Buscar

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Rio de Janeiro
Integrantes:
Mateus Martinho
Rafael Thielmann
Thiago Zacarias
Victor Marques
Yuri Peixoto
O VIDRO
Em química dos materiais é uma substância sólida e “amorfa”. Não é um cristal como muitos leigos imaginam, mesmo que possua algumas características de um. É amorfo, pois possui uma cadeia atômica desordenada ao contrário de um cristal que possui essa cadeia bem ordenada ao longo de grandes espaços.
OBJETIVO
Apresentar as características do vidro, história da utilização do material, normas técnicas, sustentabilidade, vantagens e desvantagens bem como algumas aplicações do material na construção civil.
METODOLOGIA
Esta apresentação foi feita através de pesquisas na internet, com base em informações obtidas nos sites da Recicloteca, Vidro Impresso, Livre Vida, entre outros.
 HISTÓRIA 
O vidro é feito de uma mistura de matérias-primas naturais. Conta-se que ele foi descoberto por acaso, quando, ao fazerem fogueiras na praia, os navegadores perceberam que a areia e o calcário (conchas) se combinaram através da ação da alta temperatura. Há registros de sua utilização desde 7.000 a.c. por sírios, fenícios e babilônios. Hoje o vidro está muito presente em nossa civilização e pode ser moldado de todas as maneiras: nos pára-brisas e janelas dos automóveis, lâmpadas, recipientes, copos, lentes, tela de televisores, fibra ótica e etc.
As matérias-primas do vidro sempre foram as mesmas há milhares de anos. Somente a tecnologia que mudou, acelerando o processo e possibilitando maior diversidade para seu uso.
TIPOS DE VIDRO
Desde de sua descoberta até os dias de hoje muita tecnologia foi acrescida ao vidro. Hoje temos mais de 30 tipos de vidros sendo comercializados, cada um com suas características que lhe atribuem uma melhor função no mundo moderno. 
Dentre os principais utilizados na construção civil, temos:
VIDRO FLOAT: Este vidro é o mais comum e um dos mais utilizados na construção civil e serve como base para construção de demais tipos de vidros utilizados na construção civil. É usado divisória naval, drywall, vãos de alvenaria (internos e externos) entre outros. 
VIDRO TEMPERADO: Este tipo de vidro, ao se quebrar, ele estilhaça. Essa propriedade é garantida a partir do seu método de produção, em que o vidro comum (Float) leva choques térmicos, fazendo um aumento na tensão das moléculas. 
VIDRO LAMINADO: Em termos de segurança, é uma alternativa melhor que o vidro temperado, além de poder ser feito com diversos tipos de outros vidros. O nome “LAMINADO” surgiu a partir do seu método de fabricação, onde Duas lâminas são coladas uma a outra com uma película incolor de PVB (Polivinil Butiral). Utiliza-se normalmente peças de vidro float, limitando-o ao uso em divisórias e fachadas de estrutura mais simples como ocorre com o temperado. É possível fazer a composição com vidro temperado, porém, o custo é ainda maior, e deve-se verificar se é viável financeiramente e esteticamente para o projeto. 
Tecnologia 
Vidro Antirreflexo (dissipa os raios luminosos permitindo a visualização perfeita da imagem)
Vidro Antirriscos 
Vidro Antivandalismo 
Vidro Autolimpante 
Vidro Resistente ao fogo 
Vidro Fotoenergético 
 NORMAS TÉCNICAS
O que é a ‘NBR 7199’?
Como o próprio nome indica, é ela quem estabelece as regras gerais para a utilização dos vidros na construção civil. Todos os profissionais vidreiros e especificadores de vidro devem segui-la, sem exceção. A nova versão foi publicada em 20 de julho e já está em vigor.
Números da nova ‘NBR 7199’
Possui 57 páginas;
Mais de 60 profissionais participaram da revisão;
Esses profissionais representam mais de 40 empresas;
Ficou em consulta nacional por 60 dias, entre 8 de abril e 9 de junho de 2016;
O texto contou com mais de mil acessos no site da ABNT durante a consulta nacional.
 SUSTENTABILIDADE
É possível dizer que o vidro é o material de embalagem mais “amigo” do homem. Embalagens de vidro podem ser totalmente reaproveitadas no ciclo produtivo da sua reciclagem, sem nenhuma perda de material. A reutilização do vidro para a produção de novas embalagens consome menor quantidade de energia e emite resíduos menos particulados de CO2, contribuindo para a preservação do meio ambiente. 
O vidro é 100% reciclável e pode ser reciclado inúmeras vezes, pois é feito de minerais como, areia, barrilha, calcário e feldspato. Ao agregarmos o caco na fusão, diminuímos a retirada de matéria-prima da natureza.
Outro aspecto é o menor descarte de lixo, reduzindo os custos de coleta urbana, e aumentando a vida útil dos aterros sanitários.
VANTAGEM X DESVANTAGEM
VANTAGENS
DESVANTAGEM
Reciclável;
Higiênico (fácil limpeza);
Impermeável; 
Transparente; 
Difícil Corrosão; 
Inerte (não reage quimicamente).
Fragilidade; 
Preço mais elevado (dependendo do tipo); 
Peso Relativamente grande; 
Dificuldade de manipulação;
Menor Condutibilidade térmica; 
Dificuldade no fechamento hermético (difícil de lacrar).
Ponte de vidro (China)
PROJETOS 
Fondation Louis Vuitton (Paris)
Northeast Asia Trade Tower (Coreia do Sul ) The Lotus Building (China) 
 ARMAZENAMENTO
Para o correto armazenamento do vidro, devemos seguir a “NBR 7199”, que nos diz a espessura máxima da pilha com chapas de vidro para armazenamento: 
Float, espelhos e laminados: pilhas de até 600 mm
Insulados e impressos: pilhas de até 300 mm
Temperados: pilhas de até 800 mm.
A inclinação das chapas é importante para o armazenamento e transporte dos vidros. O texto informa que o material deve ser inclinado de 4 a 6 graus em relação à vertical.
A norma ainda acrescenta a importância e quais tipos de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) devemos utilizar no manuseio do vidro no momento da armazenagem.
 IMPACTO AMBIENTAL
 O vidro não se decompõe na natureza, por isso vem a importância de separarmos tudo que é de vidro e dar um descarte correto.
Uma das grandes vantagens na reciclagem do vidro é sua possível reutilização total, ou seja, o vidro é totalmente reciclável, com isso podemos poupar o meio ambiente da retirada de mais matéria-prima para produção de mais vidro.
O consumidor, consciente das características ecológicas e econômicas da reciclagem, ao adquirir um produto ecológico estará contribuindo com o meio ambiente, o que também é um exercício de cidadania. 
CONCLUSÃO
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
<http://www.vidroimpresso.com.br/vidros> Acessado em 24/08/2017
<http://livrevida.com.br/arquitetura-e-construcao/vidros-na-construcao-civil/> Acessado em 24/08/2017
<http://abravidro.org.br/nbr-7199-atual-e-mais-completa-2/> Acessado em 25/08/2017
<http://www.abividro.org.br/noticias/as-vantagens-da-reciclagem-do-vidro> Acessado em 26/08/2017
<http://www.mocarvidros.com.br/noticias.asp?idnoticia=172> Acessado em 26/08/2017
<http://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/vidro/> Acessado em 27/08/2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais