Buscar

Aula 8 Planejamento de carreira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 8 - Gestão de Carreira
Crescimento profissional
O conceito carreira normalmente esteve associado a uma trajetória de trabalho, construída a partir de um planejamento definido de possibilidades concretas de crescimento. De certa forma, a expectativa do trabalhador era de ascensão de carreira, desde que ele correspondesse, satisfatoriamente, às funções e obrigações determinadas por seu empregador.
Cenário evolutivo da carreira
As empresas eram estáveis, tradicionais, e a concorrência praticamente não existia > Os cargos eram igualmente estáveis e previsíveis, havia pouca mobilidade (uma pessoa trabalhava a “vida inteira” no mesmo lugar, ou na mesma função) > A abertura de novos mercados, a tecnologia e o aumento da concorrência, ao longo do tempo, exigiram mudanças nas empresas > Os empregos começam a mudar, o profissional “especialista em uma coisa só” entra em extinção > Uma nova concepção de carreira, caracterizada pelo aumento da responsabilidade individual do profissional, faz com que a empresa não seja mais a única detentora de poder sobre a carreira de seus funcionários. Nesse contexto, passa para cada indivíduo a responsabilidade por gerir o próprio destino profissional.
Novos caminhos para a carreira
Muitos estudantes ingressam no ensino superior acreditando que estão iniciando uma estrada estável, previsível. Em outras palavras, acredita-se que há uma evolução natural da carreira, durante e após a formação, com o passar do tempo.
Na prática, a estrada não é tão estável assim... Sempre nos deparamos com caminhos diferentes, ou oportunidades que, aparentemente, poderiam nos "tirar da rota". Muitas empresas possuem plano de carreira, pois o plano contribui para a motivação do trabalhador e para retenção de talentos, ou seja, uma estrada pré-definida. Mesmo que uma empresa apresente um plano de carreira, é provável que ele não esteja "sintonizado" com os objetivos e os planos pessoais de cada individuo. A carreira, portanto, deve ser pensada como um caminho em permanente construção, sendo empresa e funcionário "sócios" nesse processo.
Mitos relacionados à carreira
Não é só na televisão que temos de colocar mitos em prova. No meio profissional, também há mitos que cercam a ideia de carreira e emprego. Segundo João Florêncio Bastos Filho, é comum encontrar alguns mitos quando falamos de empregabilidade, como por exemplo:
Trabalhe direitinho e será promovido: É um mito que, na realidade, não se comprova, tendo em vista que se espera de um profissional, ao longo dos primeiros meses de trabalho na organização, resultados muito além daqueles negociados por ocasião da contratação. Isso se justifica na medida em que a pró-atividade, por parte do profissional, passa a ser um dos principais itens na sua avaliação de desempenho.
Esteja bem com o chefe e esta seguro: É outro mito que pode representar acomodação e passividade, que já não encontram espaço nas empresas. A eventual segurança está cada vez mais ligada a fatores de qualificação profissional, compreensão do negócio da organização, entendimento das necessidades do cliente e obtenção de resultados.
Estudo de caso: impacto das mudanças
Segundo Fontenelle (op.cit., 2005), Peter Drucker alertava para o fato de que estaríamos vivendo uma mudança sem precedentes na história da condição humana: estaríamos tendo, pela primeira vez, a possibilidade de fazer escolhas e de administrar a nós mesmos. Nesse contexto, Drucker relaciona a capacidade de aquisição de conhecimentos com o desenvolvimento da carreira. A má notícia, segundo ele, é que nós estaríamos totalmente despreparados para isso. 
Pois por conhecimento, Drucker não se refere apenas aos conhecimentos formais, mas a capacidade de sabermos “quem somos”: qual o nosso lugar, nossas aptidões, nosso temperamento, nossas reais capacidades de realização do que queremos.
PERSPECTIVA DA EMPRESA: Desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários, Progressão na empresa, com base em desempenho e competência, Equilíbrio entre as metas da empresa e os propósitos individuais, Programas que ajudam o profissional a se conhecer melhor e a montar seu roteiro de carreira.
PERSPECTIVA DO PROFISSONAL: Responsabilidade pessoal por gerir sua própria carreira, Significativo número de mudanças de emprego e de redefinições de carreira, Autoconhecimento, conhecimento do ambiente e das escolhas de carreira, Pro atividade na avaliação da carreira, sem esperar a empresa fazer por ele.
Carreira na Administração Pública
Você sabe como funciona a Administração Pública?
Administração pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que procuram satisfazer as necessidades da sociedade, tais como educação, cultura, segurança, saúde, etc. Em outras palavras, administração pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos, sendo dividida em administração direta e indireta.
A administração Pública está dividida em?
Administração direta: Faz parte da Administração Direta, os órgãos ligados diretamente ao Estado, que executam funções típicas de Estado. São os Ministérios, as Polícias, os Hospitais públicos, as Escolas públicas, os órgãos de Controle (como o TCU e a CGU) etc. Nem sempre essas funções são exclusivas. Por exemplo, temos hospitais e escolas particulares. Mas mesmo assim é obrigação do Estado oferecer esses serviços gratuitamente. Por isso, que consideramos uma função típica.
Administração indireta: A Administração Indireta, é formada pelas entidades que representam o braço empresarial do Estado. Essas entidades concorrem de igual para igual com o mercado privado. Não são funções típicas, são só setores em que, por questões estratégicas, o Estado resolveu investir. São exemplos no Brasil, a Petrobrás, o BNDES, o Banco do Brasil etc.
A Administração Indireta, se divide em quatro formas de organização:
• Autarquias;
• Fundações Públicas;
• Empresas Públicas; e
• Sociedades de Economia Mista..
Quem presta o serviço?
Todo Funcionário Público é um Servidor?
Não! O funcionário público pode ser um servidor público ou um empregado público, dependendo da área do Estado em que ele atue.
	 1a Questão (Ref.: 201403538642)
	
