Buscar

BIOLOGIA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As células possuem organelas, que são estruturas mergulhadas no citoplasma celular, com diferentes funções. A organela denominada de Complexo Golgiense tem a função de
		
	
	Produzir ATP através de processos dependentes da oferta de oxigênio, denominado de respiração celular
	 
	Promover a transferência de carboidratos a pontos específicos que tem função de direcionar as proteínas para processo de exocitose ou para o lisossomo
	
	Armazenar enzimas hidrolíticas que tem função do processo de fagocitose, ou seja, da digestão de componentes de microorganismos invasores, pelos macrófagos
	
	Ler o RNA m, decodificando-as e com o auxílio do RNA t (conduz os aminoácidos até o ribossomo) formando um polímero de aminoácidos no citoplasma
	
	Armazenar o sequenciamento proteico que é cuidadosamente dobrada no seu interior ou incorporada a sua membrana, além de produzir glicosilações
		
	 2a Questão (Ref.:)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A síndrome de Zellweger (ZS) é uma doença hereditária rara, caracterizada por várias anormalidades neurológicas, visuais e hepáticas que levam à morte no início da infância. Inicialmente pensava-se que as células renais e hepáticas desses pacientes não tinham a organela ___________________. Outras pesquisas realizadas mais tarde verificaram que tais organelas estavam presentes nas células, porém essa organela não apresentava suas enzimas específicas. Compreendeu-se então que estas enzimas não eram levadas para dentro da organela, permanecendo no citoplasma, onde não são capazes de funcionar. Com relação à deficiência celular que ocorre na síndrome de Zellweger, marque a alternativa que indica a organela abordada na questão:
		
	 
	Ribossomos
	 
	Peroxissomos
	
	Mitocôndrias
	 
	Retículo endoplasmático rugoso
	
	Endossomos
		
	 3a Questão (Ref.:)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Qual das seguintes frases sobre os polipeptídeos nas células está errada?
		
	
	São chamados de proteínas, caso se dobrem em uma forma específica.
	 
	São polímeros de aminoácidos unidos por ligações fosfodiéster.
	
	Eles têm um grupo COO- em uma ponta do polímero.
	
	A sequência de aminoácidos é determinada por instruções no DNA da célula.
	 
	Eles têm um grupo NH3+ em uma ponta do polímero.
		
	 4a Questão (Ref.:)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É hipotética a reconstituição da sequência de eventos que levaram ao surgimento da célula bacteriana, à geração de sua enorme biodiversidade durante o longo período de 2 bilhões de anos nos quais parece que as bactérias reinaram absolutas em nosso planeta, bem como dos eventos que levaram à transformação de procariotos em eucariotos. Essas hipóteses foram deduzidas de registros vivos, fósseis e moleculares. Talvez o planeta fosse ainda habitado exclusivamente por procariontes, se não fosse um extraordinário desenvolvimento que deu origem a diferentes tipos de células, denominadas eucariontes ou células eucarióticas. As consequências desse evento foram enormes. Basta dizer que todos os organismos multicelulares hoje consistem em células eucariontes que são muito mais complexas que as procariotas. A multicelularidade apareceu apenas há 600 milhões de anos (Grandes Temas de Biologia ¿ a evolução das células. CEDERJ: 2004). O correto conceito de procarioto ou eucarioto está no item abaixo:
		
	
	Procariotos e Eucariotos se diferenciam pela presença ou ausência de DNA, ou seja, nos primeiros não possuem esse ácido nucleico.
	 
	Procariotos são exemplificados pelas bactérias que não possuem carioteca, ou seja, o núcleo não é individualizado e por isso são células primitivas e com poucas organelas celulares.
	
	Eucariotos são os mamíferos que possuem o máximo da evolução celular, ou seja, possuem inclusive o DNA no núcleo.
	
	Eucariotos são menores seres da natureza que apresentam células sem núcleo ou DNA.
	
	Procarioto são seres invertebrados e não possuem evolução na escala zoológica, portanto são fáceis de entrar em extinção.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.:)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre os lipídios que compõem as membranas celulares, o colesterol é um componente estrutural essencial, presente nas membranas da maioria dos vertebrados. Algumas das funções do colesterol são permitir a formação de uma barreira semipermeável entre os compartimentos celulares e regular a fluidez de membrana. O colesterol contém, em sua cadeia, quatro anéis que conferem propriedades biofísicas especiais às membranas, aumentando a organização (coesão e empacotamento) dos lipídios vizinhos. Como a cadeia carbônica do colesterol é rígida, este lipídio é empacotado juntamente com lipídios de cadeia longa, os lipídios saturados, uma vez que as cadeias dos lipídios insaturados são mais flexíveis e encurtadas, em comparação aos lipídios saturados (Simons e Vaz, 2004). Dessa forma, o colesterol acaba formando na membrana, regiões ordenadas com lipídios empacotados conferindo a essas membranas uma menor fluidez e uma menor permeabilidade a moléculas polares (adaptado por: Bárbara Hissa, B et al. Membrane Cholesterol Regulates Lysosome-Plasma Membrane Fusion Events and Modulates Trypanosoma cruzi Invasion of Host Cells. Plosntds. March 2012 | Volume 6 | Issue 3). Com esse texto e os conhecimentos adquiridos sobre a temática, pode-se dizer que:
		
	
	Quatro moléculas de colesterol conferem propriedades biofísicas especiais às membranas, aumentando a organização (coesão e empacotamento) dos lipídios vizinhos.
	 
	O colesterol organiza junto com outros lipídeos uma membrana com menor fluidez e uma menor permeabilidade a moléculas polares.
	
	O colesterol é um componente agressivo à membrana pois impede sua movimentação.
	
	O colesterol é bem mais maleável que lipídios insaturados, dando à membrana, flexibilidade e encurtamento.
	
	Embora não essencial, o colesterol auxilia a membrana no seu deslocamento e na permeabilidade seletiva.

Outros materiais

Outros materiais