea ocorre numa pele hidratada já que ela se dá de derme (que é vascularizada) para a epiderme (que é avascularizada). Se a pele está desidratada, estará também automaticamente desnutrida.
Para a nutrição cutânea ocorrer é necessário uma boa alimentação (para o corpo ter uma boa oferta de nutrientes “de dentro para fora”), e o uso de cosméticos adequados com a presença de vitaminas e aminoácidos específicos.
A nutrição cutânea tradicional é feita com cosméticos nutritivos que apresentam em sua fórmula vitaminas (principalmente A,C e E), protídeos, peptídeos, glicídeos, lipídios, minerais e açúcares. Os chamados cosméticos gourmet ou beauty food são exemplos de cosméticos para a nutrição da pele. 
o ideal é nutrir de dentro para fora, então surgiram os nutracêuticos (são suplementos, geralmente via oral, de indicação médica e efeitos sistêmicos. Ex: ineóv, imedden, rejuvenece, beta caroteno, exsy nutriment, radicare, nordecay, etc). 
:
Oligoelementos
São elementos químicos essenciais à vida, necessários em baixas concentrações. (oligo –do grego = muito pouco). 
A falta ou excesso destas substâncias alteram o funcionamento do organismo, e a saúde da pele. 
Os oligoelementos além de nutrir as células também têm ação anti oxidante, agem contra radicais livres prevenindo o envelhecimento cutâneo.. Nos cosméticos, os oligoelementos tem função remineralizante, os mais utilizados são:
Iodo(I): é um não-metal importante na regulação da glândula tireóide. Presente na água do mar, e em tratamentos de talassoterapia (do grego: thalassa=mar). A alga Fucus vesiculosus possui boa quantidade de iodo.
Cálcio (Ca): mineral responsável pela formação dos ossos. Auxilia na neurotransmissão e na coagulação sanguínea. Na estética melhora a permeabilidade da membrana celular, controlando a entrada de nutrientes. É usado como princípio ativo em máscaras, soluções ionizáveis e cremes anti envelhecimento ou nutritivos. Pesquisas atuais citam a “dermoporose” como um problema do envelhecimento por falta de cálcio na pele.
Cobre (Cu): é um metal de transição, na estética é um dos co-fatores da enzima superóxido dismutase (SOD), portanto, inibidora dos radicais livres (RL), é também co-fator da enzima tirosinase, responsável pela formação da melanina (melanogênese).No organismo, auxilia a absorção do ferro (Fe), seu déficit pode causar anemia. Forma um complexo enzimático denominado elastase metalloproteinase cuja função é facilitar a reparação das fibras elásticas deterioradas da pele.
Enxofre (S): é um não-metal, constituinte dos aminoácidos cistina, cisteína e metionina, presentes na queratina da pele e nos pelos; participa da síntese do colágeno. Em cosméticos é usado como agente sebonormalizante para peles oleosas e acneicas.
Ferro (Fe): componente da hemoglobina e mioglobina, dá cor ao sangue, importante na tranferência de oxigênio. Usado como ativo em máscaras de argila rosa e vermelha.
Fósforo (P): é um não-metal, importante para a pele porque é parte integrante da estrutura dos fosfolipídios. É reconstituinte e fixador de cálcio. Atua no sistema de tampão; é componente essencial dos ácidos nucléicos.
Magnésio (Mg): é um metal alcalino-terroso, participa da construção óssea e do metabolismo dos carboidratos. É co-fator de várias enzimas e está ligado a reações biológicas da derme. Combate fadiga e estresse. Presente na água do mar e em leitos salinos. Participa da síntese protéica e da absorção do cálcio, armazena energia nas células. 
Manganês (Mn): é um metal de transição, presente nas funções vitais do corpo.ajuda na formação do tecido conjuntivo, fibras colágenas e elásticas. É co-fator da enzima superóxido dismutase (SOD), sendo anti radicais livres. É um dos constituintes do fator natural de hidratação (NMF – natural moisturizing factor).
Potássio (K): é um metal alcalino, funciona como eletrólito para manutenção do equilíbrio hídrico, osmótico e ácido-básico do organismo (nível dos fluídos corporais). Junto com o sódio atua nas membranas celulares transmitindo impulsos eletroquímicos para as fibras musculares e nervos (contração muscular – bomba de sódio). Equilibra a atividade dos alimentos ingeridos e eliminação dos resíduos celulares. É higroscópico. Utilizado na preparação de sabão.
