Buscar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Prévia do material em texto

AULA 1
	
	Promove ações de comunicação interna que buscam informar, motivar e comprometer os funcionários, desenvolvendo a satisfação e o orgulho de pertencer à organização. Em geral, estruturam-se canais de comunicação internos (jornais, revistas, intranet, entre outros) para divulgação de informações e interação com o público interno. Define estratégias de captação e identificação de talentos para  a organização, utilizando ferramentas e técnicas específicas. Qual a área responsável por estas atividades dentro do RH?
		
	
	treinamento e desenvolvimento
	
	administração de pessoal
	
	higiene e segurança do trabalho
	
	remuneração e benefícios
	 
	Recrutamento e seleção
	
	Segundo Chiavenato (2005) a essência das organizações está nas pessoas. Sem as pessoas jamais existiriam as organizações. As pessoas são a alma das organizações, aquilo que lhe dá vida e vigor. O autor está se referindo a importância da gestão de pessoas para o alcance dos resultados nas empresas. Desta forma, podemos afirmar que:
		
	 
	O conhecimento é o ativo tangível de maior valor nas organizações.
	 
	O conhecimento é o ativo de maior valor nas organizações.
	
	O conhecimento sem a tecnologia não seria possível atingir os resultados.
	
	A tecnologia e o conhecimento são fundamentais nos dias de hoje.
	
	A tecnologia não alterou as relações de trabalho na atualidade.
	
	Milkovich, George e Boudreau, John W. (2006) conceituaram a Administração de Recursos Humanos como uma série de decisões integradas que formam as relações de trabalho e influenciam diretamente a capacidade da organização e de seus agentes de atingir seus objetivos.
Com relação à contratação de um profissional inadequado, que gera impactos significativos para as organizações, avalie as afirmações seguintes:
I. Aumento de custos pela necessidade de nova seleção.
II. Perda de produtividade devido ao tempo que um novo profissional necessita para ambientar-se às políticas, aos procedimentos e à cultura da organização.
III. Motivação das equipes pela troca de profissionais (principalmente quando envolve os líderes).
Considerando as afirmativas acima, e correto afirma que:
		
	 
	Apenas a III é correta.
	
	As três opções estão corretas.
	
	Apenas a I é correta.
	
	Apenas a II e a III estão corretas.
	 
	Apenas a I e a II  estão corretas.
	
	Muito se tem discutido quanto ao papel das organizações na preservação do meio ambiente, fundamental para a continuidade da nossa espécie. Várias organizações já criaram políticas e ações voltadas para a preservação ambiental e _______________________________, envolvendo seus colaboradores, clientes e acionistas na conscientização e no estímulo ao desenvolvimento de ações socialmente responsáveis. A palavra que completa a frase é:
		
	
	Visão
	
	Ética
	
	Estratégia
	 
	Responsabilidade Social
	
	Boa imagem
	
	Quando uma empresa de serviços do segmento de entregas (delivery) define como uma de suas competências (ponto forte) rapidez de entrega com qualidade está, na verdade, buscando estabelecer um diferencial frente às outras empresas do mesmo segmento. Se esta mesma empresa define que suas entregas ocorrerão num prazo máximo de 30 minutos e que o produto chegará sem nenhuma avaria, garantindo a satisfação total do cliente, terá um diferencial ainda maior, destacando-se cada vez mais dos seus concorrentes. Para atender a essa estratégia desafiadora, a empresa terá que estruturar ações que garantam o cumprimento desse objetivo.
Marque abaixo a opção que condiz com a situação relatada:
		
	 
	Todas as ações são verdadeiras
	
	capacitação de sua equipe de funcionários
	
	estabelecer parcerias de mercado
	
	estabelecer processos internos eficazes
	
	implementar sistemas tecnológicos integrados
	
	O termo Empregabilidade significa: (I) Capacidade do profissional estar empregado. (II) Capacidade das pessoas em conquistar e manter seus empregos. (III) Capacidade da empresa em desenvolver seus funcionários. (IV) Capacidade de demonstrar planejamento e produtividade da empresa. (V) Capacidade do profissional proteger sua carreira dos riscos inerentes ao mercado. Esta correta letra que corresponde às seguintes afirmações:
		
	 
	(B) I, II e IV.
	
	(C) II, III e V.
	
	(E) I, IV e V.
	
	(D) III, IV e V
	 
	(A) I, II e V.
	
	O objetivo do recrutamento é atrair o maior número possível de candidatos, que serão avaliados na etapa posterior de seleção. Dessa forma, temos de um lado o mercado de recursos humanos, composto de talentos que buscam oportunidades de carreira, e de outro, o mercado de trabalho, composto por empregadores em potencial ávidos por encontrar os profissionais mais preparados para as suas necessidades. Marque a alternativa correta em relação a esta citação:
		
	 
	Essa dinâmica é o que se entende por oferta e procura, em que não há a necessidade do equilíbrio ocorrer ou coexistir, refletindo na relação de trabalho. Por exemplo, quando temos uma oferta de vagas maior que o número de profissionais disponível, a exigência quanto ao perfil dos profissionais é menor, havendo maior flexibilidade na contratação.
	
	Essa dinâmica é o que se entende por oferta, em que o equilíbrio nem sempre parece coexistir, refletindo na relação de trabalho. Por exemplo, quando temos uma oferta de vagas maior que o número de profissionais disponível, a exigência quanto ao perfil dos profissionais é menor, havendo maior flexibilidade na contratação.
	
	Essa dinâmica é o que se entende por procura, em que o equilíbrio nem sempre parece coexistir, refletindo na relação de trabalho. Por exemplo, quando temos uma procura de vagas maior que o número de profissionais disponível, a exigência quanto ao perfil dos profissionais é menor, havendo maior flexibilidade na contratação.
	 
	Essa dinâmica é o que se entende por oferta e procura, em que o equilíbrio nem sempre parece coexistir, refletindo na relação de trabalho. Por exemplo, quando temos uma oferta de vagas maior que o número de profissionais disponível, a exigência quanto ao perfil dos profissionais é menor, havendo maior flexibilidade na contratação.
	
	Essa dinâmica é o que se entende por oferta e procura, em que o equilíbrio nem sempre parece coexistir, refletindo na relação de trabalho. Por exemplo, quando temos uma oferta de vagas menor que o número de profissionais disponível, a exigência quanto ao perfil dos profissionais é menor, havendo maior flexibilidade na contratação.
	
	As empresas contemporâneas estão inseridas num mercado onde a mudança se tornou cada vez mais rápida. Levando em consideração aspectos estratégicos, processos e pessoas dessas empresas, algumas características externas definem esse ambiente. Dessa forma, analise as opções abaixo e assinale aquela que NÃO seja uma dessas características.
		
