Buscar

Teste Biofisica

Prévia do material em texto

1.
		Em noites sem lua, em locais pouco iluminados por casas, ruas e edifícios, podemos ver uma infinidade de pequenos pontos luminosos no céu: são as estrelas. Ao observar o céu a olho nu, conseguimos ver uma parte mínima do que chamamos de Universo. Já na observação do céu feita com o auxílio de um telescópio, é possível perceber que o número de corpos celestes é muito maior e também se podem ver detalhes das formas e da cor dos astros. A atmosfera da Terra, contudo, limita a atuação dos telescópios terrestres, por este motivo são utilizados telescópios espaciais, como o telescópio Hubble, para as pesquisas astronômicas mais sofisticadas. Além destes instrumentos para o estudo do Universo, os cientistas contam com equipamentos de informática para cálculos, tratamento de dados e imagens recebidas dos telescópios, simulações etc. Esses recursos possibilitaram responder à questão - o que compõe o Universo? O Universo é composto por aglomerados de galáxias, com nebulosas, estrelas, cometas, planetas e seus satélites, e tudo que neles existe - no caso do planeta Terra, por exemplo, plantas, animais, rochas, água, ar etc. Também podemos considerar que em relação ao conceito de Universo é correto destacar que: 
		
	
	
	
	
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor pode ser considerado em parte o nosso pseudouniverso pois as mesas, os alunos, o quadro não se relacionam entre si como os acontece no espaço sideral.
	
	
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor não é nosso pseudouniverso uma vez que as mesas, os alunos, o quadro etc, representam uma microescala de corpos que não se relacionam.
	
	
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor não é nosso universo pois as mesas, os alunos, o quadro etc, não representam corpos celestes.
	
	
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor é nosso universo - as mesas, os alunos, o quadro etc.
	
	
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor é nosso universo relativo pois as mesas, os alunos, o quadro não representam elementos que estejam em órbita.
	
	
		2.
		Dois potes com a mesma capacidade volumétrica, contem líquidos distintos. O pote A, contem 1 litro de água, já o pote B, a mesma quantidade, porém de mercúrio. Sabendo que as propriedades físicas destes líquidos são diferentes, ao tentar erguer estes potes, perceberíamos uma grande diferença de peso entre os mesmos. Qual o motivo para isto ocorrer? 
 
 
		
	
	
	
	
	A viscosidade dos fluídos são iguais
	
	
	A pressão dos fluídos são iguais
	
	
	O volume dos fluídos são diferentes
	
	
	A densidade dos fluídos são diferentes
	
	
	A força dos fluídos são diferentes
	
	
		3.
		Distância, área e volume são exemplos de:
		
	
	
	
	
	Grandezas básicas 
	
	
	Grandezas derivadas 
	
	
	Grandezas absolutas 
	
	
	Grandezas relacionadas
	
	
	Grandezas fundamentais 
	
	
		4.
		Qualquer substância que ocupa lugar no espaço, representada pela quantidade de massa de um corpo. Marque a resposta certa:
		
	
	
	
	
	Tempo
	
	
	Espaço e Tempo
	
	
	Energia e matéria.
	
	
	Matéria
	
	
	Espaço
	
	
		5.
		É um exemplo de grandeza fundamental:
		
	
	
	
	
	Aceleração
	
	
	Densidade
	
	
	Velocidade
	
	
	Força
	
	
	Corrente elétrica
	
	
		6.
		Sabe-se que todo o universo é formado por matéria e que a unidade da matéria é o átomo. Tanto os seres brutos quanto os seres vivos são constituídos por matéria sendo a diferença o tipo de átomos que os compõem. Com base nesta contextualização é possível afirmar que os principais átomos que constituem os seres vivos são:
		
	
	
	
	
	F, S, I, Mg.
	
	
	H, F, B, Cr.
	
	
	I, N, O, F.
	
	
	C, H, O, F.
	
	
	C, H, O, N.
	
	
		7.
		No universo, a energia não se cria, nem se perde. Ela se transforma em outra forma de energia. Nos seres vivos, a energia do alimento se transforma em ___________________________________, que é a unidade de energia das nossas células. A resposta que completa corretamente a sentaça é: 
		
	
	
	
	
	ATP
	
	
	Oxigênio
	
	
	Lipídio
	
	
	Carbono
	
	
	Glicídio
	
	
		8.
		A noção em senso comum de tempo é inerente ao ser humano, visto que todos somos, em princípio, capazes de reconhecer e ordenar a ocorrência dos eventos percebidos pelos nossos sentidos. Contudo a ciência evidenciou várias vezes que nossos sentidos e percepções são mestres em nos enganar. A percepção de tempo inferida a partir de nossos sentidos é estabelecida via processos psicossomáticos, onde variadas variáveis, muitas com origem puramente psicológica, tomam parte, e assim como certamente todas as pessoas presenciaram em algum momento uma ilusão de ótica, da mesma forma de que em algum momento houve a sensação de que, em certos dias, determinados eventos transcorreram de forma muito rápida, e de que em outros os mesmos eventos transcorreram de forma bem lenta, mesmo que o relógio, aparelho especificamente construído para medida de tempo, diga o contrário. Com base nesta abordagem, é correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	Nem toda matéria está submetida ao tempo, daí a necessidade de estarmos atentos às diferenças causadas pelo tempo.
	
	
	Toda matéria está parcialmente submetida ao tempo, daí não há a necessidade de estarmos atentos às diferenças causadas pelo tempo.
	
	
	Toda matéria está submetida ao tempo, daí não há a necessidade de estarmos atentos às diferenças causadas pelo tempo.
	
	
	Nem toda matéria está submetida ao tempo, daí não há a necessidade de estarmos atentos às diferenças causadas pelo tempo.
	
	
	Toda matéria está submetida ao tempo, daí a necessidade de estarmos atentos às diferenças causadas pelo tempo.
		1.
		Os movimentos oculares horizontais de vaivém do nistagmo rotacional são evocados pela estimulação dos canais semicirculares. Mesmo depois da cabeça ter parado de rodar, o liquido endolinfático continua a estimular artificialmente as cristas ampulares em função da enorme inércia. As aferências vestibulares chegam nos núcleos óculo-motores ¿tentando¿ compensar a suposta rotação da cabeça e causa o movimento lento. Nesta situação, qual seria o reflexo voluntário compensatório?
		
	
	
	
	
	Optocinético 
	
	
	Cervicocervical 
	
	
	Vestibuloespinhal 
	
	
	Vestibular 
	
	
	Vestibulocervical 
	
	
		2.
		Quando envelhecemos o cristalino se torna maior, mais espesso e menos elástico. Com isso seu poder de acomodação diminui drasticamente. Um indivíduo por volta dos 60 a 70 anos praticamente não consegue acomodação do cristalino e é necessário o uso de lentes bifocais (para perto e para longe). Essa condição é chamada de:
		
	
	
	
	
	Presbiopia
	
	
	Emetropia
	
	
	Hipermetropia
	
	
	Miopia
	
	
	Astigmatismo
	
	
		3.
		Sobre a miopia assinale a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	É o disturbio visual em que ocorre a formação da imagem antes da retina e necessita de lentes convergentes para correção visual
	
	
	É o disturbio visual em que ocorre a formação da imagem antes da retina e necessita de lentes divergentes para correção visual 
	
	
	É o disturbio visual em que ocorre a formação da imagem depois da retina e necessita de lentes divergentes para correção visual
	
	
	É o disturbio visual em que ocorre a formação da imagem sobre a retina e necessita de lentes divergentes para correção visual
	
	
	Éo disturbio visual em que ocorre a formação da imagem depois da retina e necessita de lentes convergentes para correção visual
	
	
		4.
		Um globo ocular comprimido demais ou a córnea do olho com curvatura exagerada não consegue focalizar na retina objetos distante. Qual o defeito visual comentado acima? 
		
	
	
	
	
	Presbiopia
	
	
	Glaucoma
	
	
	Miopía. 
	
	
	Astigmatismo
	
	
	Hipermetropia
	
	
		5.
		O ser humano capta a luz através do olho, um órgão esférico extremamente complexo que em pessoas adultas atinge cerca de 24 mm. O olho é composto por três camadas, ou túnicas: Assinale (v) para a alternativa correta.
		
	
	
	
	
	a esclerótica, que o reveste e protege externamente; a coróide, constituída por vasos sangüíneos que alimentam o olho, e a retina, um tecido resistente, transparente e fotossensível. 
	
	
	a esclerótica, que o reveste e protege externamente; a retina, um tecido resistente, transparente e fotossensível; e a coróide, com função não definida ainda.
	
	
	a esclerótica, que o reveste e protege externamente; a coróide, constituída por vasos sangüíneos que destroem o olho; e a retina, um tecido não resistente, transparente e fotossensível. 
	
	
	a esclerótica, que o reveste mas não o protege externamente; a retina, um tecido resistente, transparente e fotossensível; e a coróide, constituída por vasos sanguíneos mas que não alimentam o olho.
	
	
	a esclerótica, que o reveste mas não o protege; a coróide, constituída por vasos sangüíneos que destroem o olho; e a retina, um tecido não resistente, não transparente e nem fotossensível
	
	
		6.
		A retina é uma película que apresenta um tipo de célula fotossensível, relacionada com a visão fototópica (fóton, luz), ou seja, que está envolvida com a percepção de cores e detalhes. Essa célula é chamada de:
		
	
	
	
	
	Cone.
	
	
	Célula ganglionar.
	
	
	Bastonete.
	
	
	Célula horizontal.
	
	
	Célula amácrina.
	
	
		7.
		O início do caminho da onda luminosa acontece quando esta atravessa a ___________, que é uma camada transparente no globo ocular que não possui a presença de vasos sanguíneos. 
		
	
	
	
	
	Humor vítreo
	
	
	Cristalino 
	
	
	Humor aquoso 
	
	
	Cornea 
	
	
	íris 
	
	
		8.
		Logo abaixo da esclerótica encontramos a coroide, uma película dotada de vasos sanguíneos e melanina que tem a função de nutrir e absorver a luz que chega à retina. Na parte anterior da coroide localiza-se a íris, estrutura muscular de cor variável. Na íris há um orifício central que chamamos de pupila. É por esse orifício que há a entrada da luz no globo ocular. A íris é a responsável por:
		
	
	
	
	
	preservar o humor vítreo.
	
	
	regular a atividade da retina.
	
	
	regular o foco da imagem.
	
	
	preservar o humor aquoso.
	
	
	regular a quantidade de luz que entra no olho.
		1.
		A interferência construtiva sonora é a que menos acontece no nosso ambiente. Quais dos eventos abaixo, podemos definir como interferência construtiva.
		
	
	
	
	
	O barulho do shopping na praça. 
	
	
	O coral de uma igreja. 
	
	
	O Maracanã lotado em dia de jogo. 
	
	
	A arrebentação das ondas do mar. 
	
	
	Uma rua com muito tráfego. 
	
	
		2.
		Dependendo da fonte emitente, as ondas sonoras podem apresentar qualquer frequência, desde poucos hertz (como as ondas produzidas por abalos sísmicos), até valores extremamente elevados (comparáveis às frequências da luz visível). Porém, nós, seres humanos, só conseguimos ouvir ondas sonoras cujas frequências estejam compreendidas entre 20 Hz e 20.000 Hz, sendo chamadas, genericamente, de:
		
	
	
	
	
	ultrassons.
	
	
	infrassons.
	
	
	vibrações.
	
	
	abalos.
	
	
	sons.
	
	
		3.
		Ondas sonoras são compressões e rarefacções do meio material através do qual se propagam. Podemos dizer que: 
		
	
	
	
	
	o som pode propagar-se através do vácuo.
	
	
	o som não pode propagar-se através de um sólido.
	
	
	as ondas sonoras transmitem-se mais rapidamente através de líquidos e sólidos do que através do ar
	
	
	o som somente se propaga através do ar
	
	
	para as ondas sonoras não se verificam os fenómenos de interferência nem de disfarçam
	
	
		4.
		A faixa auditiva humana se encontra entre:
		
	
	
	
	
	1.000 Hz a 20.000 Hz
	
	
	1Hz a 1.000 Hz
	
	
	20 Hz a 20.000 Hz
	
	
	2 Hz a 2.000 Hz
	
	
	10 Hz a 200 Hz
	
	
		5.
		Quando a direção em que se deu a perturbação é perpendicular à direção de propagação da onda a classificamos como: 
		
	
	
	
	
	Mecânicas 
	
	
	Bidimensionais
	
	
	Transversais 
	
	
	Longitudinais 
	
	
	Obliquas 
	
	
		6.
		Das ondas abaixo, qual delas não está inserida no espectroeletromagnético?
		
	
	
	
	
	raios-X
	
	
	infravermelho
	
	
	ultravioleta
	
	
	microondas
	
	
	sonoras
	
	
		7.
		Muitos adestradores de cães utilizam um apito para chamar os animais. Porém, esse apito é muito ¿esquisito¿, pois nós não conseguimos ouvir o som que ele produz. Isto acontece devido
		
	
	
	
	
	o cão ouve em frequências diferentes ao intervalo audível humano.
	
	
	apito não emite nenhum som audível pelo cão e nem pelo homem.
	
	
	cão também não ouve mais atende a repetição do treinador
	
	
	a intesidade do apito é baixa
	
	
	não conseguimos ouvir por ser um som dentro do intervalo de 20 Hz e 20000 Hz.
	
	
		8.
		Marque a resposta certa:
		
	
	
	
	
	
	
	Em termos de freqüência, cada onda pode apresentar um número específico. Chamamos de som grave, aquele que é emitido por uma fonte sonora que vibra com baixa freqüência e som agudo, o que vibra com uma alta freqüência. Para entender melhor basta perceber a diferença entre a voz masculina (aguda) e a voz feminina (grave). Essa caracterização em relação à freqüência de um som é chamada de aceleração. 
	
	
	Em termos de freqüência, cada onda pode apresentar um número específico. Chamamos de som grave, aquele que é emitido por uma fonte sonora que vibra com baixa freqüência e som agudo, o que vibra com uma alta freqüência. Para entender melhor basta perceber a diferença entre a voz masculina (grave) e a voz feminina (agudo). 
Essa caracterização em relação à freqüência de um som é chamada de velocidade. 
	
	
	Em termos de freqüência, cada onda pode apresentar um número específico. Chamamos de som grave, aquele que é emitido por uma fonte sonora que vibra com baixa freqüência e som agudo, o que vibra com uma alta freqüência. Para entender melhor basta perceber a diferença entre a voz masculina (grave) e a voz feminina (agudo). Essa caracterização em relação à freqüência de um som é chamada de altura. 
	
	
	Em termos de freqüência, cada onda pode apresentar um número específico. Chamamos de som grave, aquele que é emitido por uma fonte sonora que vibra com alta freqüência e som agudo, o que vibra com uma baixa freqüência. Para entender melhor basta perceber a diferença entre a voz masculina (grave) e a voz feminina (agudo). Essa caracterização em relação à freqüência de um som é chamada de altura. 
	
		1.
	Em termos de freqüência, cada onda pode apresentar um número específico. Chamamos de som grave, aquele que é emitido por uma fonte sonora que vibra com baixa freqüência e som agudo, o que vibra com uma alta freqüência. Para entender melhor basta perceber a diferença entre avoz masculina (aguda) e a voz feminina (grave). Essa caracterização em relação à freqüência de um som é chamada de altura.
		
	
	
	
	
	Orelha externa, pelo meato acústico externo 
	
	
	Orelha interna, pelo estribo
	
	
	Orelha interna, pelos canais semicirculares 
	
	
	Orelha média, pelos ossículos 
	
	
	Orelha interna, pelos ossículos 
	
	
		2.
		A percepção de equilíbrio: "Quando movimentamos a cabeça, o líquido se desloca dentro dos canais. O deslocamento desse líquido estimula nervos específicos, que enviam ao cérebro informação sobre a posição do nosso corpo em relação ao ambiente. O nosso cérebro interpreta a mensagem e comanda os músculos que atuam na manutenção do equilíbrio do corpo." O texto está relacionado a qual estrutura?
		
	
	
	
	
	tímpano
	
	
	timpano e fóvea
	
	
	fóvea
	
	
	labirinto
	
	
	esclera
	
	
		3.
		A vibração, por sua vez, será transmitida para três ossículos, o martelo, a bigorna e o estribo. Através desses ossos, o som passa a se propagar em um meio sólido, sendo assim transmitido mais rapidamente. Assim, a vibração chega à janela oval, cerca de vinte vezes menor que o tímpano, concentrando-se nessa região e:
		
	
	
	
	
	amplificando o som.
	
	
	neutralizando o som.
	
	
	diminuindo o som.
	
	
	direcionando o som.
	
	
	dissipando o som.
	
	
		4.
		O pavilhão auricular é a parte visível do ouvido e a sua função é auxiliar a captação e a canalização dos sons para: 
		
	
	
	
	
	o vestíbulo.
	
	
	o tímpano.
	
	
	o meato acústico externo.
	
	
	o labirinto.
	
	
	a cóclea.
	
	
		5.
		Como se chamam os ossículos que recebem as vibrações do tímpano?
		
	
	
	
	
	Bigorna , coróide, Canais semicirculares.
	
	
	Estribo, coróide, Canais semicirculares
	
	
	Canais semicirculares, nervo auditivo, martelo.
	
	
	Cóclea, janela oval e tímpano.
	
	
	Martelo , bigorna, estribo.
	
	
		6.
		A membrana timpânica vibra e provoca a vibração dos ossículos: _________ que fica preso à membrana, desloca __________, que por sua vez, passa a vibração __________.
		
	
	
	
	
	O martelo, O estribo, A bigorna 
	
	
	O martelo, A bigorna, Ao estribo 
	
	
	O martelo, A bigorna, Ao tímpano
	
	
	O estribo, A bigorna, Ao martelo 
	
	
	A bigorna, O martelo, Ao estribo 
	
	
		7.
		________________ a pressão das moléculas de ar formada pelas ondas sonoras exerce e força sobre ______________, onde se transformam em movimento vibratório. 
		
	
	
	
	
	Na membrana timpânica, O tímpano 
	
	
	Na tróclea, O estribo 
	
	
	No tímpano, A membrana timpânica 
	
	
	No meato acústico externo, O tímpano
	
	
	Na orelha externa, A bigorna 
	
	
		8.
		Nos seres humanos, o órgão responsável pela audição é a orelha, que é dividida respectivamente: 
		
	
	
	
	
	orelha externa e orelha média.
	
	
	orelha média e orelha interna.
	
	
	orelha externa e orelha interna.
	
	
	orelha externa, orelha média e orelha interna.
	
	
	orelha externa, orelha média, fóvea e orelha interna.
		1.
		Se girarmos o corpo a uma velocidade constante, o líquido no interior dos canais semicirculares passará a mover-se em consonância com estes últimos, estimulando as células sensoriais. Entretanto, se pararmos bruscamente de rodopiar, o líquido dos canais semicirculares continuará a mover-se devido à inércia, estimulando as células sensoriais e causando a sensação de tontura. Isso ocorre devido:
		
	
	
	
	
	ao conflito de duas percepções pois os olhos informam ao sistema nervoso que paramos de rodopiar, mas o movimento inercial do líquido, nos canais semicirculares da orelha interna, informa que a cabeça ainda está em movimento.
	
	
	ao conflito de duas percepções pois os olhos informam à medula espinal que paramos de rodopiar, mas o movimento inercial do líquido, na cóclea, informa que a cabeça ainda está em movimento constante.
	
	
	à complementação de duas percepções pois os olhos informam ao cerebelo que temos a intenção de paramos de rodopiar, mas o movimento inercial do líquido, nos canais semicirculares da orelha média, não informa que a cabeça ainda está em movimento.
	
	
	à complementação de duas percepções pois os olhos informam ao sistema nervoso que paramos de rodopiar, mas o movimento inercial do líquido, na cóclea, informa que a cabeça não está em movimento uniforme.
	
	
	ao conflito de duas percepções pois os olhos não informam ao sistema nervoso que paramos de rodopiar, mas o movimento inercial do líquido, nos canais semicirculares da orelha média, informa que a cabeça ainda está em movimento constante.
	
	
		2.
		Marque a resposta certa:
		
	
	
	
	
	O labirinto lembra uma estrutura complexa e organizada. A parte anterior do labirinto, chamada de cóclea, está relacionada com a audição. A parte posterior, formada por um conjunto de três canais, chamados de canais semicirculares, está relacionada com o equilíbrio.
	
	
	O labirinto lembra uma estrutura complexa e organizada. A parte anterior do labirinto, chamada de esclera, está relacionada com a audição. A parte posterior, formada por um conjunto de três canais, chamados de canais semicirculares, está relacionada com o equilíbrio.
	
	
	O labirinto lembra uma estrutura complexa e organizada. A parte anterior do labirinto, chamada de fóvea, está relacionada com a audição. A parte posterior, formada por um conjunto de três canais, chamados de canais semicirculares, está relacionada com o equilíbrio.
	
	
	O labirinto lembra uma estrutura complexa e organizada. A parte anterior do labirinto, chamada de tímpano, está relacionada com a audição. A parte posterior, formada por um conjunto de três canais, chamados de canais semicirculares, está relacionada com o equilíbrio.
	
	
	O labirinto lembra uma estrutura complexa e organizada. A parte anterior do labirinto, chamada de retina, está relacionada com a audição. A parte posterior, formada por um conjunto de três canais, chamados de canais semicirculares, está relacionada com o equilíbrio.
	
	
		3.
		Com relação ao equilíbrio. Marque a resposta certa.
		
	
	
	
	
	O equilíbrio do ser humano depende de vários fatores como o funcionamento adequado do labirinto (parte mais interna da orelha), da percepção, das sensações do próprio corpo e da visão, que são recebidas e organizadas pelo cérebro. 
	
	
	O equilíbrio do ser humano depende de vários fatores como o funcionamento adequado da fóvea (parte mais interna da orelha), da percepção, das sensações do próprio corpo e da visão, que são recebidas e organizadas pelo cérebro.
	
	
	O equilíbrio do ser humano depende de vários fatores como o funcionamento adequado do labirinto (parte mais externa da orelha), da percepção, das sensações do próprio corpo e da visão, que são recebidas e organizadas pelo cérebro.
	
	
	O equilíbrio do ser humano depende de vários fatores como o funcionamento adequado do cristalino (parte mais interna da orelha), da percepção, das sensações do próprio corpo e da visão, que são recebidas e organizadas pelo cérebro.
	
	
	O equilíbrio do ser humano depende de vários fatores como o funcionamento adequado do labirinto (parte mais interna da orelha), da percepção, das sensações do próprio corpo e da visão, que são recebidas e organizadas pela medula espinhal. 
	
	
		4.
		A tontura é o termo que, genericamente, representa todas as manifestações de desequilíbrio. As pessoas que se queixam de tontura costumam descrever experiências diferentesque devem ser muito bem distinguidas pelo médico uma vez que cada uma possui um tratamento próprio. Identifique a alternativa em que o sintoma da tontura tenha uma etiologia vestibular.
		
	
	
	
	
	sensação de flutuação
	
	
	desequilíbrio
	
	
	cabeça aérea
	
	
	sensação de desmaio iminente
	
	
	vertigem
	
	
		5.
		O órgão ou sistema responsável por manter a postura e a posição da cabeça em situação de equilíbrio é o:
		
	
	
	
	
	Gravitoceptor 
	
	
	Canalicular 
	
	
	Endolinfático 
	
	
	Neuronal
	
	
	Microneuronal 
	
	
		6.
		Labirintite é um termo popular utilizado para designar uma doença que acomete o equilíbrio e a audição e apresenta, como um dos sintomas principais, a tontura. Assinale a alternativa que apresenta a estrutura afetada pela labirintite.
		
	
	
	
	
	trompa de Eustáquio
	
	
	estribos
	
	
	canais semicirculares
	
	
	bigorna
	
	
	tímpano
	
	
		7.
		Marque a resposta certa: 
		
	
	
	
	
	Os distúrbios vestibulares podem ocasionar no paciente: somente zumbido.
	
	
	Os distúrbios vestibulares podem ocasionar no paciente: somente náusea, vômito, nistagmo e até mesmo quedas.
	
	
	Os distúrbios vestibulares podem ocasionar no paciente: somente surdez.
	
	
	Os distúrbios vestibulares podem ocasionar no paciente: surdez, zumbido, vertigem, náusea, vômito, nistagmo e até mesmo quedas.
	
	
	Os distúrbios vestibulares podem ocasionar no paciente: somente nistagmo e até mesmo quedas.
	
	
		8.
		A orientação postural, ou seja, o equilíbrio do corpo está relacionado ao sistema auditivo. O sistema vestibular, ou como é mais conhecido, (X), é a parte do ouvido responsável pelo equilíbrio. A incógnita X pode ser substituída por:
		
	
	
	
	
	a orelha interna
	
	
	o tímpano
	
	
	a orelha média
	
	
	o labirinto
	
	
	a cóclea
		1.
		Estudos mostram que a regulação da temperatura corporal está diretamente relacionada com o equilíbrio energético e com o metabolismo basal de cada indivíduo. Ou seja, o peso depende da eficiência do gasto calórico dos alimentos ou da facilidade de guardar a energia em:
		
	
	
	
	
	água.
	
	
	carboidratos.
	
	
	proteínas.
	
	
	aminoácidos.
	
	
	gordura.
	
	
		2.
		A produção de calor que ocorre durante o frio por múltiplas contrações desorganizadas dos músculos esqueléticos e resultante de uma atividade nervosa involuntária caracteriza o seguinte fenômeno biofísico:
		
	
	
	
	
	Termogênese biológica 
	
	
	Termogênese mecânica 
	
	
	Termogênese biofísica 
	
	
	Termogênese física 
	
	
	Termogênese química 
	
	
		3.
		Leia com atenção: (Jornal globo 17/03 2011) A onda de calor de 2010 teve sérias consequências na Europa, em especial no Leste Europeu. Na Rússia, por exemplo, houve 55 mil mortes, mais de 1 milhão de hectares queimados, perda de 25% da produção agrícola e de US$15 bilhão (cerca de 1% do Produto Interno Bruto do país) devido ao calor excessivo.¿Ficamos impressionados, embora não surpresos, que o padrão de verões quentes desde 1500 tenha mudado tão dramaticamente em apenas uma década (2001-2010). Esta matéria nos mostra os perigos de dias seguidos de intenso calor na população, entre os problemas por choque de calor podemos destacar: 
		
	
	
	
	
	temperatura interna entre 37,5o C e 39o C pele ruborizada e seca, enzimas podem começar a desnaturar, mortalidade.
	
	
	temperatura interna mais alta que 40o C, pele ruborizada e seca, enzimas podem começar a desnaturar, mortalidade.
	
	
	o hipotálamo consegue regular a minha temperatura corporal mais como o ambiente esta muito quente ele não faz a diferença.
	
	
	temperatura interna acima de 40o C , os pacientes estão com exaustão, desidratação do corpo, câimbras musculares, náuseas dor de cabeça.
	
	
	o organismo consegue regular a sua temperatura interna não afetando o seu funcionamento normal.
	
	
		4.
		O mesmo processo que mantém a temperatura do nosso corpo sempre em torno do 36ºC pode nos ajudar a emagrecer, se for usado corretamente. Trata-se do fenômeno da termogênese, ou seja, nossa capacidade de equilibrar a temperatura interna do corpo com a do meio ambiente. Esse processo é parte do mecanismo da termorregulação, que permite a certos seres vivos gastarem energia para produzir e dispersar calor de acordo com as mudanças no meio externo ou com as necessidades internas. A termogênese está estritamente associada ao metabolismo. Todas as células e tecidos do nosso corpo acabam gerando calor no processo de utilizar a energia disponível para seu funcionamento normal. Se o dia estiver quente, por exemplo, a pessoa transpira e perde calor para manter sua temperatura em 36ºC. Se estiver frio, por outro lado, a transpiração diminui e os pelos se eriçam. Nesse caso, a pessoa pode sentir tremores, o que indica que está queimando energia para elevar a temperatura de volta ao normal. Tudo isso é o efeito da termogênese associada ao metabolismo. Em relação ao texto, o poder sentir tremores e a queima de energia proveniente do catabolismo de moléculas orgânicas como carboidratos e lipídeos, referem-se, respectivamente, aos processos de:
	
	
	
	
	
	a termogênese mecânica e com a termogênese muscular.
	
	
	a termogênese elétrica e com a termogênese anabólica.
	
	
	a termogênese anabólica e com a termogênese muscular.
	
	
	a termogênese mecânica e com a termogênese bioquímica.
	
	
	a termogênese central e com a termogênese periférica.
	
