Buscar

Cidadania no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Temática B – Trabalho em grupo
Cidadania no Brasil
Grupo11: Daniel Weber Kessler, Elves Alberto Becker e Kímberly Alana Rodrigues De Almeida.
1.O que os autores entendem por cidadania?
O balança do percurso da cidadania deste a primeira edição deste livro é positivo. Foram mantidos as práticas democráticas e houve avanço claro no que se refere aos direitos sociais em decorrência da continuação, expansão e criação de novas políticas de incorporação dos cidadãos á rede de proteção social.
2.Quais os direitos que compõem a Cidadania conforme José Murilo de Carvalho?
Os Direitos que compõe a cidadania, segundo José Murilo de Carvalho, seriam o direito civil, o direito social e o direito politico. Só seria um cidadão pleno quem tivesse os três direitos, que tivesse só alguns seria considerado um cidadão incompleto e quem não tivesse nenhum seria um não cidadão.
3.Que aspectos da sociedade podem ser considerados como efetivação da cidadania?
Após o fim da Ditadura Militar(1985) a cidadania caiu na boca do povo, todos adotaram a cidadania. A cidadania virou gente. Todos se entusiasmaram tanto que a Constituição de 1988 foi chamada de Constituição Cidadã. A Construção da Cidadania tem relação com a forma como as pessoas se relacionam com o Estado. As pessoas se transformavam em cidadãs quando passavam a se sentir parte de um Estado, de uma Nação.
4. Quais são as limitações da cidadania no Brasil?
O enfraquecimento do poder do Estado, a fragmentação da identidade nacional, a desigualdade diante da lei e a dificuldade e falta de acesso à justiça, principalmente por parte dos pobres, são grandes obstáculos à constituição de uma cidadania resistente no Brasil.
5.Como cidadão você deve relacionar a História em quadrinhos com o conceito estudado.
A História em quadrinhos nos mostra que não podemos ficar alienados a tudo o que a mídia nos mostra na televisão, mas que devemos pesquisar em outras fontes e saber se o que estamos assistindo na televisão coincide com a verdade, o que é representado pela vida fora da caverna nos supostos quadrinhos.
Referências: 
- O Nascimento De Um Cidadão – Scliar, Moacyr 
- Cidadania no Brasil: O Longo Caminho - Carvalho, José Murilo De, 1939
- http://turmadamonica.uol.com.br/comics/piteco/pag4.htm

Outros materiais