Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO TEORIA E PRATICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA


Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502506336)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a participação de alunos com deficiências nas aulas de Educação Física, os Parâmetros Curriculares Nacionais atribuem funções e responsabilidades específicas para o Professor. Dentre as opções abaixo assinale a única que apresenta somente atribuições específicas desse profissional:
		
	
	solicitar atestado médico a estes alunos para isentá-los das aulas por conta das suas limitações.
	
	orientá-los sobre os locais de prática, adaptados para que possam ser mais bem atendidos e atender aos seu desejos.
	
	planejar atividades em separado do restante da turma, evitando comparações, criando um ambiente específico.
	
	planejar trabalhos de natureza teórica para que estes alunos os realizem durante o ano letivo e mão sintam-se fora do contexto.
	 
	fazer adaptações e criar situações de modo a possibilitar a plena participação segundo suas capacidades.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503274563)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No estudo de Gomes e Barbosa (2007) sobre as atitudes de professores do ensino fundamental sobre a inclusão escolar de pessoas com paralisia cerebral, apesar da época de sua publicação, seus achados ainda podem ser considerados atuais. De modo geral, constatou-se que para os professores que atuam em salas com a presença de aluno com Paralisia Cerebral, as atitudes negativas estão relacionadas à atuação profissional, às metodologias de ensino e às deficiências e carências das práticas educacionais adotadas por eles. Este resultado denota a necessidade de se reformular a prática pedagógica da escola para que se efetive o processo de inclusão escolar de pessoas com paralisia cerebral. Em contrapartida, os itens relacionados às questões que indicam sentimentos e emoções, convivência ou contato com pessoas com paralisia cerebral, ou seja, que buscaram levantar os aspectos afetivos ou emocionais das atitudes dos docentes quanto à ação educacional inclusiva, apresentam atitudes positivas. Na busca de uma consonância entre aspectos cognitivos, afetivos e denotativos de suas atitudes em relação à inclusão escolar para esses alunos, as atitudes contrárias à sua presença são justificadas pela (real) falta de preparo profissional e pela (real) ausência de respaldo oferecido pelos órgãos gestores da educação. Atitudes baseadas em preconceitos, como, por exemplo, ¿salas regulares que têm pessoas com paralisia cerebral têm um desempenho inferior às que não têm¿, assim como a ausência de um posicionamento coerente com sua prática profissional, como, por exemplo, assumir responsabilidade para com o atendimento e desenvolvimento de todos os alunos indistintamente, são desconsideradas pelos participantes. Percebe-se nesse estudo que o conhecimento sobre a Paralisia Cerebral pelos docentes pode contribuir com o processo de inclusão escolar. Analise os itens sobre a Paralisia Cerebral e responda. I - dentre as diversas conceituações da Paralisia Cerebral a de Bobath (1984) caracteriza este distúrbio como sendo uma lesão que afeta o cérebro imaturo e interfere com a maturação do sistema nervoso central, trazendo consequências específicas em termos do tipo de Paralisia Cerebral que se desenvolve, seu diagnóstico, avaliação e tratamento. Em 2002, Miller definiu a Paralisia Cerebral como sendo uma série heterogênea de síndromes clínicas caracterizadas por ações motoras e mecanismos posturais anormais.
II - A maior causa da Paralisia Cerebral é a anóxia perinatal por um trabalho de parto anormal ou prolongado; a prematuridade entra como a segunda maior causa e com menor prevalência estão as infecções pré-natais como rubéola, toxoplasmose, citomegalovirus e pós-natais como a meningite.
III - De acordo com a área cerebral afetada, a Paralisia Cerebral pode ser classificada como hemiplegia ou hemiparesia, diplegia ou diparesia, tetraplegia ou tetraparesia. Nesses termos, o sufixo ¿plegia¿ refere-se a PERDA TOTAL DO MOVIMENTO do membro, já o sufixo ¿paresia¿ significa PERDA PARCIAL DO MOVIMENTO.
IV - Para o profissional de Educação Física , os objetivos do acompanhamento da pessoa com paralisia cerebral são: i) Conhecer os atores limitadores da criança, sejam eles biomecânicos, musculares, neurológicos ou comportamentais, procurando entender como afetam a criança e sua família; ii) Planejamento e avaliação do programa de treinamento, ajudando no desenvolvimento motor eficaz da criança, indispensável para a realização das tarefas do dia-dia; iii) Avaliação sistemática dos resultados do treinamento, observando o desempenho da criança na realização das atividades funcionais.
V - Segundo a Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação atividades como natação, dança, ginástica, futebol, equitação ou outras atividades esportivas são, indiscutivelmente, benéficas para determinado grupo de crianças do que tratamentos fisioterápicos realizados dentro de um hospital ou centro de reabilitação. Estão corretos os itens
		
	
	II, III, IV.
	
	III, IV, V.
	 
	I, II, III, IV, V.
	
	I, II, III.
	
	I, III, IV, V.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502532526)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Gorgatti; Costa (2008) descrevem uma sequência de eventos relacionados as perdas experimentadas pelas pessoas com deficiências (PcD´s) em relação ao âmbito na qual elas ocorrem. Iniciadas pelas DOENÇAS/LESÃO, evoluindo para as DEFICIÊNCIAS,seguindo para as INCAPACIDADES e finalizando com as DESVANTAGENS as autores defendem a ideia de que parte desse processo é inerente aos órgãos/sistemas e parte depende das pessoas e das condições as quais elas são submetidas. Diante desse quadro, considere as 2 sequências apresentadas abaixo:
1) Meningite
2) Perda parcial da acuidade visual
3) Redução da capacidade de visualização a mais de 10m de distância
4) Exclusão das aulas de Educação Física por dificuldades de participação nas atividades esportivas
 
A) Deficiência
B) Desvantagem
C) Doença/Lesão
D) Incapacidade
A opção que apresenta a associação alfanumérica correta entre as 2 sequências é?
		
	
	1D; 2A; 3B; 4C
	
	1A; 2B; 3C; 4D
	
	1C; 2D; 3B; 4A
	
	1B; 2C; 3A; 4D
	 
	1C; 2A; 3D; 4B
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502504248)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere a situação de você ter sido contratado por uma família como Treinandor Personalizado de um dos filhos. Ele tem Síndrome de Down, 30 anos de idade, está com sobrepeso e é sedentário. Apresenta como característica pessoal facilidade e ótimas possibilidades de participação em atividades grupais. Diante deste cenário, assinale, dentre as opções abaixo, aquela que apresenta somente atividades adequadas a um programa de exercícios físicos/esportes adequado às necessidades e características deste aluno levando em conta as especificidades de sua deficiência.
		
	
	Corrida de rua, musculação, judô.
	
	Natação, corrida, basquete.
	
	Ginástica artística, futebol, natação.
	 
	Alongamentos, caminhadas, hidroginástica.
	
	Atividades esportivas individualizadas, relaxamento muscular, massagem.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502505345)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Maria Teresa Égler citada por Gorgatti; Costa (2008) relata que a inclusão provoca inúmeros questionamentos no seio da sociedade, e a pergunta que surge constantemente é: será que a inclusão é para todos? A autora apresenta uma lista de situações em que assume não ser apropriado incluir crianças que apresentam diferentes e peculiares condições para a prática das atividades físicas no ensino regular. Com base nesta posição considere as seguintes situações que justificam esta contraindicação de inclusão: I) quando estes alunos são estritamente destrutivos/desagregadores e/ou perigosos para os demais participantes da turma; II) quando estes alunos permitem que seus colegas alcancem suas metas como resultado da inclusão; III) quando estes alunos alcançam suas metas ou se dispersampor estarem incluídos na aula regular de Educação Física; IV) quando estes alunos não estão recebendo um programa apropriado de Educação Física, orientado para suas peculiaridades V) quando o ambiente passa a ser seguro para este aluno depois de sofrer adaptações.
		
	
	I, II, III e IV estão corretas.
	 
	Quando estes alunos são estritamente destrutivos/desagregadores e/ou perigosos para os demais participantes da turma não recomenda-se a inclusão.
	
	II, III, IV e V estão erradas.
	
	Somente a V está errada.
	
	Quando estes alunos permitem que seus colegas alcancem suas metas segundo suas capacidades devem ser incluídos;