Selênio (Se): é um não-metal, funciona como co-fator da enzima glutation peroxidade, com ação anti radicais livres (ARL), evita a peroxidação lipídica das membranas celulares. Protege a pele do estresse oxidativo ambiental, prevenindo o envelhecimento cutâneo. Associado ao metabolismo da vitamina E, tem ação antiinflamatória e imunoestimulante.
Silício (Si): é um não-metal, participa no desenvolvimento e manutenção do tecido conjuntivo, auxilia na produção de colágeno e proteoglicanas, presentes no tecido intersticial da derme. Está presente em todas as células do corpo, mas sua concentração diminui com o avanço da idade, provocando rugas. O silício orgânico encontra-se como princípio ativo de máscaras, cremes ARL e nutritivos, e argilas cosméticas. Tem efeito lipolítico ao ativar a lípase intra-adipocitária, aumenta a síntese de triglicerídeos. Portanto, diminui o acúmulo de gordura intra-adipocitária. Seu uso é muito difundido em cosméticos para celulite e lipodistrofias.
Sódio (Na): é um metal alcalino, faz a regulação do fluido extra-celular e do volume plasmático; condução do impulso nervoso; controle da contração muscular. Presente no sal de cozinha (cloreto de sódio – NaCl).
Zinco (Zi): é um metal de transição, funciona como co-fator de várias enzimas envolvidas na síntese de proteínas, na divisão celular e no metabolismo de lipídios e carboidratos. É importante na função do sistema imunológico. É co-fator da enzima superóxido dismutase (SOD) com atividade anti-oxidante. É regenerador tecidual auxiliando cicatrizações, seborregulador (inibe a produção da 5-alfa-reductase, enzima presente na produção seborreica), tem ação antiinflamatória, fungicida e bacteristática.
Os minerais estão presentes como ativos na composição de vários cosméticos, como águas termais, argilas, fangos, talassoterápicos, etc.
Peptídeos
ativo que funciona como alimento para a pele e está presente na maioria dos cosméticos nutritivos e anti-envelhecimento são os peptídeos. 
Peptídeos são compostos resultantes da união entre dois ou mais aminoácidos. Esta união chama-se ligação peptídica e é classificada de acordo com o número de aminoácidos ligados
Eles são importantes porque constituem um sistema tampão que impedem variações de pH, e alguns funcionam como hormônios importantes para a manutenção da beleza cutânea. Também proporcionam efeito “botox-like”, sendo descontrator de rugas dinâmicas.
Vitaminas
Vitaminas são um grupo de compostos orgânicos essenciais e indispensáveis para várias reações químicas no interior das células, para o crescimento normal e para a manutenção da saúde.
 Agem, geralmente, como biocatalizadoras através de enzimas, tendo ação sobre o crescimento e estrutura molecular. As pró-vitaminas, como por exemplo, o betacaroteno (pró vitamina A), só existem em vegetais, enquanto as vitaminas são encontradas somente em animais (óleo de fígado de bacalhau, sardinha, ostra, etc).
As vitaminas são adicionadas como ativo em cosméticos para aplicação tópica com função de estimular a proliferação celular, promover ação antioxidante , iluminar e alimentar a pele. O tratamento local por vitaminas permite aumentar sua concentração regional, mostrando resultados imediatos.
 A indústria de cosméticos desenvolve veículos especiais para as vitaminas, especialmente a vitamina C que oxida facilmente. As vitaminas podem ser lipossolúveis (A, D, E, K, F) ou hidrossolúveis ( complexo B e vitamina C). 
Antioxidantes
São substancias cujo uso topico pode proporcionar níveis farmacológicos ideais para a pele, no combate aos Radicais Livres 
RL são eletrons destabilizados 
Os antioxidantes fornecem o eletron que
o RL busca
Anti-oxidantes
Cosmétios anti-oxidantes sao os principais agentes no combate do envelhecimento intrínseco
Os anti-oxidantes de maior significancia para o organismo são:
Vitamina C		
Vitamina E
Oligoelementos
Acido Alfalipoico
Vitamina C
Alem de combater os RL, atua como cofator na síntese do colágeno e dos glicosaminoglicanos.
Na epiderme, a vitamina C é 5x mais concentrada do que na derme
Vitamina E
Substancia Lipossoluvel (tocoferol)
Alem de anti-oxidante, retarda a formação de peroxidos e a oxidação de lipídeos, protegendo as lipoproteínas da parede celular e retardando o envelhecimento cutâneo.
Acido Alfalipoico
Anti-oxidante de alta potencia e também anti-inflamatório
Este ácido é uma molécula completamente natural que existe dentro de cada célula de nosso corpo.
Revitalização

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais