A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Pré-visualização | Página 1 de 8

AULA 1
	
	Promove ações de comunicação interna que buscam informar, motivar e comprometer os funcionários, desenvolvendo a satisfação e o orgulho de pertencer à organização. Em geral, estruturam-se canais de comunicação internos (jornais, revistas, intranet, entre outros) para divulgação de informações e interação com o público interno. Define estratégias de captação e identificação de talentos para  a organização, utilizando ferramentas e técnicas específicas. Qual a área responsável por estas atividades dentro do RH?
		
	
	treinamento e desenvolvimento
	
	administração de pessoal
	
	higiene e segurança do trabalho
	
	remuneração e benefícios
	 
	Recrutamento e seleção
	
	Segundo Chiavenato (2005) a essência das organizações está nas pessoas. Sem as pessoas jamais existiriam as organizações. As pessoas são a alma das organizações, aquilo que lhe dá vida e vigor. O autor está se referindo a importância da gestão de pessoas para o alcance dos resultados nas empresas. Desta forma, podemos afirmar que:
		
	 
	O conhecimento é o ativo tangível de maior valor nas organizações.
	 
	O conhecimento é o ativo de maior valor nas organizações.
	
	O conhecimento sem a tecnologia não seria possível atingir os resultados.
	
	A tecnologia e o conhecimento são fundamentais nos dias de hoje.
	
	A tecnologia não alterou as relações de trabalho na atualidade.
	
	Milkovich, George e Boudreau, John W. (2006) conceituaram a Administração de Recursos Humanos como uma série de decisões integradas que formam as relações de trabalho e influenciam diretamente a capacidade da organização e de seus agentes de atingir seus objetivos.
Com relação à contratação de um profissional inadequado, que gera impactos significativos para as organizações, avalie as afirmações seguintes:
I. Aumento de custos pela necessidade de nova seleção.
II. Perda de produtividade devido ao tempo que um novo profissional necessita para ambientar-se às políticas, aos procedimentos e à cultura da organização.
III. Motivação das equipes pela troca de profissionais (principalmente quando envolve os líderes).
Considerando as afirmativas acima, e correto afirma que:
		
	 
	Apenas a III é correta.
	
	As três opções estão corretas.
	
	Apenas a I é correta.
	
	Apenas a II e a III estão corretas.
	 
	Apenas a I e a II  estão corretas.
	
	Muito se tem discutido quanto ao papel das organizações na preservação do meio ambiente, fundamental para a continuidade da nossa espécie. Várias organizações já criaram políticas e ações voltadas para a preservação ambiental e _______________________________, envolvendo seus colaboradores, clientes e acionistas na conscientização e no estímulo ao desenvolvimento de ações socialmente responsáveis. A palavra que completa a frase é:
		
	
	Visão
	
	Ética
	
	Estratégia
	 
	Responsabilidade Social
	
	Boa imagem
	
	Quando uma empresa de serviços do segmento de entregas (delivery) define como uma de suas competências (ponto forte) rapidez de entrega com qualidade está, na verdade, buscando estabelecer um diferencial frente às outras empresas do mesmo segmento. Se esta mesma empresa define que suas entregas ocorrerão num prazo máximo de 30 minutos e que o produto chegará sem nenhuma avaria, garantindo a satisfação total do cliente, terá um diferencial ainda maior, destacando-se cada vez mais dos seus concorrentes. Para atender a essa estratégia desafiadora, a empresa terá que estruturar ações que garantam o cumprimento desse objetivo.
Marque abaixo a opção que condiz com a situação relatada:
		
	 
	Todas as ações são verdadeiras
	
	capacitação de sua equipe de funcionários
	
	estabelecer parcerias de mercado
	
	estabelecer processos internos eficazes
	
	implementar sistemas tecnológicos integrados
	
	O termo Empregabilidade significa: (I) Capacidade do profissional estar empregado. (II) Capacidade das pessoas em conquistar e manter seus empregos. (III) Capacidade da empresa em desenvolver seus funcionários. (IV) Capacidade de demonstrar planejamento e produtividade da empresa. (V) Capacidade do profissional proteger sua carreira dos riscos inerentes ao mercado. Esta correta letra que corresponde às seguintes afirmações:
		
	 
	(B) I, II e IV.
	
