Buscar

Relatorio Sulfato de Cobre Pentaidratado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Síntese do Sulfato de Cobre Pentaidratado (CuSO4.5H2O)
Diullio P. dos Santos1, Gustavo G. de Sousa2, Lucas G. Correa3. 
Universidade Estadual de Goiás, Campus Henrique Santillo. BR 153, Km 97 – CEP: 75001-970. Anápolis – GO.
1 diullio@hotmail.com, 2 gustavo.vps@hotmail.com, 3 lucasgomes7.correa@hotmail.com.
Palavras Chave: Síntese, Sulfato, Cobre, Pentaidratado, Relatório. 
Química Industrial: Química Inorgânica Experimental 1 – 2014/2
Química Inorgânica Experimental 1 – 2014/2
Introdução
 O Sulfato de Cobre Pentaidratado (CuSO4.5H2O), também conhecido por vitríolo azul, é o mais importante composto de cobre e é a forma no qual é mais encontrado. 
 A sua aplicação mais usual é como fungicida na mistura calda bordalesa (mistura de sulfato de cobre e leite de cal). Para além de fungicida, o sulfato de cobre é também um bactericida e herbicida que se adiciona frequentemente à água para evitar o crescimento de microrganismos, nomeadamente algas e fungos. É ainda utilizado nas misturas para conservação de madeiras de construção, em tinturarias e como produto intermédio em várias indústrias. (VOGEL,1981).
 A síntese desta atividade traduz-se pela seguinte equação:
H2SO4(aq) + CuO(aq) + 4H2O(l) → CuSO4.5H2O(s)
Parte Experimental
 Foi pesado 1,99g de CuO em um béquer de 100 mL. Em outro béquer de 50 mL, foi colocado 5 mL de água e em seguida adicionou-se 12 mL de ácido sulfúrico 6 mols/L. Transferiu-se a solução para o béquer que continha o CuO. A mistura foi aquecida em uma placa com agitação magnética até a dissolução do solido. Foi adicionado mais 2 mL de ácido sulfúrico. A solução passou pelo processo de filtração simples. Em seguida foi colocado em banho de gelo até a formação completa dos cristais. A mistura foi filtrada com pressão reduzida e lavada com etanol gelado. Em seguida os cristais foram levados a estufa por 3 min a 60ºC. Após a secagem foi pesado em um vidro relógio 3.37g de CuSO4.5H2O.
Resultados e Discussão
 O CuO era insolúvel na água e apresentava coloração preta. Ao se colocar a solução de ácido sulfúrico e após aquecer com agitação observou-se o aparecimento da coloração azul. 
 Foi adicionado mais 2 mL de ácido para que se dissolvesse uma pequena quantidade de resíduo no fundo do béquer, isso foi necessário para que o sulfato de cobre não se cristaliza-se sobre essa impureza.
 Ela foi colocada em banho de gelo para que a formação de cristais fosse mais rápida e foi aranhado o vidro do béquer para que acelera-se ainda mais a cristalização.
 Na filtração a pressão reduzida o composto foi lavado com etanol gelado para que ele elimina-se o ácido e parte da agua, nesse processo a bomba de vácuo foi ligada e desligada várias vezes para que o álcool molhasse toda a extensão do papel de filtro. 
 Ao secar o sal não deve-se colocar a uma temperatura muito elevada, pois secará a água do hidratado. 
 Foi obtido 3,37g de CuSO4.5H2O que gerou um rendimento de 52,98%.
Conclusões
 Esta síntese teve como objetivo obter o sulfato de cobre pentaidratado, que é um sal simples, cristalino, de cor azul forte, que forma cristais pouco solúveis em etanol.
 Verificou-se que aplicando as técnicas de aquecimento, filtração e precipitação em um sal simples, conseguiu-se caracterizar o sal e calcular seu rendimento.
 Observou-se também que o indicativo de reação foi a mudança de cor. 
Referências
VOGEL, A. Química Analítica Qualitativa. 5ª Edição. 1ª Edição em português em 1981. São Paulo – SP.
2

Outros materiais