Buscar

Avaliação de Direito Processual Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliando Aprendizado de Direito Processual Civil
1.XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO O Ministério Público moveu ação civil pública em face do estado A1 e do município A2, e em favor dos interesses da criança B, que precisava realizar um procedimento cirúrgico indispensável à manutenção de sua saúde, ao custo de R$ 8.000,00 (oito mil reais), o qual a família não tinha como custear. Os réus aduziram em contestação que os recursos públicos não poderiam ser destinados individualmente, mas, sim, em caráter igualitário e geral a todos os que deles necessitassem. Considere a narrativa e assinale a única opção correta a seguir.	
Não tem cabimento a medida intentada pelo Ministério Público, uma vez que a ação civil pública destina-se a interesse difusos ou coletivos, não sendo ferramenta jurídica hábil a tutelar os interesses individuais indisponíveis, como os descritos no enunciado, devendo o processo ser extinto sem resolução do mérito
Não é cabível ação civil pública na hipótese, por se tratar de direito meramente individual, embora indisponível, e, como no mérito assiste razão aos interesses da criança B, a ação deverá ser extinta sem resolução do mérito, a fim de que outra ação judicial, intentada com o uso da ferramenta jurídica adequada, possa ser processada sem incorrer em litispendência.
A causa terá seguimento, visto que cabível ação civil pública na hipótese, mas, no mérito, os argumentos dos réus merecem acolhimento, já que conferir tratamento desigual à criança B implica violação ao princípio da isonomia, o que não encontra amparo na norma especial do ECA
A ação civil pública é perfeitamente cabível no caso e, no mérito, a prioridade legal assiste a criança B no atendimento a necessidades como vida e saúde, nisso justificando-se a absoluta prioridade na efetivação dos seus direitos, conferindo-lhe primazia de receber socorro e proteção, e a precedência no atendimento em serviço público.
2.Em determinada ação de execução para entrega de coisa certa, o objeto pleiteado pelo exequente foi alienado a terceiro. Diante de tal fato tem-se que:	
O exequente poderá receber perdas e danos convertendo a execução em quantia certa;
O exequente deverá propor nova ação, porém desta vez ação de conhecimento para identificação do dano causado.
Nenhumas das alternativas acima responde ao solicitado.
O exequente terá seu processo extinto sem julgamento de mérito.
3.Em se tratando de execução de entrega de coisa, esta se resolve pelo desapossamento, e, em se tratando de execução por quantia certa esta se resolverá:	
Pela expropriação que consiste na adjudicação, alienação ou apropriação de frutos e rendimentos de empresa ou de estabelecimento e de outros bens.
Pelo desapossamento, pela expropriação e pela transformação.
Pela transformação e pela expropriação.
Pela expropriação que consiste na adjudicação e na imposição de multa.
4.Sobre o cumprimento de sentença na obrigação de dar quantia certa marque a opção CORRETA:	
se intimado o executado não pagar em 15 dias, o juiz dará novo despacho determinando a penhora de seus bens.
poderá ser deflagrada de ofício pelo julgador.
adotará em regra medidas de coerção para realização do crédito em favor do exequente.
ao ser intimado o executado, este poderá pedir o parcelamento da dívida, renunciando ao direito de impugnar o cumprimento de sentença.
não ensejará a penhora dos bens da Fazenda Pública, devendo esta ser intimada a apresentar defesa em 30 dias.
5.Em determinada ação de execução por quantia certa, Esmeralda peticionou ao juízo pleiteando a substituição da penhora realizada sobre seus dois veículos. Recebida a petição o juiz a indeferiu de plano fundamentando que uma vez realizada a penhora esta não poderá ser substituída. Diante de tal situação tem-se que a decisão do magistrado está:	
Incorreta pois segundo a legislação poderá ser substituída quando, por exemplo, havendo bens no foro da execução, outros bens tiverem sido penhoras.
Correta pois a penhora é realizada sobre bens disponíveis e, que, portanto, ficam vinculados a execução.
Nenhuma das respostas acima está correta.
Correta em parte , pois somente poderá ocorrer a substituição quando o executado não indicar o valor dos bens ou omitir qualquer das indicações previstas em lei, o que não ocorreu no caso em tela.

Outros materiais