	 
	Ampliação de terceirização e parcerias
	
	Responsabilidade social e preocupação com o meio ambiente
	 
	Oportunidades de emprego ampliadas
	
	Incorporações/fusões
	
	Transformações tecnológicas
AULA 2
	
	Quando nos referimos a processo, estamos destacando a maneira pela qual se realiza uma atividade, utilizando métodos, técnicas e ferramentas dentro de um conceito de continuidade e interatividade; pois, numa organização, as atividades desempenhadas inserem-se dentro de um sistema, apresentando uma finalidade definida dentro da cadeia produtiva. A Administração de RH possui diversos subsistemas e o Recrutamento e Seleção se carcteriza como aquele que:
		
	 
	Define estratégias de captação e identificação de talentos para a organização, utilizando ferramentas e técnicas específicas.
	
	Define a política salarial e de benefícios definida pela empresa, descrição de cargos, realização de pesquisas salariais, tendo em vista a retenção de talentos.Define a estratégia global da área de RH, a quantidade necessária de pessoas para ocupação dos cargos organizacionais e os indicadores.
	
	Engloba a operacionalização e o controle dos processos de admissão, demissão, assiduidade, cálculo e processamento de salários, entre outras atividades.
	
	Promove ações de capacitação para garantir a atualização, preparação e desenvolvimento contínuos dos funcionários.
	
	A estrutura da área de RH envolve diversos subsistemas, tendo como objetivo possibilitar a sua atuação de forma abrangente e profissional na organização. Das afirmativas abaixo, assinale aquela que caracteriza o subsistema de Recrutamento e Seleção:
		
	 
	Definir as estratégias de captação e identificação de talentos para a organização, utilizando ferramentas e técnicas específicas.
	
	Definir a estratégia global da área de RH, a quantidade necessária de pessoas para ocupação dos cargos organizacionais e os indicadores que irão monitorar os resultados.
	
	Definir a política salarial e de benefícios definida pela empresa, descrição de cargos, realização de pesquisas salariais, tendo em vista a retenção de talentos.
	
	Promover ações de capacitação para garantir a atualização, preparação e desenvolvimento contínuos dos funcionários.
	
	Operacionalizar e controlar os processos de admissão, demissão, assiduidade, cálculo e processamento de salários, recolhimento de impostos trabalhistas, férias, entre outras atividades
	
	Com essa amplitude de propósitos, entende-se que a administração de Recursos Humanos deva ter uma atuação integrada e eficiente. Dessa forma, a área de RH é composta por subsistemas que apresentam atributos de responsabilidade relacionados à estratégia global da área, estando interligados entre si de forma processual e não mais funcional. Abaixo, qual alternativa NÂO condiz com um subsistema de RH?
		
	
	T&D
	
	Planejamento de RH
	
	Remuneração e Benefícios
	 
	Segurança Patrimonial
	
	Relações Trabalhistas
	
	Considerando que cada vez mais a área de RH deve estar inserida no contexto organizacional, analise as afirmativas que seguem:
I -  Apoiar a organização para o alcance de seus objetivos, através do amplo entendimento do negócio.
II - Desenvolver mecanismos de adaptação dos funcionários à organização, por meio de um ambiente de trabalho motivador e agradável, respeitando as diferenças e promovendo ações voltadas à qualidade de vida.
III - Administrar processos de mudança de forma ética e transparente, gerando envolvimento dos funcionários e novas perspectivas.
IV - Apoiar ações contínuas de capacitação dos funcionários, preparando a organização para uma cultura voltada ao conhecimento.
		
	
	Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
	
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas 
	 
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
	
	Podemos destacar alguns dos objetivos da administração de Recursos Humanos, marque abaixo a opção verdadeira:
		
	
	Desenvolver mecanismos de adaptação dos funcionários à organização, por meio de um ambiente de trabalho motivador e agradável, respeitando as diferenças e promovendo ações voltadas à qualidade de vida
	 
	Todas estão corretas e referem-se aos objetivos do RH.
	
	Apoiar ações contínuas de capacitação dos funcionários, preparando a organização para uma cultura voltada ao conhecimento.
	
	Administrar processos de mudança de forma ética e transparente, gerando envolvimento dos funcionários e novas perspectivas.
	
	Apoiar a organização para o alcance de seus objetivos, através do amplo entendimento do negócio.
	
	Avalie as afirmativas a seguir quanto a sua veracidade:
I. São subsistemas da Administração de Recursos Humanos: provisão de RH, aplicação de RH, manutenção de RH, desenvolvimento de RH e monitoração de RH.
II. A pesquisa de mercado de RH, recrutamento, seleção e a integração dos colaboradores na instituição são bases política para o subsistema de aplicação.
III. Mercado, dentre outros conceitos, pode ser um espaço econômico onde se realizam trocas de bens e serviços.
IV. Para entendimento de mercado é importante dominar as dimensões de espaço, de tempo e época, e da oferta e procura.
Podemos afirmar que:
		
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	 
	As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
	
	As afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	As afirmativas I e II são falsas.
	
	As afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
	
	Como o mercado de trabalho está em constante ebulição, exigindo profissionais dinâmicos, criativos, arrojados, adaptáveis às rápidas mudanças e com capacidade transformadora, identificar o perfil profissional mais alinhado às necessidades de uma determinada estrutura corporativa, independente do seu segmento de atuação é hoje um dos grandes desafios para a área de Recursos Humanos. A alternativa que "nao" se refere a um dos objetivos da administração de Recursos Humanos, é:
		
	
	Desenvolver mecanismos de adaptação dos funcionários à organização, por meio de um ambiente de trabalho motivador e agradável, respeitando as diferenças e promovendo ações voltadas à qualidade de vida.
	
	Administrar processos de mudança de forma ética e transparente, gerando envolvimento dos funcionários e novas perspectivas.
	
	Apoiar a organização para o alcance de seus objetivos, através do amplo entendimento do negócio.
	
	Apoiar ações contínuas de capacitação dos funcionários, preparando a organização para uma cultura voltada ao conhecimento.
	 
	Monitorar os índices financeiros e realizar investimentos visando o futuro da organização
	
	Considerado como missão da área de Recursos Humanos, a definição de estratégias para identificar profissionais que ofereçam suporte aos setores da empresa deve ser atingida através da qualidade nas ações de atração e retenção de pessoas. Considerando as opções abaixo, assinale aquela que NÃO se enquadre nessas ações realizadas pelo RH.
		
	 
	Desenvolver pesquisas sistemáticas que identifiquem a tendência dos consumidores e ofereçam subsídios para definição de estratégias mercadológicas da empresa.
	
	Desenvolver mecanismos de adaptação dos funcionários à organização, por meio de um ambiente de trabalho motivador e agradável, respeitando as diferenças e promovendo ações voltadas à qualidade de vida.
	
	Administrar processos de mudança de forma ética e transparente, gerando envolvimento dos funcionários e novas perspectivas.
	
	Apoiar ações contínuas de capacitação dos funcionários, preparando a organização para uma cultura voltada ao conhecimento.
	
