Buscar

ESTUDOS CULTURAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA - revisaoav1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estudos Culturais em Língua Espanhola 
Erika Carlos
Revisão 1
*
Cultura 
O que é cultura?
*
www.uag.mx
*
“O complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característicos de uma sociedade” 
 (FERREIRA, 1975). 
“Civilização”, exemplos: cultura ocidental, cultura greco-latina ou cultura latino-americana. 
*
Cultura 
*
Estudos culturais
Área de pesquisa sobre os estudos relacionados à cultura em geral: não distingue entre o que seria considerada “alta” ou “baixa” cultura.
Objeto: tanto obras de arte expostas nos museus ou produzidas pela literatura e o cinema, como as exibições televisivas e publicitárias.
*
*
*
Estudos culturais
Cultura tradicional, reconhecida oficialmente pelas elites sociais, e amplamente estudada nos meios intelectuais.
Cultura popular, advinda de povos menos desenvolvidos ou grupos sociais menos favorecidos.
*
Estudos Culturais 
Aspectos históricos
Campo de estudo teórico-político: não são uma disciplina, mas uma área de estudo em que há a interação entre outras, visando o estudo de aspectos culturais da sociedade contemporânea. 
Por isso, num primeiro momento, os fundadores dessa nova área de pesquisa evitaram divulgar uma definição definitiva e absoluta de sua proposta. 
*
*
Estereótipos culturais
“Estereotipar”: “tornar fixo, inalterável”. 
Do grego stereos, significa “rígido” e tupos significa “traço”. 
Ideia pré-concebida a respeito de determinado aspecto ou elemento.
Na área cultural: estereótipos são muito comuns. 
*
*
Meio familiar - que passa os valores de sua cultura aos seus filhos;
Meios de comunicação, que têm o poder de influenciar o seu público, como no caso da “rivalidade” entre brasileiros e argentinos, amplamente estimulada pela mídia durante as disputas esportivas. 
Consequências: escola, sendo muito comum alunos de E-LE referirem-se aos argentinos com um discurso carregado de estereótipos culturais e linguísticos. 
*
Estereótipos culturais
*
Estudos culturais
“cultura” enquanto como uma espécie de síntese de uma história;
Esforço: retirar o estudo da cultura do domínio da “alta” cultura, cujos métodos de julgamento e avaliação excluem a “não cultura”, ou seja, das massas. 
*
Richard Johnson (2010)
http://photos1.blogger.com
*
Estereótipos culturais e preconceito
No campo da linguagem: hierarquia social, em que uma fala padrão tida como “ mais correta” distingue-se de uma fala popular tida como “menos correta”. 
Exemplo: interação no aprendizado de uma língua estrangeira, em que a variante americana, por exemplo, aparece em situação de desprestígio com relação à variante peninsular, tida como “modelo” ou “espanhol padrão. 
*
*
Cultura 
Está presente desde os povos primitivos, em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas:
*
Costumes; 
Valores morais; 
Mitos; 
Leis; 
Artes; 
Ciências; 
Religiões; 
Crenças.
© Photowitch | Dreamstime.com
*
Cultura
características 
Mecanismo adaptativo: capacidade de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos. 
Capacidade cumulativa: melhorar a vivência das novas gerações.
*
www.pportodosmuseus.pt
*
Identidade cultural
Lugar; 
História; 
Nacionalidade;
Idioma;
Etnia;
Crença religiosa; 
Etc. 
*
*
“A identidade cultural é um conjunto vivo de relações sociais e patrimônios simbólicos historicamente compartilhados que estabelece a comunhão de determinados valores entre os membros de uma sociedade.” 
“A identidade cultural não pode ser vista como um conjunto de valores fixos e imutáveis que definem o indivíduo e a coletividade da qual ele faz parte.” 
 (SOUSA, s/d)
*
Identidade cultural
*
A história e a busca pela identidade
A questão da identidade dos povos hispano-americanos e, por extensão, latino-americanos (“quem somos nós”) tem origens remotas, pois existe desde a época da colonização, tendo ganhado maior destaque no contexto das lutas pela independência colonial e, mais recentemente, na segunda metade do século XX.
*
casa.hsw.uol.com.br
*
O diverso: Hispano-América
Cultura de cunho popular, inclinada à música, à dança, às superstições, às crendices, à magia, ao gosto pelo sobrenatural e à medicina popular, que, por sua vez, convive em paralelo com outras, de cunho mais racional. 
*
*
A literatura
Literatura: campo de busca pela identidade nacional;
Literatura hispano-americana: por muito tempo, os escritores tentaram encontrar uma expressão própria, mas, na verdade, nada mais faziam do que seguir as linhas culturais dominantes na Europa. 
*
*
El periquillo sarniento (1816): primeiro romance hispano-americano, por exemplo, do mexicano José Fernández de Lizardi, nasce picaresco, modalidade narrativa bastante cultivada na Europa, especialmente na Espanha, nos século XVI e XVII;
 
O gênero romanesco na Hispano-América se desenvolve sob forte influência das correntes estéticas vigentes na Europa; 
A maturidade literária acaba sendo alcançada, de fato, apenas no século XX.
*
*
A telenovela latino-americana
Exportação das telenovelas americanas: difusão do cabo e do satélite; desregularização dos canais públicos na Europa; surgimento de novas nações emergentes na ex União Soviética - falta de uma indústria televisiva própria; aumento geral de canais e número de horas de programação televisiva; desenvolvimento de novas tecnologias que melhoram a qualidade e reduzem os custos de produção; e, por fim, o menor custo que representa, para os países desenvolvidos, comprar ou produzir suas telenovelas na América Latina que em seus próprios países. 
*
*
Bilinguismo na Espanha
Regiões bilíngues:
Galicia – galego; 
Catalunha – catalão;
País Basco – basco.
*
freestyleng.blogspot.com
*
Esta variedad lingüística es signo de identidad de pueblos que, integrados en un solo Estado, España, quieren seguir fieles a su origen y a su cultura. En las comunidades bilingües, el idioma autóctono es también oficial y se utiliza en la enseñanza, en la prensa, la radio y la televisión. 
 (MORA, 2005)
*
Bilinguismo na Espanha
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais