Buscar

FUNDAMENTOS DA GESTAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão
A teoria das Relações Humanas ficou marcada pelos estudos de Elton Mayo. A sua pesquisa feita na fábrica de Hawthorne da Western Electric Company buscava verificar a relação entre a produtividade e as condições do local de trabalho com base nos níveis de produção apresentados. A pesquisa foi dividida em quatro partes. Em relação a segunda fase da pesquisa, foi criado um grupo experimental com seis moças: cinco montavam os relés de telefone e uma fornecia peças para abastecer o trabalho.
Agora, analise as afirmações abaixo que versam sobre a segunda fase da experiência de Hawthorne.
 I. A produção foi o índice de comparação entre o grupo experimental e o grupo de controle (grupo real de trabalhadores com mesmas condições de trabalho, escolhido para que se pudesse ter uma referência de comparação).
II. As moças foram convidadas para participar da pesquisa sem serem esclarecidas quanto aos objetivos que eram de determinar o efeito de certas mudanças nas condições de trabalho.
III. O grupo experimental tinha um supervisor, como no grupo de controle, e um observador que permanecia na sala e observava o trabalho, assegurando o espírito de cooperação das moças.
 IV. As moças participantes eram informadas a respeito dos resultados, mas as modificações eram feitas pelos supervisores sem que elas ficassem sabendo.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
Você acertou!
A alternativa I está correta, porque retrata exatamente os critérios estabelecidos pelo sociólogo Elton Mayo quando da separação dos grupos do experimento.
A alternativa II está incorreta, porque todos os aspectos da pesquisa eram relatados aos participantes da pesquisa.
A alternativa III está correta, porque apresenta a adequada formatação do controle dos grupos envolvidos na pesquisa.
A alternativa IV está incorreta, porque restringe o conhecimento das participantes da pesquisa apenas aos resultados excluindo-as das modificações feitas.
Conforme os conteúdos da Aula 3, Tema 1: Escola das relações humanas, páginas 4-5.
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
Questão 2/5 - Comportamento Empreendedor
Leia o texto a seguir sobre as necessidades de transformações em um empresa.
O Banco Solidariedade & Amigos S.A. recém adquiriu uma empresa de software, a SB Sistemas Bancários Ltda., que detinha 25% do mercado de programas de segurança bancária. Após uma análise organizacional, percebeu-se que a expansão desejada não ocorria devido à falta de agressividade da empresa e da sua estrutura extremamente verticalizada, pesada e inflexível.
O Banco decidiu implementar uma transformação radical na nova empresa, redesenhando-a como uma organização adaptativa.
Assim, será necessário desenvolver na empresa uma cultura organizacional que:
I. seja voltada para o cliente;
II. valorize a inovação e a criatividade;
III. mantenha as crenças existentes;
IV. promova o aprender a aprender;
V. se baseie em metas e na implantação de um plano de incentivos.
 
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III, apenas.
	
	B
	I, II e IV, apenas.
	
	C
	III, IV e V, apenas.
	
	D
	I, II, III e V, apenas.
	
	E
	I, II, IV e V, apenas.
Você acertou!
A proposta de redesenhar a empresa visando tornála mais adaptada ao contexto de mudança exige que ela adote uma postura de ser voltada para o cliente, conhecendoo mais, sentindo suas necessidades, gostos e tendências. Também precisará valorizar e se tornar hábil em fazer acontecer criatividade e inovação em seu ambiente. Precisará trabalhar seus colaboradores para que se tornem efetivos trabalhadores do conhecimento com uma postura de aprender a aprender, ou seja, que sejam curiosos, ciente da importância de se saber mais, com humildade para buscar essa evolução e dedicados para que possam buscar boas fontes de aprendizagem. A transformação demandará uma postura de recompensa pelas contribuições inovadoras e adaptativas. Daí a necessidade de uma política clara de remuneração baseada em produtividade e cumprimento de rotas. Assim sendo, dentre as cinco proposições a serem implementadas pela organização para que tenha uma cultura adequada a seus objetivos apenas a proposição 3 é falsa, pois pensar em se redesenhar para se adaptar sendo uma empresa que cultua a manutenção das crenças existentes, será um desserviço ao que está por ela almejado. A adaptabilidade está em boa parte na capacidade das pessoas e organizações de se desapegarem de crenças limitantes, aderindo a novas crenças que possam ser mais eficazes e adequadas. Portanto, a resposta certa é a letra “E”.
Para saber sobre como buscar oportunidades em um mundo em transformação veja Schneider (2012, p 66-69).
Questão 3/5 - Fundamentos de Gestão
Liderança é a influência interpessoal exercida em um determinado contexto. Trata-se de um fenômeno social, uma capacidade de influenciar as pessoas por meio de ideias, exemplos e ações e fazer com que atinjam metas propostas ou passem a acreditar em crenças ou conceitos. Ou ainda a liderança é um processo-chave e o administrador deve ser um líder para seus subordinados, deve influenciá-lo para que a pessoa aja de uma maneira intencional.
Analise as alternativas abaixo, assinale como V (verdadeiro) e F (falso):
(  ) um líder é alguém que consegue influenciar o grupo, passando um sentimento de segurança, diminuindo a incerteza, orientando e educando na busca de resultados.
(  ) na liderança autocrática o chefe é mais presente, controlador e centralizador; exige obediência do grupo e decide como e quando as tarefas devem ser feitas.
(  ) o chefe que tenta ouvir as ideias da equipe, aceita sugestão, estimula e encoraja a participação de todos é conhecido como um líder democrático.
(  ) a liderança liberal (também conhecida como laisse-faire) atua mais como um agente de informação, através de estímulos e iniciativas ao grupo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F, F, V, V
	
	B
	V, V, F, F
	
	C
	F, F, F, F
	
	D
	F, V, F, V
	
	E
	V, V, V, V
Você acertou!
Um líder consegue influenciar um grupo, passando um sentimento de segurança e diminuindo a incerteza, orientando e educando a equipe na busca de resultado. Independentemente se a liderança é nata ou adquirida, o que importa é a capacidade de influenciar pessoas.
Liderança Autocrática: neste modelo de liderança podemos observar um chefe mais presente, controlador e centralizador. Ele exige obediência do grupo, e decide como e quando as tarefas devem ser feitas. O ponto negativo deste modelo de gestão é que gera frustração nas equipes de trabalho. Esse modelo de liderança nos remete ao modelo gerencial de Taylor e Fayol.
Liderança Democrática: neste modelo de liderança a chefia tenta ouvir as ideias da equipe, aceita sugestão, estimula, encoraja a participação de todos. Naturalmente a equipe sente-se mais motivada, comprometida e apresenta maior qualidade no trabalho. Esse modelo de liderança nos remete à escola de Relações Humanas, de Elton Mayo.
Liderança Liberal (Laissez-Faire): neste modelo de liderança o chefe atua mais como um agente de informação, através de estímulos e de iniciativa ao grupo. Ele quase não exerce controle sobre a atividade desenvolvida, e a responsabilidade recai sobre os colaboradores.  (Knapik, 2012, p. 87). 
Conforme aula 3, tema 4, p. 15-21
Questão 4/5 - Fundamentos de Gestão
Nos estudos sobre a Escola Comportamentalista ou Escola Behaviorista da Administração o foco são as pessoas, e os pesquisadores da época, deram ênfase ao comportamento e a interação do individuo dentro da empresa e o modo como eles se organizam para a produtividade. Um dos grandes personagens dessa época foi Douglas McGregor que classificou em sua teoria os trabalhadores em X e Y. Abaixo, seguem algumas informações sobre os pressupostos da das Teorias X e Y conforme o perfil do trabalhador.Assinale a única alternativa correta 
Nota: 20.0
	
	A
	A teoria de McGregor insinua que as teorias são mutuamente inclusivas, ou seja, uma acontece juntamente com a outra dentro da organização nos diferentes setores e departamentos.
	
	B
	Em sua teoria, ele considera que só existe um único modelo capaz de funcionar em qualquer organização, o modelo X assume que as pessoas são preguiçosas e que necessitam de motivação.
	
	C
	Segundo sua teoria, há diferentes tipos de motivação que comprometem o desempenho do trabalhador e ele também questiona os diferentes pressupostos sobre a natureza humana e o que motiva as pessoas.
Você acertou!
A alternativa 1 está incorreta porque na verdade as teorias são mutuamente exclusivas, ou seja, uma não pode acontecer ao mesmo tempo da outra.
A alternativa 2 está incorreta porque o modelo X não é considerado o único modelo como visto, são duas teorias em questão, a X e a Y.
A alternativa 3 está correta porque apresenta exatamente o conceito proposto na teoria de Douglas McGregor (p. 8, aula 3).
A alternativa 4 está incorreta porque, foi encontrado dois estilos de liderança (gerencial e convencional) e não havia toda essa autonomia apresentada na questão.
A alternativa 5 está incorreta porque apresenta uma inversão de conceitos. A teoria X o indivíduo é motivado pelo menor esforço. Na teoria Y o indivíduo é motivado por um esforço ainda maior e acaba se envolvendo em decisões da organização. 
Conforme a Aula 3, Tema 2: abordagem comportamental, páginas 8-9.
	
	D
	A maior falha da teoria de McGregor foi que teve muita dificuldade em identificar os estilos de liderança, pois os funcionários tinham muita autonomia e em conseqüência não precisam ser liderados.
	
	E
	A maior contribuição da teoria é que as descobertas sugerem a Teoria X como sendo aquela em que o indivíduo é motivado pelo maior esforço enquanto na Teoria Y o indivíduo é motivado pelo menor esforço.
Questão 5/5 - Comportamento Empreendedor
Para um empreendedor obter sucesso em seu negócio, primeiramente precisará identificar oportunidades no mercado. Essas oportunidades podem ser decisivas para a escolha do negocio a ser desenvolvido. A partir disso, existem algumas questões básicas que devem ser observadas pelo empreendedor para que possa fazer a escolha certa.
Assinale a única alternativa correta sobre a análise de oportunidades de negócios
Nota: 20.0
	
	A
	Envolvem alguns elementos como: oportunidades primárias, opções de produtos que podem satisfazer tal necessidade, produção, marca e preço que será praticado em relação a concorrência.
Você acertou!
A letra A está correta porque menciona exatamente os critérios de análise de oportunidades de negócios (SCHNEIDER e BRANCO, 2012, p. 64)
A letra B está incorreta porque não se pode afirmar que a alta nas vendas pela internet pode ser favorável para abertura de um negócio. Pode ser ruim dependendo do produto ou  serviço oferecido. As inovações radicais podem ainda ser uma ameaça e não uma oportunidade para o empreendedor.
A letra C está incorreta porque não se pode afirma que se o mercado oferecer Mao de obra com alta qualidade seja sinônimo de oportunidade. O acesso a elas pode ser altamente custoso para o empreendedor.
A letra D está incorreta porque a possibilidade de ter funcionários com experiência internacional no mercado não significa que o empreendedor terá ou não acesso a eles e também qual o custo disso tudo. A alta do dólar é muito relativa variando de produto para produto.
A letra E está incorreta porque a queda ou não na bolsa de valores pode ser uma oportunidade como pode não ser exatamente.
	
	B
	Envolvem elementos como: pesquisa de mercado, quantidade de inovações radicais disponíveis no mercado, alta nas vendas pela internet, marketing e economia sem inflação ou recessão.
	
	C
	Envolvem alguns elementos como: renda per capita, densidade populacional, produtos com tecnologia de ponta, custos com importação e mão de obra altamente qualificada.
	
	D
	Envolvem elementos como: importação de peças e componentes, funcionários com formação internacional disponíveis no mercado, baixa de impostos e terceirização em alta no mercado.
	
	E
	Envolvem os seguintes elementos: possibilidade de aquisição de outras empresas, escassez de mão de obra estrangeira, alta do dólar e queda na bolsa de valores.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes