Buscar

CARDIO 13

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Paciente 42 anos, sexo masculino, sedentário e tabagista, evoluiu com IAM, com necessidade cirurgia de revascularização. No pós-operatório apresentou complicações respiratórias, destacando a atelectasia e infecção pulmonar. Entre os fatores determinantes para evolução pulmonar desfavorável no pós-operatório, justificam o aparecimento da atelectasia e infecção pulmonar a seguinte alternativa
Tosse fraca, respiração superficial, dor e imobilidade
Aumento do débito cardíaco e da pressão de capilar pulmonar, levando a congestão pulmonar
Pimáx de -100cmH2O e Pemáx de 150cmH20
Pimax de -120cmH2O e SpO2=94%.
Predisposição a aspiração silenciosa secundária a disfunção laríngea devido extubação precoce e dor
A onda P do eletrocardiograma 
Resulta da despolarização ventricular e precede à contração ventricular.
É causada pela repolarização ventricular e tem forma mais alargada
Caracteriza o período desde o início da excitação atrial até o início da excitação ventricular
É a primeira onda e resulta do movimento de despolarização a partir do nó sinoatrial ao longo dos átrios.
Caracteriza o período desde o início da despolarização ventricular até a repolarização ventricular.
A pressão arterial (PA) é um sinal vital que pode ser útil no controle do exercício resistido durante a reabilitação cardiovascular. Durante o exercício concêntrico há __________ da PA, e imediatamente após o término do exercício ocorre __________. Se o exercício realizado for isométrico, haverá __________ mais acentuada da PA. As palavras que completam correta e respectivamente as lacunas são
Aumento; Diminuição; Diminuição
Diminuição; Aumento; Aumento
Nenhuma das alternativas anteriores
Diminuição; Aumento; Diminuição
Aumento; Diminuição; Aumento
Duplo produto é uma medição estimativa de esforço cardíaco e de consumo de oxigênio pelo miocárdio. Seu valor é obtido pela multiplicação:
PAD X débito cardíaco
FC X Volume de ejeção sistólica
Nenhuma das alternativas anteriores
FC X PAD
PAS X FC
A Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP) é uma síndrome caracterizada por um aumento progressivo na resistência vascular pulmonar levando à sobrecarga do ventrículo direito e finalmente à falência do ventrículo direito e morte prematura (OMS). Sobre a HAP todas asafirmativas são verdadeiras, exceto:
Outra causa da HAP é o tromboembolismo pulmonar recorrente.
O diagnóstico da HAP é dificil e muitas vezes tardio, isso ocorre pela facilidade em mensurar a pressão da artéria pulmonar.
Uma das causas da hipertensão pulmonar é a hipoxemia crônica.
O individuo com Doença pulmonar crônica desenvolve HAP.
Uma das consequências da HAP é a insuficiência do ventrículo direito condição denominada d ecor pulmonale.
Ao avaliar um paciente portador de ICC internado, o fisioterapeuta observa que o mesmo apresenta dispnéia em mínimos esforços. De acordo com a classificação elaborada pela New York Heart Association (NYHA) esse paciente poderá ser considerado classe funcional:
IV
III
II
I
V
As doenças cardiovasculares (DCV) estão associadas às condições patológicas e comportamentais. A maioria dos indivíduos com potencial para desenvolver DCV exibe múltiplos fatores de risco, que se acumulam e tornam a probabilidade de ocorrência ainda maior. Por exemplo: um homem de 65 anos de idade com colesterol total acima de 240mg/dL e HDL abaixo de 35 mg/dL, IMC de 27,8 kg/m2, pressão arterial de 140 x 90 mmHg, história familiar de hiperglicemia e sedentário, apresentou um evento cardíaco que culminou em infarto agudo do miocárdio e hospitalização.Considerando a reabilitação desse paciente, avalie as afirmações a seguir. I. A fase II da reabilitação estabelece o treinamento aeróbico com intensidade constante por um período de treino de até 20 minutos, e caso ocorra queda da frequência cardíaca de 5 bpm, o exercício deve ser suspenso. II. A prescrição de atividade física faz parte dos programas de reabilitação nas fases II e III, por contribuir para a redução dos fatores de risco apresentados. III. Na fase de internação hospitalar a fisioterapia é fundamental, com ênfase na prescrição de exercícios de membros superiores. IV. As condições patológicas e comportamentais apontadas demandam uma atuação multiprofissional que pode ser desenvolvida nas fases I, II e III da reabilitação cardíaca. É correto o que se afirma em:
