Buscar

AV1 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO PARCIAL – GERENCIAMENTO DE PROJETOS
1 - Em um curso sobre Gestão de Projetos o instrutor colocou a seguinte definição de projeto para ser discutida: "Projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único". Foram selecionados quatro alunos para fazerem uma análise dessa definição e as respostas foram as seguintes: I. O termo "Único" significa que o produto ou serviço produzido é de alguma forma diferente de todos os outros produtos ou serviços semelhantes. II. O termo "Temporário" não está aplicado corretamente já que a duração de um projeto é indeterminada e suas revisões devem ser feitas regularmente. III. O termo Único significa que a metodologia empreada para gerenciamento de projetos é única, não devendo ser a mesma para cada produto ou serviço. IV. O termo "Temporário" significa que cada projeto tem um início e um fim muito bem definidos. A utilização dos resultados doS projetos  geralmente se transformam em uma operação.  As respostas dos alunos que estão de acordo com a definição apresentada pelo instrutor são: I e IV.
2 - Considere as seguintes afirmativas relacionadas aos métodos básicos para análise econômica de projetos. I. No método do Payback transportam-se todos os pagamentos (entradas e saídas) para a data zero. II. No método do Valor Presente é calculada a taxa de juros que torna igual ou nula a soma de todos os valores presentes de todas as entradas e a soma dos valores presentes de todas as saídas. III. No método da Taxa Interna de Retorno é calculado o tempo de retorno necessário para recuperar o investimento inicial. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: F - F – F.
3 - O termo de abertura do projeto é criado em qual grupo de processos de gerenciamento de projetos? Iniciação.
4 - Qual dos seguintes tópicos deve ser incluído no Termo de Abertura de Projeto? Necessidade do negócio para o projeto.
5 - Conforme estudamos, para a adequada definição do escopo, primeiramente é necessário conhecer os anseios, necessidades e expectativas das partes interessadas. Segundo o PMBOK®, esses requisitos incluem: Anseios, necessidades e expectativas quantificados e documentados de todas as partes interessadas.
6 - Todas são informações relativas aos requisitos do produto do projeto, EXCETO: Elementos da EAP.
7 - Sobre o diagrama de Gantt é correto afirmar: I.Consiste de barras horizontais e paralelas que indicam atividades, ou a executar, dispostas em séries numa escala de tempo horizontal, ou dispostas umas sobre as outras, indicando concomitância de prazos. II. Visa a inovação no projeto. III.É o reflexo da quantidade cumulativa de dinheiro relamente gasto no trabalho de um projeto e quanto essa valor se aproxima do valor orçado inicialmente. Somente a I está correta.
8 - Todas são técnicas e ferramentas utilizadas para elaborar a estimativa de custo, EXCETO: Estimativa de pareto.
9 - O que é a linha de base de custos do projeto? Referência para o controle dos custos do projeto.
10 - Considere as seguintes afirmativas: l. O PMI foi criado com o objetivo de organizar, difundir e incentivar as melhores práticas em gerenciamento de projetos no mundo. ll. O PMI é a maior instituição sem fins lucrativos do mundo dedicada à disseminação do conhecimento e ao aprimoramento das atividades de gestão de projetos. lll. Em 1996, o PMI produziu ¿Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos¿ (Guia PMBOK®): l, ll e lll são verdadeiras.
11 - Um conjunto de processos e técnicas mundialmente aceito como sendo um padrão de se aplicar em projetos de todos os tipos e tamanhos, é considerado: Conjunto de conhecimentos de gerenciamento de projeto.
12 - O que é um Project Charter? É um documento que autoriza formalmente o projeto e concede ao gerente de projetos indicado a autoridade para aplicar os recursos disponíveis e define a resposta para o ¿problema¿ tratado com o projeto.
13 - O Gerente de Projetos está na fase de execução e precisa saber como o projeto será executado, controlado e encerrado. Qual o documento ele deve procurar para encontrar estas informações? Plano de Gerenciamento do Projeto.
14 - Um gerente de projetos deu início a um projeto de informatização de algumas atividades de um setor de sua empresa. Está em tempo de planejamento e irá conduzir os processos necessários ao gerenciamento do escopo do projeto. Os nomes de alguns desses processos estão descritos a seguir. 1. Criar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP). 2. Coletar os requisitos. 3. Definir o escopo. A sequência correta em que deve ocorrer a execução dos processos descritos é: 2, 3, 1.
15 - O gerente do Escritório de projetos de uma empresa, designou a um dos profissionais do escritório a tarefa de dar início e gerenciar um projeto de informatização de atividades do Setor de Vendas. Nessa empresa, as práticas de gerenciamento de projetos adotadas são as preconizadas no Guia PMBOK do PMI. Diante do cenário descrito, o gerente de projetos deverá tomar suas duas primeiras providências, na respectiva ordem: Desenvolver o termo de abertura do projeto e identificar as partes interessadas.
16 - Segundo o PMBOK, o Grupo de Processos e a Área de Conhecimento que abrangem o Processo Estimativa de Duração das Atividades são, respectivamente: Planejamento e Gerência de Tempo de Projeto.
17 - As seguintes técnicas podem ser utilizadas para estabelecer a duração da atividade, EXCETO: Diagrama de rede.
18 - Planejar o gerenciamento dos custos é o processo de estabelecer as políticas, os procedimentos e a documentação necessários para o planejamento, gerenciamento, despesas, e controle dos custos do projeto. Sobre esse processo, assinale a alternativa INCORRETA: O termo de abertura do projeto fornece um orçamento de resumo a partir do qual os custos detalhados do projeto serão desenvolvidos, contudo não define os requisitos de aprovação do projeto que influenciarão o gerenciamento dos custos do projeto.
19 - Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma possível definição de projeto: É um indicador de rentabilidade e deve ser comparado com à taxa mínima de atratividade do investidor.
20 - Analise as alternativas abaixo e marque a opção INCORRETA com relação às fases de um projeto: Divisão do projeto entre clientes, patrocinadores, parte da equipe e o gerente do projeto.
21 - Só é possível elaborar um Cronograma detalhado do projeto depois de elaborar: EAP.
22 - Qual área de gerenciamento definida pelo PMBOK inclui a Estrutura Analítica do Projeto - EAP e qual sua função? Do escopo - define a hierarquia das tarefas e subtarefas do projeto.
23 - MARCOS, PERT E GANTT são controladores de: Tempo.
24 - Sobre a análise PERT é INCORRETO afirmar que: I. Um gráfico PERT demostra o impacto no caso do atraso da conclusão de uma atividade. II. Um gráfico PERT ilustra o impacto do atraso de uma atividade crítica sobre o projeto. III. Um gráfico PERT ilustra o impacto do projeto sobre as finanças da empresa. IV. Um método que os gerentes de projeto podem usar para ver o impacto de atividades atrasadas é o gráfico PERT. somente a III está incorreta.
25 - O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado. Sobre essa área de conhecimento, analise a afirmativa abaixo:________ é o processo de agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada (PMI). A opção que apresenta o termo que completa a lacuna é: Determinar o orçamento.

Outros materiais