Buscar

Caso 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Título SEMANA 7 
Descrição 
José resolveu candidatar-se ao cargo de Deputado Federal. Não se elegeu por 05 votos! Ficou como 1.º suplente do seu partido. Apesar da derrota eleitoral, como teve muitos votos, foi chamado para uma reunião do partido na Câmara dos Deputados. Passeando pelos corredores viu que em uma sala ocorria um debate da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sobre a constitucionalidade de um Projeto de Lei. Assistia atento ao debate quando observou que um parlamentar do seu partido, que era o referido PL, estava bastante exaltado e gritava ao microfone chamando a vários de seus colegas deputados de “vagabudos”. O parlamentar teve o som do seu microfone cortado e assim foi forçado a parar de argumentar. José, indignado, não pensou duas vezes, dono de uma voz poderosa, começou a argumentar no mesmo sentido que o parlamentar antes fazia. Quando foi solicitado a calar-se, enervou-se mais e disse que era suplente e estava trabalhando enquanto os outros todos ali eram “vagabundos”, “ganhavam sem trabalhar”, “não serviam para nada” e que “deveriam era fechar o congresso”.
 José e o parlamentar de seu partido foram contidos pela Polícia do Legislativo e indiciados pelos crimes de injúria e desacato. 
Descreva como ficaria a situação de cada um dos Réus.
A imunidade parlamentar é absoluta quando as manifestações proferidas no interior da Casa Legislativa e, também quanto a manifestação proferidas fora do recinto parlamentar, desde que ligadas ao exercício do mandato. E, por qualquer ângulo que se analise, disse o relator, as declarações do referido estão abrangidas pela imunidade, uma vez que proferidas em sessão de comissão parlamentar, durante a votação de assunto legislativo. As declarações ditas ofensivas devem ser consideradas no contexto de debate, entendendo que seu teor guarda a pertinência com sua atividade parlamentar. São manifestação de um elemento de debate político criticável, mas de cunho inequívoco e que se situa no âmbito da atuação parlamentar. José: STF Sumula 245 A Imunidade parlamentar não se estende ao co-réu sem essa prerrogativa.

Outros materiais