Buscar

Sistema Financeiro Nacional e Intermediação Financeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Analise e avaliaçao de Op.bancarias.
O Sistema Financeiro Nacional é formado pelo conjunto de instituições dedicadas a promover a intermediação financeira entre os agentes econômicos, em um fluxo contínuo de recursos entre poupadores e utilizadores (tomadores de recursos para investir ou consumir) dentro do país. A estrutura do Sistema Financeiro Nacional – SFN é composta por dois subsistemas:  o normativo e o de intermediação financeira e instituições auxiliares.
SUBSISTEMA NORMATIVO
• Tem como sua principal função a regulamentação e fiscalização do mercado financeiro.
• Compõe-se do Conselho Monetário Nacional – CMN, o Banco Central do Brasil – BACEN, a Comissão de Valores Mobiliários – CVM, a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP e a Secretaria de Previdência Complementar – SPC.
• Existe, também, a Associação Nacional dos Bancos de Investimento – ANBID, um organismo de autorregulação das instituições que operam no mercado de capitais
SUBSISTEMA DE INTERMEDIAÇÃOFINANCEIRA E INSTITUIÇÕES AUXILIARES
• Compõem-se de todas as instituições financeiras que captam recursos dos poupadores e os repassam para os tomadores desses recursos.
• Outras instituições auxiliam o SFN, como as bolsas de valores e de mercadorias e de futuros.
• Sistemas e Câmaras de Liquidação e Custódia gerenciam e garantem a liquidação de títulos, valores mobiliários e recursos monetários
		Intermediaçao financeira e formaçao de poupança
POUPANÇA é definida de forma simplificada como sendo a parte que sobra da renda dos agentes econômicos, já descontadas as despesas de consumo.  Em outras outras palavras, a parte da RENDA que não é consumida e sobra é chamada de poupança. Esse é o conceito econômico de poupança. Tenha cuidado para não confundir com o produto Caderneta de Poupança. 
Agentes economicos SUOERAVITARIOS São as pessoas (físicas ou jurídicas) que fizeram poupança.
Agentes economicos DIFICITARIOS São as pessoas/empresas que têm necessidade de recursos, pois precisam consumir/investir no presente.
		Instituiçoes finaceirase suas formas de remunerar seus serviços financeiros
TARIFAS Remuneram a prestação dos serviços relacionados com o uso da conta-corrente. Nesse caso, a cobrança do Pacote de Tarifas é muito interessante para o cliente (que pode pagar menos no conjunto do que pagaria se utilizasse os mesmos serviços individualmente) e para o banco (que passa a ter uma receita certa). 
COMISSOES São muito utilizadas na prestação de serviços pela intermediação indireta como:  Taxas de Corretagem (pagas pelas seguradoras); Taxas de Administração (recebidas indiretamente).
SPREAD Constitui-se na diferença entre as taxas praticadas na captação e aplicação de recursos (na intermediação indireta). 
FLOAT É o período transcorrido entre a liberação de recursos e sua utilização, tanto na captação quanto na aplicação. Nesse período, os recursos são aplicados pelos bancos, que recebem remuneração por essa transação.
		Tributaçoes dos produtos oferecidos pelas intituiçoes financeiras
As operações bancárias têm atualmente a incidência de 2 tributos: 
IMPOSTO DE RENDA Incide sobre todos os ganhos financeiros nas operações com alguns produtos de captação.
IMPOSTOS SOBRE OPERAÇOES FINANCEIRAS Cobrado nos empréstimos bancários e também nos ganhos de capital dos investimentos dos clientes em prazo menor do que 30 dias.

Outros materiais