	
		5.
		Marque a resposta certa:
		
	
	
	
	
	Quando se verifica uma diminuição de temperatura no exterior, através de mecanismos homeostáticos de termorregulação, a temperatura é reduzida por processos como a vasodilatação (os capilares se afastam da superfície cutânea, havendo uma transferência de energia para o exterior) e a produção de suor, que evapora, aumentado a temperatura ao nível da pele.
	
	
	Quando se verifica um aumento de temperatura no exterior, através de mecanismos homeostáticos de termorregulação, a temperatura é reduzida por processos como a vasodilatação (os capilares aproximam-se da superfície cutânea, havendo uma transferência de energia para o exterior) e a produção de suor, que evapora, diminuindo a temperatura ao nível da pele.
	
	
	Quando se verifica um aumento de temperatura no exterior, através de mecanismos homeostáticos de termorregulação, a temperatura é aumentada por processos como a vasodilatação (os capilares aproximam-se da superfície cutânea, havendo uma transferência de energia para o exterior) e a produção de suor, que evapora, diminuindo a temperatura ao nível da pele.
	
	
	Quando se verifica uma diminuição de temperatura no exterior, através de mecanismos homeostáticos de termorregulação, a temperatura é reduzida por processos como a vasodilatação (os capilares aproximam-se da superfície cutânea, havendo uma transferência de energia para o exterior) e a produção de suor, que evapora, diminuindo a temperatura ao nível da pele.
	
	
	Quando se verifica um aumento de temperatura no exterior, através de mecanismos respiratórios, a temperatura é reduzida por processos como a vasodilatação (os capilares aproximam-se da superfície cutânea, havendo uma transferência de energia para o interior) e a produção de saliva, que evapora, diminuindo a temperatura ao nível da pele.
	
	
		6.
		Expostos ao frio, os animais produzem calor corporal através da contração muscular (termogênese mecânica e pelas reações bioquímicas exotérmicas (termogênese química). Apartir das afirmações abaixo,assinale a verdadeira: 
I- O calafrio é uma resposta involuntária de contração desorganizada dos músculos esqueléticos. 
II- O tecido adiposo marrom é um processo bioquímico exotérmico, isto é, gera calor. 
III- O Calafrio é resultante de atividade nervosa desorganizada.
IV- A quebra do tecido adiposo branco gera calor e é encontrado em bebês na região do abdome, pescoço e nuca. 
V- O Calafrio é uma resopsta voluntária de contração dos músculos lisos das vísceras para geração de calor. 
		
	
	
	
	
	As afirmativas I e V estão corretas
	
	
	As afirmativas II, III e V estão corretas
	
	
	As afirmativas II, III, IV e V estão corretas
	
	
	Somente a afirmativa IV está correta.
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	
		7.
		Os raios infravermelhos emitidos pela pele humana possuem comprimento de onda entre 5 a 20 μm, significando que apresentam excelente poder emissivo. Levando em consideração os assuntos aprendidos em biotermologia, qual o fenômeno biofísico envolvido na dissipação de calor pela pele?
		
	
	
	
	
	Radiação 
	
	
	Vaporização 
	
	
	Convecção 
	
	
	Transmissão 
	
	
	Condução 
	
	
		8.
		É o termo associado à elevação e/ou manutenção das temperaturas do corpo humano ou de outro organismo vivo a patamares capazes de comprometer, ou mesmo de colapsar, seus metabolismos:
		
	
	
	
	
	Transpiração.
	
	
	Dissipação térmica.
	
	
	Hipertermia.
	
	
	Calor.
	
	
	Hipotermia.
		1.
		Possui grande comprimento, o que permite que seja refletida pelas camadas ionizadas da atmosfera superior, além disso, têm a capacidade de contornar obstáculos como prédios e árvores, de modo que é relativamente fácil captá-la em um aparelho específico. O parágrafo refere-se a um tipo de radiação a qual é denominada:
		
	
	
	
	
	radiação beta.
	
	
	ondas de rádio.
	
	
	micro-ondas.
	
	
	radiação ultravioleta.
	
	
	raio X.
	
	
		2.
		São exames próprios da radiologia:
		
	
	
	
	
	mamografia, fluroscopia, tomografia computarizada, radiografia.
	
	
	fluroscopia, mamografia e ecografia
	
	
	mamografia, fluroscopia, ultra-sonografia
	
	
	ultra-sonografia, mamografía e radiografia.
	
	
	densitometria óssea, ultra-sonografia, tomografia.
	
	
		3.
		Um pedaço de ferro é colocado nas proximidades de um ímã. Assinale a afirmação correta:
		
	
	
	
	
	a atração do ferro pelo ímã é nula
	
	
	a atração do ferro pelo ímã é igual a atração do ímã pelo ferro (em módulo);
	
	
	a atração do ferro pelo ímã é mais intensa do que a atração do ímã pelo ferro;
	
	
	é o ferro que atrai o ímã;
	
	
	a atração do ímã pelo ferro é mais intensa do que a atração do ferro pelo ímã;
	
	
		4.
		Os raios infravermelhos desempenham um papel muito importante na natureza. Se estas radiações não existissem, dois corpos que se encontrassem a uma determinada temperatura a manteriam sem alterações por tempo indefinido. No entanto, dado que o corpo mais quente cede energia ao corpo mais frio, através da radiação, ambas as temperaturas (quente e fria) acabam por compensar-se e atingir uma mesma temperatura de equilíbrio. O transporte de energia necessário para a vida, por exemplo, do Sol até a Terra ocorre unicamente através das radiações infravermelhas. A radiação infravermelha encontra aplicações práticas muito importantes. É utilizada, por exemplo, para aquecer ambientes, cozinhar alimentos e secar tintas e vernizes. Com relação à aplicação clínica da radiação infravermelha, pode-se destacar que:
		
	
	
	
	
	a radiação infravermelha tem amplo uso terapêutico, sendo empregada no tratamento de sinusite, dores reumáticas e traumáticas. Ela penetra na pele, onde sua energia é absorvida pelos tecidos e espalhada pela circulação do sangue.
	
	
	a radiação infravermelha tem significativo uso terapêutico, sendo empregada principalmente no de processos inflamatórios. Ela pouco penetra na pele, onde sua energia é relativamente absorvida pelos tecidos cutâneos sendo pouco espalhada pela circulação do sangue na localidade corpórea onde é aplicada.
	
	
	a radiação infravermelha tem pouco uso terapêutico, sendo empregada apenas no tratamento de dores reumáticas. Ela penetra na pele, onde sua energia é absorvida pelos tecidos e espalhada pela circulação do sangue.
	
	
	a radiação infravermelha tem relativo uso terapêutico, sendo empregada apenas no tratamento de dores traumáticas. Ela penetra na pele, onde sua energia é absorvida pelos tecidos e espalhada pela circulação do sangue.
	
	
	a radiação infravermelha tem restrito uso terapêutico, sendo empregada apenas no tratamento de sinusite e de dores reumáticas. Ela penetra na pele, onde sua energia é absorvida pelos tecidos e espalhada pela circulação do sangue.
	
	
		5.
		Marque a resposta certa:
		
	
	
	
	
	A principal radiação existente na terra é a ultravioleta, uma luz branca que se decompõe do vermelho ao violeta (vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Estas são as cores do arco íris (várias ondas eletromagnéticas com diferentes comprimentos de onda/frequência).
	
	
	A principal radiação existente na terra é a luz solar, uma luz amarela que se decompõe do vermelho ao violeta (vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Estas são as cores do arco íris (várias ondas eletromagnéticas com iguais comprimentos de onda/frequência).
	
	
	A principal radiação existente na terra é a luz solar, uma luz branca que se decompõe do vermelho ao violeta (vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Estas são as cores do arco íris (várias ondas mecânicas com diferentes comprimentos de onda/frequência).
	
	
	A principal radiação existente na terra é a luz solar, uma luz branca que se decompõe do vermelho ao violeta (vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Estas são as cores do arco íris (várias ondas eletromagnéticas com diferentes comprimentos de onda/frequência).
	
	
	A principal radiação existente na terra é a infravermelha, uma luz branca que se decompõe do vermelho ao violeta (vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Estas são as cores do arco íris (várias ondas eletromagnéticas com diferentes comprimentos de onda/frequência).
	
	
		6.
		As ondas de rádio têm comprimento (X), o que permite que elas sejam (Y) pelas camadas (Z) da atmosfera superior. As incógnitas X, Y e Z podem ser, respectivamente, substituídas de forma correta por:
		
	
	
	
	
	grande, refletidas, não ionizadas.
	
	
	pequena, absorvidas, ionizadas.
	
	
	grande, refletidas, ionizadas
	
	
	pequena, refletidas, ionizadas.
	
	
	grande, absorvidas, não ionizadas.
	
	
		7.
		São características das radiações não ionizantes eletromagnéticas:
		
	
	
	
	
	são radiações extremamente perigosas para o ser humano por isso devem ser evitadas.
	
	
	não tem energia suficiente por este motivo não ionizam a matéria, ou seja é uma energia que não arranca elétrons da matéria.
	
	
	tem muita energia por este motivo não ioniza a matéria onde ela incide.
	
	
	tem energia suficiente para arrancar elétrons da matéria que incidem devido a alta frequência e baixo comprimento de onda.
	
	
	não tem energia suficiente devido ao pequeno comprimento de onda e a grande frequência das ondas eletromagnéticas.
	
	
		8.
		Dentro do espectro eletromagnético, temos dois tipos de radiações eletromagnéticas ionizantes os ___________ e os ______________. 
		
	
	
	
	
	Raiosalfa e Raios X
	
	
	Raios X e Raios beta 
	
	
	Raios beta e Raios alfa 
	
	
			1.
		Podemos afirmar que as radiações ionizantes correspondem à: 
		
	
	
	
	
	radiação que não possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. 
	
	
	radiação que possui energia suficiente apenas para ionizar átomos. 
	
	
	radiação que possui energia suficiente para ionizar apenas macromoléculas. 
	
	
	radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas. 
	
	
	radiação que possui energia suficiente apenas para ionizar moléculas. 
	
	
		2.
		Radiação ________ é uma partícula de carga negativa, o elétron. Sua constituição é feita por partículas ________ que são emitidas pela maioria dos nuclídeos radioativos naturais ou artificiais e tem maior penetração que as partículas ________.
		
	
	
	
	
	Alfa, alfa e beta 
	
	
	Beta, beta e gama 
	
	
	Gama, gama e beta 
	
	
	Beta, beta e alfa 
	
	
	X, X e beta 
	
	
		3.
		Marque a resposta certa:
		
	
	
	
	
	Ionizante: É o tipo de radiação que não arranca elétrons da matéria e que apresenta baixa frequência e pequeno comprimento de onda, como: raios alfa, beta, gama e raio X.
	
	
	Ionizante: É o tipo de radiação que arranca elétrons da matéria e que apresenta baixa frequência e grande comprimento de onda, como: raios alfa, beta, gama e raio X.
	
	
	Ionizante: É o tipo de radiação que arranca elétrons da matéria e que apresenta alta frequência e pequeno comprimento de onda, como: raios alfa, beta, gama e raio X.
	
	
	Ionizante: É o tipo de radiação que arranca elétrons da matéria e que apresenta alta frequência e pequeno comprimento de onda, como: ondas sonoras. 
	
	
	Ionizante: É o tipo de radiação que não arranca elétrons da matéria e que apresenta alta frequência e pequeno comprimento de onda, como: raios alfa, beta, gama e raio X.
	
	
		4.
		O poder de penetração da radiação ionizante está diretamente relacionado com a energia inicial que ela tem e com a interação que ela sofre durante seu movimento. Por exemplo, a partícula alfa possui duas cargas positivas, dessa forma ela perde energia para os átomos do meio muito rapidamente e isto implica em um alcance bem pequeno (no ar não ultrapassa alguns centímetros e no corpo humano chega somente à superfície da pele). Essa partícula também pode ser considerada pesada em comparação às demais, assim se movimenta em linha reta, e tem alto poder de ionização, ou seja, ela deposita grande quantidade de energia por centímetro que percorre:
		
	
	
	
	
	grande volume de ionização.
	
	
	pequeno volume de ionização.
	
	
	pequena densidade de ionização.
	
	
	razoável densidade de ionização.
	
	
	grande densidade de ionização.
	
	
		5.
		Quando um núcleo instável emite partículas são, tipicamente, na forma de partículas alfa, beta ou nêutrons. No caso da emissão de energia, a emissão se faz por onda eletromagnética, muito semelhante aos raios X, designados:
		
	
	
	
	
	infravermelhos.
	
	
	raios gama.
	
	
	raios ultravioletas.
	
	
	raio X.
	
	
	raios ultravioletas do tipo B e C.
	
	
		6.
		Em Goiânia, 100 g de 137CsCℓ foram liberados de uma cápsula, antes utilizada em radioterapia, e causaram um grave acidente nuclear. O gráfico representa a cinética de desintegração desse isótopo.
 
 
 Para o 137Cs, o tempo de meia-vida e o tempo para que 87,5% tenha se desintegrado são, em anos, respectivamente:
		
	
	
	
	
	60 e 30;
	
	
	60 e 90;
	
	
	30 e 7,5;
	
	
	30 e 90;
	
	
	120 e 60;
	
	
		7.
		Marque a resposta certa:
		
	
	
	
	
	As radiações ionizantes são ondas eletromagnéticas de freqüência muito elevada (luz visível), que contêm energia fotónica suficiente para produzir a ionização (conversão de átomos ou partes de moléculas em íons com carga elétrica positiva ou negativa) mediante a ruptura dos enlaces atômicos que mantêm unidas as moléculas na célula.
	
	
	As radiações ionizantes são ondas eletromagnéticas de freqüência muito elevada (raios X e gama), que contêm energia fotónica suficiente para produzir a ionização (conversão de átomos ou partes de moléculas em íons com carga elétrica positiva ou negativa) mediante a ruptura dos enlaces atômicos que mantêm unidas as moléculas na célula.
	
	
	As radiações ionizantes são ondas eletromagnéticas de freqüência muito baixa (raios X e gama), que contêm energia fotónica suficiente para produzir a ionização (conversão de átomos ou partes de moléculas em íons com carga elétrica positiva ou negativa) mediante a ruptura dos enlaces atômicos que mantêm unidas as moléculas na célula.
	
	
	As radiações não ionizantes são ondas eletromagnéticas de freqüência muito elevada (raios X e gama), que contêm energia fotónica suficiente para produzir a ionização (conversão de átomos ou partes de moléculas em íons com carga elétrica positiva ou negativa) mediante a ruptura dos enlaces atômicos que mantêm unidas as moléculas na célula.
	
	
	As radiações ionizantes são ondas mecânicas de freqüência muito elevada (raios X e gama), que contêm energia fotónica suficiente para produzir a ionização (conversão de átomos ou partes de moléculas em íons com carga elétrica positiva ou negativa) mediante a ruptura dos enlaces atômicos que mantêm unidas as moléculas na célula.
	
	
		8.
		A dosimetria é aplicada para:
		
	
	
	
	
	determinar a taxa de exposição, ou seja, dose-rate da radiação considerada num ponto específico de um meio, seja ele vivo ou não. 
	
	
	determinar a taxa de exposição, ou seja, dose-rate da radiação considerada num ponto específico apenas de um meio biológico. 
	
	
	determinar a taxa de exposição, ou seja, dose-rate da radiação considerada num ponto específico apenas de um meio inanimado. 
	
	
	determinar a taxa de exposição, ou seja, dose-rate da radiação considerada em um meio, seja ele vivo ou não. 
	
	
	determinar parcialmente a taxa de exposição, ou seja, dose-rate da radiação considerada num ponto específico de um meio, seja ele vivo ou não.
X e Raios gama 
	
	
	Raios gama e Raios beta
		1.
		A capacidade de identificar lesões de tamanho mínimo é uma das vantagens do uso da mamografia na detecção de um câncer de mama, antes de ser palpável e de se manifestar clinicamente. Este diagnóstico, feito numa fase muito precoce da doença, é geralmente associado a um melhor prognóstico para a cura e a necessidade de um tratamento menos agressivo para o controle do câncer em alguns casos. Em muitos países, a mamografia de rotina das mulheres é recomendada como um método de triagem para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A US Preventive Services Task Force recomenda a mamografia, com ou sem exame clínico das mamas a cada 1-2 anos em mulheres com 40 anos ou mais. Em conjunto com os testes clínicos, encontrou-se uma redução relativa da mortalidade de 20%. Com base no texto, em relação à mamografia, é correto afirmar que: 
		
	
	
	
	
	Na mamografia examinamos tecidos moles. Por este motivo, a técnica radiográfica tem que ser diferente da radiologia convencional. O tecido é pouco radiossensível, por isto se deve ter uma dose aumentada, tentando maximizar a informação radiográfica.
	
	
	Na mamografia examinamos tecidos moles. Por este motivo, a técnica radiográfica tem que ser diferente da radiologia convencional. O tecido é muito radiossensível, por isto se deve ter uma dose reduzida, tentando maximizar a informação radiográfica.
	
	
	Na mamografia examinamos tecidos moles. Por este motivo, a técnica radiográfica tem que ser diferente da radiologia convencional.O tecido é muito radiossensível, por isto se deve ter uma dose aumentada, tentando minimizar a informação radiográfica.
	
	
	Na mamografia examinamos tecidos relativamente moles. Por este motivo, a técnica radiográfica tem que ser semelhante à radiologia convencional. O tecido é radiossensível, por isto se deve ter uma dose ajustada, tentando maximizar a informação radiográfica.
	
	
	Na mamografia examinamos tecidos duros. Por este motivo, a técnica radiográfica tem que ser igual à radiologia convencional. O tecido é muito radiossensível, por isto se deve ter uma dose reduzida, tentando maximizar a informação radiográfica.
	
	
		2.
		É um exame de diagnóstico médico por imagem que tem como finalidade realizar uma fotografia de determinado ponto do corpo humano. Com o resultado desse exame, o médico passa a ter elementos para que, apoiado no exame clínico, possa fazer o melhor diagnóstico e propor o tratamento mais adequado para cada patologia. A técnica de diagnóstico abordada no parágrafo é designada:
		
	
	
	
	
	Radiologia digital
	
	
	Tomografia
	
	
	Mamografia
	
	
	Ressonância
	
	
	Cintilografia
	
	
		3.
		Os aparelhos de raios x podem ser classificados quanto à energia do feixe produzido ou quanto ao uso que se faz dos raios x. A radiologia envolve diferentes tipos de exames. Para se obter a informação desejada, são necessários aparelhos especializados e diferentes técnicas de exames. Entre as mais conhecidas podemos destacar a mamografia, a fluoroscopia e a_________________. O parágrafo foi ser adequadamente completado pela resposta apresentada na alternativa: 
		
	
	
	
	
	radiografia.
	
	
	tomografia computadorizada.
	
	
	espectrofotometria.
	
	
	cintilografia.
	
	
	ultrassonografia.
	
	
		4.
		Em relação ao raio X é correto destacar que a energia dos fótons é de ordem do keV (kilo elétron-volt), entre alguns keV e algumas centenas de keV. A geração desta energia eletromagnética se deve: 
		
	
	
	
	
	à transição de nêutrons nos átomos, ou da desaceleração de partículas carregadas.
	
	
	à transição de prótons nos átomos, ou da desaceleração de partículas carregadas.
	
	
	à transição de elétrons e de prótons nos átomos, ou da desaceleração de partículas carregadas.
	
	
	à transição de elétrons e de nêutrons nos átomos, ou da desaceleração de partículas carregadas.
	
	
	à transição de elétrons nos átomos, ou da desaceleração de partículas carregadas.
	
	
		5.
		Marque a resposta certa:
		
	
	
	
	
	Os tubos de raios X não são um equipamento radioativo, mas sim um gerador de radiação, pois, quando estão desligados, deixam de irradiar os raios. 
	
	
	Os tubos de raios X não são um equipamento radioativo, mas sim um gerador de radiação alfa e beta, pois, quando estão desligados, deixam de irradiar os raios. 
	
	
	Os tubos de raios X são geradores de radiação alfa, beta e gama. 
	
	
	Os tubos de raios X são um equipamento radioativo, mas também um gerador de radiação, pois, quando estão desligados, deixam de irradiar os raios. 
	
	
	Os tubos de raios X não são um equipamento radioativo, mas sim um gerador de radiação, pois, quando estão desligados, ainda emitem radiação. 
	
