Buscar

Assessoria de com. Aula 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201505944373)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Com relação ao trabalho de avaliação e monitoramento, leia as assertivas abaixo: I)o clipping não retrata, de forma alguma, todo o esforço empreendido pela assessoria para dar visibilidade às ações de seu assessorado. Isto porque ao assessor cabe cuidar de todas as fases e etapas da divulgação, mas a decisão pela publicação ou não da notícia é de exclusiva responsabilidade das redações e decorre de uma série de fatores que não necessariamente têm a ver com a qualidade do que foi enviado pelas assessorias. II)O mais comum é medir a presença da organização em cada veículo usando o espaço ocupado , no caso de veículos impressos, e tempo, para rádio e TV. Esses números costumam ser multiplicados pelo valor cobrado por um anúncio, chegando-se ao montante que deveria ser investido caso se optasse por este caminho. III)Outra ação importante é identificar corretamente onde a notícia foi veiculada, inclusive levando em conta a localização na página, no bloco de notícias, etc. Uma notícia que sai no alto de página de um jornal impresso ou na capa de uma revista tem mais importância do que uma publicada no pé de página. Portanto, além de quantificar (medir o espaço ocupado), é preciso qualificar o que foi obtido Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I e III
	 
	I, II e III
	
	I e II
	
	Nenhuma
	 
	II e III
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505604852)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Embora a avaliação seja feita cotidianamente, durante mesmo o processo de trabalho, é na conclusão do trabalho que podemos inclusive medir e apurar o desenvolvimento do trabalho de divulgação, avaliar os momentos de pico e de baixa presença na mídia. Neste processo de avaliação, o que devemos considerar e analisar?
		
	 
	A quantidade de entrevistas dadas aos órgãos da imprensa
	
	O número de jornalistas acionados
	
	A quantidade e variedade dos press kit enviados aos jornalistas
	
	Os eventos realizados
	 
	O resultado quantitativo final e o resultado qualitativo
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505940542)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Assinale a alternativa que melhor define o que é auditoria de imagem:
		
	 
	monitoramento periódico do desempenho de uma instituição, empresa, ou outra fonte de acontecimentos programados, na mídia. Representa, em síntese, uma análise mais depurada e sofisticada do clipping de notícias.
	
	exame sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de avaliar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente.
	
	um relatório de impressões a respeito de uma atividade, coletadas a partir de entrevistas com grupos de referência.
	
	um processo mental de julgamento e classificação de tipos, a partir de parâmetros positivos de satisfação e desempenho realizados com base nos valores éticos de quem executa a ação.
	
	é a mesma coisa do que clipping, em que são coletadas as principais noticias a respeito da empresa assessorada.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505607328)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Na análise dos resultados do trabalho de uma assessoria, as diferenças e similitudes a respeito da abordagem dos temas divulgados em diferentes veículos e linhas editoriais permite:
		
	 
	Distribuir os recursos publicitários aos veículos que demonstrem maior simpatia às notícias divulgadas.
	
	Comparar os objetivos pretendidos e os resultados alcançados.
	
	Apontar novas condutas, avaliar instrumentos, apurar seus usos, chamar atenção para recursos e ações que foram desprezadas ou ainda inflacionadas.
	 
	Agir segundo uma orientação editorial e privilegiar determinados veículos, não porque gostamos mais de uma ou de outro, mas porque temos fundamentos que nos apontam os melhores caminhos.
	
	Identificar os formadores de opinião que mais foram simpáticos ao tema e ao trabalho da assessoria, de modo a identificar possíveis parceiros futuros
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505944377)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em geral, as assessorias esbarram em muitas dificuldades quando o assunto é avaliação e monitoramento. Por isso, ao planejar as ações a serem realizadas, definindo objetivos, metas, estratégias e ações, é importante também pensar em formas de assegurar uma boa e eficiente avaliação do que será realizado e já definir os instrumentos que serão utilizados com esta finalidade. Para isso, a sugestão é fazer um acompanhamento minucioso. Qual seria a melhor forma?
		
	 
	O mais comum é medir a presença da organização em cada veículo usando o espaço ocupado ¿ centímetros, no caso de veículos impressos, e tempo, para rádio e TV. Esses números costumam ser multiplicados pelo valor cobrado por um anúncio, chegando-se ao montante que deveria ser investido caso se optasse por este caminho.
	
	Há programas específicos que se encarregam desse monitoramento. Alguns são pagos, outros gratuitos. Um dos que normalmente é utilizado é o Google Analitycs, que apresenta inúmeros recursos para a avaliação do desempenho da organização na rede.
	 
	Esse acompanhamento minucioso pode ser feito com o uso de planilhas elaboradas com o uso de programas de editoração de texto (como o Word) ou planilhas (Excel). O registro de tudo o que foi feito ao longo do dia, tudo mesmo, serve a diferentes propósitos, como para que a equipe como um todo saiba o que está em andamento e também para a nossa avaliação a respeito das ações que deram ou não os resultados esperados.
	
	O Facebook, bastante utilizado por organizações, que criam fan pages para interagir com seus diferentes públicos, também oferece relatórios que asseguram um monitoramento permanente.
	
	Outra ação importante é identificar corretamente onde a notícia foi veiculada, inclusive levando em conta a localização na página, no bloco de notícias, etc. Uma notícia que sai no alto de página de um jornal impresso ou na capa de uma revista tem mais importância do que uma publicada no pé de página.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505940516)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Um dos instrumentos de avaliação do trabalho de assessoria de imprensa seria:
		
	 
	press kit
	
	release
	
	pauta
	
	plano de mídia
	 
	clipping
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201506344159)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	As redes sociais trazem hoje inúmeras possibilidades às organizações públicas e privadas, mas representam, também, um grande desafio, pelo poder de propagação de más notícias e críticas. Por isso, é indispensável que as assessorias façam, permanentemente:
		
	 
	Bloqueio de compartilhamentos
	 
	Monitoramento
	
	Exclusão de quem critica
	
	Censura
	
	Elogios
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505944376)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O uso das redes sociais pelas assessorias também merece atenção na hora de monitorar e avaliar. Há empresas especializadas, que se encarregam de identificar todas as citações que se relacionam com o assessorado e, a partir disso, desenvolver ações para reversão de notícias negativas e também para veiculação de notícias positivas. Há programas específicos que se encarregam desse monitoramento. Alguns são pagos, outros gratuitos. Um dos que normalmente é utilizado é o:
		
	 
	Big Data
	
	Ibope
	 
	Google Analitycs
	
	Facebook
	
	Google Drive

Outros materiais