	Apoiar a organização para o alcance de seus objetivos, através do amplo entendimento do negócio.
AULA 3
	
	Nos casos em que uma empresa aplica o processo de provisão ou recrutamento e seleção, tendo como base o modelo de competências, podem ser observados diversos benefícios. Neste sentido, analise as afirmativas que seguem:
I - A seleção por competências garante a atração de candidatos mais bem qualificados.
II - Não Permite a padronização dos critérios de avaliação de candidatos.
III - Possibilita melhor adequação entre pessoa e função, com consequente redução de custos com rotatividade.
IV - Contribui para um maior nível de produtividade e contribuição para a empresa.
Analisadas as afirmativas, assinale abaixo a opção correta:
		
	
	As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
	
	As afirmativas II, III e IV são falsas.
	 
	As afirmativas I e II são falsas.
	
	As afirmativas I e IV são verdadeiras.
	
	As afirmativas II e III são falsas.
	
	Em geral, as organizações estabelecem ___________________________________que estejam relacionadas diretamente à visão, missão, cultura e valores da empresa e possamser incorporadas por todos os seus funcionários, refletindo-se em suas atividades diárias, independente de seu nível hierárquico. Marque a opção que preenche a lacuna As competências estratégicas são traduzidas internamente por meio do estabelecimento de conceitos que facilitam a compreensão de seu significado.
		
	 
	competências estratégicas ou organizacionais
	
	abordagens institucionais
	
	responsabilidade social
	
	objetivos estratégicos
	
	competência funcional
	
	Estudamos, em relação ao modelo de gestão por competências, que quando uma empresa de serviços do segmento de entregas, delivery, define como uma de suas competências, ponto forte, rapidez de entrega com qualidade está, na verdade, buscando obter frente às outras empresas do mesmo segmento um:
		
	
	valor
	
	mercado
	 
	comportamento
	 
	diferencial
	
	produto
	
	Em relação ao tema competências nas suas diferentes especificações e aplicações, julgue as afirmativas abaixo e assinale a única correta:
		
	 
	As competências organizacionais dizem respeito a atributos da organização que conferem vantagem competitiva a ela e geram valor distintivo.
	
	As organizações desenvolvem estratégias que as posicionam no mercado, sem necessidade de serem revistas periodicamente.
	
	Em geral as organizações estabelecem competências estratégicas que não contemplem a visão, a missão e os valores da empresa.
	
	O conceito de competência nos remete a um conjunto de padrões, procedimentos e ações alinhadas que refletem toda a cadeia produtiva da empresa.
	 
	O conceito de gestão por competências está relacionado ao rol de conhecimentos, habilidades e atitudes empregadas no desempenho de determinada atividade.
	
	Dentro do conceito de competências, a sigla CHA refere-se a:
		
	
	Competência, habilitação e atuação
	 
	Conhecimento, habilidade e atitude
	
	Conhecimento, hábitos e atitudes
	
	Conhecimento, Informação e formação
	 
	Competência, Habilidade e atitude
	
	Cada vez mais o trabalho do Recrutamento e Seleção vem sendo realizado através da gestão por competência e, como sabemos, ela é formada pelo CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude). Analise os exemplos abaixo: Exemplo 1: O senhor A faz a prova teórica para obter a habilitação para dirigir automóveis e obtém a nota 10. No entanto, na prova prática sua nota foi 2,5 e ele fica reprovado. Exemplo2: O senhor B faz as mesmas provas e obtém, respectivamente, 10 e 9,7. Entretanto, quatro dias depois de receber sua habilitação é multado trafegando pelo acostamento. Segundo esses exemplos, assinale a opção correta:
		
	
	O senhor B mostrou atitude, mas não conhecimento.
	
	O senhor A mostrou habilidade, mas não atitude.
	
	O senhor B mostrou habilidade e atitude.
	 
	O senhor A mostrou conhecimento, mas não habilidade.
	
	O senhor B mostrou conhecimento, mas não habilidade.
	
	Sabemos que nos dias atuais o mercado encontra-se estruturado, vimos os desafios impostos aos profissionais nele inseridos e como a área de Recursos Humanos pode ser analisada sob a perspectiva de um sistema, composto de vários subsistemas integrados. Mediante esta afirmativa, responda: Por que as organizações são consideradas sistemas abertos?
		
	
	Porque as empresas tem o capital aberto, e qualquer um pode ser acionista.
	 
	Porque interagem permanentemente com outros sistemas em seu ambiente, afetando-os e sendo afetadas por eles o tempo todo.
	
	Porque fazem parte de uma economia globalizada e sofrem influência de políticas internas e externas
	 
	Porque devem interagir internamente com todos os departamentos em seu ambiente, existindo os elementos de entrada (inputs) e a transformação desses elementos (processamento) gerando elementos de saída (outputs),principalmente em se tratando de documentos.
	
	Porque não interagem com outros sistemas em seu ambiente, não existindo assim uma relação sistêmica em que existem os elementos de entrada (inputs) e a transformação desses elementos (processamento) gerando elementos de saída (outputs), sendo esta cadeia retroalimentada continuamente.
	
	De acordo com Gramigna, Maria Rita ( 2002), identificar as competências essenciais é uma tarefa altamente trabalhosa e criativa. Além de conversar com os clientes, é preciso dedicar um tempo razoável conversando com os funcionários de todos os níveis e tipos. Atualmente, percebe-se que desenvolver competências essenciais é muito importante e que o cenário mercadológico exige esse dinamismo por parte das empresas.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - Nesse caso, estamos trabalhando o conceito de competências estratégicas ou organizacionais, que são as competências que garantem a competitividade e sustentabilidade de uma empresa, tornando-a única e diferenciada na relação com seus clientes, reforçando sua imagem e reputação no mercado.
PORQUE
II - Implementar técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos, relacionados, única e exclusivamente, à infraestrutura e à logística são as principais inquietações estratégicas nas diversas lideranças empresariais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
		
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
AULA 4
	
	Podemos definir o processo de seleção como a comparação entre as duas variáveis: o perfil procurado da função (X) e o perfil do candidato (Y). Assim, devemos contratar um candidato quando:
		
	
	X - Y.
	 
	X = Y.
	
	X < Y.
	
	X > Y.
	
	X + Y.
	
	Quando o RH recebe a Requisição de Pessoal da área requisitante, é importante que vá conversar com o Gestor requisitante. Neste sentido, assinale a única afirmativa que NÃO está correta.
		
	 
	O RH deve ir conversar com o Gestor da área para orientá-lo sobre qual deve ser o perfil do cargo.
	
	O RH deve conversar com o Gestor da área requisitante, pois, assim poderá obter outros detalhes sobre a vaga em questão e que não estão escritos na Requisição de Pessoal.
	
	O RH irá ouvir o Gestor da área requisitante, tirar suas dúvidas e, se for o caso,  acrescentar algo a mais que esteja faltando na Requisição de Pessoal.
	 
	RH deve ser parceiro do Gestor da área requisitante.
	
	O Gestor da área requisitante deve estar receptivo a essa conversa com o RH.
	
	A respeito do início do Processo de Recrutamento e Seleção, é correto afirmar que:
		
	
	A decisão final da contratação diz respeito a um consenso entre os diversos Gestores e áreas da organização.
	
	O setor requisitante abre a vaga e o RH cumpre fielmente o que foi solicitado e não vai ao setor esclarecer dúvidas, caso as tenha.
	
	O RH modifica algum item do perfil, sem falar com a área requisitante, pois ele é quem sabe o que é melhor para a empresa.
	 
	O RH não decide sobre a contratação final da vaga, apenas assessora à área na decisão, sendo a decisão final do Gestor da área.
	
	A área de RH decide sobre a contratação final, pois tem mais experiência sobre o perfil comportamental do que o Gestor da área solicitante.
	
	O grau de complexidade do processo seletivo está diretamente proporcional a diversos fatores. Um desses fatores pode ser identificado quando fazemos a correlação do número de vagas disponibilizadas pela empresa com o número de candidatos nelas interessados. Considerando esses fatores, assinale a opção correta.
		
	
	Os processos seletivos são mais competitivos quando temos poucaoferta de vagas e um pequeno número de profissionais interessados.
	 
	Os processos seletivos são mais competitivos quando temos oferta de vagas menor que o número de profissionais interessados.
	
	Os processos seletivos são mais competitivos quando temos oferta de vagas em número idêntico ao número de profissionais interessados.
	
	Os processos seletivos são menos competitivos quando temos oferta de vagas menor que o número de profissionais interessados.
	 
	Os processos seletivos não são influenciados pela relação existente entre oferta de vagas e o número de profissionais interessados.
	
	O Selecionador reune-se com o requisitante para levantar todas as informações que julgar importantes para a otimização do processo de busca no mercado. O formulário com as informações do perfil a ser identificado denomina-se _________________________________________que deve ser preenchido pelo requisitante da vaga com todos os detalhes relevantes. Qual é este formulário?
		
	
	Solicitação de emprego
	 
	Requisição de pessoal
	
	testes especificos
	 
	descrição do cargo
	
	avaliação de desempenho
	
	Podemos definir Recrutamento como:
		
	
	Um processo de decisão final do candidato à vaga em aberto na organização.
	
	O Recrutamento e a Seleção visam atrair candidatos à vaga em aberto de acordo com o perfil do cargo.
	
	Recrutamento é uma fase da Seleção.
	 
	Um processo de atrair candidatos potenciais ao perfil de competências adequados à vaga.
	
	Um processo de escolher o candidato mais adequado ao perfil da vaga.
	
	Recrutamento e Seleção, na prática de mercado, é considerado um processo único; são duas importantes etapas de um único processo e o profissional responsável por todo o processo é conhecido como selecionador.
Assim, tendo como referência esse importante subsistema de RH, assinale a única afirmativa correta:
		
	 
	Entendemos por recrutamento a aplicação de técnicas e ferramentas que objetivam atrair potenciais candidatos com o perfil de competências requerido para as vagas disponíveis em determinada estrutura organizacional.
	
	Mercado de recursos humanos e mercado de trabalho é o que se entende por oferta e procura, em que o equilíbrio sempre parece coexistir, especialmente em tempos atuais, refletindo na relação de trabalho.
	
	Temos de um lado o mercado de recursos humanos, composto por empregadores em potencial ávidos por encontrar os profissionais mais preparados para as suas necessidades; e de outro, o mercado de trabalho, composto de talentos que buscam oportunidades de carreira.
	
	O objetivo do recrutamento é atrair poucos candidatos que serão avaliados na etapa posterior de seleção.
	
	Quando temos uma oferta de vagas maior que o número de profissionais disponível, a exigência quanto ao perfil dos profissionais é menor, gerando maior flexibilidade e rapidez na contratação.
	
	Em relação ao  início do processo seletivo, é correto afirmar:
		
	
	O profissional a ser contratado deve atender, segundo os modelos atuais de gestão, somente a área para a qual foi contratado, evitando prejuízos para a empresa.
	
	O ideal seria que a decisão relativa a cada processo de contratação fosse centralizada no ou pelo setor de RH, qualificado para isso.
	
	O RH deve atuar em uma função diretiva, como decisor da contratação, evitando assim equívocos futuros. 
	 
	Origina-se na área contratante, ou seja, é uma decisão do gestor da área requisitante.
	 
	O formulário com as informações do perfil a ser identificado denomina-se Requisição de Pessoal RP (que contempla os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes requeridas para o cargo) e deverá ser preenchido pelo profissional de RH, com todos os detalhes relevantes.
AULA 5
	
	Dentre as VANTAGENS do recrutamento interno em uma empresa, NAO podemos citar:
		
	 
	exige o desenvolvimento e a implementação criteriosa dos procedimentos e regras a serem seguidas, com risco de gerar desmotivação ou perda da credibilidade se não forem adequadamente conduzidos;
	
	aumento da motivação dos funcionários pela existência de novas perspectivas profissionais, ajudando na autogestão da carreira.
	
	maior adaptabilidade do funcionário à nova função pelo conhecimento da cultura interna da organização;
	
	maior rapidez na condução do processo;
	
	custos reduzidos (economia com despesas de divulgação da vaga externamente: anúncios em jornais, revistas, agências, etc.);
	
	Apesar de existirem três tipos de Recrutamento, pesquisas mostram que as organizações devem utilizar, sempre que possível, aquele que mais motiva os seus colaboradores. Diante do exposto, podemos dizer que estamos nos referindo ao Recrutamento:
		
	
	Externo e Misto.
	
	Interno e Externo.
	 
	Interno.
	
	 Interno e Misto.
	
	Externo.
	
	Podemos utilizar diversas fontes de Recrutamento Externo. Analise a situação a seguir e indique a fonte mais adequada a ser utilizada neste caso:
A Empresa "W" precisa contratar um estagiário de Gestão de RH; ela decidiu recrutar: 
 
		
	 
	Em Universidades.
	
	Em Escolas Técnicas.
	
	Em Agências de Emprego.
	
	Colocando anúncios em jornais.
	
	 Em Consultorias especializadas.
	 O Recrutamento Interno é muito importante e estimula o Colaborador; porém, possui algumas desvantagens, que são:
		
	
	Valoriza os Colaboradores.
	
	É mais rápido.
	
	Tem custo menor.
	 
	Pode gerar perda de potencial caso o profissional não esteja preparado para assumir o novo desafio.
	
	O Colaborador já está integrado na cultura da organização.
	
	Uma das técnicas adotadas pela área de Recursos Humanos para preenchimento de cargos nas empresas é o recrutamento interno. Podemos dizer que o recrutamento interno:
		
	
	requer socialização organizacional dos novos membros
	
	é inadequado para empresas burocráticas
	
	dificulta o conservantismo
	
	altera substancialmente o patrimônio humano da organização
	 
	é ideal para situações de estabilidade
	
	Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. De que forma podemos atrair o candidato através do recrutamento interno? Assinale a alternativa correta:
		
	
	Internet
	
	Rádio e imprensa locais
	 
	Intranet corporativa
	
	Headhunters
	
	Site de universidades 
	
	O gerente de Recrutamento e Seleção da empresa Bons Ventos vem orientando, há vários anos, que a sua equipe de recrutadores primeiro contratasse um headhunter para encontrar o profissional desejado. Caso não houvesse sucesso, eles deveriam anunciar num jornal de grande circulação ou contratar uma agência de RH. Como a diretoria determinou uma redução de custos, o gerente solicitou que sua equipe passasse a recrutar em outras fontes. Considerando o custo, assinale a opção que contenha as fontes com o custo mais reduzido.
		