	
		6.
		Quanto a classificação os aparelhos de raios x podem ser divididos:
		
	
	
	
	
	quanto a energia do feixe que é produzida ou quanto ao uso que se faz dos raios X.
	
	
	quanto ao desempenho do aparelho que não usa radiação ionizante e sim eletromagnética.
	
	
	quanto a qualidade da imagem produzida já que um mesmo aparelho pode usar técnicas diferentes de imagem.
	
	
	todos os aparelhos de raios x são iguais e usados para a mesma finalidade.
	
	
	quanto a interação com a matéria do paciente onde os raios x nào causam danos
	
	
		7.
		A _____________________ é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de _________________. Uma dose pré-calculada é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas, à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada.
		
	
	
	
	
	Ressonância magnética, Elétrons 
	
	
	Fluoroscopia, Elétrons 
	
	
	Quimioterapia, radionuclídeos 
	
	
	Fluoroscopia, Fluor 
	
	
	Radioterapia, radiações ionizantes 
	
	
		8.
		A radiologia envolve diferentes tipos de exames. Para se obter a informação desejada, são necessários aparelhos especializados e diferentes técnicas de exames. Entre as mais conhecidas podemos destacar: 
		
	
	
	
	
	a cintilografia, a fluoroscopia e a tomografia computadorizada.
	
	
	a mamografia, a fluoroscopia e a tomografia computadorizada.
	
	
	a mamografia, a fluoroscopia e a cintilografia.
	
	
	a mamografia, a cintilografia e a tomografia computadorizada.
	
	
	a ultrassonografia, a cintilografia e a tomografia computadorizada.
		1.
		O contador de Geiser é um aparelho que: 
		
	
	
	
	
	detecta a contaminação.
	
	
	detecta a biodisponibilidade de um radionuclídeo no organismo humano.
	
	
	produz uma imagem.
	
	
	detecta a contaminação em apenas material inorgânico.
	
	
	detecta a contaminação apenas em material em decomposição.
	
	
		2.
		Os limites de dose estabelecidos pelas normas de radioproteção de cada país devem orientar e ser, obrigatoriamente, cumpridos pelos trabalhadores expostos à radiação ionizante e pelo público em geral. O limite individual de dose para o trabalhador e para o público em geral é de, respectivamente:
		
	
	
	
	
	50 mSv/ano e 1mSv/ano.
	
	
	50 mSv/mês e 1mSv/ano.
	
	
	50 mSv/mês e 1mSv/mês.
	
	
	50 mSv/dia e 1mSv/mês.
	
	
	50 mSv/ano e 1mSv/mês.
	
	
		3.
		O objetivo básico da proteção radiológica é fornecer um padrão apropriado de proteção ao ser humano, sem limitar excessivamente as práticas benéficas que dão origem a exposições à:
		
	
	
	
	
	ionização.
	
	
	apenas à radiação não ionizante.
	
	
	radiação.
	
	
	apenas à radiação ionizante.
	
	
	somente à radiação do tipo eletromagnética. 
	
	
		4.
		Diz respeito à todas as exposições que não são ocupacionais ou médicas. O tipo de exposição em questão é denominada de:
		
	
	
	
	
	laboral.
	
	
	acidental.
	
	
	pública.
	
	
	ocasional.
	
	
	ambiental.
	
	
		5.
		O princípio ALARA (As Low As Reasonably Achievable - tão baixo quanto razoavelmente exequível), também conhecido como princípio da otimização, fundamenta que toda exposição deve manter o nível mais baixo possível de: 
		
	
	
	
	
	radiação ionizante.
	
	
	raios gama.
	
	
	infravermelho.
	
	
	ultravioleta.
	
	
	radiação não ionizante.
	
	
		6.
		A exposição às radiações, de áreas específicas do corpo, produzem danos locais e imediatos nos tecidos. Os vasos sanguíneos das zonas expostas são lesados, alterando as funções dos órgãos, podendo levar a necrose e gangrena. Como conseqüências secundárias aparecem mudanças degenerativas nas células, sendo que o efeito retardado mais importante é o aumento da incidência de leucemia e de câncer, especialmente de pele, tireóide, pulmão e mama. De acordo com a legislação específica em vigor, o Anexo 5 da NR-15 da Portaria 3214/78, nas atividades onde trabalhadores possam ser expostos a radiações ionizantes, os limites de tolerância e os controles básicos para a proteção do homem, são os constantesda Norma CNEN-NE-3.01: Diretrizes Básicas de Radioproteção. Com base na discussão, como pode-se denominar o tipo de exposição ocorrida como resultado de situações consideradas decorrentes do quotidiano do seu trabalho?
		
	
	
	
	
	pública
	
	
	hospitalar
	
	
	ambiental
	
	
	médica
	
	
	ocupacional
	
	
		7.
		Abrange todas as outras exposições que não a ocupacional e a médica:
		
	
	
	
	
	Exposição parcial 
	
	
	Exposição total 
	
	
	Exposição íntima 
	
	
	Exposição pública 
	
	
	Exposição completa 
	
	
		8.
		A grandeza _______________________ possibilita uma comparação entre doses, independentemente do tipo de partículas de radiação ionizante envolvidas. Esta grandeza foi associada à unidade ¿REM¿ (rotergen equivalent man). No Sistema Internacional, a unidade de ___________________foi denominada ________________. 
		
	
	
	
	
	Equivalente, Equivalente, rotergen 
	
	
	Geiger, Geiger, Dose equivalente 
	
	
	Dose, Dose, Geiger 
	
	
	Dose equivalente, Dose equivalente, Geiger 
	
	
	Dose equivalente, Dose equivalente, sievert 
	Em termos de freqüência, cada onda pode apresentar um número específico. Chamamos de som grave, aquele que é emitido por uma fonte sonora que vibra com baixa freqüência e som agudo, o que vibra com uma alta freqüência. Para entender melhor basta perceber a diferença entre a voz masculina (aguda) e a voz feminina (grave). Essa caracterização em relação à freqüência de um som é chamada de aceleração. 
	Em termos de freqüência, cada onda pode apresentar um número específico. Chamamos de som grave, aquele que é emitido por uma fonte sonora que vibra com baixa freqüência e som agudo, o que vibra com uma alta freqüência. Para entender melhor basta perceber a diferença entre a voz masculina (grave) e a voz feminina (agudo). Essa caracterização em relação à freqüência de um som é chamada de velocidade. 
	Em termos de freqüência, cada onda pode apresentar um número específico. Chamamos de som grave, aquele que é emitido por uma fonte sonora que vibra com baixa freqüência e som agudo, o que vibra com uma alta freqüência. Para entender melhor basta perceber a diferença entre a voz masculina (grave) e a voz feminina (agudo). Essa caracterização em relação à freqüência de um som é chamada de altura. 
	Em termos de freqüência, cada onda pode apresentar um número específico. Chamamos de som grave, aquele que é emitido por uma fonte sonora que vibra com alta freqüência e som agudo, o que vibra com uma baixa freqüência. Para entender melhor basta perceber a diferença entre a voz masculina (grave) e a voz feminina (agudo). Essa caracterização em relação à freqüência de um som é chamada de altura. 
	Em termos de freqüência, cada onda pode apresentar um número específico. Chamamos de som grave, aquele que é emitido por uma fonte sonora que vibra com baixa freqüência e som agudo, o que vibra com uma alta freqüência. Para entender melhor basta perceber a diferença entre a voz masculina (aguda) e a voz feminina (grave). Essa caracterização em relação à freqüência de um som é chamada de altura.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes