Buscar

Ativ 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
FACULDADE DE DIREITO
CURSO DE DIREITO
Disciplina de Direito da Agrário
	
ATIVIDADE 02
Quando se dá o surgimento do Direito Agrário no Brasil? Houve evolução do Direito Agrário do surgimento até os dias atuais? Fundamente
R: Podemos se dizer que a história do Direito Agrário no Brasil se iniciou a partir do Tratado de Tordesilhas, logo após a chegada do Cristóvão Colombo, em que já se preocupava em proteger as terras descobertas na América. A parti daí surgiram os primeiros latifúndios e logo em seguida, como ocorria em Portugal, veio se inserir o mesmo no Brasil o Regime das Sesmarias, onde se tinha uma preocupação maior com as terras, tendo em vista a falta de alimentos e também para combater a crise agrícola, então ocorria doações desta, mas caso os proprietários(exigiam que fossem cristãs) não as cultivassem, deveriam devolvê-las à Coroa, que pertencia a Portugal.
 Ressalta Paulo Torminn Borges, o primeiro ato do Direito Agrário foi em 28 de janeiro de 1808 contida na Carta Régia, onde se pode ter a abertura dos portos para um comercio com o estrangeiro, assim poderia valoriza a agricultura e mostrando a importância dela ao bem público. De lá para cá ocorreu-se várias mudanças e evoluções(lentas), e uma delas podemos citar: em 1951 foi instituída a Comissão Nacional de Política Agrária, que somente na década seguinte veio ganha o reforço da Superintendência da Política Agrária – SUPRA, sendo formada por um conselho de Ministros.
 E por meio da Emenda Constitucional de 1964 se alterou o artigo 5°, inciso XV, alínea “a”, que promoveu a União legislar sobre Direito Agrário, mostrando, que era o momento de se mudar por completo, e não trazendo soluções de eficácia momentâneo e incompletas. Também foi regulamentado o Estatuto da Terra (Lei nº 4.504/64), sendo dividas em dois planos: a Reforma Agrária e a Política Agrícola ou Política de Desenvolvimento Rural.
 Hoje o Direito Agrário esta disciplinado na nossa Constituição Federal de 1988 em seu art 22°, inciso I: ”Compete privativamente à União legislar sobre (...) direito agrário”. Dessa forma o Direito Agrário é o conjunto de princípios e normas de Direito Público e de Direito Privado que visa disciplinar as relações emergentes da atividade agrária, com base na função social da propriedade. 
 Vale lembrar que o Direito Agrário no Brasil vem evoluindo lentamente, trazendo contigo melhorias para as pessoas que moram no campo, melhorias que não existiam antes e vieram para facilitar a vida destas: como regulamenta os direitos dos trabalhares rurais como dos urbanos, condições necessárias de moradia digna para um ser humano, auxilio do governo com programas de reforma agrária e incentivo para os pequenos agricultores, entre outras.

Outros materiais