	 
	Networking; Sites de empresas.
	 
	Cartazes na portaria; Universidades.
	
	Rádio e imprensa local; Sindicatos.
	
	Anúncios em revistas; Internet.
	
	Consultorias de RH; Agências.
	
	NÃO consiste em uma VANTAGEM do RECRUTAMENTO EXTERNO:
		
	
	atração de profissionais preparados reduzindo, em alguns casos, a necessidade de investimento em capacitação.
	
	renovação dos quadros internos com a aquisição de novas experiências;
	 
	custos reduzidos (economia com despesas de divulgação da vaga externamente: anúncios em jornais, revistas, agências, etc.);
	
	um novo ¿olhar¿ sobre os processos, permitindo formas diferentes e inovadoras de atuação
	
	maior oxigenação da empresa pela diversidade de profissionais contratados oriundos de outras culturas no mercado;
AULA 6
	
	 A respeito do inícioda Seleção propriamente dito, assinale a afirmativa INCORRETA: 
		
	
	Após maiores esclarecimentos do RH com a área requisitante sobre o perfil do cargo, o RH pode escolher o meio de Recrutamento mais adequado.
	
	A Seleção inicia quando a área requisitante emite a Requisição de Pessoal e encaminha ao RH.
	
	Após o recebimento da Requisição de Pessoal o RH deve conversar com a área solicitante.
	 
	Após maiores esclarecimentos do RH com a área requisitante sobre o perfil do cargo, a área escolhe o meio de Recrutamento mais adequado.
	
	A área solicitante deve respeitar o meio de Recrutamento escolhido pelo RH.
 
	
	 A respeito do feedback na Seleção é correto afirmar que:
		
	
	É importante que seja dado  apenas para os candidatos que forem aprovados na Seleção.
	
	É importante ser dado apenas para os candidatos reprovados na Seleção.
 
	 
	É importante que seja dado a todos os candidatos, mostrando assim o respeito individual pelos candidatos.
	
	Quem deve dar o feedback é a área solicitante da vaga.
	
	 Não é tão importante, já que o candidato tem a exata noção de como foi seu desempenho no processo seletivo.
	
	É no processo de seleção que ocorre a escolha do candidato mais adequado à organização, lembrando sempre que o processo é bilateral, ou seja, o candidato e o empregador escolhem-se mutuamente. O empregador precisa verificar a adequação do candidato às competências organizacionais e do cargo, bem como o alinhamento à cultura (rituais, crenças e valores da empresa); e o empregado ou candidato deve realizar uma avaliação criteriosa da atratividade da organização, englobando: imagem e solidez, perspectivas de carreira, desafios, remuneração, benefícios, etc.
Partindo dessa premissa e considerando os estudos realizados sobre processo seletivo, assinale a única alternativa correta:
		
	
	Independente do local de atuação, o processo de recrutamento e seleção não requer um profissional bem preparado, uma vez que essa é uma atribuição do setor requisitante da vaga, que levará em consideração os objetivos e a cultura da empresa.
	 
	A Seleção pode ser considerada um processo de escolha no qual, em uma relação de potenciais candidatos, a organização irá definir aquele que é mais adequado aos desafios do cargo, ao mesmo tempo em que ela própria deverá ser escolhida por este profissional.
	
	Um processo seletivo bem conduzido permite a identificação do maior número possível de informações objetivas sobre candidatos, mesmo que o recrutamento tenha sido falho, ou seja, não tenha identificado bons candidatos.
	 
	A Seleção é um processo de escolha no qual a organização irá definir ou escolher aquele candidato que é mais qualificado para o mercado de trabalho, considerando os desafios contemporâneos.
	
	Embora o Selecionador conduza o processo até a escolha dos candidatos para apresentação ao requisitante da vaga, a decisão de contratação caberá exclusivamente ao setor de RH.
	
	Como se chama o profissional de RH que gerencia o processo de recrutamento e seleção e tem como desafio encontrar as pessoas ¿certas¿ para exercer com excelência o rol de atividades propostas para atingir os resultados esperados pelas lideranças.
		
	
	lider
	 
	selecionador
	 
	recrutador
	
	chefe do setor solicitante
	
	gerente de rh
	
	 Um dos papéis importantes que o Selecionador deve ter junto à área requisitante da vaga é:
		
	
	 Ser neutro e não dar nenhuma opinião, mesmo que o gestor da área requisitante peça.
	
	Decidir pela escolha final do candidato e apresentá-lo à área requisitante.
	
	Dar a opinião pessoal a respeito de um candidato que foi indicado por um colaborador da empresa para facilitar a escolha final.
	 
	Ser neutro e assessorar quanto às questões do perfil do candidato.
	 
	Encaminhar os melhores candidatos para o setor requisitante entrevistar, tendo feito apenas a triagem dos candidatos.
 
	
	Quanto às estratégias metodológicas para seleção de pessoal, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Testes práticos.
	
	Testes escritos.
	
	Dinâmicas de grupo.
	
	Entrevistas.
	 
	Levantamento do histórico familiar do candidato.
	
	O levantamento dos dados referentes ao passado de um candidato é uma fonte importante para que o Analista realize o processo seletivo com mais segurança. Considere a seguinte situação: Um candidato se apresenta para a vaga oferecida por sua empresa, mas está trabalhando atualmente. Considerando essa situação, como podemos fazer a checagem dos dados sobre seu passado mantendo a confidencialidade exigida nesse caso?
		
	
	Podemos investigar a empresa atual, desde que o candidato consinta.
	 
	Devemos nos limitar às empresas anteriores, não investigando a atual.
	
	Devemos focar as empresas maiores, só investigando as menores se houver tempo.
	
	Podemos levantar os dados da empresa atual, pois isso não seria inconveniente.
	 
	Devemos pedir que o próprio candidato fizesse esse levantamento.
	
	O processo de recrutamento e seleção onde é feito uma análise prévia dos dados objetivos descritos no currículo, como dados pessoais, formação, experiência, conhecimentos, movimentações de carreira, principais realizações e resultados obtidos ao longo da trajetória profissional, é denominado:
		
	
	Análise da requisição de pessoal
	
	Elaboração do laudo de entrevista
	
	Feedback do processo seletivo
	
	Levantamento de referências profissionais
	 
	Análise curricular
AULA 7
	
	O processo seletivo deve ser reconhecido como um processo bem definido e fundamentado em sólidas práticas. Dessa forma, a palavra final para a aprovação de um candidato deve ser dada pelo:
		
	 
	Solicitante da vaga
	
	Gerente de RH
	
	Médico que o examinou
	
	Diretor da empresa
	
	Psicólogo organizacional
	
	Cada vez mais as empresas necessitam de profissionais qualificados; ou seja, contar com as melhores forças de trabalho, é o primeiro passo para organização oferecer os melhores produtos e/ou serviços.
Diante desta afirmativa e em relação ao processo seletivo, assinale a única opção correta:
		
	
	Da seleção, propriamente dito, fazem parte as seguintes etapas: definição da forma de recrutamento; entrevista e definição do candidato aprovado.
	 
