Buscar

história da educacao un 4

Prévia do material em texto

1- Leia e assinale a alternativa que responda corretamente a questão proposta: “Os jesuítas permaneciam um determinado período nas tribos realizando a “pregação” e batismos e, para dar continuidade ao trabalho, logo seguiam para outra tribo. Mas acabaram percebendo que esta maneira não estava surtindo os efeitos necessários de conversão que eles esperavam. Para que as conversões fossem realmente consolidadas, foram criadas as “missões” ou “reduções”. Do século XVI ao XVII, os jesuítas desenvolveram a catequese através do confinamento indígena nas missões ou reduções.” Tendo o texto como referência, analise as proposições abaixo em relação ao significado de missões ou reduções e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:
e. A I, a II e a III estão corretas.
2- As proposições abaixo referem-se às características da educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil. Leia e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:
e. Apenas a I está correta.
3- Leia e responda: “Os debates travados sobre educação, apoiados nos ideais iluministas, repercutiram imediatamente sobre as atividades educacionais dos jesuítas, pois os mesmos detinham o monopólio da educação superior em Portugal e da educação nas colônias portuguesas espalhadas pelo mundo. Os jesuítas eram considerados os defensores de uma educação tradicional, abstrata, sem fundamento utilitário, portanto inadequada para a realidade do momento. Assim, a reforma pombalina conduziu a expulsão dos jesuítas do Brasil”. Em relação às conseqüências das reformas pombalinas para a educação no Brasil, leia as alternativas abaixo e assinale a correta:
Resposta Selecionada:
e. As alternativas “a” e “b” estão corretas e se complementam para melhor explicar as conseqüências das reformas pombalinas.
4- Quais as principais modificações na educação brasileira realizadas pela reforma pombalina?
Resposta Selecionada:
e. As alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas.
5- Leia e responda: O Manifesto dos Pioneiros foi lançado em março de 1932, redigido por Fernando de Azevedo e assinado por 26 intelectuais brasileiros dedicados à educação; entre eles, Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Sampaio Dória, Paschoal Lemme, Mário Casassanta, Cecília Meireles (poetisa e educadora). O manifesto representa muito do pensamento educacional brasileiro daquele momento, bem como reflete os desejos de mudanças. (NABÃO, Maria Teresa Papa. Textos para fins didáticos). Quais as principais ideias que permeiam o conteúdo do manifesto? Assinale a correta:
Resposta Selecionada:
a.A escola deve ser única, ou seja, a mesma para todos e não uma educação de classes; ensino leigo e obrigatório, educação como direito de todos e, por isto mesmo, o Estado deve garantir que escola seja pública e gratuita.
6- As alternativas abaixo referem-se ao Manifesto dos Pioneiros. Assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:
e.Apesar do potencial de renovação e mudanças contido no manifesto, a literatura nos mostra que o mesmo não gerou as mudanças que seus idealizadores tanto almejaram, mas, por outro lado, seus princípios organizadores também não foram absorvidos na organização das escolas.

Outros materiais