Buscar

AVALIAÇÃO DE SOFTWARE

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DE SOFTWARE
	
	 
	
	
	
	 
	 1a Questão (Ref.: 201603306066)
	
	Marque a opção INCORRETA
	
	O defeito é um problema de qualidade encontrado depois do software ter sido liberado aos usuários finais.
	
	Um erro é definido como um problema de qualidade encontrado antes do software ser liberado aos usuários finais
	
	O objetivo geral do controle de qualidade de software e da gestão da qualidade é eliminar problemas de qualidade no software. Tais problemas são conhecidos por diversos nomes: bugs, falhas, erros ou defeitos.
	
	O Controle da Qualidade avaliará sistematicamente a qualidade do processo em execução e a qualidade do produto tecnológico que está sendo desenvolvido. 
	
	A qualidade de um software é definida pelo número de defeitos encontrados durante a fase de testes e com o acréscimo de novos requisitos independente da necessidade dos usuários.
	 2a Questão (Ref.: 201603307275)
	
	O ___________________________________ está relacionado aos defeitos e suas correções. São todos os custos de atividades ligadas ao esforço de reparar falhas de produtos originados no decorrer do processo de desenvolvimento.
	
	Custo da não conformidade
	 3a Questão (Ref.: 201603306064)
	
	Por volta de 1979, Myers produziu um dos primeiros trabalhos mais completos e profundos trabalho sobre um processo de teste de software. Myers é o autor do livro "The Art of Software Testing", considerado por muitos como a primeira obra de real valor sobre teste de software e a criadora de termos muito usados como 'Caixa Branca e Caixa Preta" e "Caso de Teste". O que a Regra 10 de Myers afirma ?
	
	A Regra 10 de Myers mostra que quanto mais tarde os defeitos forem encontrados tanto mais caro será corrigi-los.
	 4a Questão (Ref.: 201603914041)
	
	A implantação de um processo de qualidade tanto no processo, como no produto tem um custo, porém é vantajosa, pois quanto mais tardiamente os erros forem descobertos, mais cara custa a solução. Podemos entender que o custo da qualidade é todo o investimento realizado com a finalidade de um produto ou serviço atingir a qualidade desejada. 
Chamamos de __________________________ o esforço para garantir a qualidade, ou seja, todos os investimentos realizados para planejar e manter toda uma infraestrutura de pessoas, processos e ferramentas cujo objetivo seja prevenir e detectar.
	
	Custo da conformidade 
	 5a Questão (Ref.: 201603914048)
	
	No início do desenvolvimento, quando só existia a função de programador e que era exercida por poucos, não havia atividades de testes. Na verdade, não havia nem processo definido de desenvolvimento de software. Este quadro foi sendo modificado ao longo dos anos, e a implantação de um processo de garantia de qualidade de software passou a ser uma questão de estratégia de sobrevivência em um mercado cada vez mais exigente e competitivo. A partir de quando a equipe de qualidade e teste teve seu crescimento notado de forma significativa: 
	
	A partir do ano 2000 
	 6a Questão (Ref.: 201603826149)
	
	Analise a afirmativa abaixo: 
 
"A implantação de um processo de qualidade tanto no processo, como no produto possui um custo, porém é vantajosa, pois quanto mais tardiamente os erros forem descobertos, mais cara custará a solução."
 
Esta afirmativa está baseada na:
	
	na regra 10 de Myers
	 7a Questão (Ref.: 201603307272)
	
	Existem muitas estratégias de teste de software propostas e todas fornecem um modelo para o teste e têm basicamente algumas características genéricas. Qual das opções abaixo está em desacordo com a afirmação anterior?
	
	Devemos nos preocupar como teste somente após o código tiver sido gerado.
	 8a Questão (Ref.: 201603306067)
	
	Marque a opção INCORRETA:
	
	A equipe de qualidade, ou de testes, deve ser o mais independente possível da equipe de desenvolvimento de forma a não estar envolvida emocionalmente nem politicamente com o projeto, tendo um comportamento mais objetivo e direto. 
	
	Myers concluiu que zero-defeito é algo inatingível! Ou seja, pela complexidade envolvida e pelo número altíssimo de situações existentes, torna-se impossível imaginar um produto de software ¿livre de erros¿. Sempre existirão erros a serem descobertos. 
	
	Myers concluiu que zero-defeito é algo real com investimentos em processos e produtos independente da complexidade envolvida. 
	
	A qualidade de software trabalha com o conceito de zero-defeito, ou seja, representa a não tolerância a erros. O objetivo é definir um processo que contenha mecanismos de inibição de defeitos, impedimento de que falhas sejam criadas e propagadas para as fases seguintes. 
	
	A qualidade de um software é definida pelo número de requisitos que forma adequadamente testados e estão em conformidade com o especificado.
	Exercício: CCT0207_EX_A2 
	
	 1a Questão (Ref.: 201603306072)
	
	Em relação aos testes de validação, marque a opção INCORRETA:
	
	Validação da unidade: A validação de unidade é a primeira etapa do processo de validação que tem por objetivo testar componentes individuais de uma aplicação.
	
	Validação do sistema: A validação do sistema tem como objetivo validar a solução como um todo. Quando este estágio é atingido a maior parte das falhas de funcionalidade deve ter sido detectada pelos testes unitários e pelos testes de integrações.
	
	Validação do aceite: A validação do aceite é o último estágio do processo de validação. Trata-se do último processo formal de detecção de erros no sistema, antes de sua disponibilização no ambiente de produção.
	
	Validação da integração: A validação de integração é uma continuação natural dos testes unitários. Estes testes têm por objetivo validar a compatibilidade entre componentes de um software. 
	
	Validação de Usuário: A validação de usuário é uma análise das características dos usuários do sistemas que tem por objetivo avaliar o grau de experiência do usuário em relação ao software desenvolvido. 
	 2a Questão (Ref.: 201603826187)
	
	
	Os testes de validação caracterizam-se pela presença física do software e de seu processamento em um ambiente tecnicamente preparado. As atividades de teste deverão ocorrer em paralelo às atividades de construção de componentes executáveis e respeitando os estágios de desenvolvimento. Neste caso qual o primeiro nível de estágio de teste de validação que iremos aplicar? 
	
	Aceitação (quarto)
	
	Sistema (terceiro)
	
	Unidade 
	
	Integração (segundo)
	 3a Questão (Ref.: 201603914058)
	
	Devemos garantir a qualidade de todas as etapas do processo de desenvolvimento, não sendo possível um processo de qualidade que não seja integrado ao processo de desenvolvimento. Quando temos como objetivo validar a solução como um todo e considerando que falhas de funcionalidade já deverão ter sido detectadas pelos testes unitários e pelos testes de integração, neste caso estamos nos referindo aos testes de: 
	
	Validação de Sistema 
	 4a Questão (Ref.: 201603306069)
	
	Marque a alternativa correta:
I - Os testes de verificação e validação são complementares, não devendo ser encarados como atividades redundantes. Cada um possui natureza e objetivo distinto, fortalecendo desta forma o processo de detecção de erros e aumentando a qualidade final do produto.
II -  Os testes de verificação visam garantir o processo.
III - Os testes de validação visam a garantia de qualidade do produto.
	
	Todas as sentenças estão corretas
	 5a Questão (Ref.: 201603307278)
	
	O objetivo do teste de validação é avaliar a conformidade do software com os requisitos e especificações analisadas e revisadas nas etapas iniciais do projeto. Qual é a primeira etapa do processo de validação? 
	
	Validação da unidade
	 6a Questão (Ref.: 201603914054)
	
	É um equívoco pensarmosque somente obteremos qualidade após a codificação de partes do produto a ser desenvolvido. Desta forma devemos garantir a qualidade de todas as etapas do processo de desenvolvimento, não sendo possível um processo de qualidade que não seja integrado ao processo de desenvolvimento. Chamamos de teste de ___________________________ de requisitos o teste aplicado para a garantia da qualidade dos requisitos funcionais e não funcionais do software a ser desenvolvido.
	
	Verificação 
	 7a Questão (Ref.: 201603914050)
	
	É um equívoco pensarmos que somente obteremos qualidade após a codificação de partes do produto a ser desenvolvido. Desta forma devemos garantir a qualidade de todas as etapas do processo de desenvolvimento, não sendo possível um processo de qualidade que não seja integrado ao processo de desenvolvimento. Chamamos de teste de ___________________________ ao processo de auditoria de atividades e avaliação de documentos gerados em todas as fases do processo de desenvolvimento de software. 
	
	Verificação 
	 8a Questão (Ref.: 201603307279)
	
	O objetivo do teste de validação é avaliar a conformidade do software com os requisitos e especificações analisadas e revisadas nas etapas iniciais do projeto. Qual é a última etapa do processo de validação? 
	
	Validação do aceite
	Exercício: CCT0207_EX_A3 
	
	 1a Questão (Ref.: 201603307286)
	
	Você trabalha em uma empresa de desenvolvimento de software e está participando de uma a Revisão Técnica Formal (RTF). Na reunião seu chefe distribuiu documentos, explicou os objetivos, processos e documentos para cada participante da reunião. Ele checou também os critérios de entrada. Esta fase é normalmente conhecida como: 
	
	Acompanhamento (Checar se os defeitos foram encaminhados e checando o critério de saída)
	
	Preparação Individual (Feito por cada participante tomando nota dos defeitos, questões e comentários)
	
	Kick-off
	
	Retrabalho (Resolver defeitos encontrados. Atividade  tipicamente realizada pelo autor)
	
	Planejamento (Selecionar a equipe, alocar as funções, definir os critérios de entrada e de saída para os diversos tipos de revisão, e selecionar quais as partes dos documentos serão vistos)
	 2a Questão (Ref.: 201603306328)
	
	Marque a alternativa correta: Cada etapa do processo de desenvolvimento cumpre uma etapa e produz documentos e/ou modelos pertinentes a finalidade da fase. A etapa de verificação é fundamental no processo, pois desde as fases iniciais pode-se aferir a qualidade do processo e não deixar que problemas sejam migrados para as fases seguintes. Em relação as fases no processo de desenvolvimento de software temos:
	
	Verificação de negócios - Verificação de requisitos - Verificação de análise e modelagem - Verificação de implementação
	 3a Questão (Ref.: 201603770122)
	
	Nesta fase toda a documentação produzida nas fases anteriores será transformada em código de uma determinada linguagem de desenvolvimento. O objetivo da verificação neste caso é garantir a qualidade do código-fonte gerado pela equipe de desenvolvimento. Esta verificação pode ser realizada através das "boas práticas de programação" garantidas pela adoção de normas e padrões corporativos seguidos pela equipe de desenvolvimento. Estamos nos referindo a qual fase de verificação?
	
