Buscar

Matemática Aplicada na Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Matemática Aplicada na Administração
 O que é matemática aplicada? A matemática aplicada é um ramo da matemática que trata da aplicação do conhecimento matemático a outros domínios, tais aplicações incluem cálculos numéricos, probabilidade, estatísticas e muitas outras.
A Importância da Matemática para o Administrador
 No mundo agitado e competitivo de hoje as empresas enfrentam muitos problemas e desafios, cujas soluções muitas vezes são complexas e o mercado de trabalho requisitando profissionais que devem atender a novos padrões de qualidade e modernidade, pois sem uma administração competente os rumos de uma organização (empresas, indústrias...) podem ter como consequências, a perda de espaço no mercado, a diminuição de seus lucros ou até mesmo a falência.
 Com todas essas exigências de mercado tem se criado um novo perfil de administrador, o administrador polivalente que tem por características ser: inovador, flexível, criativo, e de fácil adaptação às mudanças.
 E a matemática tem sido de grande importância para esses administradores dentro de suas funções, mas ele precisa ter amplo domínio da matemática para ser bem sucedido em seu trabalho, que depende em grande parte, da exatidão dos números.
 Pois é ele que tem proporcionado ao administrador descobrir aplicações realmente úteis em questões nas áreas econômicas, financeiras e resoluções de problemas da empresa.
 A matemática também oferecerá ao administrador capacidade de analisar, relacionar, comparar, sintetizar, criar e resolver problemas.
 A matemática também aliada à tecnologia (Ex: criação de software) facilitando cada vez mais a vida do administrador, permitindo a eles a utilização de cálculos e gráficos cada vez mais precisos que irão possibilitá-lo a criar estratégias de mercado, calcular seus gastos e definir metas a serem alcançadas.
Portanto, podemos concluir que a matemática é um elemento importante na vida de um administrador, seja ela na conferência contábil, nas análises de mercado, no desenvolvimento de soluções de problemas, nas tomadas de decisões ou no planejamento econômico da empresa.
REFERÊNCIAS 
Administração Conselho Federal de Administração. Vitória, ES, 27 a 29/08/97.
Araújo, Antônio P. Educação matemática: importância, problemas e consequências. 
Introdução à Teoria Geral da Administração 7ª edição - Ed. Campus (2004).

Outros materiais