III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um dos problemas de saúde mais alarmantes na população atualmente, segundo a Organização Mundial de Saúde. Por este motivo a avaliação, controle e tratamento dos distúrbios da Pressão Arterial (PA) são necessários. Sobre a PA e a HAS, assinale a alternativa CORRETA
O exercício físico é uma medida de tratamento não farmacológico comprovadamente eficaz na redução da pressão arterial.
A diminuição da presença de sódio no organismo acarreta em elevação significativa da pressão arterial, sendo a principal fisiopatologia da HAS.
O diagnóstico da HAS é de difícil realização, sendo necessário que a medida seja feita em uma única aferição e no membro superior esquerdo.
A medida indireta da PA deve ser realizada por todos os profissionais de saúde, e sempre que valores superiores a 140x90 mmHg forem encontrados o paciente deve ser encaminhado ao hospital com urgência.
Pac. de 38 anos, Diabetes Mellitus, pé do MIE com presença de ulcera superficial entre o Hálux e o 2o pododáctilo. Classifique o pé diabético do paciente em questão.
GRAU 0
GRAU 1
GRAU 2
GRAU 3
GRAU 4
O coração humano apresenta uma série de peculiaridades para que a circulação sanguínea se dê de forma eficiente. Assinale a opção que apresenta a afirmativa correta em relação a estas características.
O sangue oxigenado nos pulmões entra no coração pela veia pulmonar, e o sangue rico em gás carbônico entra nos pulmões pela artéria pulmonar
A separação das cavidades do coração impede o maior controle do volume sanguíneo
As válvulas do coração têm por função permitir o refluxo do sangue para a cavidade anterior durante o processo de diástole.
A musculatura mais espessa do ventrículo esquerdo é necessária para aumentar a pressão do sangue venoso
As paredes internas do coração permitem uma certa taxa de difusão de gases, o que faz com que esse órgão seja oxigenado durante a passagem do sangue por ele
A parada cardiorrespiratória (PCR) é caracterizada pela interrupção súbita da atividade mecânica ventricular e da respiração útil e suficiente, que pode ser reversível por intervenção imediata, mas leva à morte, na sua ausência. Assinale a alternativa correta em relação à PCR e a Reanimação Cardiopulmonar (RCP).
A relação entre compressões e ventilações, respectivamente, durante a RCP é de 60:10, sendo que as 60 compressões devem ser feitas sem interrupção
Durante a RCP a ventilação (respiração boca-a-boca) é proibida por questões de higiene e segurança
A compressão torácica deve ser realizada superficialmente para evitar lesões à caixa torácica, com profundidade máxima de 1 cm
As compressões torácicas devem ser realizadas de forma rítmica, com ritmo de aproximadamente 100 bom
O serviço de urgência (SAMU) deve ser acionado somente após 2 minutos de RCP, para se ter certeza de que o paciente não apresenta retorno dos batimentos cardíacos.
A intensidade dos exercícios aer bicos, os quais são orientados para a obtenção de maiores benefícios para o sistema cardiovascular e para o metabolismo. Sobre este tema, assinale a opção correta
Os exercícios mais intensos sÃo mais eficazes na melhoria de resistência à insulina, redução da PA
A intensidade pode ser baseada na frequência cardíaca observada acima do limiar anaeróbico.
Os exercícios mais intensos são contra indicados na reabilitação cardiovascular
Todas as respostas acima são falsas
Os exercícios são realizados acima do limiar isquêmico paraque o treino seja eficaz
O comprometimento valvar mais comum se dá na valva:
Biscúspide
Triscúpide
Nenhuma das alternativas anteriores
Pulmonar
Aórtica
A Reabilitação Cardiovascular é dividida em fases. Cada fase tem um momento, um período e um objetivo específico. A fase em que o paciente é atendido por equipe multidisciplinar, imediatamente após a alta hospitalar, em algum ambiente próprio para a prática de atividades físicas e que possua equipamento apropriado para situações de emergência, e que possui como objetivo principal incrementar a capacidade física por meio de sessões supervisionadas é:
FASE I
FASE II
FASE III
FASE IV
FASE V

Outros materiais