Buscar

Avaliando Bioquímica

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201709073986)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(UFLAVRAS) Em laboratório, foram purificadas quatro substâncias diferentes, cujas características são dadas a seguir: A. Polissacarídeo de reserva encontrado em grande quantidade no fígado de vaca. B. Polissacarídeo estrutural encontrado em grande quantidade na parede celular de células vegetais. C. Polímero de nucleotídeos compostos por ribose e encontrado no citoplasma. D. Polímero de aminoácidos com alto poder catalítico. As substâncias A, B, C e D são, respectivamente:
		
	
	amido, pectina, RNA, proteína.
	
	glicogênio, hemicelulose, DNA, vitamina.
	
	amido, celulose, RNA, quitina.
	 
	glicogênio, celulose, RNA, proteína.
	
	glicogênio, celulose, DNA, vitamina.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201709034510)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um homem de 67 anos se apresentou no setor de emergência do Hospital Português com histórico de dor estomacal. Ele reclamou que após as refeições esta situação se agrava muito tornando-se insuportável; inclusive sentindo uma forte queimação na região do esôfago. Diante do quadro apresentado, leia as afirmativas abaixo assinalando aquela que apresenta informações corretas sobre o paciente.
		
	
	O paciente descrito acima apresenta um quadro de alcalose caracterizado pela diminuição do pH estomacal.
	
	Alimentos ácidos como o tomate devem ser consumidos de forma livre pelo paciente.
	 
	Após feita a anamnese do paciente, o médico deve prescrever antiácidos e medicamentos que protejam a mucosa gástrica (por exemplo, o omeprazol). Além de orientá-lo a procurar uma nutricionista para rever seus hábitos alimentares.
	
	Provavelmente, este senhor está ingerindo alimentos alcalinos que ajudam a diminuir o pH estomacal e consequentemente provocando a liberação de íons hidrogênio (H+).
	
	Nenhuma das alternativas acima está correta.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201709053955)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um paciente fenilcetonúrico em tratamento pode apresentar deficiência de qual aminoácido:
		
	 
	Tirosina
	
	Glutamina
	
	Glutamato
	
	Aspartato
	 
	Fenilalanina
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201709128386)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O colesterol tem sido considerado um vilão nos últimos tempos, uma vez que as doenças cardiovasculares estão associadas a altos níveis desse composto no sangue. No entanto, o colesterol desempenha importantes papéis no organismo como: I. O colesterol é importante para a integridade da membrana celular. II. O colesterol é precursor dos hormônios esteróides. III. O colesterol é uma molécula componente dos sais biliares. Da análise dos itens, é correto afirmar que:
		
	
	somente II é verdadeiro.
	
	somente I é verdadeiro.
	
	somente I e II são verdadeiros.
	 
	I, II e III são verdadeiros.
	
	somente III é verdadeiro.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708429824)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Aminoácidos são blocos (monômeros) que constituem todas as proteínas que fazem parte do nosso corpo e desempenham funções estruturais e dinâmincas. São classificados em essenciais e não essenciais. Quanto a estas informações obtidas sobre a classificação dos aminoácidos, assinale a alternativa correta:
		
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	Aminoácidos essenciais são sintetizados no nosso organismo e não necessitam ser obtidos na alimentação e os aminoácidos não essenciais necessitam estar presentes na alimentação, pois nosso organismo não consegue sintetizar.
	
	Aminoácidos essenciais e não essenciais são sintetizados no nosso organismo.
	 
	Aminoácidos não essenciais são sintetizados no nosso organismo e não necessitam ser obtido na alimentação e os aminoácidos essenciais necessitam estar presente na alimentação pois nosso organismo não consegue sintetizar.
	
	Aminoácidos essenciais são sintetizados no nosso organismo, mas também necessitam ser obtidos na alimentação, e os aminoácidos não essenciais necessitam estar presentes na alimentação, mas nosso organismo também consegue sintetizar.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes