Buscar

sistemas de informaçoes gerenciais

Prévia do material em texto

NOME: DAVID RIBEIRO DA SILVA. RA: 201101122722
Sistemas de Informações Gerenciais
	Disciplina
	sistemas de informação
	Professor
	pedro jr.
	Turma
	6º termo adm
Ourinhos
2014
Sistemas de Informações Gerenciais
São sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apóiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa e são o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas metas.
Um SIG pode incluir software que auxilia na tomada de decisão, recursos de dados, tais como bancos de dados, o hardware de um sistema de recursos, sistemas de apoio à decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, gestão de pessoas, gestão de projetos e todos os processos informatizados que permitem que a empresa funcione eficientemente. É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, da forma correta e com o custo certo.
Os SIGs possuem uma multiplicidade de produtos de informação, que são apresentadas através de relatórios, que ajudam os gerentes com o fornecimento de dados e informações para a tomada de decisões.
Características comuns aos sistemas de informações gerenciais:
São semi estruturadas em termos de tomada de decisão;
São customizadas, isto é, ajustadas às necessidades das áreas funcionais como vendas, produção, finanças, etc. podendo ou não ser repetitivos;
Ainda são pouco flexíveis na produção de informações;
Utilizam projeções, modelos e informações subjetivas;
Permitem consultas diversas;
Têm pouca ou nenhuma entrada de dados;
São integradas às funções do negócio;
Baseiam-se em dados internos e externos da organização;
Geram informações tanto analíticas como sintéticas, sendo que, em alguns casos, podem até apresentar projeções.
A saída da maioria dos SIG é uma coleção de relatórios que são distribuídos aos administradores;
• Programados – produzidos periodicamente de forma programada, como exemplo para um gerente de produção: relatório resumido mensal que liste os custos totais de folha de pagamento para monitorar e controlar os custos de mão-de-obra.
• Sob-solicitação – gerado para dar uma informação em um dado momento, como exemplo, um gerente pode solicitar um relatório para ver o total de vendas de um produto durante um ano.
• De exceção – produzidos automaticamente quando uma situação é incomum ou requer alguma atitude da administração, como exemplo estabelecer um parâmetro que gerasse um relatório de todos os itens em estoque com menos de 50 unidades disponíveis. 
• Definição do Objetivo, essa definição geralmente é baseada nos padrões de desempenho, no plano ou na relação de recursos
O sistema de informação gerencial pode, sob determinadas condições, trazer os seguintes benefícios para as empresas:
· Redução dos custos das operações;
· Melhoria no acesso às informações, proporcionando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço;
· Melhoria na produtividade;
Atualmente vemos um cenário de grande competitividade entre as empresas nos mais diversos segmentos e para que possam obter êxito nessa acirrada disputa em busca de resultados cada vez mais ambiciosos. Além da manutenção e da satisfação de seus clientes, as empresas são obrigadas a lançar mão da utilização de ferramentas de otimização do gerenciamento das informações disponíveis em suas bases de dados, possibilita os executivos e gestores tomar suas decisões com base em informações atuais e fidedignas. Diminuindo então significativamente o tempo de resposta aos diversos comportamentos do mercado e da própria empresa.
O SIG é de grande importância para as empresas que querem e pensam em sobreviver num mundo dinâmico, onde mercados financeiros flutuam constantemente, o cenário político é incerto, etc. Todos esses fatores adicionados a uma má gestão geram decisões equivocadas que levam ao insucesso de uma empresa. Portanto é de extrema valia implantar tal sistema, visto que não é mais um modismo de administração, mas sim algo sólido e no final se tornará um dos pilares para o sucesso da empresa.

Outros materiais