Buscar

Sistema de informação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema de Informação 
Valor Empresarial
INTRODUÇÃO
O presente tema tem como objetivo discutir o nível de importância da informação para as empresas e sua necessidade no contexto globalizado em que vivemos hoje. A informação revela-se, então, altamente relevante para a gestão e geração de conhecimento corporativo
A informação é tudo na administração de uma organização. Mas para uma boa informação é necessário existir um conjunto de características para que esse fundamental instrumento de trabalho realmente atenda as necessidades dos gestores, como agilidade e confiabilidade. Entender como os Sistemas de Informação funcional são fundamentais para uma empresa colocar em prática aquilo que realmente precisa de um sistema.
Conceito
“Um sistema de informação é um conjunto organizado de elementos, podendo ser pessoas, dados, atividades ou recursos materiais em geral. Estes elementos interagem entre si para processar informação e divulgá-la de forma adequada em função dos objetivos de uma organização.”
Evolução
Os sistemas de informações surgiram antes mesmo da informática. Antes dos computadores as organizações se baseavam basicamente em técnicas de arquivamento.
Existia a figura de arquivador, pessoa responsável por organizar os dados,registá-los catalogá-los e recupera-los quando necessário.
VANTAGENS X DESVANTAGENS
Vantagens 
Desvantagens
Redução de custos operacionais e administrativos e ganho de produtividade.
Mais integridade e confiabilidade da informação.
Mais estabilidade
Mais segurança de acesso á informação.
Etc
Sistema de informação com defeito podem entregar a informação errada.
Etc
Aplicação / Exemplo
A informação é um fator decisivo na gestão por ser um recurso importante e indispensável tanto no contexto interno como no relacionamento com o exterior. Quanto mais viável, oportuna e exaustiva for essa informação, mais coesa será a empresa e maior será o seu potencial de resposta às solicitações da concorrência. Alcançar este objetivo depende, em grande parte, do reconhecimento da importância da informação e do aproveitamento das oportunidades oferecidas pela tecnologia para orientarem os problemas enraizados da informação.
Aplicação / Exemplo
Os sistemas de apoio à decisão são sistemas de informação interativos, que fornecem informações adequadas ao apoio de decisões relacionadas a situações enfrentadas pelos profissionais das empresas diariamente. Eles são projetados para utilizar as percepções e avaliações pessoais de um tomador de decisão em um processo de modelagem específico interativo e analítico que resulta em uma decisão específica. A utilização de sistemas de informação para apoiar a tomada de decisão foi um dos principais impulsos à utilização da TI nas empresas. Os sistemas de informação podem apoiar processos de tomada de decisão em dois níveis da atividade administrativa: tomada de decisões estratégicas e táticas. Os sistemas de informação são integrados e fornecem uma ampla gama de produtos de informação para apoiar esses tipos de decisões em todos os níveis da organização.
Aplicação / Exemplo
Sistema de informação:
Valor Empresarial – Atuação do administrador

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais