Buscar

Métricas de Rede: Modularidade e Silhueta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A assinatura de rede é mostrada no canto superior esquerdo do display. Em particular, a modularidade Q e a silhueta significativa de pontuações são duas métricas importantes que nos dizem sobre as propriedades estruturais globais da rede.
A coluna da silhueta mostra a homogeneidade de um aglomerado. Quanto maior a pontuação da silhueta, mais consistentes são os membros do cluster, desde que os clusters em comparação tenham tamanhos semelhantes. Se o tamanho do cluster é pequeno, então a alta homogeneidade não significa muito. Por exemplo, o cluster # 10 tem 8 membros e uma silhueta de 1,00, isso é mais provável, devido à possibilidade de que todos as 8 referências são as referências de citação do mesmo autor subjacente. Em outras palavras, cluster # 10 pode refletir o comportamento de citação ou preferências de um único artigo, então, é menos representativo.
O ano médio de publicação de um cluster indica se ele é formado por artigos geralmente recentes ou antigos. Este é um indicador simples e útil. Um bom intervalo de números de clusters seria entre 7~10 clusters principais com 10 ou mais membros e cada um dos clusters com alto valores de silhueta (p. ex. > 0,70).
O valor de uma silhueta de um cluster mede a qualidade de configuração de cluster. O seu valor varia entre -1 e 1. O valor mais alto representa uma solução perfeita. No entanto, para garantir uma boa interpretação no CiteSpace é recomendado equilibrar as pontuações da modularidade e da silhueta simultaneamente (C. Chen et al., 2010).
Por exemplo, a modularidade Q de 0,8149 é relativamente elevada, o que significa que a rede está razoavelmente dividida em clusters de baixo acoplamento. A silhueta significativa de pontuação de 0,39 sugere que a homogeneidade destes aglomerados, em média, não é muito elevada, e levemente baixa.
A modularidade de uma rede mede a extensão em que uma rede pode ser decomposta em vários componentes, ou módulos. Esta métrica fornece uma referência da clareza geral de uma determinada decomposição da rede (C. Chen et al., 2010).
A modularidade muda a taxa induzida por um conjunto de informações recebidas sendo considerado um sinal de uma perturbação para um complexo sistema adaptativo (C.Chen,2012).
Modularidade 
A modularidade mede o grau em que uma rede pode ser dividida em blocos ou módulos independentes. A pontuação da modularidade varia de 0 a 1. 
Segundo Chen, C. et al. (2010), uma baixa modularidade sugere uma rede que não pode ser reduzida a clusters com limites claros, enquanto uma alta modularidade pode implicar uma rede bem estruturada. 
Na bibliometria uma baixa modularidade pode dificultar as análises das redes pois tornaria difícil encontrar padrões para o estudo, ou ainda, os textos não fazem parte da mesma área cientifica 
A modularidade é um multiplicativo constante do número de arestas de determinado grupo, menos o número esperado de uma rede equivalente com os vértices colocados de forma aleatória (NEWMAN, 2006). 
A modularidade pode ser positiva ou negativa, sendo os valores positivos indicativos de possível presença de estruturas de comunidade. Assim, pode-se procurar divisões de uma rede olhando as que possuem valores positivos de modularidade. 
Além desta métrica existem outras que permitem organizar as redes em módulos e clusters como, por exemplo, a silhouette. 
2.3.4 Silhouette 
A métrica silhuette é útil na estimativa da incerteza envolvida na identificação da natureza de um aglomerado de vértices. O valor da silhueta de um cluster varia de -1 a 1 e indica a incerteza que precisa ser levada em conta na interpretação da natureza do cluster. 
Chen, C. et al. (2010) assinalam que a rotulagem de cluster ou a agregação de outras tarefas se tornará mais simples para clusters com o valor silhueta na faixa de 0,7 ~ 0,9 ou superior. 
Nesta pesquisa a modularidade e a silhouette são importantes pois permitem ao software organizar os textos em Clusters.
 Foram gerados mapas de clusters e de redes de cocitação o que permitiu uma visão ampla e multidimensional sobre a área estudada.

Outros materiais