Buscar

Síntese filme Laranja Mecânica

Prévia do material em texto

Síntese filme Laranja Mecânica
Por Kelly Moreira Diniz
Professora Débora Fernanda
	O personagem principal Alex, é o líder de uma gangue de delinquentes que anda nas madrugadas espancando mendigos e estuprando mulheres, além de invadirem a casa de um escritor o qual espancam e estupram sua esposa cantarolando uma canção. 
Após ser pressionado pelo orientador de sua escola Alex vai a uma loja de discos onde conhece duas garotas com as quais tem relações sexuais, com as duas ao mesmo tempo. Em um dado momento seus “drugues” amigos, camaradas não satisfeitos com sua liderança o questionam e exigem mais parte de seus ganhos, inicialmente Alex da a entender que aceita as condições de seus camaradas, mas os ataca para demostrar sua liderança.
Após uma noite de leite com drogas ele invade a casa de uma senhora e a ataca com uma estátua fálica. Por conta do ocorrido onde o personagem principal agrediu seus colegas os mesmos se vingam o agredindo na saída da casa e o mesmo é preso e descobre que assassinou a dona da casa.
Na prisão para fugir do assédio de outros presos o mesmo se apoia no padre e após algum tempo fica sabendo de um tratamento onde o preso é libertado imediatamente e totalmente recuperado. 
O tal tratamento consiste em recondicionamento comportamental, os cientistas aplicavam um medicamento que causava náusea e o amarravam em uma cadeira e mantinham abertos seus olhos e umedeciam com colírio e o faziam assistir a cenas de violência ao som de seu cantor favorito Beethoven por um longo período de tempo. 
Em pouco tempo qualquer cena de violência o causava náuseas assim como as musicas de seu cantor favorito, o que foi tido como sucesso da experiência. Após ser libertado Alex volta para a casa dos pais e descobre que seu quarto foi alugado, que seus bens foram confiscados para restituir algumas vitimas, mas o mesmo não tem animo para reivindicar nada, visto que é avesso a qualquer tipo de violência, quando está na rua, é agredido pelo mendigo que ele agrediu e é salvos por colegas que se tornaram policiais e é extremamente agredido por eles e abandonado em um local de difícil acesso, perambulando extremamente machucado, retorna a casa onde havia agredido o escritor que não o reconhece imediatamente como agressor, mas como o jovem que passou pelo tratamento recondicionante e pensa em utiliza-lo como arma política contra o governo, enquanto proporciona um banho ao seu hóspede o ouve cantarolando a musica que ele ouviu enquanto era atacado e sua esposa estuprada e após isso o tranca em um quarto e coloca pra tocar a musica que causa aversão a seu hóspede, que desesperado pula a janela se jogando ao solo.
O mesmo é socorrido ao hospital que após acordar com várias fraturas passa por testes psicológicos onde o mesmo descobre que não tem mais aversão à violência. No fim o mesmo se vê em ato sexual com uma mulher na neve sendo aplaudido pela multidão.
O filme em si é uma critica ao behaviorismo, uma chamada de como o mesmo pode ser utilizado como arma e assim negando o livre arbitro, Alex torna-se bom mais não por vontade própria está muito aquém disto, o mesmo cria aversão por qualquer ato que seja próximo de violência, inclusive a própria defesa. E o nome do filme Laranja mecânica remete ao fato de por fora ser orgânico e por dentro mecânico.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes