Buscar

Caso Concreto 5, 6 E 7civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Caso Concreto 5
Quando eu tinha 18 anos minha mãe se casou com João, então com 50 anos. Por dois anos f oram casados e fe lizes, mas minha mãe acabou mo rrendo em 2006 em virtude de um câncer de mama tardiamente descoberto e que lhe retirou a vida em pou quíssimos meses. Eu tinha um relacionamento muito bom com João e, após superarmos a morte prematura da minha m ãe acabamos descobrindo que tínhamos muita coisa em comum. Resultado, come çamos a namorar em 2008 e, em 2009 resolvemos casar . Fizemos to do o procedimento de habilitação para o casamento e, naquele mesmo ano, casamo -nos. Neste mês, no entanto, fomos surpreendidos po r uma ação declaratória de nulidade do casamento proposta pe lo Ministério Público que afirma que a lei proíbe o nosso casamento em virtude do pa rentesco. Amo João e d epois de tantos anos juntos não posso acreditar que nosso casamento esteja sendo questionado. O Ministério tem legitimidade para propor essa ação? Depois de tanto tempo já casados este pedi do não estaria presc rito? Nunca tive nenhum um vínculo de parentesco com João, como e sse fato pode estar sendo alegado? Justifique suas explicações à cliente em no máximo dez linhas. 
RESP. Sim, o Ministério Público tem legitimidade para propor a ação de nulidade de casamento de afins de linha reta, assim também como qualquer interessado. Não há o que se falar em prescrição, já que se trata de um impedimento, podendo ser alegado a qualquer momento. O vínculo existente entre os dois é o de afinidade em linha reta, sendo, portanto, impedidos de casar ou constituir união estável um com o outro, mesmo que dissolvido o vínculo anterior, já que o art. 1.595, §2º do CC, diz que a afinidade não se extingue nem mesmo com a dissolução do casamento ou fim da união estável 
Questão objetiva (TJPE 2013) São impedidos de casar: 
a. o divorciado, enquanto não houver sido homologada ou decidida a partilha dos bens do casal. 
 b. o tutor com a p essoa tutelada, enquanto não cessar a tutela e não estiverem saldadas as respectivas contas. 
c. os parentes colaterais até o quarto grau. 
d. os afins em linha reta e em linha colateral. 
e. o adotante com quem foi cônjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante.
Caso concreto 6
Thiago e Deise se casaram em maio deste ano, mas no processo de habilitação esqueceram de informar que Thiago adotaria o sobrenome de Deise. Realizado e registrado o casamento Thiago ainda pode pedir a inclusão do sobrenome da esposa? Em caso afirmativo, como deveria ele proceder? Explique sua resposta em no máximo cinco linhas. 
Resposta: Sim. Deve ingressar com ação de retificação de nome (art. 57 da lei 6.015/73).
 Art. 57.  A alteração posterior de nome, somente por exceção e motivadamente, após audiência do Ministério Público, será permitida por sentença do juiz a que estiver sujeito o registro, arquivando-se o mandado e publicando-se a alteração pela imprensa, ressalvada a hipótese do art. 110 desta Lei.
Questão objetiva 1
(TJSP 2013) A respeito do casamento, é certo afirmar:
a.     É vedado, em qualquer circunstância, o casamento de pessoa menor de 16 anos.
b.     Enquanto não houver sido homologada ou decidida a partilha dos bens do casal, não pode casar o divorciado, sendo nulo o casamento se assim contraído.
c.      O casamento nuncupativo poderá ser celebrado na presença de seis testemunhas que com os nubentes não tenham parentesco em linha reta, ou, na colateral, até segundo grau, devendo ser comunicado à autoridade judicial mais próxima no prazo de 10 dias.
d.     O casamento pode ser feito por procuração outorgada mediante instrumento particular, desde que com poderes especiais
Questão objetiva 2
(MPAP 2012 Analista) Ana Carolina e José Augusto casaram-se no dia 30 de Junho de 2012 na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro uma vez que são católicos e pretendiam trocar seus votos de união e fidelidade perante Autoridade Religiosa. No dia 04 de Julho de 2012, eles registraram o respectivo casamento religioso no registro próprio objetivando a sua equiparação ao casamento civil. De acordo com o Código Civil brasileiro, neste caso, o respectivo casamento religioso produzirá efeitos a partir: 
a.     da data do registro. 
b.     da data de sua celebração. 
c.      do dia seguinte ao registro do referido casamento. 
d.     do dia seguinte da data de sua celebração. 
e.     do primeiro dia útil posterior a data do registro.
CASO CONCRETO 7
Estou em processo de divórcio cumulado com partilha de bens e ao longo da ação descobri que meu marido vem utilizando a empresa do qual é sócio majoritário para ocultar bens que deveriam compor a meação. Fomos casados por dez anos no regime legal de bens e já no primeiro ano de casamento ele constituiu a empresa e desde então todos os seus bens individuais foram constantemente utilizados para, supostamente, integralizar o patrimônio da empresa. O que posso fazer para garantir a minha meação? Explique a sua resposta à cliente em no máximo cinco linhas.
Resposta: Ingressar com o pedido de desconsideração da pessoa jurídica, que consiste em desconsiderar a separação patrimonial existente entre o capital de uma empresa e o patrimônio de seus sócios para os efeitos de determinadas obrigações, com a finalidade de evitar sua utilização de forma indevida.
Questão objetiva 1
(OAB X Exame 2013) Amélia e Alberto são casados pelo regime de comunhão parcial de bens. Alfredo, amigo de Alberto, pede que ele seja seu fiador na compra de um imóvel. Diante da situação apresentada, assinale a afirmativa correta. 
a)     A garantia acessória poderá ser prestada exclusivamente por Alberto.
b)     A outorga de Amélia se fará indispensável, independente do regime de bens.
c)      A fiança, se prestada por Alberto sem o consentimento de Amélia, será anulável.
d)     A anulação do aval somente poderá ser pleiteada por Amélia durante o período em que estiver casada
Questão objetiva 2
(DPE-SC Técnico Administrativo 2013) Assinale a alternativa correta de acordo com o Código Civil brasileiro. 
a.     Poderá ser anulado o pacto antenupcial se não for feito por escritura pública.
b.     As convenções antenupciais começam a vigorar desde a data do casamento.
c.      É obrigatório o regime da separação de bens no casamento da pessoa maior de 60 anos.
d.     É admissível alteração do regime de bens, mediante pedido motivado de ambos os cônjuges ao Oficial de Registro Civil, apurada a procedência das razões invocadas e ressalvados os direitos de terceiros.
e.     Compete aos pais, quanto à pessoa dos filhos menores, exigir que lhes prestem obediência, respeito e os serviços próprios de sua idade e condição.

Outros materiais