Buscar

direito previdenciario 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504146255)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (0)
	
	(Juiz Federal Substituto - TRF 1ª Região, 2013) Assinale a opção correta no que se refere à saúde, à previdência e à assistência social.
		
	 
	Os objetivos da assistência social, que deve ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, incluem habilitar e reabilitar pessoas portadoras de deficiência, preparando-as para uma integração comunitária.
	
	A pessoa participante de regime próprio de previdência pode filiar-se, na qualidade de segurado facultativo, ao regime geral de previdência social (RGPS), se para ele contribuir.
	
	É de um salário mínimo e meio o valor do benefício assistencial, comumente denominado LOAS, pago mensalmente à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família
	
	Sendo organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação não obrigatória, a previdência social protege o trabalhador em situação de desemprego involuntário apenas se ele for filiado ao regime.
	
	O Sistema Único de Saúde é financiado com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos estados, do DF e dos municípios, sendo vedadas outras fontes de custeio.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504662708)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	A propósito do processo de justificação administrativa, assinale a opção correta.
		
	
	A homologação da justificação judicial processada com base em prova exclusivamente testemunhal dispensa a justificação administrativa, em vista da autoridade da coisa julgada constituída.
	
	Em qualquer hipótese, a comprovação do tempo de serviço para fins previdenciários deve realizar-se com base em início de prova material, não sendo admitida a prova exclusivamente testemunhal.
	 
	Contra a decisão da autoridade competente do INSS que opinar pela eficácia ou pela ineficácia da justificação administrativa não caberá recurso.
	
	O processamento da justificação administrativa traduz opção legal conferida ao interessado, ainda que exista outro meio capaz de configurar a verdade do fato alegado e de sua plausibilidade.
	
	A justificação administrativa deve ser admitida ainda que o fato a comprovar dependa de registro público de casamento, de idade ou de óbito.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504108581)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (0)
	
	Segurados são sempre:
		
	
	pessoas físicas, isto é, que contribuem para o regime previdenciário e, por isso, terão direito a prestações (benefício) de natureza privada.
	
	pessoas físicas, isto é, que contribuem para o regime previdenciário e, por isso, não terão direito a prestações (benefício ou serviços) de natureza previdenciária.
	
	pessoas jurídicas, isto é, que contribuem para o regime previdenciário e, por isso, terão direito a prestações (benefício ou serviços) de natureza previdenciária.
	 
	pessoas físicas, isto é, que contribuem para o regime previdenciário e, por isso, terão direito a prestações (benefício ou serviços) de natureza previdenciária.
	 
	pessoas físicas, isto é, que contribuem para o regime previdenciário e, por isso, terão direito a prestações (serviços) de natureza previdenciária.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504662737)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	Relativamente às condições instituídas para a aposentadoria do servidor integrante do Regime Próprio da Previdência Social, insertas na Lei Complementar nº 64, de 25 de março de 2002, é correto afirmar que
		
	
	a aposentadoria por invalidez será precedida de licença para tratamento de saúde por período não excedente a doze meses.
	
	permitida qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício.
	
	o tempo de contribuição que tiver servido de base para aposentadoria concedida pelo RGPS ou por outro regime próprio de previdência poderá ser contado para fins de aposentadoria no Regime Próprio de Previdência Social.
	 
	é vedada qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício.
	
	o tempo de contribuição, para fins de aposentadoria, será comprovado mediante declaração pelo próprio segurado, na forma prevista na legislação em vigor.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504662726)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (0)
	
	A respeito de conceito legal de contribuinte individual é correto afirmar
		
	 
	Considera-se contribuinte individual o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil é membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo quando coberto por regime próprio de previdência social.
	
	Considera-se contribuinte individual a pessoa física, proprietária ou não, que explora atividade agropecuária, a qualquer título, em caráter permanente ou temporário, em área superior a 4 (quatro) módulos fiscais com auxílio de empregados ou por intermédio de prepostos. A exploração de atividade agropecuária em área, igual ou inferior a 4 (quatro) módulos fiscais assim como a atividade pesqueira, não configura a hipótese de contribuinte individual.
	
	Considera-se contribuinte individual o titular de firma individual urbana ou rural, o diretor não empregado e o membro de conselho de administração de sociedade anônima, o sócio solidário, o sócio de indústria, o sócio gerente e o sócio cotista, assim como o associado eleito para cargo de direção em cooperativa associação ou entidade de qualquer natureza ou finalidade, bem como o síndico ou administrador eleito para exercer atividade de direção condominial, mesmo que não recebam remuneração.
	
	Não é considerado contribuinte individual, o ministro de confissão religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregação, ou de ordem religiosa, pois gozam de imunidade das contribuições sociais, nos termos, do art. 150, VI, "b", da Constituição Federal.
	
	Considera-se contribuinte individual a pessoa física, proprietária ou não, que explora atividade de extração mineral - garimpo, em caráter permanente ou temporário, diretamente ou por intermédio de prepostos, com ou sem o auxílio de empregados, utilizados a qualquer título, desde que de forma contínua.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504070068)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	O Regime Próprio de Previdência Social visa assegurar benefícios e serviços aos:
		
	
	Todos os beneficiários deste regime, na sua maioria vinculadas à iniciativa privada.
	
	Empregados CLT.
	
	Segurado especial.
	
	Trabalhadores avulsos.
	 
	Servidores públicos titulares de cargo efetivo.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504070059)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba  (0)
	
	Segundo o art. 195 da Constituição Federal a Seguridade Social compreeende :
		
	
	Um conjunto de empregadores e das entidades e ela equiparada.
	
	É um conjunto de trabalhadores e dos demais segurados.
	
	A lei não poderá instituir outras fontes destinadas a garantir a manutenção ou expansão da seguridade social.
	
	É um conjunto de diversidade de base receitas .
	 
	Um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e assistência social.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504662605)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	Sérgio apresentou requerimento administrativo para revisão de seu benefício previdenciário. O INSS julgou improcedente a pretensão de Sérgio. Com base nessa situação, e considerando a disciplina relativa à organização da previdênciasocial, assinale a opção correta.
		
	
	Todo recurso interposto em processo administrativo concernente a benefício previdenciário deve ser recebido apenas no efeito devolutivo.
	
	A decisão do Conselho de Recursos da Previdência Social que julgar o recurso de Sérgio, se favorável, terá sua eficácia condicionada à publicação no boletim de serviço do INSS.
	
	A comunicação da decisão do órgão colegiado sobre a pretensão de Sérgio terá de ser feita por correspondência sob registro, com aviso de recebimento, ou pessoalmente, se a primeira forma restar frustrada.
	
	Da decisão poderá ser interposto recurso no prazo de 30 dias, não podendo o INSS, após a interposição, retratar-se de seu entendimento e deixar de encaminhar o recurso à instancia competente.
	 
	A propositura de ação judicial, por parte de Sérgio, que tenha por objeto idêntico pedido sobre o qual verse o processo administrativo importará renúncia ao direito de recorrer na esfera administrativa e, consequentemente, desistência do recurso interposto.

Outros materiais