Buscar

gestao da qualidade enade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201704594116)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A ISO 9001:2008, é a norma de referência que possui Requisitos de Qualidade para Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
A implantação de um SGQ em uma organização consiste, entre outras atividades, em Mapeamento de Processos; implantação de Padrões de Trabalho e
Monitoramento da Satisfação do cliente.
A partir dessas informações, avalie as afirmações a seguir.
       I. São princípios que norteiam um Sistema de Gestão da Qualidade: Foco no Cliente, Liderança, Melhoria Contínua, Relação Mutuamente Benéfica entre Cliente e Fornecedor, Abordagem Sistêmica, Abordagem Factual à Tomada de Decisão, Envolvimento das Pessoas, Abordagem de Processo.
      II. A Política da Qualidade de uma empresa representa a "porta de entrada" para um Sistema de Gestão da Qualidade e deve ser conhecida e entendida por todos os colaboradores da organização.
     III. Uma ação corretiva é aquela estabelecida para a eliminação da causa de uma não conformidade, e a aplicação dessa ação tem por objetivo não tornar o problema reincidente.
É correto o que se afirma em
		
	 
	I, II e III.
	
	I e II, apenas.
	
	I, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	III, apenas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201704594561)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para gerenciar os processos e, sobretudo, tomar decisões com maior precisão, faz-se necessário trabalhar com base em fatos e dados, ou seja, informações geradas no processo, buscando-se e interpretandose corretamente as informações disponíveis como forma de eliminar o empirismo. Para tanto, existem técnicas importantes e eficazes, denominadas de ferramentas da qualidade, capazes de propiciar a coleta,
o processamento e a disposição clara das informações disponíveis, ou dados relacionados aos processos gerenciados dentro das organizações.
WERKEMA, M. C. C. As ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos.
Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1995 (adaptado).
Considerando essas informações, bem como a possibilidade de aplicação das ferramentas da qualidade para proporcionar o gerenciamento de atividades de uma empresa, avalie as afirmações a seguir.
 
       I. A ferramenta de qualidade Folha de Verificação é adequada a uma empresa que precise controlar a frequência de atrasos durante o mês de seu principal fornecedor.
       II. Utilizando-se da ferramenta Histograma, uma empresa controla e prioriza, em ordem decrescente, os materiais mais onerosos do estoque de materiais.
       III. Para detectar a principal causa de retrabalhos de um determinado produto, uma empresa pode utilizar a ferramenta da qualidade Gráfico de Pareto.
       IV. As ferramentas da qualidade, denominadas Cartas de Controle e Histogramas, são utilizadas para realizar o controle estatístico dos processos de uma empresa.
       V. A ferramenta da qualidade Estratificação foi a escolha adequada de uma organização que detectou que o maior número de acidentes ocorridos nos últimos seis meses estava concentrado no turno da noite, no departamento caldeiraria.
 
É correto apenas o que se afirma em
		
	
	II, III e V.
	
	I, II e III.
	
	I, II e IV.
	
	III, IV e V.
	 
	I, IV e V.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201704593341)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego nº 702, publicada no D.O.U., de 29 de maio de 2015, dispõe sobre a prorrogação de jornada em atividade insalubre. Uma dessas disposições é apresentada a seguir:
"Art. 6º - Não será admitida prorrogação em atividades com exposlçao a agentes cuja caracterização da insalubridade se dá por meio de avaliação quantitativa, salvo em situações transitórias, por curto período de tempo e desde que sejam implementadas medidas adicionais de proteção do trabalhador contra a exposição ao agente nocivo."
Com base na legislação referente à jornada em atividade insalubre, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A empresa interessada em prorrogar, de forma permanente, a jornada de trabalho de funcionários expostos a agentes cuja caracterização da insalubridade se dá por meio de avaliação quantitativa e precisa prever a implantação de medidas adicionais de proteção.
               
              PORQUE
II. As atividades desenvolvidas com exposição a riscos tanto biológicos quanto químicos são caracterizadas como insalubres, sendo obrigatória a adoção de medidas de proteção do trabalhador à exposição a esses agentes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
		
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201704594892)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A ISO 9001:2000 é uma das normas mais conhecidas do mundo. Uma pesquisa mundial, efetuada pela própria ISO, mostrou que, no final de 2006, mais de 897 mil certificados de conformidade haviam sido emitidos para organizações de 170 países, representando um incremento de 16% em relação ao ano anterior. A ISO 9001:2000 está estruturada em nove seções; cinco delas (seções de 4 a 8) contêm os requisitos do sistema de gestão da qualidade.
No que se refere à seção 6 - Gestão de Recursos, o item 6.2 refere-se a Recursos Humanos. Em referência a Recursos Humanos, assinale o item de verificação questionado numa auditoria.
		
	
	As características do produto são medidas e monitoradas, em estágios apropriados, para verificar se os requisitos do produto estão sendo atendidos?
	
	Quando a não conformidade é detectada após a entrega, são tomadas ações apropriadas?
	
	A organização identifica, provê e mantém meios necessários para alcançar a conformidade do produto, incluindo equipamentos de processo?
	
	A organização identifica, provê e mantém meios necessários para alcançar a conformidade do produto, incluindo edifícios, espaço de trabalho e instalações associadas?
	 
	As competências necessárias para o pessoal que executa trabalhos que afetam a qualidade do produto foram determinadas?

Outros materiais