	(C) II, III e V.
	
	(E) I, IV e V.
	
	(D) III, IV e V
	 
	(A) I, II e V.
	
	O objetivo do recrutamento é atrair o maior número possível de candidatos, que serão avaliados na etapa posterior de seleção. Dessa forma, temos de um lado o mercado de recursos humanos, composto de talentos que buscam oportunidades de carreira, e de outro, o mercado de trabalho, composto por empregadores em potencial ávidos por encontrar os profissionais mais preparados para as suas necessidades. Marque a alternativa correta em relação a esta citação:
		
	 
	Essa dinâmica é o que se entende por oferta e procura, em que não há a necessidade do equilíbrio ocorrer ou coexistir, refletindo na relação de trabalho. Por exemplo, quando temos uma oferta de vagas maior que o número de profissionais disponível, a exigência quanto ao perfil dos profissionais é menor, havendo maior flexibilidade na contratação.
	
	Essa dinâmica é o que se entende por oferta, em que o equilíbrio nem sempre parece coexistir, refletindo na relação de trabalho. Por exemplo, quando temos uma oferta de vagas maior que o número de profissionais disponível, a exigência quanto ao perfil dos profissionais é menor, havendo maior flexibilidade na contratação.
	
	Essa dinâmica é o que se entende por procura, em que o equilíbrio nem sempre parece coexistir, refletindo na relação de trabalho. Por exemplo, quando temos uma procura de vagas maior que o número de profissionais disponível, a exigência quanto ao perfil dos profissionais é menor, havendo maior flexibilidade na contratação.
	 
	Essa dinâmica é o que se entende por oferta e procura, em que o equilíbrio nem sempre parece coexistir, refletindo na relação de trabalho. Por exemplo, quando temos uma oferta de vagas maior que o número de profissionais disponível, a exigência quanto ao perfil dos profissionais é menor, havendo maior flexibilidade na contratação.
	
	Essa dinâmica é o que se entende por oferta e procura, em que o equilíbrio nem sempre parece coexistir, refletindo na relação de trabalho. Por exemplo, quando temos uma oferta de vagas menor que o número de profissionais disponível, a exigência quanto ao perfil dos profissionais é menor, havendo maior flexibilidade na contratação.
	
	As empresas contemporâneas estão inseridas num mercado onde a mudança se tornou cada vez mais rápida. Levando em consideração aspectos estratégicos, processos e pessoas dessas empresas, algumas características externas definem esse ambiente. Dessa forma, analise as opções abaixo e assinale aquela que NÃO seja uma dessas características.
		
	 
	Ampliação de terceirização e parcerias
	
	Responsabilidade social e preocupação com o meio ambiente
	 
	Oportunidades de emprego ampliadas
	
	Incorporações/fusões
	
	Transformações tecnológicas
AULA 2
	
	Quando nos referimos a processo, estamos destacando a maneira pela qual se realiza uma atividade, utilizando métodos, técnicas e ferramentas dentro de um conceito de continuidade e interatividade; pois, numa organização, as atividades desempenhadas inserem-se dentro de um sistema, apresentando uma finalidade definida dentro da cadeia produtiva. A Administração de RH possui diversos subsistemas e o Recrutamento e Seleção se carcteriza como aquele que:
		
	 
	Define estratégias de captação e identificação de talentos para a organização, utilizando ferramentas e técnicas específicas.
	
	Define a política salarial e de benefícios definida pela empresa, descrição de cargos, realização de pesquisas salariais, tendo em vista a retenção de talentos.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.