	Implementação.
	 4a Questão (Ref.: 201603914060)
	
	O processo de verificação requer um conjunto de procedimentos e regras, dentre várias possibilidades, que auxiliarão as equipes de qualidade na verificação. As verificações devem ser aplicadas com um nível de formalidade apropriado para o produto a ser construído, a cronologia do projeto e as pessoas que estão realizando o trabalho. Neste sentido são identificadas quatro características que contribuem para a formalidade na qual o processo de verificação deve ser conduzido:
	
	1-Planejamento e preparação, 2-estrutura da reunião, 3-correção e verificação,4- papeis desempenhados pelos indivíduos 
	 5a Questão (Ref.: 201603770115)
	
	No processo de desenvolvimento de software cada fase cumpre um objetivo e produz documentos e/ou modelos pertinentes a finalidade da fase. Para a garantia da qualidade do software desenvolvido, estudamos a importância da aferição da qualidade desde as etapas iniciais. Neste contexto o processo de verificação é fundamental para o processo de desenvolvimento de software de forma a não deixar que problemas sejam migrados para as fases seguintes. 
Na fase de verificação do negócio é importante verificar se:
	
	Todas as necessidades, metas e exigências foram listadas.
	 6a Questão (Ref.: 201603915291)
	
	A etapa de verificação é fundamental no processo de desenvolvimento de software, pois desde as fases iniciais, pode-se aferir a qualidade do processo e não deixar que problemas sejam migrados para as fases seguintes. O teste de verificação que tem como objetivo verificar consistência da arquitetura da solução, sua aderência de requisitos funcionais e não funcionais com a solução, chama-se: 
	
	Verificação de análise e modelagem 
	 7a Questão (Ref.: 201603826189)
	
	Técnica estruturada que baseia-se em reuniões com um grupo de profissionais responsáveis em identificar falhas presentes em documentos gerados nas diversas etapas do desenvolvimento. Esta técnica visa identificar o maior número possível de erros nas documentações. Neste caso estamos nos referindo a: 
	
	Teste de verificação, revisão Formal 
	 8a Questão (Ref.: 201603306325)
	
	Segundo Bartié, a auditorias concentram-se nas atividades críticas de um processo de engenharia de software. Marque a opção que NÃO corresponde a um dos objetivos de uma auditoria de qualidade:
	
	Avaliar e garantir que não estão envolvendo clientes e usuários nos processos
	
	Avaliar se um determinado projeto e as diversas equipes estão respeitando o processo de desenvolvimento
	
	Avaliar se estão atualizando o mapa de riscos dos projetos
	
	Avaliar se estão registrando os defeitos encontrados
	
	Avaliar se estão produzindo as atas de reuniões
	Exercício: CCT0207_EX_A4 
	
	 1a Questão (Ref.: 201603826195)
	
	Depois do software pronto é normal a evolução do produto. Neste caso é necessário que o software seja novamente testado, ou seja, a medida que o software recebe novas funcionalidades, um novo conjunto de testes deve ser criado. Como chamamos os testes que testam somente as inovações do software (novas funções implementadas), assumindo que nenhum erro foi introduzido após seu processo de desenvolvimento? 
	
	Teste progressivo 
	 2a Questão (Ref.: 201603306336)
	
	Marque a alternativa correta: 
I - Testes progressivos são elaborados de acordo com a evolução do produto. Á medida que o software recebe novas funcionalidades, um novo conjunto de testes deve ser criado. Desta forma, os testes de progressão testam somente as inovações do software (novas funções implementadas), assumindo que nenhum erro foi introduzido após seu processo de desenvolvimento. 
II - Testes regressivos visam reexecutar um subconjunto (total ou parcial) de testes previamente executados. Seu objetivo é garantir que as alterações e inserções não prejudicarão o funcionamento do software. As novas versões do produto devem ser submetidas a uma nova sessão de testes para detectar eventuais impactos em outras funcionalidades.
III - Caso de teste é o documento que registra todo o planejamento dos testes e o que será testado. Deve identificar o maior número cenários e variações possíveis, assim como os resultados esperados. 
		
	
	Todas as sentenças estão corretas 
	 3a Questão (Ref.: 201603307293)
	
	O teste da caixa preta é também conhecido como teste comportamental, pois focaliza os requisitos funcionais do software. Normalmente é utilizado como teste complementar para o teste da caixa branca. Existemdiferentes métodos de testes de caixa-preta que podem ser subdivididos em: 
	
	Baseado em Grafo, Particionamento em Equivalência, Análise do valor Limite, Teste de matriz ortogonal
	 4a Questão (Ref.: 201603306341)
	
	Marque a alternativa correta:
I - Testes regressivos são elaborados de acordo com a evolução do produto. Á medida que o software recebe novas funcionalidades, um novo conjunto de testes deve ser criado.  Desta forma, os testes de regressivos testam somente as inovações do software (novas funções implementadas), assumindo que nenhum erro foi introduzido após seu processo de desenvolvimento.
II - Testes progressivos visam reexecutar um subconjunto (total ou parcial) de testes previamente executados. Seu objetivo é garantir que as alterações e inserções não prejudicarão o funcionamento do software. As novas versões do produto devem ser submetidas a uma nova sessão de testes para detectar eventuais impactos em outras funcionalidades.
III - No planejamento dos testes a equipe deve verificar qual abordagem utilizará e escolher entre testes caixa branca ou testes caixa preta já que as abordagens não permitem que sejam utilizadas em conjunto em um mesmo projeto de software. 
	
