Buscar

trabalho de fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1ª – Durante uma maratona um atleta recebe 1 sachê de carboidrato de rápida absorção. Com seus conhecimentos em bioenergética ,explique por quê a suplementação foi realizada com carboidratos e não com outra macromolécula. Explique também como é esta suplementação poderá influenciar o rendimento do atleta durante a prova.
O sachê de carboidrato, recomendado pela praticidade e eficiência durante o esporte que, além de tudo, proporciona recuperação adequada dos músculos, possuem concentrações variadas de carboidratos, vitaminas e minerais.
Os géis existentes no mercado têm na concentração cafeína (que reduz a percepção de esforço, pois modifica o limiar da dor), histidina (um analgésico natural que neutraliza o acúmulo de ácido lático nos músculos), maltodextrina (carboidratos complexos que garantem energia duradoura durante a prática), além das vitaminas C e E, que oferecem defesa contra os estragos nos tecidos musculares pelos radicais livres, atuando contra o envelhecimento precoce.
2ª – Explique fisiologicamente o limiar de lactato citando sua importância para prescrição de exercícios físicos. Explique também qual melhor estratégia para melhorar este limiar.
3ª – Durante exercícios anaeróbicos há necessidade de realizar intervalos de descanso. Explique fisiologicamente qual a importância destes intervalos quando o objetivo for:
Hipertrofia Muscular 
O corpo humano dispõe de três vias metabólicas ou produtoras de energia:
Sistema Anaeróbio Alático (ATP/CP – CP é creatina fosfato)
Sistema Anaeróbio Lático (Glicolítico – Glicose e Glicogênio)
Sistema Aeróbio (Oxidativo – Carboidratos e Gorduras)
Nenhum deles é usado isoladamente, mas, dependendo da duração e da intensidade da atividade, um deles se torna o principal.
Em movimentos de força e rapidez, como a musculação, o sistema anaeróbico alático (ATP/CP) é o mais utilizado, pelo menos em um primeiro momento.ATP, que é trifosfato de adenosina ou adenosina trifosfato, são moléculas armazenadoras de energia.
Numa série de reações químicas, estas moléculas se transformam em energia e funcionam como “bateriazinhas”, que poderão liberar “doses” de energia nos locais onde estiverem.Elas são a principal fonte de energia de dentro das células para os tecidos corporais e por isso toda contração muscular e produção de força devem-se a esta molécula.
Porém, os estoques de ATP nas células são pequenos e precisam ser ressintetizados a partir de outros substratos, como a creatina (ATP-CP), glicose e lipídios (gordura).
Do início da série de musculação até o 10º segundo (intensidade alta) ou até 20º segundo (intensidade moderada) a creatina atende a demanda da síntese de ATP.
Depois disso, a síntese de ATP passa ser realizada pela glicose, sem a presença de oxigênio. Após terminar a série, o músculo precisa de tempo para recuperar os níveis iniciais de ATP.
E é aí que entra o tempo de descanso entre séries!
Alguns autores, como Bompa, afirmam que quando o objetivo é hipertrofiar os músculos, o treino deve ser planejado de maneira que as reservas energéticas (ATP-CP) sejam esgotadas.
A finalidade disso é comprometer a quantidade de energia disponível para o músculo exercitado, e uma das maneiras de se atingir este objetivo é reduzindo os intervalos de descanso entre as séries.O argumento usado é que quando o intervalo de recuperação é mais curto, o músculo tem menos tempo para restaurar as reservas energéticas ATP-CP.
Se a série for até a exaustão ou chegar bem perto disso, as reservas de ATP-CP serão consumidas e o curto intervalo de descanso não proporciona a recuperação completa dessas reservas.Assim, o músculo é forçado a se adaptar, aumentando a sua capacidade de transporte de energia, o que resulta no estímulo ao crescimento muscular.Isso acontece graças ao aumento da quantidade de creatina fosfato (CP) nas células musculares e à ativação do metabolismo protéico, fatores que, por sua vez, estimulam a hipertrofia.
Resistência Muscular 
4ª –Explique o que é taxa metabólica basal. Cite como o exercício pode modificá-lo.
A taxa metabólica basal é a quantidade mínima de energia (calorias) necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso. O treinamento de força, que envolve o uso de pesos, bandas elásticas, kettlebells ou outras formas de resistência que desafiam seu corpo a trabalhar mais do que ele faz na vida cotidiana ,definitivamente aumenta sua taxa metabólica. No entanto, o mesmo acontece com o exercício aeróbios. A diferença é quanto tempo e quanto essas atividades impulsionam o seu metabolismo que realmente tem um impacto sobre sua capacidade global para perder gordura corporal ou diminuir o seu peso.
5ª – Explique fisiologicamente o surgimento do efeito EPOC. Explique também qual a importância deste efeito para o emagrecimento.

Outros materiais