Buscar

web 01 pratica simulada V

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 
 SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DO MUNICÍPIO Y, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o número ..., com sede à rua ..., número ..., bairro ..., Município Y/SP, CEP ..., representado por seu Presidente CAIO, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da identidade número ..., inscrito no CPF sob o número ... , residente e domiciliado à rua ... , número ... , bairro ..., cidade/Estado, CEP ..., endereço eletrônico, por meio de seu procurador que a esta subscreve, com base no artigo 5º, inciso LXXI da Constituição Federal vem perante Vossa Excelência, impetrar 
 MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO 
em face d o PREFEITO DO MUNICÍPIO Y , nacionalidade, estado civil , portador da cédula de identidade número ..., inscrito no CPF sob o número ..., residente e domiciliado à rua ..., número ..., bairro ..., Município Y/SP, CEP ..., que deverá ser citado na pessoa de seu Procurador-Geral, na sede d a Prefeitura Municipal na rua ..., número ..., bairro ..., Município Y/SP, CEP ..., sob os f atos e fundamentos que se seguem: 
 I – DOS FATOS
 Os sindicalizados da impetrante exercem atividade profissional em estação de tratamento de esgoto, submetendo-se à exposição constante a agentes nocivos à saúde. Recebem, assim como todos aqueles que trabalham nesta função, adicional por insalubridade. 
Segundo a lei orgânica do município, compete ao impetrado apresentar proposta d e Lei Complementar p ara regular o exercício do direito à aposentadoria especial dos servidores públicos municipais, efetivando -se, assim, o direito previsto na Constituição Estadual a tal benefício, t rata -se de norma de eficácia limitada que gera u m dever de agir do Município Y que deve regular a norma para garantir o exercício do direito previsto na Constituição Estadual. 
II – DOS FUNDAMENTOS 
 A autoridade impetrada est a em mora, no que se refere à consolidação de Lei Complementar conducente à efetivação do direito subjetivo à aposentação especial dos servidores públicos municipais que laboram em condições insalubres, consoante os termos do art. 40, §4º, inc. I, da Constituição Federal e Art. 126, § 4º, inc. III, da Constituição Estadual.
Por esta razão o mandado de injunção coletivo é o instrumento adequado à satisfação da pretensão veiculada conforme regula o artigo 12, inciso III da Lei 13.300/16.
 O Prefeito tem autonomia para legislar sobre a aposentadoria especial de seus servidores no exercício da competência suplementar como rezam os artigos 24, parágrafo 3º combinado com o artigo 30, inciso II, da Constituição Federal.
 A competência legislativa das pessoas políticas para editar normas sobre previdência social, em especial acerca do regime jurídico d os seus servidores públicos, é concorrente, de modo que inexistente norma de caráter geral expedida pela União haverá competência plena do Chefe do Executivo local para a propositura da lei. Insta salientar que o impetrado incide em mora, não restando outra alternativa a não ser buscar a tutela jurisdicional para a aplicação analógica àqueles que laboraram por 15, 20 ou 25 anos conforme estabelecido no artigo 57 da Lei 8.213. 
III- DOS PEDIDOS
Diante do exposto, requer: 
a) a notificação da autoridade coatora para prestar informações; 
b) intimação do Ministério Público para emitir parecer no prazo d e 10 dias; 
c) a procedência d o pedido para declarar a omissão normativa e aplicação analógica do artigo 57 parágrafo 1º da Lei nº 8.213/91, para todos os associados da impetrante. 
Dá-se a causa o valor de alçada.
Nestes termos, 
 Pede deferimento
Nestes termos, Pede deferimento
De Município Y para São Paulo, ... de ... de .... Advogado/OAB

Outros materiais