	Muitos estudantes ingressam no ensino superior acreditando que estão iniciando uma estrada estável, previsível. Em outras palavras, acredita-se que há uma evolução natural da carreira, durante e após a formação, com o passar do tempo. Essa visão equivocada permite inferir que o profissional:
		
	 
	Entende que o mundo de hoje é igual ao início do século passado, onde o trabalho era abundante e disputado por poucos profissionais, tanto em áreas operacionais, quanto no trabalho intelectual;
	
	Compreende o mercado de trabalho como algo estático, onde mudanças são previsíveis e planejadas pela própria organização, dentro de um ambiente de cordialidade entre empresas concorrentes;
	 
	Acredita que o diploma é suficiente para sua trajetória, independentemente de seu contínuo investimento em competências, normalmente formadas por conhecimento, habilidades e atitudes positivas em relação ao trabalho;
	
	Considera que suas competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) são - e serão no futuro - suficientes para o enfrentamento da concorrência no mercado de trabalho;
	
	Tem convicção que a antiguidade em uma organização é decisiva para crescimento e mobilidade profissional, sendo o diploma o passaporte que autoriza a entrada e a permanência em uma organização competitiva;
	 2a Questão (Ref.: 201403547970)
	
	O conceito carreira normalmente esteve associado a uma trajetória de trabalho, construída a partir de um planejamento definido de possibilidades concretas de crescimento. Os empregadores pensam na carreira de seus profissionais, adequando-a a realidade da empresa. Por outro lado, cada um de nós devemos:
		
	
	desconsiderar eventuais oportunidades no mercado.
	
	buscar alternativas de carreira que atendam os anseios de nossos familiares.
	
	aceitar a carreiradeterminada pela empresa.
	
	entender que a empresa é a única responsável por minhas expectativas profissionais.
	 
	estabelecer nossos próprios objetivos profissionais.
	 3a Questão (Ref.: 201403547823)
	
	Administração pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que procuram satisfazer as necessidades da sociedade, tais como educação, cultura, segurança, saúde, etc. Em outras palavras, administração pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos, sendo dividida em administração direta e indireta. A Administração pública que é formada pelas entidades que representam o braço empresarial do Estado, que concorrem de igual para igual com o mercado privado, como o Banco do Brasil, Petrobrás e BNDES, fazendo com que em alguns setores da economia o Estado resolveu investir, é denominada de:
		
	 
	Administração indireta
	
	Administração privada
	
	Administração direta
	
	Administração competitiva
	
	Administração por objetivo
	 4a Questão (Ref.: 201403550550)
	
	O que um profissional precisa fazer para alcançar o sucesso na sua carreira?
		
	
	Fazer boas provas
	 
	Fazer um bom networking e estudar com afinco.
	
	Não fazer networking e estudar muito.
	
	Não precisa estudar e sim fazer networking
	
	O sucesso não é fundamental e sim o emprego.
	 5a Questão (Ref.: 201403545878)
	
	Uma nova concepção de carreira, caracterizada pelo aumento da responsabilidade individual do profissional, faz com que a empresa não seja mais a única detentora de poder sobre a carreira de seus funcionários. Segundo Fontenelle (op.cit., 2005), Peter Drucker alertava para o fato de que estaríamos vivendo uma mudança sem precedentes na história da condição humana: estaríamos tendo, pela primeira vez, a possibilidade de fazer escolhas e de administrar a nós mesmos. Nesse contexto, Drucker relaciona a capacidade de aquisição de conhecimentos com:
		
	
	Desenvolvimento humano
	
	Planejamento
	 
	Desenvolvimento da carreira
	
	Promoção
	
	Estabilidade de emprego
	 6a Questão (Ref.: 201403499396)
	
	De acordo com a carreira que escolhemos e construímos podemos afirmar que a escolha desta ou de outra profissão pode influenciar na (o):
		
	 
	Profissão
	
	Processos
	
	Objetivo
	 
	Motivação
	
	Planos

Outros materiais