	O fluxo completo de recrutamento e seleção propicia uma visão integrada e global do processo com suas principais etapas.
	
	O papel do selecionador é pouco relevante se as etapas estiverem bem definidas.
	
	São etapas do recrutamento: abertura da vaga; definição do perfil e laudo final.
	
	A entrevista final com o responsável do setor requisitante é dispensável; basta o laudo final.
	
	Uma forma de se investigar pontos específicos é entrevistar o candidato utilizando um roteiro bem delimitado e com questões bem pontuais. Geralmente, trata-se de uma entrevista curta com o objetivo de verificar se o candidato está alinhado com o perfil solicitado. Esse modelo de entrevista recebe o nome de:
		
	 
	Entrevista profissional
	
	Short interview
	
	Técnica focal de levantamento
	
	Coleta focal de dados
	 
	Entrevista direcionada
	
	Para se definir o modo de recrutamento (externo, interno ou misto) mais adequado para uma determinada vaga, o selecionador deve levar em consideração alguns aspectos. Dentre as opções abaixo, assinale a opção que NÃO contemple um desses aspectos:
		
	 
	A política da empresa.
	
	Necessidade de ¿oxigenação¿ da empresa.
	
	Urgência da vaga.
	 
	A preferência do selecionador.
	
	Dificuldades de captação pela complexidade do cargo.
	
	O fluxo de um processo seletivo é formado por diversas etapas. Quando o profissional de RH está definindo qual a fonte que é mais indicada para se divulgar a vaga e conseguiratingir o maior e melhor número de candidatos com o perfil definido, ele está na etapa denominada de:
		
	
	Envio dos currículos/fichas de inscrição
	
	Definição do perfil
	
	Definição do candidato aprovado
	
	Divulgação da vaga
	 
	Definição da forma de recrutamento
	
	Cuidar bem do processo seletivo, gerenciar esse subsistema com competência, representa a redução de problemas futuros na organização, como: rotatividade, insatisfação por parte da empresa e do colaborador, dentre outros.
Neste sentido analise as afirmativas que seguem:
I - O fluxo completo de recrutamento e seleção propicia uma visão integrada e global do processo com suas principais etapas.
II - A entrevista final com o responsável do setor requisitante é dispensável; basta o laudo final.
III - O departamento de cargos e salários tem a responsabilidade de definir a abertura da vaga.
IV - O papel do selecionador é fundamental no processo seletivo, mesmo que as etapas estejam bem definidas.
Analisadas as afirmativas, assinale abaixo a opção correta:
		
	
	As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
	
	As afirmativas II e IV são verdadeiras.
	
	As afirmativas II, III e IV são falsas.
	 
	As afirmativas I e IV são verdadeiras.
	
	As afirmativas I e II são falsas.
	
	No início do processo seletivo, a definição do perfil da vaga em aberto é extremamente importante para evitar problemas já no início do recrutamento e da seleção. Assim sendo, assinale a opção correta em relação ao que deve constar na definição do perfil:
		
	
	A quantidade cargos e o número de funcionários existentes no setor requisitante.
	
	O posicionamento da empresa no seu segmento de negócios em relação ao mercado.
	
	Os principais valores, crenças, hábitos e normas da empresa; a cultura organizacional.
	 
	Dados relevantes e importantes, considerados imprescindíveis e desejáveis ao cargo.
	
	O perfil do responsável pelo setor requisitante, considerando que o mesmo será o chefe do futuro candidato.
	
	Julgue as afirmativas que seguem sobre a definição ou escolha da forma de recrutamento, se externo, interno ou misto, e assinale a opção correta; o que deve ser levado em conta nesta etapa:
		
	
	As condições climáticas no período do processo seletivo, considerando a mobilidade dos candidatos.
	
	O momento político adotado naquele momento na região onde a empresa está instalada.
	
	A disposição dos gestores de todos os setores da empresa, independente do segmento de negócios.
	 
	A política da empresa, dificuldades de captação pela complexidade do cargo, urgência da vaga, necessidade de oxigenação ou não.
	
	A qualidade da mão-de-obra dos egressos das universidades públicas naquele momento.
	AULA 8
	Quando nos referimos ao nível do cargo, estamos considerando os três principais: Estratégico, Técnico e Operacional. É um exemplo de cargo posicionado no nível ESTRATÉGICO:
		
	
	assistentes
	
	operadores
	 
	supervisores
	
	analistas
	 
	superintendentes
	
	Na dinâmica de grupo o comportamento e as atitudes individuais serão mudados num trabalho de grupo, isto, porque, os participantes se sentirão profundamente sensibilizados por aquilo que acontecerá, por sentirem e por observarem processos que eles aprenderão a conceituar. Antunes, Celso. (2001). Considerando as ideias do texto acima, assinale as quatro etapas principais da dinâmica de grupo.
		
	
	Elaboração, preparação, desenvolvimento e análise de dados.
	 
	Elaboração, preparação, aplicação e encerramento.
	 
	Elaboração, preparação, aplicação e análise de dados.
	
	Abertura, preparação, aplicação e análise de dados.
	
	Elaboração, preparação, aplicação e validação.
	
	Cristiano, recém-contratado para trabalhar no setor de Recrutamento e Seleção da empresa Mix Plus, decide organizar uma dinâmica de grupo para candidatos à vaga de vendedor. Sem conhecimento de seu gestor e na intenção de mostrar inciativa, ele agenda a turma com 28 candidatos e aplica a dinâmica em trinta minutos. Considerando-se os padrões para se realizar uma dinâmica, assinale a opção abaixo que relacione os erros cometidos pelo Cristiano.
		
	
	Turma com número reduzido de candidatos e tempo longo.
	
	Tempo longo e não avisou ao gestor previamente.
	
	Tempo reduzido e número de candidatos reduzido.
	
	Turma com número excessivo de candidatos e tempo longo.
	 
	Turma com número excessivo de candidatos e tempo reduzido.
	
	Leia com atenção as características que seguem:
"baseia-se na avaliação do candidato, levando-se em consideração o perfil de competências organizacionais e as competências do cargo, através de perguntas direcionadas a situações reais vivenciadas, focando ação e resultado proporcionando ao selecionador averiguar como o candidato coloca-se nas diversas situações profissionais e pessoais apresentadas, observando seu padrão de comportamento, atitude e os resultados concretos obtidos, além de perceber como reage em momentos de frustração e como lida com as suas emoções".
Essas características definem qual técnica de seleção?
		
	
	Provas orais
	
	Dinâmicas de grupo
	
	Testes práticos
	 
	Entrevista por competências
	
	Testes avaliativos escritos
	
	Num processo de Seleção podemos utilizar diversas técnicas, tais como: Entrevista, Dinâmica de Grupo, Grafologia entre outras, dependendo do perfil do cargo, porém é muito importante que independente da técnica utilizada façamos um bom ¿rapport¿(quebra ¿ gelo). É correto afirmar que:
		
	 
	Um bom rappot serve para minimizar a ansiedade do candidato e favorecer que fique mais tranqüilo no processo seletivo.
	
	O rapport não pode ajudar a reduzir a ansiedade do candidato.
	
	O Selecionador que não faz um bom rapport não afetará nada no candidato que está no processo seletivo.
	
	O rapport é também uma técnica de Seleção para avaliar o candidato no perfil da vaga.
	
	Rapport e Entrevista fazem parte do mesmo roteiro.
	
	De acordo com o que vimos em nossos estudos, a utilização de técnicas de seleção de pessoas combinadas num processo seletivo garante maior:
		
	
	assertividade e rapidez.
	
	segurança e agilidade.
	
	confiabilidade e segurança.
	 
	agilidade e rapidez.
	 
	confiabilidade e assertividade.
	
	Almeida, Walnice (2004), relata que, às vezes, o requisitante não tem nitidamente definido quais as competências que são eficazes para uma atividade, tornando mais trabalhosa a preparação de um perfil ideal para vaga em questão. A partir do texto apresentado acima, quais são as principais etapas da entrevista por competências, com vista a minimizar falhas no processo seletivo?
		
	
	Identificará o perfil do candidato, abertura, desenvolvimento e encerramento.
	
	Preparação, análise do perfil profissional, desenvolvimento e encerramento.
	 
	Preparação, abertura, desenvolvimento e encerramento.
	 
	Abertura, preparação, desenvolvimento e encerramento.
	
	Preparação, execução, desenvolvimento e encerramento.
	
	A dinâmica de grupo é composta por três papéis principais, sendo responsabilidade do FACILITADOR:
		
	
	participar sem interferir no processo ou aplicar a técnica, mas anotar todas as evidências que considere relevantes para o processo de escolha
	 
	organizar e conduzir a dinâmica, aplicando as técnicas definidas e garantindo o entendimento e participação do grupo
	
	interagir com os demais membros do grupo participante da dinâmica a fim de aumentar sua chance de ser percebido e escolhido
	 
	observar, exclusivamente, o comportamento dos candidatos no decorrer da dinâmica, sem interferir na sua aplicação
	
	participar das técnicas sugeridas, demonstrando seu real interesse e seu perfil de competências
AULA 9Tem como objetivo identificar candidatos para as oportunidades de estágio, com um amplo cadastro de estudantes, apoiando o processo seletivo, recrutando e selecionando de acordo com o perfil de estágio estipulado pelas empresas.
Esta afirmativa diz respeito a que tipo de instituição?
		
	
	Faculdades Integradas.
	 
	Agente de Integração.
	
	Centros acadêmicos.
	
	Universidade Privada.
	 
	Centro Universitário.
	Uma empresa que valoriza seus estagiários e trainee's, através de programas bem definidos para essas duas categorias, certamente está buscando desenvolver estratégias de desenvolvimento organizacional a médio e longo prazos. Considerando esta afirmativa como sendo verdadeira, é correto afirmar que:
		
	
	Um Estagiário que está no último ano se formando não poderá na mesma empresa ingressar no Programa de Trainee, sendo admitido como funcionário.
	 
	Um  Trainee pode ser desenvolvido para ocupar um cargo gerencial em um curto espaço de tempo.
	
	Um bom Programa de Trainee permite que não haja mais necessidade de outras capacitações e cursos quando o treinee assumir um outro cargo futuramente.
	
	Estagiários e Trainees representam sempre um bom investimento para as organizações fazerem, mesmo que a empresa não tenha programas específicos.
	
	Um bom Estagiário, quando terminar o seu período de estágio, não poderá no futuro retornar à empresa e concorrer a um cargo que esteja dentro do seu perfil.
	
	Estagiários são estudantes que estão geralmente receptivos a aprender tudo que a organização pode ensinar, porém a área de RH deve acompanhar de perto o cumprimento do programa de estágio pelas áreas a fim de não  ser desviado o objetivo do aprendizado do estagiário. Diante disso pode-se afirmar que:
		
	
	O programa de Estágio deve ser elaborado após a entrada do Estagiário pela área.
	
	A área de RH não deve intervir em outra área caso perceba que o  programa de Estágio não está sendo cumprido como deveria.
	 
	Estagiários devem aprender tudo o que a organização puder oferecer, mesmo que não esteja contemplado no programa de estágio.
	 
	Estagiários devem preocupar-se em aprender o que está relacionado a sua área acadêmica, pois esse é o momento de praticar.
	
	Estagiários devem submeter-se a tarefas rotineiras como tirar cópias, fazer café, ente outros.
	
	Atualmente com as mudanças ocorridas no mercado de trabalho mesmo para selecionar um Estagiário as empresas estão fazendo um processo bem apurado e longo, como provas de línguas, conhecimentos gerais e específicos, dinâmicas de grupo ,entrevista, enfim como se fosse para um cargo de um funcionário. Podemos afirmar que as organizações que agem dessa forma estão:
		
	
	As mudanças do mercado de trabalho nada influenciam na decisão de uma organização.
	
	Essas organizações não valorizam o Estagiário
	
	Querendo um Estagiário como se fosse mão de obra barata servindo como funcionário.
	
	Ultrapassando limites do número de técnicas necessárias a ser aplicada em uma Seleção.
	 
	Pensando desde o início tentar escolher um Estagiário que se adeque mais ao perfil da organização e caso ele seja bom ter a oportunidade de ser contratado posteriormente.
	
	Os Programas de Estágio e Trainees são excelentes fontes de formação de jovens profissionais em início de carreira que buscam oportunidades de crescimento diferenciado dentro das organizações. O Programa de Estágio, em algumas empresas, é elaborado anualmente com o objetivo de identificar jovens profissionais, canalizando esforços para divulgação de todas as vagas existentes para esse mercado. Assinale a resposta correta que diz respeito ao programa de estágio.
		
	
	treinamento para assumir posteriormente um cargo de gerente ou coordenador
	
	precisa ter 2 anos de formado em um curso de graduação
	
	o profissional passa por diversos setores da empresa
	
	preparam os jovens para ocupar cargos altos, liderar equipes
	 
	forma de complementar com a prática a aprendizagem acadêmica
	
	As organizações utilizam-se dos programas de trainees para preparar pessoal para assumir responsabilidades futuras. Assim, o objetivo do programa trainee é investir numa estratégia de oxigenação, buscando jovens com novas ideias e alta motivação, preparando esses jovens para:
		
	 
	Assumir cargos de liderança.
	
