A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Pré-visualização | Página 3 de 8

ser incorporadas por todos os seus funcionários, refletindo-se em suas atividades diárias, independente de seu nível hierárquico. Marque a opção que preenche a lacuna As competências estratégicas são traduzidas internamente por meio do estabelecimento de conceitos que facilitam a compreensão de seu significado.
		
	 
	competências estratégicas ou organizacionais
	
	abordagens institucionais
	
	responsabilidade social
	
	objetivos estratégicos
	
	competência funcional
	
	Estudamos, em relação ao modelo de gestão por competências, que quando uma empresa de serviços do segmento de entregas, delivery, define como uma de suas competências, ponto forte, rapidez de entrega com qualidade está, na verdade, buscando obter frente às outras empresas do mesmo segmento um:
		
	
	valor
	
	mercado
	 
	comportamento
	 
	diferencial
	
	produto
	
	Em relação ao tema competências nas suas diferentes especificações e aplicações, julgue as afirmativas abaixo e assinale a única correta:
		
	 
	As competências organizacionais dizem respeito a atributos da organização que conferem vantagem competitiva a ela e geram valor distintivo.
	
	As organizações desenvolvem estratégias que as posicionam no mercado, sem necessidade de serem revistas periodicamente.
	
	Em geral as organizações estabelecem competências estratégicas que não contemplem a visão, a missão e os valores da empresa.
	
	O conceito de competência nos remete a um conjunto de padrões, procedimentos e ações alinhadas que refletem toda a cadeia produtiva da empresa.
	 
	O conceito de gestão por competências está relacionado ao rol de conhecimentos, habilidades e atitudes empregadas no desempenho de determinada atividade.
	
	Dentro do conceito de competências, a sigla CHA refere-se a:
		
	
	Competência, habilitação e atuação
	 
	Conhecimento, habilidade e atitude
	
	Conhecimento, hábitos e atitudes
	
	Conhecimento, Informação e formação
	 
	Competência, Habilidade e atitude
	
	Cada vez mais o trabalho do Recrutamento e Seleção vem sendo realizado através da gestão por competência e, como sabemos, ela é formada pelo CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude). Analise os exemplos abaixo: Exemplo 1: O senhor A faz a prova teórica para obter a habilitação para dirigir automóveis e obtém a nota 10. No entanto, na prova prática sua nota foi 2,5 e ele fica reprovado. Exemplo2: O senhor B faz as mesmas provas e obtém, respectivamente, 10 e 9,7. Entretanto, quatro dias depois de receber sua habilitação é multado trafegando pelo acostamento. Segundo esses exemplos, assinale a opção correta:
		
	
	O senhor B mostrou atitude, mas não conhecimento.
	
	O senhor A mostrou habilidade, mas não atitude.
	
	O senhor B mostrou habilidade e atitude.
	 
	O senhor A mostrou conhecimento, mas não habilidade.
	
	O senhor B mostrou conhecimento, mas não habilidade.
	
	Sabemos que nos dias atuais o mercado encontra-se estruturado, vimos os desafios impostos aos profissionais nele inseridos e como a área de Recursos Humanos pode ser analisada sob a perspectiva de um sistema, composto de vários subsistemas integrados. Mediante esta afirmativa, responda: Por que as organizações são consideradas sistemas abertos?
		
	
	Porque as empresas tem o capital aberto, e qualquer um pode ser acionista.
	 
	Porque interagem permanentemente com outros sistemas em seu ambiente, afetando-os e sendo afetadas por eles o tempo todo.
	
	Porque fazem parte de uma economia globalizada e sofrem influência de políticas internas e externas
	 
	Porque devem interagir internamente com todos os departamentos em seu ambiente, existindo os elementos de entrada (inputs) e a transformação desses elementos (processamento) gerando elementos de saída (outputs),principalmente em se tratando de documentos.
	
	Porque não interagem com outros sistemas em seu ambiente, não existindo assim uma relação sistêmica em que existem os elementos de entrada (inputs) e a transformação desses elementos (processamento) gerando elementos de saída (outputs), sendo esta cadeia retroalimentada continuamente.
	
	De acordo com Gramigna, Maria Rita ( 2002), identificar as competências essenciais é uma tarefa altamente trabalhosa e criativa. Além de conversar com os clientes, é preciso dedicar um tempo razoável conversando com os funcionários de todos os níveis e tipos. Atualmente, percebe-se que desenvolver competências essenciais é muito importante e que o cenário mercadológico exige esse dinamismo por parte das empresas.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - Nesse caso, estamos trabalhando o conceito de competências estratégicas ou organizacionais, que são as competências que garantem a competitividade e sustentabilidade de uma empresa, tornando-a única e diferenciada na relação com seus clientes, reforçando sua imagem e reputação no mercado.
PORQUE
II - Implementar técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos, relacionados, única e exclusivamente, à infraestrutura e à logística são as principais inquietações estratégicas nas diversas lideranças empresariais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
		
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
AULA 4
	
	Podemos definir o processo de seleção como a comparação entre as duas variáveis: o perfil procurado da função (X) e o perfil do candidato (Y). Assim, devemos contratar um candidato quando:
		
	
	X - Y.
	 
	X = Y.
	
	X < Y.
	
	X > Y.
	
	X + Y.
	
	Quando o RH recebe a Requisição de Pessoal da área requisitante, é importante que vá conversar com o Gestor requisitante. Neste sentido, assinale a única afirmativa que NÃO está correta.
		
	 
	O RH deve ir conversar com o Gestor da área para orientá-lo sobre qual deve ser o perfil do cargo.
	
	O RH deve conversar com o Gestor da área requisitante, pois, assim poderá obter outros detalhes sobre a vaga em questão e que não estão escritos na Requisição de Pessoal.
	
	O RH irá ouvir o Gestor da área requisitante, tirar suas dúvidas e, se for o caso,  acrescentar algo a mais que esteja faltando na Requisição de Pessoal.
	 
	RH deve ser parceiro do Gestor da área requisitante.
	
	O Gestor da área requisitante deve estar receptivo a essa conversa com o RH.
	
	A respeito do início do Processo de Recrutamento e Seleção, é correto afirmar que:
		
	
	A decisão final da contratação diz respeito a um consenso entre os diversos Gestores e áreas da organização.
	
	O setor requisitante abre a vaga e o RH cumpre fielmente o que foi solicitado e não vai ao setor esclarecer dúvidas, caso as tenha.
	
	O RH modifica algum item do perfil, sem falar com a área requisitante, pois ele é quem sabe o que é melhor para a empresa.
	 
	O RH não decide sobre a contratação final da vaga, apenas assessora à área na decisão, sendo a decisão final do Gestor da área.
	
	A área de RH decide sobre a contratação final, pois tem mais experiência sobre o perfil comportamental do que o Gestor da área solicitante.
	
	O grau de complexidade do processo seletivo está diretamente proporcional a diversos fatores. Um desses fatores pode ser identificado quando fazemos a correlação do número de vagas disponibilizadas pela empresa com o número de candidatos nelas interessados. Considerando esses fatores, assinale a opção correta.
		
	
	Os processos seletivos são mais competitivos quando temos pouca