	Todas as sentenças estão erradas 
	 5a Questão (Ref.: 201603307280)
	
	O objetivo do teste de validação é avaliar a conformidade do software com os requisitos e especificações analisadas e revisadas nas etapas iniciais do projeto. Qual é a etapa que tem como objetivo validar a solução como um todo?
	
	validação do sistema
	 6a Questão (Ref.: 201603826198)
	
	A empresa QUINCAS possui um sistema de comercialização de produtos, Zinga, atendido por vários clientes. O sistema Zinga atende a duas categorias de clientes, o cliente Regular e o cliente VIp. O cliente VIP responde por 75% do faturamento. Existe a necessidade de políticas de negociação para clientes OCASIONAIS. Esta funcionalidade não estava prevista no sistema e gerou demanda para o desenvolvimento de uma nova funcionalidade. Por conta disso foi gerada uma nova versão do sistema e somente foram aplicados testes progressivos e não foi percebido que a política de negociação do cliente VIP foi afetada com esta mudança, ocasionando reduções nos preços das linhas inteiras de produtos. Qual o tipo de teste deveria ter sido aplicado para que este problema não ocorresse?
	
	Teste regressivo 
	 7a Questão (Ref.: 201603445188)
	
	Há várias formas (Bartié, 2002) de identificar e planejar os casos de testes a serem aplicados nos testes de validação, porém, o direcionamento dos testes baseia-se exclusivamente em requisitos da solução tecnológica a ser desenvolvida ou na estrutura interna do código-fonte a ser implementado. São exemplos de métodos baseados na estrutura interna do código fonte: (caixa branca)
	
	Teste de fluxo de dados, Teste de condição, Teste de ciclo, teste de caminho básico.
	 8a Questão (Ref.: 201603307288)
	
	Segundo Pressman o teste de caixa branca, utiliza a estrutura de controle descrita no programa para derivar o casos teste. São baseados nos elementos internos de um trecho de programa. Os casos de teste são determinados a partir das estruturas de controle do programa e desta forma forçar que todos os caminhos possíveis do fluxo de controle do programa sejam percorridos durante os testes. Desta forma, identifique a opção que Não representa uma atividade do teste Caixa Branca. 
	
	Identifiquem funções incorretas ou faltando
	
	Exercitam todas as decisões lógicas nos seus estados verdadeiro e falso;
	
	Garantam que todos os caminhos independentes de um módulo foram exercitados pelo menos uma vez;
	
	Executam todos os ciclos em seus limites e dentro de suas fronteiras operacionais;
	
	Exercitam estruturas de dados internas para assegurar sua validade.
	Exercício: CCT0207_EX_A5 
	
	 1a Questão (Ref.: 201603917177)
	
	João desenvolveu um site de comércio eletrônico e precisa testar a capacidade da aplicação de operar ininterruptamente durante todos os dias da semana e 24 horas por semana. Neste caso qual a categoria de teste baseado ISO/IEC 9126-1 João precisa utilizar?
	
	Continuidade 
	 2a Questão (Ref.: 201603445195)
	
	Existem diversas categorias de testes de validação. Qual o tipo de teste que enfatiza o nível de facilidade de uso da aplicação por seus clientes ou usuários? Vale ressaltar que estes testes focalizam o nível de facilidade de navegação entre as telas da aplicação, assim como as telas de ajuda que deverão ser avaliadas quanto a clareza do seu conteúdo e linguagem, bem como as mensagens de erro.
	
	Teste de usabilidade
	 3a Questão (Ref.: 201603324081)
	
	A empresa Xpto implantou recentemente um sistema web de controle de documentos. Percebeu-se que após algum tempo de execução o tempo de resposta do servidor degrada e acaba por torna-se inaceitável. Após solicitar auxílio a equipe de teste chegou-se a conclusão que deveria ser realizado que tipo de teste? 
	
	Desempenho
	 4a Questão (Ref.: 201603915300)
	
	João desenvolveu um site de comercio eletrônico e precisa testar se o software irá conseguir funcionar sem falhas com aproximadamente 5.000 usuários simultâneos. Neste caso qual o teste João precisa utilizar?
	
	Volume 
	 5a Questão (Ref.: 201603915302)
	
	João está desenvolvendo um projeto de um sistema transacional e necessita saber se o sistema irá suportar 500 transações simultâneas. Neste caso qual o teste João precisa utilizar?
	
	Volume 
	 6a Questão (Ref.: 201603917195)
	
	João desenvolveu um site de comércio eletrônico e precisa testar o acesso a funcionalidades e informações que requerem perfil avançado. Qual o teste de validação deverá ser utilizado nesta situação?
	
	Segurança 
	 7a Questão (Ref.: 201603307297)
	
	A empresa XPTO desenvolveu um software de controle de estoque e decidiu comercializar cópias para diversos clientes espalhados pelo território nacional. Porém verificou-se que estes clientes possuem diferentes tipos de hardware e software. Neste caso, qual o tipo de teste de software mais indicado para que o software possa ser executado nos diferentes clientes?
	
	Teste de Configuração 
	 8a Questão (Ref.: 201603917186)
	
	João desenvolveu um site de comércio eletrônico e precisa testar se o sistema construído funciona nos diversos sistemas operacionais existentes e ainda nas diferentes versões de browsers de mercado. Qual o teste de validação deverá ser utilizado nesta situação?
	
	Configuração 
	 9a Questão (Ref.: 201603306349)
	
	Categoria de teste que tem por objetivo avaliar e garantir que todos os requisitos especificados sejam implementados, geralmente servindo como base de um processo de verificação automática. Os testes funcionais estão relacionados as regras de negócio para que se obtenha ampla cobertura dos cenários de negócio. Sua melhor descrição está em um modelo de casos de uso e em casos de uso. Marque a categoria que melhor representa a descrição anterior.
	