	Assumir cargos de auxiliar.
	
	Assumir cargos de assistentes.
	
	Assumir cargos subalternos.
	
	Assumir cargos operacionais.
	
	É importante a empresa investir em Programas de Estagiários e Trainees para desenvolver talentos para ela mesma. Estagiários e Trainees possuem diferenças básicas. É correto afirmar que:
		
	
	O Estagiário se tiver um bom desempenho sempre pode ingressar no Programa de Trainee.
	
	Estagiário é um estudante e Trainee é um profissional já formado há dez anos.
	
	Estagiários e Trainees são regidos pelas mesmas leis.
	
	O programa de Estagiários leva em conta que sirvam de mão-de-obra barata para a organização.
	 
	Estagiário é um estudante e Trainee é um profissional recém-formado.
	
	O processo de Seleção de Estagiários e Trainees numa dada organização deve acontecer de forma que os mesmos sejam atraídos pela mesma e queiram fazer parte  dela. Diante disso podemos afirmar que:
		
	
	As organizações não precisam se preocupar em como devem atrair Estagiários e Trainees, eles aceitariam qualquer coisa , pois querem experiência.
	
	O RH terá sempre mais condições de decidir pela contratação dos Estagiários e Trainees já que é ele quem controla os Termos de Compromissos.
	
	Trainees são profissionais recém formados e por isso o perfil a ser avaliado deve ser mais flexível.
	
	As organizações não devem levar em consideração as solicitações das áreas, o RH decidirá pela Seleção dos Estagiários.
	 
	As organizações devem escolher técnicas adequadas ao perfil do cargo de Estagiário e Trainee que ela deseja e avaliá-los a partir disso e de quemsolicitou.
AULA 10
	
	O número de candidatos selecionados é um indicador de quantidade e expressa:
		
	
	O número de candidatos oriundos do recrutamento interno, considerando a cultura da empresa.
	 
	O úmero de candidatos selecionados para envio ao requisitante em um determinado processo seletivo.
	 
	O número de candidatos que apresentaram o perfil de competências definido pela empresa.
	
	O número de candidatos que responderam à convocação após a triagem.
	
	O número de candidatos que participaram da entrevista por competências.
	
	Um elevado índice de rotatividade ou turnover numa organização demonstra que algo não vai muito bem. Várias podem ser as causas do turnover, entre elas:
		
	
	Nenhuma das alternativas acima.
	
	Uma boa política de RH como benefícios, planos de carreira podem ajudar para o turnover elevar-se.
	
	A Entrevista de Desligamento não auxilia em nada para descobrir algumas causas do turnover.
	 
	Falta de transparência na organização com seus colaboradores, clima tenso, dificuldades na comunicação podem elevar o indice do turnover.
	
	Um bom clima organizacional bem como boa relação interpessoal elevam o turnover.
	
	Vimos que existem alguns indicadores quantitativos e qualitativos determinados pela área de Recursos Humanos que irão mensurar o grau de satisfação dos clientes com os serviços prestados e o alcance dos objetivos estabelecidos pela organização. É um dos indicadores quantitativo:
		
	
	pesquisa de clima identificando o grau de satisfação dos funcionários com as estratégias corporativas adotadas é composta de perguntas relacionadas aos valores organizacionais.
	 
	levantamento, por meio de perguntas, buscando respostas que são confidenciais e que, após consolidadas, é apresentado o percentual de favorabilidade, satisfação, dosfuncionários com as políticas da organização.
	 
	todos os custos incorridos para a realização de um processo seletivo, técnicas e ferramentas de seleção, viagens, consultorias, etc., que irão compor o custo total do processo.
	
	pesquisa de qualidade conduzida pelo RH. Trata-se de um formulário com questões relativas ao nível de satisfação do requisitante com o processo seletivo realizado.
	
	entrevista de desligamento conduzida pelo RH no momento de saída do funcionário da organização é um processo voluntário de participação para aqueles que solicitam desligamento ou são desligados.
	
	Um dos indicadores utilizados no processo seletivo é o indicador de quantidade. Neste sentido, assinale a opção, cuja definição expressa este indicador:
		
	
	O número de candidatos desejados pelo setor requisitante.
	
	O número de candidatos que compareceram para a dinâmica de grupo.
	
	O número de candidatos que resultou da triagem.
	 
	O número de candidatos que foram identificados durante o processo seletivo.
	 
	O número de candidatos que passaram para a etapa final do processo.
	
	O processo de recrutamento e seleção, assim como qualquer processo, deve ser acompanhado e mensurado. Um dos indicadores para se verificar esse processo se utiliza da reunião com o profissional que está saindo da empresa. Nessa oportunidade, esse profissional tem a oportunidade de expressar sua percepção em relação aos gestores, clima interno, remuneração, benefícios etc. e o RH pode avaliar eventuais problemas no processo de seleção. Esse momento é denominado de:
		
	
	Pesquisa de percepção
	
	Entrevista de saída
	 
	Entrevista de desligamento
	
	Análise interna
	
	Hora da verdade
	
	Maria, assistente de RH em sua empresa, deverá apresentar a seu gerente um relatório, avaliando o número de candidatos selecionados no processo de recrutamento e seleção realizado para o prenchimento de determinada vaga. Maria deverá, então, tratar:
		
	 
	Do número de candiddatos que foram identificados em todo o processo seletivo, através do envio de currículos.
	
	Do número total de candidatos oriundos dos recrutamentos interno, externo e misto.
	
	Do índice de rotatividade no mes em que ocorreu o processo seletivo.
	
	Do número de candidatos oriundos do recrutamento interno.
	 
	Do número de candidatos que foram enviados ao gestor do setor requisitante da vaga.
	
	O recrutamento e seleção é um subsistema que deve apresentar indicadores de monitoramento de resultados, de forma a garantir uma reavaliação permanente do processo, levando a possíveis ajustes para melhoria contínua. Qual a alternativa abaixo que não faz parte dos indicadores quantitativos:
		
	
	custo da seleção
	
	tempo de seleção
	 
	candidatos selecionados
	
	rotatividade
	 
	pesquisa de clima
	
	Alfredo Souza, responsável pelos processos de recrutamento e seleção em sua empresa, precisa emitir um relatório, avaliando qualitativamente a eficácia e eficiência do último processo conduzido. Alfredo decidiu, então, realizar:
		
	
	Comparar o número de candidatos que se apresentaram com o número de candidatos que foram enviados ao setor requisitante.
	 
	Calcular o índice de rotatividade do último mes no setor requisitante da vaga, para verificar a adequação dos novos funcionários às suas funções.
	
	Levantar o número total de candidatos que se apresentaram através do recrutamento interno, do externo e do misto.
	 
	Uma Pesquisa de Qualidade junto ao requisitante da vaga, com questões pertinentes ao processo em questão, tais como: rapidez do processo, qualidade dos candidatos apresentados etc.
	
	Calcular o tempo gasto para a realização do processo e seu custo total.

Outros materiais