ADMINISTRAÇÃO PEDAGÓGICA
8 pág.

ADMINISTRAÇÃO PEDAGÓGICA


DisciplinaAdministração Pedagógica145 materiais348 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questão 1/10 - Gestão Escolar
Leia o trecho a seguir:
\u201cA LDBEN 9394/96, elaborada em consonância com os princípios da Constituição Federal, trouxe profundas mudanças para o sistema brasileiro ao consagrar como princípios a liberdade, a autonomia, a flexibilidade e a democracia, abrindo novas possibilidades a gestão escolar\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, Marcos Aurelio da Silva. Organização do Trabalho Pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2012. p. 20.
De acordo com o livro-base Gestão Educacional, sobre o trabalho dos gestores escolares no contexto atual, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	O contexto atual tornou sem sentido a presença de um gestor escolar, pois as escolas estão dominadas pela indisciplina.
	
	B
	Atualmente são os pais que fazem a gestão escolar, pois os gestores escolares apenas colocam em prática o que os pais solicitam.
	
	C
	O contexto atual exige dos gestores escolares uma reflexão sobre a gestão educacional e seus fundamentos.
Você acertou!
O atual contexto político, científico e pedagógico requer dos gestores e demais pessoas da escola uma reflexão sobre a gestão educacional e seus fundamentos, bem como da organização do trabalho pedagógico e a compreensão das inter-relações que se estabelecem na escola (p. 8).
	
	D
	A gestão escolar atualmente exige dos gestores e demais agentes escolares o retorno às práticas tradicionais de gestão que sempre produziram resultados satisfatórios.
	
	E
	A gestão escolar atualmente exige dos gestores as práticas tecnicistas de gestão.
 
Questão 2/10 - Gestão Escolar
Leia o extrato de texto a seguir:
\u201cO conselho de classe constitui um momento próprio de reflexão sobre a prática educativa escolar, constituído em um espaço prioritário da discussão pedagógica, composto principalmente, pelos docentes e pela equipe técnico-pedagógica\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de Classe e Avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004. p. 57.
Sabemos que o conselho de classe é uma instância avaliativa. Nessa perspectiva, de acordo com o livro-base Gestão Educacional, responda à seguinte questão: quais devem ser as ações do educador nesse processo? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(   ) Levantar dificuldades em relação ao desempenho dos alunos.
(  ) Avaliar e vigiar a competência e desempenho dos outros professores, para denunciar os profissionais de ensino que estão aprovando alunos inaptos.
(   ) Identificar lacunas no processo de ensino-aprendizagem.
(  ) Apontar alternativas de superação e se comprometer com os encaminhamentos e soluções dos problemas encontrados.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 V
	
	B
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
Você acertou!
\u201cO papel do educador no conselho de classe está em constituir consensos em relação à avaliação do corpo discente e das propostas pedagógicas. Por meio do conselho de classe é possível identificar lacunas no processo de ensino-aprendizagem e também levantar dificuldades em relação ao desempenho dos alunos. Oportunidade para apontar alternativas de superação e se comprometer com os encaminhamentos e soluções dos problemas encontrados. No conselho de classe o professor tem a oportunidade de maior conhecimento do aluno, para o seu atendimento pedagógico\u201d (p. 141).
	
	C
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
	
	D
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	E
	V \u2013 V \u2013 V \u2013 F
Questão 3/10 - Gestão Escolar
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cO conselho escolar é um campo de construção comunitária porque nele é construído o nosso. Ele é um espaço de todos, e, ao mesmo tempo, para todos, por constituir \u2013se pelo voto e depois pela voz de representantes da comunidade\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WERLE, F. O. Conselhos escolares: implicações na gestão da escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 58.
Segundo o livro-base Gestão Educacional, as competências do conselho escolar podem ser divididas em três grupos: administrativos, pedagógicos e financeiros. Quais são as competências administrativas do conselho escolar? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(   ) Propor a expansão do atendimento escolar e a organização da unidade de ensino.
(   ) Avaliar e aprovar o projeto pedagógico da unidade de ensino.
(  ) Aprovar o programa de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação.
(  ) Analisar os resultados de avaliação do desempenho do pessoal quanto ao mérito e resultados. 
Agora, marque a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	B
	F \u2013 V \u2013 F \u2013 V
	
	C
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
Você acertou!
Competências administrativas do conselho escolar: propor a expansão do atendimento escolar e a organização da unidade de ensino. Aprovar o programa de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação. Analisar os resultados de avaliação do desempenho do pessoal quanto ao mérito e resultados. Avaliar e aprovar o projeto pedagógico do conselho de ensino é considerado uma competência pedagógica (p. 137).
	
	D
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
	
	E
	V \u2013 V \u2013 V \u2013 F
Questão 4/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o excerto a seguir:
\u201cA formação do professor para atuar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental é preocupação constante nas discussões acadêmicas. Atualmente, os cursos de licenciatura preparam o professor para a educação básica, porém, é o curso de Pedagogia que assume a responsabilidade em formar esse profissional para a docência na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/8/24/1>. Acesso em: 01 set. 2016.
A formação de professores não pode ser pensada a partir das ciências e seus diversos campos disciplinares, como adendo dessas áreas, mas a partir da função social própria da escolarização. Com relação à formação desses profissionais, com base no texto Formação de professores no Brasil: características e problemas, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A formação docente no Brasil não é regulamentada por lei, qualquer profissional com formação superior pode atuar como docente.
	
	B
	Para exercer a função de gestor pedagógico, é necessário fazer um curso específico de gestão escolar.
	
	C
	A formação de professores para atuar na educação básica deverá acontecer em nível superior, em curso de licenciatura, baseado no artigo 62 da Lei 9.394/96.
Você acertou!
\u201cFazendo uma pequena digressão histórica sobre a formação de professores no Brasil, lembramos que a formação de docentes para o ensino das \u201cprimeiras letras\u201d em cursos específicos foi proposta no final do século XIX com a criação das Escolas Normais. Estas correspondiam à época ao nível secundário e, posteriormente, ao ensino médio, a partir de meados do século XX. Continuaram a promover a formação dos professores para os primeiros anos do ensino fundamental e a educação infantil até recentemente, quando, a partir da Lei n. 9.394 de 1996, postula-se a formação desses docentes em nível superior, com um prazo de dez anos para esse ajuste\u201d. (texto-base Formação de professores no Brasil: características e problemas, p. 2)
	
	D
	A formação de professores para atuar na educação básica no Brasil é regida pela mesma lei desde o século XIX.
	
	E
	As preocupações com relação à qualidade do ensino-aprendizagem são de responsabilidade do professor em detrimento da equipe pedagógica da escola.
Questão 5/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cA escola, de forma geral, dispõe de dois tipos básicos