	Teste de Funcionalidade
	 10a Questão (Ref.: 201603320739)
	
	O presidente de uma empresa solicita um novo sistema de informação e pede atenção para que o sistema possua uma interface intuitiva e muito fácil de utilizar. Durante o desenvolvimento desse sistema, o tipo de teste que deve ser realizado com redobrada atenção é o de:
	
	usabilidade. 
	 11a Questão (Ref.: 201603915310)
	
	No modelo FURPS do RUP quais os testes fazem parte da categoria de testes de confiabilidade? 
	
	Funcional, regressão, segurança e Volume (funcionalidade)
	
	avaliação , contenção, carga e perfil de desempenho (desempenho)
	
	interface e usabilidade (usabilidade)
	
	Integridade, estrutura, estresse, smoke test 
	 12a Questão (Ref.: 201603306347)
	
	Categoria de teste destinado a avaliar o comportamentodo software após a ocorrência de um erro ou de determinadas condições anormais. Devem também contemplar os procedimentos de recuperação do estado inicial da transação interrompida, impedindo que determinados processamentos sejam realizados pela metade e sejam interpretados como completos. Marque a categoria que melhor representa a descrição anterior. 
	
	Teste de Recuperação
	 13a Questão (Ref.: 201603915308)
	
	No modelo FURPS do RUP fazem parte da categoria de testes funcionais os testes:
	
	avaliação , contenção, carga e perfil de desempenho 
	
	Integridade, estrutura, estresse, smoke test 
	
	interface e usabilidade 
	
	usabilidade, contenção, carga e perfil de desempenho 
	
	Funcional, regressão, segurança e Volume 
	 14a Questão (Ref.: 201603307294)
	
	Indique a opção que representa o teste que devemos usar para responder a seguinte pergunta:
 "O tempo de resposta do servidor degrada de forma a tornar-se inaceitável?".
	
	Desempenho
	Avaiação Parcial: CCT0207_SM_V.1 
	  
	
	 4a Questão (Ref.: 201603914057)
	2a sem.: Verificação e validação
	
	O objetivo desta fase do processo de avaliação da qualidade é garantir a qualidade do código-fonte gerado pela equipe de desenvolvimento. Essa qualidade é atribuída pela prática das regras da boa programação. Neste caso estamos falando do teste de: 
	
	Verificação de implementação 
	
	 5a Questão (Ref.: 201603445185)
	sem. N/A: verificação e validação
	
	Os testes de verificação devem garantir a qualidade de todas as etapas do desenvolvimento de sistemas.  Neste sentido a qualidade será obtida através da correta construção de documentos e a adequada realização das atividades previstas no processo corporativo de engenharia de software. Desta forma os testes de verificação devem concentra-se em dois aspectos bem distintos:
	
	Revisões e auditorias
	
	 7a Questão (Ref.: 201603826193)
	5a sem.: conceituação dos testes de validação
	
	O campo de entrada para cadastramento do ano do aniversário no sistema da empresa Canvas aceita valores de 1900 até 2015. Utilizando a técnica de análise do valor limite, quais seriam os possíveis valores a serem utilizados no teste deste campo? 
	 0,1900,2014,2015
	
		
	Avaiação Parcial: CCT0207_SM_V.2 
	  
	
	 5a Questão (Ref.: 201603915296)
	sem. N/A: MÉTODOS DE VALIDAÇÃO DE QUALIDADE DE SOFTWARE
	
	A etapa de verificação é fundamental no processo de desenvolvimento de software, pois desde as fases iniciais, pode-se aferir a qualidade do processo e não deixar que problemas sejam migrados para as fases seguintes. O teste de verificação que tem como objetivo garantir que os código gerados estão compatíveis com os modelos, normas e padrões de desenvolvimento chama-se:
	
	Verificação de implementação 
	 7a Questão (Ref.: 201603307291)
	4a sem.: teste de software
	
	Indique a opção que Não representa um dos tipos de Teste de Caixa Branca.
	
	Teste de condição
	
	Teste de fluxo de dados
	
	Teste de caminho básico
	
	Teste comportamental
	
	Teste de ciclo
		
	Avaiação Parcial: CCT0207_SM_V.3 
	  
	
	 3a Questão (Ref.: 201603306074)
	2a sem.: Processos de Qualidade
	
	Em relação aos Fatores do Insucesso dos Processos de Qualidade, marque a opção INCORRETA:
	
	Qualidade é aplicada tardiamente no projeto
	
	Ausência da gerência de qualidade independente
	
	Falta de técnicas e ferramentas de testes de software no mercado.
	
	Falta de um modelo corporativo de qualidade
	
	Deficiência no planejamento dos testes
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201603307287)
	3a sem.: teste de software
	
	Durante a Revisão Técnica Formal (RTF), um revisor registra ativamente todos os problemas levantados que serão, ao final da reunião de revisão, sintetizados. Será então produzido o relatório sintetizado da revisão técnica formal. Quais são as três perguntas que o relatório deve responder? 
	
	O que foi revisado? Quem o revisou? Quais foram as descobertas e as conclusões?
	
	 6a Questão (Ref.: 201603914061)
	sem. N/A: MÉTODOS DE VALIDAÇÃO DE QUALIDADE DE SOFTWARE
	
	Na empresa de João existe um processo de desenvolvimento de software formal. Dentre as diversas atividades descritas no processo estão previstos:
1-O registro dos defeitos encontrados
3. A produção das atas de reuniões
4. As realizações das reuniões de revisões,
5. As elaborações das documentações obrigatórias
Para garantir que todas as atividades envolvidas no processo de desenvolvimento de software sejam realmente executadas devemos realizar: 
	
	Auditorias 
	
	 8a Questão (Ref.: 201603307292)
	4a sem.: teste de software
	
	Indique a opção que Não representa um dos tipos de Teste de Caixa Preta.
	
	Teste de ramos
	Exercício: CCT0207_EX_A6 
	
	 1a Questão (Ref.: 201603770133)
	
	Após executar transações previstas em um caso de teste, o último passo é a impressão de um relatório. Este relatório pode ser aceito como evidência de que os testes foram efetuados? Selecione a alternativa correta:
	
	Sim, afinal um relatório é um documento.
	 2a Questão (Ref.: 201603826426)
	
	Um sistema de vendas possui um módulo "Realizar pagamentos". Para os testes foram definidos os seguintes cenários: 
Cenário primário: Cliente realiza pagamento em dinheiro
Cenário Secundário: Cliente realiza pagamento parcelado
Cenário de exceção: Cliente realiza pagamento com cartão invalido  
Qual o método estruturado para a derivação do caso de teste foi utilizado? 
	
	Decomposição dos requisitos 
	 3a Questão (Ref.: 201603770127)
	
	Levando-se em consideração a necessidade de controle de casos de testes aplicados, casos de testes não aplicados, casos de teste aprovados e casos de teste reprovados, indique qual a melhor alternativa:
	
	Para garantir um software livre de defeitos, a quantidade de casos de testes aprovados deve ser sempre maior que os casos de testes reprovados.
	 4a Questão (Ref.: 201603445198)
	
	Os testes da caixa preta são uma abordagem complementar aos testes de caixa branca, com a finalidade de identificar um conjunto de situações que serão empregadas em forma de testes para a identificação de erros. Os principais métodos de testes de caixa-preta para obtenção dos casos de testes são:
	
	Decomposição de requisitos e análise de documentos
	 5a Questão (Ref.: 201603321901)
	
	Os principais métodos de testes de caixa-branca para obtenção dos casos de testes são apresentados abaixo, marque a opção que NÃO faz parte deste rol de testes caixa-branca:
	
	Cobertura de Caminhos
	
	Cobertura de linha de código
	
	Cobertura de desvios condicionais
	
	Métodos de decomposição de requisitos (caixa preta)
	
	Cobertura de laços
	 6a Questão (Ref.: 201603770138)
	
	Para avaliarmos a qualidade de um software identificamos a necessidade de utilização de uma forma sistêmica de trabalho com o objetivo de identificar o maior número possível de situações de testes.
Neste contexto estudamos técnicas de teste de caixa branca e preta. Uma característica básica de um teste de caixa preta é: 
	
	Prepara casos de testes baseados na especificação do software.
	 7a Questão (Ref.: 201603770142)
	
	Para avaliarmos a qualidade de um sistema devemos submeter o software a determinadas condições de uso de forma a avaliar se o comportamento está de acordo com o esperado. Um artefato utilizado nesta fase é o caso de teste. Neste sentido podemos utilizar os requisitos como base para a construção dos casos de testes? 
	
	Sim, pois os requisitos é que determinam o que o programa ou módulo deve fazer e como deve ser o resultado esperado.
	 8a Questão (Ref.: 201603826830)
	
	Qual o método estrutural para a elaboraçãode casos de testes de caixa branca que tem como objetivo detectar erros nas condições lógicas aplicadas no código-fonte? Neste método os casos de teste são construídos de forma a permitir variação dos valores que determinam a execução dos diversos fluxos alternativos existentes no código-fonte. 
	
	Cobertura de linha de código (se todas as linhas serão exercitadas)
	
	Cobertura de desvios condicionais 
	
	Cobertura de caminhos (fluxos alternativos)
	
	Cobertura de laços (verificar falta de iniciação de variáveis)
	Exercício: CCT0207_EX_A7 
	
	 1a Questão (Ref.: 201603865070)
	
	Sobre os testes unitários podemos afirmar:
	
	São testes realizados pela equipe de desenvolvimento, onde, procura-se testar a unidade, seu produtos de trabalho (Classes de testes), podem servir também de entrada para os testes regressivos e práticas como TDD (Test Driver Develop).
	 2a Questão (Ref.: 201603324850)
	
	Nos testes de validação os mecanismos de testes estão segmentados em dois níveis de testes: baixo nível e alto nível: Neste contexto são considerados testes de baixo nível:
	
	Unidade e integração 
	 3a Questão (Ref.: 201603307298)
	
	Qual é o tipo de teste é aplicado nos menores componentes de código criados, cujo objetivo é garantir que estes atendem as especificações do ponto de vista das características e de funcionalidade? Vale ressaltar este teste foca na lógica interna de processamento e nas estruturas de dados dentro dos limites de um componente.
	
	Teste de unidade
	 4a Questão (Ref.: 201603445199)
	
	Nos testes de validação os mecanismos de testes estão segmentados em dois níveis de testes: teste de baixo nível e teste de alto nível. São considerados teste de alto nível:
	
	Sistema e Aceitação
	 5a Questão (Ref.: 201603321918)
	
	Marque a opção INCORRETA:
		
	
	O teste de recuperação é um teste de sistema que força o software a falhar de várias formas e verifica se a recuperação é executada corretamente. 
	
	O teste de unidade é realizado no estágio mais baixo da escala de teste, isto é, no código do programa e normalmente é realizado pelo desenvolvedor. Concentra-se em cada unidade do software, de acordo com o que é implementado no código fonte. Utiliza as técnicas de teste de caixa branca e caixa preta. 
	
	Os testes de regressão geralmente são executados após a correção de algum defeito ou após a adição de uma nova funcionalidade. Seu objetivo é garantir que nenhum defeito foi acrescentado ao sistema após sua modificação. 
	
	O teste de desempenho ou performance, como também é conhecido, mede e avalia o tempo de resposta, o número de transações e outros requisitos sensíveis ao tempo de resposta do sistema. 
	
	A principal meta do teste de esforço é garantir que os dados ou funções de um sistema possam ser acessados apenas por atores autorizados a acessá-las. 
	 6a Questão (Ref.: 201603449800)
	
	Um módulo contendo um cálculo utilizado em vários programas foi alterado. É correto afirmar que: 
	
	Todos os programas que tenham relação com esta mudança devem ser verificados, independentes se foram ou não alterados. (teste de regressão) 
	 7a Questão (Ref.: 201603324914)
	
	João é um colega de trabalho e acabou de corrigir um defeito em um programa. Ele te pede ajuda em relação a que Teste ele deve usar neste momento. Qual Teste você indicaria?
	
	Teste de Regressão 
	 8a Questão (Ref.: 201603307296)
	
	Existem muitas estratégias que podem ser utilizadas para testar um software. A estratégia onde os testes são executados em uma combinação de componentes (que podem ser pedaços de códigos, módulos ou aplicações distintas) para verificar se funcionam corretamente juntos, conforme as especificações é chamada de: 
	
	Teste de integração
	Exercício: CCT0207_EX_A8 
	
	 1a Questão (Ref.: 201603324104)
	
	Em uma equipe independente de teste quem é o técnico responsável por pela montagem da infraestrutura de teste, ou seja, em montar o ambiente de teste e escolher as ferramentas de teste? 
	
	desenvolvedor de software (responsável pela execução dos testes unitários e de integração)
	
	gerente de teste (responsável pela liderança)
	
	Testador (responsável pela execução dos casos de teste e scripts de teste)
	
	analista de teste (responsável pela modelagem elaboração dos casos de teste e scripts de teste)
	
	Arquiteto de teste
	 2a Questão (Ref.: 201603772794)
	
	Analise as questões abaixo levando em consideração tarefas e executores. Neste sentido é correto afirmar que:
	
	O teste de sistema é usualmente executado pelo analista de teste e o teste unitário pelo programador.
	 3a Questão (Ref.: 201603772778)
	
	Quem são os responsáveis em executar os testes unitários e os testes de integração?
	
	Desenvolvedores
	 4a Questão (Ref.: 201603324083)
	
	Normalmente para que o processo de teste transcorra de forma íntegra é comum a utilização de um grupo independente de teste, já que as pessoas que criaram o software não devem ser as que irão realizar os testes. Normalmente este grupo trabalha de forma conjunta. Uma estratégia de teste de software é desenvolvida pelo gerente de projeto, pelos engenheiros de software e pelos especialistas em testes. Existem várias responsabilidades e papéis dentro da equipe de teste. Indique dentre as opções abaixo, aquela que não corresponde a uma destas pessoas. 
	
	Analista de teste
	
	Líder do projeto de teste 
	
	Usuário
	
	Arquiteto de teste
	
	Testador
	 5a Questão (Ref.: 201603772802)
	
	Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta: 
I - Os desenvolvedores são os responsáveis pelos testes unitários e de integração. 
II - Os usuários são os responsáveis pelos testes de aceitação. 
III- Os usuários são os responsáveis pelos testes de sistema e aceitação. 
IV - Os desenvolvedores são os responsáveis apenas pelos testes unitários. 
V - Os analistas de testes são os responsáveis pelos testes de sistema. 
	
	Estão corretas as opções I, II e V.
	 6a Questão (Ref.: 201603826845)
	
	Qual o teste que é realizado por um grupo restrito de usuários, faz parte dos testes de aceitação e é realizado no ambiente de produção? 
	
	Beta 
	 7a Questão (Ref.: 201603772788)
	
	Testware são todos os produtos gerados nas fases de verificação e validação, incluindo todas as formas de documentação, automação e relatórios produzidos. Necessitamos também de uma equipe capacitada. Neste sentido analise as questões abaixo e indique a opção correta:
	
	Desenvolvedores e testadores integram equipes diferentes, pois a independência entre as equipes é necessária
	 8a Questão (Ref.: 201603772784)
	
	Imaginando-se um projeto de desenvolvimento de software com ciclos de: análise, desenvolvimento e Testes, é correto admitir que: 
	
	Os testes devem ser feitos em um ambiente preferencialmente isolado e somente após a conclusão dos testes é que a nova versão do software será baixada no ambiente para uma nova rodada de testes.
	Exercício: CCT0207_EX_A9 
	
	 1a Questão (Ref.: 201603325132)
	
	Em relação as ferramentas de testes automatizado as ferramentas que possibilitam apoiar o processo de verificação do software e que apresentam como principais características: a análise da complexidade, a compreensão do código e a análise sintática e semântica do código. São classificadas como ferramentas: 
	
	Ferramentas de Revisões e Inspeções
	 2a Questão (Ref.: 201603325165)
	
	Em relação as ferramentas de testes automatizado as ferramentas em que auxiliam na definição dos escopos, abordagens, recursos e programação das atividades. E que tem como principais características : geração de planejamentos padronizados, elaboração de estimativas de tempo e custos e dimensionamento das equipesde acordo com o tempo disponível, são classificadas como ferramentas: 
	
	Ferramentas de Planejamento de testes 
	 3a Questão (Ref.: 201603325145)
	
		Em relação as ferramentas de testes automatizado as ferramentas que possibilitam o desenvolvimento de scripts automatizados e que apresentam como principais características: a geração de massa de dados e a automatização de scripts,  são classificadas como:
	
	Ferramentas de Modelagem e Automação
	4a Questão (Ref.: 201603445206)
	
	Como denominamos nos testes automatizados, os testes que realizamos quando temos uma nova versão de software e comparamos com a versão anterior?
	
	Teste regressivo
	 5a Questão (Ref.: 201603325148)
	
	Em relação as ferramentas de testes automatizado as ferramentas que possibilitam apoiar o processo de verificação do software e que apresentam como principais características: a análise da complexidade, a compreensão do código e a análise sintática e semântica do código. São classificadas como ferramentas: 
	
	Ferramentas de Revisões e Inspeções
	 6a Questão (Ref.: 201603325173)
	
	Em relação as ferramentas de testes automatizado as ferramentas que apoiam as atividades que não estão diretamente ligadas ao processo de testes, porém garantem que determinados itens fundamentais desse processo estão sendo bem gerenciados e que apresentam como principais características o: Gerenciamento de defeitos e gerenciamento de configurações. São classificadas como: 
	
	Ferramentas de Suporte aos Testes 
	Exercício: CCT0207_EX_A10 
	
	 1a Questão (Ref.: 201603322037)
	
	Analise as 3 sentenças abaixo:
I. A norma IEEE 829 propõe um padrão de documentação que deveria ser obedecido por todas as organizações que trabalham com teste de software.O objetivo da desta norma é que as organizações utilizem uma linguagem padronizada para todos os atores envolvidos no processo de teste de software dentro das organizações.   
II. Caso de teste é o documento de registro de todo o planejamento dos testes de  estabelecendo o que será testado. Sua finalidade é identificar o maior número  de cenários e variações de determinado requisito de software. 
III.O Plano-mestre de Verificação é um documento de alto nível elaborado no processo de verificação do software, subordinado ao Plano de Garantia de Qualidade do Software, com o objetivo de: definir e estruturar o processo de verificação; estabelecer a visão da equipe de verificação e uiformizar os conhecimentos, experiências e expectativas dos diversos grupos que integram o processo de desenvolvimento de software.
Marque a opção correta.
	
	Todas são verdadeiras
	 2a Questão (Ref.: 201603894885)
	
	A atividade de teste é composta por alguns elementos essenciais, que auxiliam na formalização desta atividade. 
A afirmação " ... serve para selecionar e avaliar casos de teste, de forma a aumentar as possibilidades de provocar falhas ou, quando isso não ocorre, estabelecer um nível elevado de confiança na correção do produto", refere-se a qual elemento da atividade de teste?
	
	Critério de teste.
	 3a Questão (Ref.: 201603322815)
	
	Maira é analista de teste de uma organização e está elaborando a documentação de teste do sistema Delta. Seu chefe solicitou que ela elaborasse o artefato que tivesse em seu conteúdo: a identificação das condições de testes, o detalhamento da massa de entrada e da massa resultante, assim como arquitetura do ambiente de teste. Neste caso o artefato solicitado foi:
	
	Caso de Teste 
	 4a Questão (Ref.: 201603322808)
	
	Para que as empresas possam alcançar bons resultados nos testes aplicados e para que todo este processo consiga ser repetitivo, existem certas medidas necessária a ser adotada pelas organizações como por exemplo: uma certa organização e padronização nas documentações de teste geradas. A norma normalmente adotada pelas organizações que tem como proposta padronizar a documentação de teste de software é a:
	
	IEEE 829 
	 5a Questão (Ref.: 201603322047)
	
	Plano de garantia de qualidade é um documento de alto nível elaborado inicialmente no processo de qualidade de software, Marque a opção que NÃO é um dos objetivo do plano de garantia de qualidade.
	
	Definir uma visão comum do todo o esforço executado para garantir a qualidade durante o ciclo de desenvolvimento de software.
	
	Formalizar o processo de qualidade a ser iniciado.
	
	Convencer a respeito dos ganhos proporcionados pelo processo de garantia da qualidade. 
	
	Envolver todos os integrantes do projeto de desenvolvimento (clientes, usuários e consultorias).
	
	Definir e garantir fronteiras de conhecimento (garantir que cada um saiba apenas sua parte no processo evitando que um testador influencie no trabalho de outro). 
	 6a Questão (Ref.: 201603833100)
	
	Qual o documento cuja função é formalizar o processo de qualidade a ser iniciado e que envolve todos os integrantes do projeto de desenvolvimento (clientes, usuários e consultorias)? Vale observar que este documento também tem como objetivo definir uma visão comum de todo o esforço executado para garantir a qualidade durante o ciclo de desenvolvimento de software.
	
	Plano de garantia da qualidade 
	 7a Questão (Ref.: 201603307295)
	
	As estratégias de teste de software fornecem um roteiro que descreve os passos a serem executados como parte do teste, define também quando esses passos serão planejados e então executados, quanto esforço de trabalho, tempo e recursos serão necessários. Ao desenvolvermos uma estratégia de teste de software desejamos responder algumas perguntas. Indique dentre as opções abaixo a pergunta inválida neste contexto.
	
	Os padrões de desenvolvimento estão sendo seguidos pelos profissionais de engenharia de software?
	
	Como conduzir os testes de software?
	
	Devemos refazer os testes quando acrescentamos novos componentes ao sistema?
	
	Devemos estabelecer um plano formal para os testes?
	
	Quando devemos envolver o cliente?
	 8a Questão (Ref.: 201603322770)
	
	Nós estudamos a importância da documentação no processo de teste de software e constatamos que deve contemplar cada fase do processo de teste. Desta forma, na hierarquia de documentos gerados o documento de mais alto nível é o  plano de garantia de qualidade de software que é subdividido em: 
	
	Plano mestre de verificação e Plano Mestre de validação

Outros materiais