Buscar

MARKETING PESSOAL

Prévia do material em texto

Marketing Pessoal
Camila Valéria; Karynna Ferreira; Euryane Araújo.
Resumo: 
A cada dia o Marketing Pessoal vem ganhando um espaço maior no mercado profissional. As pessoas estão começando a entender e a adquirir suas práticas, tendo em vista o crescimento do mercado de trabalho e como essa ferramenta pode auxiliar na alavancagem de uma carreira, seja ela pessoal ou profissional, atraindo e mantendo relacionamentos essenciais para uma boa conduta, gerando assim uma autopromoção do individuo. O objetivo desse trabalho é relatar sobre a importância do marketing Pessoal dentro do ambiente de trabalho, como o mesmo é visto pelas pessoas e se realmente apostam nessa ferramenta para grandes mudanças.
Palavras-chave: Marketing Pessoal, vender a imagem, estratégia, capacidade de comunicação, criatividade e inovação.
Introdução 
 Marketing pessoal é uma ferramenta usada para promoção pessoal de modo a alcançar o sucesso. É uma estratégia usada para "vender" a imagem, e influencia a forma como as outras pessoas olham para quem a utiliza. Pode ser definido como uma estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes, do ponto de vista pessoal e profissional, bem como para dar visibilidade a caraterísticas, habilidades e competências relevantes na perspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte de outros. E esse reconhecimento é fundamental para diferenciar e situar um indivíduo no contexto social em que vive e determina em grande parte, a maneira como ele estará posicionado para o sucesso profissional e pessoal. Atualmente, inúmeras empresas avaliam mais que apenas a experiência profissional do candidato ou colaborador. A preocupação com ética, liderança, resultados, transparência, aparência entre outros aspectos são essenciais na definição daqueles que irão obter uma chance ou não. Pode ser definido da maneira mais completa possível, o marketing pessoal é uma ferramenta usada para promoção pessoal de um modo a alcançar sucesso como sendo o conjunto de estratégias, aplicadas de maneira coerente e planejada, que irão fazer com que atribua-se um maior valor à imagem pessoal. Muito mais do que apenas se auto promover, ele é um conjunto de maneiras e possibilidades que irão fazer com que as pessoas o vejam de maneira muito mais positiva. Existem diversas maneiras de melhorar a imagem e tornar-se referência no que faz, mas tudo isso precisa ser pensado dentro de um contexto de entrega de valor para as pessoas. O problema é que mesmo com tanta importância, o marketing pessoal ainda não é aderido por muitos pela falta de conhecimento.
Objetivo geral: Compreender e mostrar a importância do Marketing pessoal na vida profissional de cada indivíduo que almeja boas oportunidades no atual mercado concorrido.
Objetivos específicos: Desenvolver um plano de marketing pessoal e estabelecer estratégias para a carreira profissional. 
 
1.1 Situação Atual
Tornou-se uma ferramenta estratégica essencial no processo de se conduzir com sucesso uma marca pessoal no mundo atual em que vivemos. Essa modalidade é muito procurada por pessoas que procuram entrar no mercado de trabalho, e é uma forma de diferenciação de todos os outros. Assim, em entrevistas de emprego, o marketing pessoal assume uma importância vital, porque o candidato ao emprego tem que saber como se expressar. O marketing pessoal capacita a pessoa a alterar a sua postura, imagem e conduta.
 
2 Utilização do Marketing Pessoal na Vida das Pessoas
O Marketing Pessoal tornou-se uma ferramenta estratégica essencial no processo de se conduzir com sucesso uma marca pessoal no mundo atual em que vivemos. Na dose certa e de forma planejada, é possível criar e desenvolver uma imagem coerente e consistente, envolta em associações psicológicas positivas que dê em visibilidade necessária para que uma pessoa se transforme em uma referência no seu ambiente vivencial e possa fazer parte dos projetos de vida das outras pessoas. Uma pessoa que possua talento e competência suficiente para exercer a sua atividade, desde que pratique e aperfeiçoe constantemente o seu Marketing Pessoal, pode chegar ao topo, elevando o seu nível de notoriedade e imagem e ser recompensado por isso. Essa é uma tarefa que exige paciência, disciplina, perseverança, uma elevada autoestima, determinação e um conjunto de crenças e valores que irão nortear suas atitudes e comportamentos de forma a fazer uso correto das habilidades inatas e das habilidades a serem criadas e aperfeiçoadas. No mundo competitivo em que se vive, é grande a importância de um diferencial na atuação dos profissionais. A trajetória pessoal e profissional sempre foi e continuará sendo, um patrimônio individual a ser administrado com rigor e competência. 
2.1 Como Utilizar
 Deve ser utilizado para destacar e valorizar as capacidades e competências de cada um e seu segredo está em manter a personalidade e características pessoais intactas, evitando ser aquilo que não é, para não parecer falso e dissimulado. Para ser eficaz no marketing pessoal, o conhecimento da dimensão humana e seu aprimoramento pessoal, são fundamentais, porque acima de tudo, essa ferramenta é um processo de desenvolvimento pessoal e o sucesso é apenas consequência de se procurar sair do primário da vida. Para realizar essa modalidade gratificante em todos os sentidos da vida, é necessário saber utilizar, de forma coerente e consistente, as novas tecnologias, a mídia e o marketing como ferramentas estratégicas, valorizando a imagem que se pretende transmitir. É preciso ter criatividade e uma certa dose de coragem para criar motivos para interagir com as pessoas e aparecer. Cada área de atividade pode permitir uma série de ações planejadas que, na sua essência, criarão uma rede de relacionamentos. É nessa interatividade que se desenvolve e se constrói o valor para a marca pessoa. Estar sempre presente, visível e acessível e “antenado” com o mundo, com as pessoas, sem esquecer-se de que tudo deve ser feito com moderação e bom-senso, os exageros no mundo da fama cansam muito rapidamente, o ganho está na sinergia e consistência das ações. O profissional deve construir uma marca pessoal no universo onde atua, sendo essa a sua principal ferramenta para se posicionar diante dos desafios. A inércia, nos dias de hoje, custa muito caro, em termos de carreira profissional e pode afetar inclusive as atividades do dia-a-dia.
 
3 Administração da Carreira Como Empresa
 O profissional que sabe gerenciar sua carreira faz toda a diferença na mesma. A ideia é que o novo profissional tenha total confiança em si mesmo e saiba o momento certo de agir e ser proativo. Um indivíduo deve saber mostrar que é confiante, tem capacidades específicas, tem valor, e que pode contribuir para o crescimento da empresa. Além disso, deve conseguir revelar capacidade de aprender e de iniciativa, e inteligência emocional para lidar e se relacionar com outras pessoas. Tão importante como saber, é saber mostrar que se sabe.
3.1 Busca Pelo Sucesso Profissional
O sucesso profissional é um conceito subjetivo. Reconhecimento no mercado, conforto financeiro, ter o próprio negócio ou alcançar um cargo no alto escalão da empresa podem ser a medida do sucesso para algumas pessoas. Para outras, a ideia de sucesso profissional está ligada a ter mais tempo para a família, ter desafios intelectuais, ou até trabalhar menos. É necessário analisar os pontos fortes e quais pode-se melhorar, ter foco, desenvolvimento contínuo, confiança, persistência e ética, são quesitos fundamentais para atingir o sucesso profissional.
 
Metodologia: 
A metodologia utilizada para a produção deste artigo foi descritiva bibliográfica, pois nossas fontes de pesquisa foram livros, revistas e sites da internet. A pesquisa bibliográfica trata-se de uma leitura profunda que se faz acompanhar de anotações e fichamentos que, eventualmente, poderão servir a fundamentação teórica do estudo. Essa tipologia foi fundamental, para obtermos bases teóricas para aprodução do artigo, tornando assim, um trabalho especificado.
Conclusão: 
Em virtudes dos fatos mencionados concluímos que o marketing pessoal é muito mais que uma auto realização pessoal pois é ligado a maneira a qual nos comportamos e agimos no mercado, ou seja visa nos atribuir valores e condutas profissionais.
Referências: KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall , 2000.
TEIXEIRA, Enise Barth; RASIA, Pedro Carlos; ZAMBERLAN, Luciano. Pesquisa em Administração. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes