Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO TEORIA E PRATICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502503107)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Dados estatísticos relacionados as lesões raquimedulares demonstram que grande parte delas é causada por algum tipo de trauma. Principalmente na faixa etária de 18 a 22 anos e na sua maioria acometendo pessoas do sexo masculino existem causas que predominam estatisticamente. Baseado nessas dados e nas estatísticas amplamente divulgadas pela mídia impressa e televisiva assinale, dentre as opções abaixo, as que compõem estas causas de forma predominante:
A) Causas genéticas
B) Acidente por arma de fogo
C) Anóxia perinatal
D) Acidente automobilístico
E) Acidente vascular encefálico
Marque a alternativa correta.
		
	 
	A e B encontram-se corretas.
	 
	A e E encontram-se corretas.
	 
	A e C encontram-se corretas.
	 
	B e D encontram-se corretas.
	 
	A e D encontram-se corretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502503109)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Você enquanto profissional de Educação Física responsável pelas aulas de natação de uma Academia recebe uma aluna autista de 10 anos. O autismo é um transtorno do desenvolvimento (e não um tipo de deficiência), com causas múltiplas e caracterizado por um déficit na interação social, expresso pela inabilidade em relacionar-se com o outro e usualmente combinado com dificuldades de linguagem e de comportamento. No encaminhamento da equipe multidisciplinar em saúde que atende a aluna (médico neurologista e psiquiatra, psicólogo, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional) aparece o diagnóstico de Autismo dentro dos Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD, Código Internacional de Doenças CID-10). Sabe-se que um dos métodos de ensino utilizados para a aprendizagem de pessoas com autismo utilizados no Brasil, atualmente, é o Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children (TEACCH), tendo como três de seus princípios fundamentais:
1. O ambiente deve propiciar informações sobre o que é esperado da pessoa naquele local, de forma clara e com acesso fácil ao material de trabalho;
2. Oferecer uma programação diária visível, para que o aluno tenha previsibilidade das tarefas previstas para serem executadas durante o dia, fazendo uso de comunicação alternativa;
3. Oferecer rotinas que possibilitem um entendimento sobre o que está ocorrendo, para propicar mais confiança para a pessoa com autismo.
Considere as 2 (duas) afirmativas a seguir:
a) Os alunos com autismo não devem participar das aulas de natação de uma academia.
b) É mais seguro encaminhá-los a instituições especializadas para que sejam atendidos por professores adequadamente preparados para lidar com autismo.
A esse respeito, pode-se concluir que:
		
	
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	 
	as duas afirmações são falsas.
	
	a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	 
	a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502532262)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando a modalidade paralímpica basquete em cadeiras de rodas, temos nela a classificação dos atletas, segundo suas limitações e comprometimento físico-motor, distribuída na escala 1, 2, 3, 4 e 4,5. Com o objetivo de facilitar a classificação e participação de atletas que apresentam características de uma e outra classe distinta, os chamados casos limítrofes, foram criadas classes intermediárias. Baseado nesse quadro assinale dentre as opções abaixo a que contém a afirmativa correta.
		
	
	A classificação dos atletas paralímpicos na modalidade basquete em cadeiras de rodas não pode ser menor ou igual a 14 e quanto maior o grau de comprometimento do atleta menor será sua classe.
	
	Na modalidade basquete em cadeiras de rodas a regra determina que a cada 3 toques na cadeira, no máximo, o jogador deve quicar, arremessar ou passar a bola para um companheiro de equipe.
	 
	A classificação dos casos limítrofes é feita por meio do enquadramento desses atletas nas classes 1,5; 2,5; 3,5 e o somatório de pontos referentes à classificação de cada atleta nas equipes não pode ultrapassar 14.
	
	A classificação dos atletas paralímpicos na modalidade basquete em cadeiras de rodas não pode ser maior ou igual a 14 e quanto menor o grau de comprometimento do atleta menor será sua classe.
	
	A classificação para os casos limítrofes no basquete em cadeiras de rodas é composta das classes 1,5 e 2,5 e esta classificação tem como objetivo equalizar as condições de participaçãodos atletas em condições semelhantes.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502645271)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No desenvolvimento de atividades físicas e esportivas em turmas mistas (com e sem deficiências) é possível verificar diferenças consideráveis entre o desempenho desses dois grupos de pessoas. Assim, podemos afirmar que, comparativamente, um aluno com deficiência intelectual (DI) classificado como educável, inserido numa turma onde os demais não têm deficiência, possui capacidade de perceber, direcionar e processar informações de uma forma particular. Qual é esta forma?
		
	
	igual a dos alunos sem deficiência, tendo as mesmas dificuldades para reconhecer os estímulos relevantes da tarefa proposta.
	
	mais rápida e eficiente do que o sujeito normal, tendo menos dificuldade para reconhecer os estímulos relevantes da tarefa proposta.
	
	mais lenta e limitada do que os alunos sem deficiência, sendo incapaz de reconhecer os estímulos relevantes da tarefa proposta.
	
	mais lenta e limitada do que os alunos sem deficiência, tendo mais facilidade para reconhecer os estímulos relevantes da tarefa proposta.
	 
	mais lenta e limitada do que os alunos sem deficiência, tendo mais dificuldade para reconhecer os estímulos relevantes da tarefa proposta .
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503001837)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O conceito a seguir representa um determinado tipo de comprometimento neuromuscular e que, por conseguinte, induz a alterações das funções motoras. Qual é este tipo? "disfunção nos movimentos de um mais membros superiores, inferiores ou ambos que induz a redução parcial da sua funcionalidade e, por conseguinte, apresentando qualidade funcional abaixo dos padrões de normalidade na precisão, amplitude ou mesmo na resistência muscular."
		
	
	paralisia
	 
	paresia
	
	atrofia
	
	distrofia
	
	plegia

Outros materiais