Buscar

Fundamentos da linguística aplicada 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 1 a ser postada no portfólio 1 .
Sempre consulte os critérios avaliativos postados no quadro de avisos.
1-Para que você realize com sucesso a atividade que segue, releia a aula 1 , tantas quantas vezes se faça necessário, vá à ferramenta Arquivo e leia o texto intitulado “História da Linguística 1” .Se necessário vá `a rede também e pesquise .
Reflita sobre o que leu e elabore um texto expositivo, que não ultrapasse as 16 linhas,expondo acerca dos estudos sobre a linguística , assim como conceito, objeto e os modelos teóricos da mesma.
Seja claro em suas exposições e lembre-se de que seu texto é um texto acadêmico que deve seguir a norma padrão da língua Portuguesa e atentar à coesão e coerência textuais.
Seu texto pode/deve basear-se em leituras, pesquisas, mas de forma alguma deve conter cópias de trechos de outros textos, sem as devidas citações, caso seja necessário, ou de outros colegas.
Não faça parágrafos com menos de 4linhas! Use times 12, cor preta e e nunca apenas 1 parágrafo. 
Resposta: 
Inaugurada no século XX, a Linguística se propõe a cumprir três tarefas básicas: descrever a história das línguas, determinar as leis gerais a que possam se referir os fenômenos da língua e definir a si própria. A Linguística atual surgiu com o Curso da Linguística Geral(1916), do suíço Ferdinand de Saussure, considerado pai da Linguística moderna. 
A Linguística é o estudo da linguagem verbal humana e um linguista irá se dedicar a esse estudo, fazendo uso dos conteúdos arraigados no campo pertencente a Linguística, tais como: fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática. Outras áreas da Linguística são: Linguística Textual, Análise da Conversação, Análise do Discurso, História das Ideias Linguísticas, Sociolinguística, Neolinguística, Psicolinguística, Aquisição da Linguagem e Línguas Indígenas. 
A Linguística divide-se em diferentes modelos teóricos que são: Psicilinguística, Pragmática, Teoria da Argumentação da Língua, Teoria da Enunciação, Análise do Discurso e Linguística do Texto. Segundo Martinet, a Linguística é o estudo científico da linguagem humana. Saussure(2008) entendia a Linguística como um ramo da ciência mais geral dos signos, que ele propôs fosse chamada de Semiologia. 
Referências: (SGARBI, 2017, p. 6 e 8)
2- Leia atentamente:
Noam Chomsky distingue: competência de desempenho;
 
A competência linguística é a porção do conhecimento do sistema linguístico do falante que lhe permite produzir o conjunto de sentenças de sua língua: é um conjunto de regras que o falante construiu em sua mente.
O desempenho corresponde ao comportamento linguístico, o qual resulta, não somente da competência linguística do falante, mas também de fatores não linguísticos de ordem variada, como: convenções sociais, crenças, atitudes emocionais do falante em relação ao que diz, pressuposto sobre as atitudes do interlocutor, entre outros.
Leia a tirinha que segue:
 
A partir da tirinha lida, explique em um pequeno texto, no máximo de 10 linhas, a competência e o desempenho linguístico dos personagens. 
Não faça parágrafos com menos de 4 linhas! Use times 12, cor preta e nunca apenas 1 parágrafo.
Resposta: 
No primeiro quadro existe a competência linguística, pois a professora tem conhecimento da variante linguística de Chico bento. A competência designa o conjunto de normas internalizadas, ou regras, que permite a professora emitir, receber e julgar enunciados da língua de Chico. 	Comment by Usuário do Microsoft Office: Ambos personagens tem as duas 
No terceiro quadro existe o desempenho linguístico, pois a fala de Chico Bento é particular, real e individual. As palavras identificadas na fala de Chico, são variantes linguísticas que ele adquiriu no seu convívio social, um traço típico de norma rural. Chico não usou a norma padrão, pois ele não tem conhecimento da norma linguística. Chico Bento por morar na zona rural, foi desempenhando uma variedade linguística caipira.
3-Tomando como ponto de partida a aula número 3, e ainda, o texto que está na ferramenta arquivo, intitulado : “ O preconceito linguístico” ,elabore um texto reflexivo, sem uso da primeira pessoa do singular , e que não ultrapasse as 12 linhas, o qual trate sobre a importância do professor , que trabalha com alfabetização , em compreender a linguagem enquanto instrumento maior de interação da criança com o mundo ,tendo claro, enquanto educador, a forma como deve ser abordada a linguagem no contexto educacional: escola.
Não faça parágrafos com menos de 4linhas! Use times 12, cor preta e nunca apenas 1 parágrafo.
Resposta: 
Trabalhar a língua em sala de aula é mostrar aos alunos, entre outras questões os discursos variados que circulam socialmente. Não existe uma maneira certa ou errada para falar, o que existe são variedades distintas dentro de uma mesma língua. É na linguagem e pela linguagem que os alunos se constituem como sujeitos no contexto social a que pertencem. 
É muito importante ao professor que trabalha com a alfabetização, compreender a linguagem do aluno, deixa-lo se expressar, ensina-lo a compreender como semelhante e de igual valor, as diversas variedades linguísticas, a refletir seu próprio modo de falar, a refletir sobre a sua cultura local. Cabe a escola a missão de orientar os alunos a ampliarem suas competências comunicativas, possibilitar que o aluno continue a se expressar na variedade linguística que aprendeu no seu convívio social, garantindo, ao mesmo tempo, que ele tenha acesso ao português padrão oral e escrito.

Outros materiais