Buscar

BIOLOGIA 2

Prévia do material em texto

2a Questão (Ref.:)
	Pontos: 0,1  / 0,1
		As reações químicas intracelulares são organizadas e constituem uma rede de vias que, em grande parte, ocorreriam espontaneamente, porém de forma lenta e com gasto de energia considerável. No ambiente intracelular, as estruturas biomoléculares envolvidas na redução do gasto energético e no aumento da velocidade das reações são:
		
	 
	Enzimas (catalizadoras)
	
	Lipídeos (fosfolipídeos)
	
	Carboidratos (monossacarídeos).
	
	Carboidratos (polissacarídeos)
	
	Ácidos Nucléicos (DNA e RNA)
		
1a Questão (Ref.:)
	Inmetro: ovo diet não alerta que contém lactose. "O rótulo de um determinado ovo de Páscoa diet, além de não informar sobre a presença de lactose, afirmava que o produto não continha açúcar. Segundo o fabricante, a lactose encontrada no ovo era proveniente do leite utilizado na confecção do chocolate e não adicionada aos ingredientes." (Adaptação - "O Globo", 2003) A falta de informações precisas sobre a composição dos alimentos pode trazer complicações à saúde e, neste caso, principalmente à dos diabéticos, pois:
		
	
	os diabéticos não metabolizam a lactose, aumentando sua concentração sanguínea.
	
	a lactose, após ser absorvida, estimula a liberação de glucagon, aumentando a taxa de glicose sanguínea.
	
	a lactose se prende aos mesmos receptores celulares da insulina, aumentando a entrada de glicose nas células.
	 
	a concentração alta de lactose acabará fornecendo elevado teor de glicose no sangue.
	
	a lactose, após ser absorvida pelo intestino, é utilizada da mesma forma que a glicose.
	 3a Questão (Ref.:)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Alguns pacientes da UTI dos hospitais não podem alimentar-se por via oral, sendo, então, necessário alimentá-los injetando em suas veias soro com nutrientes variados. Assinale a alternativa que contém somente nutrientes que podem ser injetados nas veias, pois serão assimilados pelas células do ser humano:
		
	
	DNA, RNA e proteínas.
	
	Vitaminas e sacarose.
	
	Proteínas e vitaminas.
	
	Proteínas e aminoácidos.
	 
	Aminoácidos e monossacarídeos.
	 4a Questão (Ref.:)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Enzimas que possuem uma região separada daquela em que é ligado o substrato, onde pequenas moléculas regulatórias, os efetores, podem ser ligados e modificarem a atividade catalítica destas enzimas são:
		
	
	Isoenzimas.
	
	Enzimas anoméricas.
	
	Holoenzimas.
	
	Enzimas chaves.
	 
	Enzimas alostéricas.
		
	 5a Questão (Ref.:)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante o período do almoço, a nutricionista responsável pela bancada percebeu que o alface (exposto desde as 9:00) apresentou mudança em sua coloração passando do verde para um tom arroxeado. Preocupada com a qualidade dos alimentos, essa nutricionista retirou aquele alface e o analisou bioquimicamente. A partir das discussões realizadas em sala, assinale a alternativa que melhor explica o fenômeno ocorrido com o alface:
		
	
	A nutricionista descobre que a mancha roxa na folha do alface trata-se do carimbo da ANVISA atestado que aquele vegetal está isento de contaminação microbiana.
	
	Pode ser indicativo de contaminação microbiana o que promove a redução de pH (ambiente mais básico), visível pela mudança na cor do vegetal.
	
	Pode ser indicativo de contaminação microbiana o que promove a elevação de pH (ambiente mais ácido), visível pela mudança na cor do vegetal.
	 
	Pode ser indicativo de contaminação microbiana o que promove a redução de pH (ambiente mais ácido), visível pela mudança na cor do vegetal.
	
	Provavelmente algum ajudante de cozinha fez o manuseio dessas folhas sem lavar as mãos, as quais estavam tingidas devido ao preparo do suco de beterraba.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes