Buscar

A Filosofia é um saber mais abrangente e

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Filosofia é um saber mais abrangente e, a partir dela são fundamentados e desenvolvidos vários projetos e pesquisas, bem como conhecimentos. A Filosofia utiliza diversos métodos em suas investigações. Assinale a alternativa que apresenta alguns desses métodos.
	 
	Argumentação lógica; experiências do pensamento e procedimentos empíricos.
Tudo o que caracteriza uma sociedade qualquer, compreendendo sua linguagem, suas técnicas, artefatos, alimentos, costumes, mitos, padrões estéticos e éticos é:
	 
	cultura;
São condições históricas para o surgimento da filosofia na Grécia:
	 
	Todas estão corretas
	
	As viagens marítimas
	
	A invenção do calendário
	
	A invenção da moeda
	
	O surgimento da vida urbana
Os autores afirmam que a filosofia ¿nasceu grega¿. Isto quer dizer que diferente de outras áreas do saber, nasceu numa região geográfica e num determinado momento histórico. Resulta de uma alteração que os autores denominaram:
	 
	Passagem da narrativa mítica à narrativa racional.
Para Platão, a filosofia é uma forma de saber que possui um caráter essencialmente: (Fonte: SEEDUC - RJ - CEPERJ ¿ 2015, com adaptações)
	 
	reflexivo
Onde repousa a vitalidade do pensamento filosófico?
	 
	Em enfrentar os problemas da vida humana.
Com relação à ética e a moral, é correto afirmar: 1 - A função da Ética é a de esclarecer, explicar, investigar os fundamentos dos fatos morais. 2 - O sentido básico ou descritivo de ética que está ligado ao significado etimológico das palavras em latim mos, mores. 3 - A Ética Aplicada que estaria preocupada com questões práticas como aborto, eutanásia, códigos de ética etc. 4 - A Ética é histórica e vincula-se a determinada cultura com seus padrões
	 
	1 e 3 estão corretos
O que significa a "ética das virtudes" ou "finalista" para Aristóteles:
	 
	Concepções filosóficas
Aristóteles escreve duas obras importantes para seus discípulos. A primeira é a Ética a Nicômaco que investiga os aspectos morais das ações humanas etc., ao passo que a segunda, a Política, examina as instituições políticas para os fins da associação dos homens em comunidades. Nesse caso, assinale a alternativa que, corretamente, corresponda às finalidades da ética e da política:
	 
	A ética visa o homem virtuoso, enquanto a política visa o bom cidadão.
Ética e a política integram, portanto, as ciências práticas que estudam a conduta humana, a construção do homem virtuoso e, consequentemente, do bom cidadão. A afirmação apresenta a ideia da ética de:
	 
	Aristóteles.
Analise a seguinte assertiva: "Havendo interpretações divergentes em relação à mesma norma jurídica a ser aplicada em determinado caso concreto, será dada preferência àquela interpretação que mais favoreça o empregado". Esta assertiva se refere ao princípio de Direito do Trabalho denominado:
	 
	"In dubio pro operário"
Considera-se ______________________ a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.
	 
	Empregador
O trabalho autônomo
	 
	é realizado com autonomia de vontade por parte do trabalhador.
Huguinho, com 15 anos de idade, é contratado como aprendiz pela empresa Lucro Certo Ltda. para desempenhar suas funções em local insalubre, periculoso e noturno. O Ministério Público do Trabalho, após verificar denúncia anônima de exploração do trabalho infantil alegou violação da Convenção 138 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), ratificada pelo Brasil, em 2002. Diante deste cenário, pergunta-se:
	 
	Huguinho é considerado menor e só poderá trabalhar na empresa Lucro Certo Ltda. na condição de aprendiz desde que as condições de trabalho não sejam periculosas, insalubres ou noturna;
Com fundamento nas disposições da CLT, em relação ao contrato de trabalho por prazo determinado, o mesmo:
	 
	não poderá ser estipulado por mais de 2 anos, ou, no caso de contrato de experiência, não poderá ser estipulado por mais de 90 dias.
A equiparação salarial exige que o Reclamante e o paradigma tenham, nas mesmas funções diferença de tempo não superior a:
	 
	2 anos.
O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. O percentual do adicional de periculosidade é de
	 
	30%
A empresa Tudo Limpo atua no ramo de prestação de serviços gerais, a maioria dos seus trabalhadores têm jornada diurna, mas existem algumas vagas para jornada noturna.O empregado da Empresa Tudo Limpo Ltda que realizar um trabalho noturno terá remuneração superior à do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de:
	 
	20% (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna
Conforme previsão contida na Consolidação das Leis do Trabalho, para o trabalhador urbano considera-se noturno o trabalho executado entre as
	 
	22 (vinte e duas) horas de um dia e as 5 (cinco) horas do dia seguinte.

Outros materiais