Buscar

CLINICO 3 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CLINICO3
			
	   ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOL. TEÓRICO
	Simulado: SDE3626_SM_201403242402 V.1 
	Aluno(a): SUELI MARIA DA SILVA
	Matrícula: 201403242402
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 31/10/2017 19:31:21 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201404314365)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A administração de vitamina K no recém-nato logo após o nascimento tem por finalidade:
		
	 
	evitar a doença hemorrágica do recém-nascido.
	
	prevenir a icterícia neonatal.
	
	corrigir a hiperbilirrubinemia.
	
	evitar a oftalmia gonocócica.
	
	promover a absorção intestinal do cálcio
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404314454)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os(as) adolescentes e os(as) jovens têm direito de ter acesso a informações e educação em saúde sexual e saúde reprodutiva e de ter acesso a meios e métodos que os auxiliem a evitar uma gravidez não planejada e a prevenir-se contra as doenças sexualmente transmissíveis/HIV/AIDS, respeitando-se a sua liberdade de escolha. Como a primeira relação sexual está acontecendo cada vez mais cedo, é muito importante que adolescentes e jovens estejam informados sobre sexo seguro e os serviços de saúde devem garantir atendimento aos(às) adolescentes e aos(às) jovens, antes mesmo do início de sua atividade sexual e reprodutiva, para ajudá-los a lidarem com a sua sexualidade de forma positiva e responsável, incentivando comportamentos de prevenção e de autocuidado. Com base nesse assunto, é possível assinalar a seguinte alternativa INCORRETA:
		
	
	As pílulas combinadas e a injeção mensal podem ser usadas na adolescência, desde a primeira menstruação. A minipílula e a injeção trimestral não devem ser usadas antes dos 16 anos.
	
	O DIU pode ser usado pelas adolescentes, entretanto as que nunca tiveram filhos correm mais risco de expulsá-lo. Além disso, não é indicado para as adolescentes que têm mais de um parceiro sexual ou cujos parceiros têm outros parceiros/parceiras e não usam camisinha em todas as relações sexuais, pois, nessas situações, existe risco maior de contrair doenças sexualmente transmissíveis.
	 
	A ligadura das trompas e a vasectomia também são métodos indicados para os(as) adolescentes.
	
	Os métodos da tabela, do muco cervical e da temperatura basal são pouco recomendados, porque exigem do adolescente disciplina e planejamento e as relações sexuais nessa fase, em geral, não são planejadas.
	
	O conhecimento do corpo também ajuda a compreender e a realizar cuidados para evitar doenças sexualmente transmissíveis/HIV/AIDS e outras doenças que possam afetar a saúde sexual e a saúde reprodutiva.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404314559)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Didaticamente, observamos que o desenvolvimento infantil ocorre através de fases, que correspondem a determinados períodos da vida da criança. Cada um desses períodos tem suas próprias características e ritmos, que dependem, é claro, das particularidades apresentadas por cada criança. Sobre o desenvolvimento infantil, assinale a opção incorreta:
		
	
	Os reflexos corticais são manifestações assimétricas, voluntárias, definidas pelo córtex, em resposta a determinado estímulo
	
	Os reflexos de sucção e preensão, são exemplos de reflexos que existem normalmente em neonatos, desaparecem com a evolução e reaparecem como atividades voluntárias
	 
	O reflexo de Moro desaparece por volta dos 12 meses de vida da criança
	
	O recém-nascido normal mantém as pernas e braços fletidos tanto na posição supina como quando em pronação
	
	A presença do sinal de Babinski, quando bilateral, pode ser considerada normal até os 18 meses.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404314418)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O crescimento e desenvolvimento expressam a soma das inúmeras alterações que ocorrem durante os primeiros anos de vida do ser humano durante os primeiros anos de vida do ser humano. Com relação ao crescimento e desenvolvimento da criança normal, é correto afirmar que:
		
	
	Para controle do aumento do perímetro cefálico, verifica-se o tamanho da fontanela posterior; a largura das suturas e a consistência dos ossos do crânio e, o fechamento da fontanela posterior (bregmática), que ocorre entre 10 e 24 meses.
	 
	Em relação as três tendências ou padrões de crescimento, a primeira consiste na direção céfalo-caudal, a segunda consiste na direção próximo-distal se aplicando ao conceito de centro para a periferia e a terceira consiste na diferenciação.
	
	a estatura não é considerada um bom parâmetro no crescimento infantil.
	
	O crescimento linear ocorre como resultado do crescimento esquelético e é considerado uma medida estável do crescimento geral.
	
	O crescimento se dá uma forma contínua e estável, com velocidades e ritmos iguais e constantes até atingir a idade adulta.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404314408)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O crescimento e desenvolvimento expressam a soma das inúmeras alterações que ocorrem durante os primeiros anos de vida do ser humano durante os primeiros anos de vida. Quais das alternativas abaixo não é um parâmetro para avaliação de crescimento físico em crianças:
		
	 
	Perímetro braquial
	
	Peso
	
	Perímetro torácico
	
	Estatura
	
	Perímetro cefálico

Outros materiais